Cupcakes de Frutas Vermelhas e Chocolate




Escolhi a  receita desses cupcakes pra comemorar o aniversário do blog da Sandra, que é o Eu sei disso... Vale a pena fuçar lá!
Sandra, parabéns pelo níver do blog, sucesso pra você na cozinha e fora dela! : D
Então, lá vai a receita:

Massa:
Ingredientes: [receita reduzida para 10 muffins nas forminhas para pudim, 12 nas normais]
1 xícara de água fervendo;
2/3 de xícara de cacau em pó peneirado;
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio peneirado;
1/2 colher de chá de fermento em pó peneirado;
1/4 colher de chá de sal peneirado;
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara de açucar refinado peneirado;
2 ovos;
1 colher de sopa de extrato de baunílha;

Dica:
Como esses cupcakes são recheados, aconselho a não usar forminhas de papel [fica difícil desgrudá-las depois de decorados, e podem rachar na tentativa]. Outra coisa: as fôrmas a serem utilizadas devem ser as de muffins [aquelas que são uma base de metal com 6 ou 12 concavidades], mas aconselho o uso de forminhas de metal tipo pudim sem buraco no meio, de 7cm de diâmetro. Essas forminhas têm 5cm de altura, então não tem perigo da massa vazar, além de você conseguir muffins mais altos, que dá um resultado mais bonito.

Preparo:
Dissolva o cacau em pó na água fervente. Reserve.
Misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal peneirados em uma tigela e reserve.
Em uma vasilha grande bata o açucar mais a manteiga até formar um creme claro. Adicione a baunilha, e os ovos, um de cada vez, enquanto bate. Adicione a mistura de cacau, alternando com os ingrediente em pó, até formar uma mistura homogênea.
Distribua nas fôrminhas untadas, enchendo 2/3 de cada uma.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos, até que, fazendo o teste do palito, ele saia limpo.
Espere esfriar para desenformar. Normalmente, é só bater no fundo da forminha que o bolinho se solta. Se precisar, passe uma faquinha fina, sem serra, com cuidado pelas laterais da forminha.


Recheio:
Para as frutas vermelhas em calda:
Ingredientes:
400g de frutas vermelhas frescas [eu usei metade cerejas e metade morangos];
suco de meio limão;
3/4 de xícara de açucar;
1/4 de xícara de água;
1 colher de chá de vodca ou conhaque.
ATENÇÃO: Você pode substituir todos os ingredientes acima por 400g de cerejas em calda ou ao marasquino, compradas pronta em qualquer supermercado, poupando um bom trabalho. Eu faço em casa simplesmente porque gosto do aroma das frutas fervendo no açucar.

Preparo:
Retire os cabinhos das frutas e os caroços das cerejas, lave-as, e corte-as na metade.
Leve ao fogo com o açucar, o limão e a bebida, adicionando a água conforme o necessário, até que o açucar derreta, formando uma calda avermelhada, e as frutas estejam macias, cozidas, mas sem desmanchar. Demora uns 20 minutinhos no fogo baixo.
Deixe esfriar, separe a calda e reserve. Leve as frutas para a geladeira.
[Se você estiver usando cerejas em calda ou ao marasquino, apenas pique-as pela metade e separe a calda].

Para o chantilly:
2 xícaras de creme de leite fresco, gelado [500ml]
50g de açucar de confeiteiro
2 colheres de sopa de conhaque
ATENÇÃO: Você pode substituir sem medo os ingredientes acima por uma Mistura Pronta para Creme Chantilly. Não aquelas em pó, mas sim aquelas em embalagem longa vida, vendidas nos supermercados ou atacados. Existem marcas muito boas, o resultado sempre dá certo e não há o risco de passar do ponto do chantilly ou do creme desandar e derreter, o que é uma surpresa terrível. Há quem torça o nariz para essas misturas prontas de chantilly, mas eu confesso que uso, e recomendo. Costumo usar da marca  Pastry Pride Plus, que vem em embalagens de 1 litro. Nessa receita uso 400ml, e reservo o resto no freezer sem problemas. Se você usar a mistura pronta, siga as instruções da embalagem e não adicione o açucar.

Preparo:
Bata o creme de leite bem gelado na batedeira até formarem picos moles. Vá adicionando o açucar de confeiteiro aos poucos e batendo sempre, até obter picos firmes [cuidado para não bater demais... se passar do ponto vira manteiga doce]. Adicione o conhaque aos poucos e misture delicadamente. Reserve na geladeira.
[Se você estiver utilizando a Mistura Pronta para Creme Chantilly, siga as instruções da embalagem e adicione o conhaque no final].


Reserve uma pequena parte do chantilly para usar com o bico de confeiteiro na decoração. Depois das frutas estarem geladas, misture-as delicadamente ao resto  do creme chantilly, que vai ficar com tons rosados e com pedaços de frutas... delícia!!


Cobertura:
Ganache de Chocolate para Cobertura:
400g de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de creme de leite fresco [ou uma xícara de chá de Mistura Pronta para Chantilly, se você estiver utilizando e sobrar - o resultado é o mesmo e a ganache fica mais cremosa!]

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite, bata bem com um fouet e pronto! O ponto de uso é quando estiver morninho, quase frio. Ou leve o chocolate e o creme de leite ao microondas por 1 min, retire, misture até o chocolate acabar de derreter e bata bem com um fouet.


Montagem:
Fiz mais uma imagem do processo, no photoshop. É só seguir o passo a passo:
Aqui você vai utilizar a calda reservada, o chantilly reservado, no bico de confeiteiro, e algumas frutas inteiras.

Clique na imagem para vê-la inteira e em tamanho maior

Pra finalizar, uma pitanga de chantilly e uma fruta pincelada com a calda, sobre cada cupcake!

Ah, e essa outra proposta de apresentação: como mini-bolos individuais.
Feliz aniversário de blog, Sandra! Espero que você faça a receita! ; )

Comentários

  1. Richie, já salvei sua receita, que delicia!!! Muito obrigada, dia 20, posto ela no blog para a votação...

    Beijão e Boa Sorte, de qualquer forma vou preparar essa receita.

    ResponderExcluir
  2. Richie, feliz ano novo! obrigada pela visita ao Trem Bom. nossa, que demais este teu cupcake aqui. show mesmo. e absolutamente amei esta barrinha ilustrada no final. Foi vc mesmo que ilustrou?

    ResponderExcluir
  3. Sandra, vou torcer!!

    Oi Valentina! Obrigado pela visita :D
    Fui eu sim.. resolvi ilustrar os preparos mais complicadinhos das receitas que eu posto, pra facilitar (e pra treinar Photoshop tb..rs). Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Richie,

    Vim retribuir a visita e gostei muito do seu blog (cujas receitas, como a desses cupcakes, virei espreitar, pois parecem deliciosos!).
    Bem vindo à blogosfera e votos de sucessos ao seu blog.

    Beijão, boa noite e bom domingo!

    Ah, vou me incluir entre os seguidores!

    ResponderExcluir
  5. Essa apresentação como mini-bolo ficou um luxooooo, hein?!
    Sabe que nunca tinha pensado nisso? Quem sabe meus cupcakes que sempre desandaram, eu podia dar a desculpa do mini-bolo! hahahaa

    Hoje só estou pegando suas receitas, demais Richie, de babar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que saudades dessas guloseimassss!
    Boa sorte Richard!
    abri aqui pra mostrar pra minha companheira de trabalho)

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus estou de queixo caido com os dons desse menino. São todos lindos Richie Parabens

    ResponderExcluir
  8. Olá! Richie, meu filho irá fazer 4 anos em junho e vou me aventurar a fazer os cupcakes para a festinha. Como toda iniciante, muitas dúvidas e principalmente como rechear. Pesquisa daqui, vê dali e encontrei esta receita de cupcakes, com a ilustração passo a passo do recheio. Será minha salvação. Parabéns! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréa, fico muito feliz que a ilustração será útil para o niver do seu filhote! Um bjo e mto obrigado! Ah, e depois me conta como ficou! :)

    ResponderExcluir
  10. Olá,cheguei até os eu blog, procurando uma receita de cupcakes.Adorei.Visite o meu blog o Mundo do Sabor:www.mundodosabor.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá,cheguei até os eu blog, procurando uma receita de cupcakes.Adorei.Visite o meu blog o Mundo do Sabor:www.mundodosabor.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha esse cantinho me apaixonei por tantas delicias tuudo tao bem explicadinho muiito bom parabens eu que estou começando a trabalhar com cupcakes me amarrei em tantas diversidades de recheios coberturas e tudo mais

    ResponderExcluir
  13. olá, onde voce compra o chantilly Pastry Pride Plus?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P