quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curds, quem precisa deles?


Ok, o título é brincadeira. Vou contar sobre minha duas experiências com Curds. Ah, antes: Curds são cremes à base de ovos, manteiga e suco de frutas, muito comuns na Inglaterra, como recheio de tortas e alternativa às geléias. Aliás, o Curd é tipo uma geléia, só que super gordurosa.. parece mesmo uma maionese doce, algo assim... estranho, né? Mas calma, só é diferente. Sábado passado fiz Curd de Limão. Usei aquele limão Cravo, beeem vermelho, ao invés do tradicional Siciliano. Tudo bem que eu achei que fosse fácil ver o ponto e não marquei o tempo no cronômetro, então meu Lemon Curd [ ou Lime Curd, porque nosso limão é lima em inglês] passou um pouquinho do ponto. Maaas, ficou delicioso. Juro mesmo, comprei um pacote grande de bolachas maizena e Andréia e eu devoramos tudo!
Feliz com a primeira experiência, ontem resolvi fazer Orange Curd, a versão laranja. Dei uma busca em receitas e comparando-as escolhi uma. Engraçado que a receita pedia o dobro de ovos do Curd de Limão. Bom, fui lá, fiz, e bum!, decepção. Fiz em banho-maria, e talhou. Bati no liquidificador e destalhou, mas realmente liquidificou, isto é, tornou-se líquido. Provei e era doce, muito doce. Adicionei suco de meio limão, voltei ao fogo, engrossou e ok, deu certo. Deu certo mais ou menos, porque 6 ovos é muito exagero, e fica o gosto no fundo, sabe? E a laranja não tem um sabor tão pronunciado quanto o limão, então fica meio 'fraquinho'.  Ah, sei lá, não gostei. Só do de limão, que vou fazer outras vezes, até ficar liso como molho hollandaise. E então volto aqui e conto pra vocês!
Por enquanto, a receita do Lemon Curd. O de laranja não vale a pena..rs.



Lime Curd [ou Curd de Limão Cravo]

Ingredientes:
100ml de suco de limão;
200g de açúcar refinado;
Raspas de 2 limões;
100g de manteiga [não é margarina, é manteiga];
3 ovos.

Preparo: Em uma panela de fundo grosso misture o suco, o açúcar, as raspas e a manteiga e leve ao fogo, até derreter o açúcar. Quando começar a ferver desligue o fogo.
Bata os ovos e adicione-os à mistura já ligeiramente arrefecida, passando-os por uma peneira fina e misturando conforme adiciona. Volte a mistura ao fogo baixo, mexendo sempre, e retirando a panela da chama para evitar a fervura [você pode fazer isso em banho-maria: é mais garantido e bem mais demorado]. Cozinhe dessa forma por uns cinco minutos, até o creme cobrir as costas da colher, sem escorrer [ponto de pétala].
Derrame a mistura em um vidro esterilizado e conserve na geladeira, por no máximo duas semanas.

Dicas:
Caso o creme talhe, você pode passá-lo por uma peneira antes de colocar no vidro, ou dar uma pulsada no liquidificador ou mixer - uma só!
O Curd engrossa depois de frio, então não espere cozinhar até ficar como brigadeiro, é só até cobrir as costas da colher mesmo.
Não cozinhe demais, ou ficará com gosto forte de ovos... e cheiro também.





31 comentários:

  1. Acredita que nunca provei lemon curd? adoro a mistura de doce com azedinho.

    Olha, eu já fiz um zilhão de receitas que tbém não mereceram aparecer no blog... faz parte! e assim a gente vai aprendendo..

    Bjao e dava tudo pra comer umas bolachas maizena com vc e com a Andréia.

    Bjos, Glau

    ResponderExcluir
  2. Olá Richie!
    Vim até aqui lhe dar um recado e olha só...Lemon Curd!!! Eu adoro isso...deu até água na boca!!!
    Isso eu tinha em casa da minha mãe sempre...delícia das delícias!
    Vou anotar a receita pois eu nunca aprendi a fazer só a saborear! Valeu muito!
    Ah! O recado...o meu blog que participa da blogagem coletiva é o Navegante do Infinito. Mas adorei receber sua visita no meu outro blog!!!
    E quando fizer a geléia te conto!
    beijo.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Olá menino prendado!

    Você tem uma queda pelo british way of life, tô vendo!!!!

    Lemon curd, muito bom...mas é bom não abusar né...caso consiga!!!!kkkkk!!!!

    Mais uma super postagem, congratulations!

    ResponderExcluir
  4. Glau, sempre tem receita que não rola, né? Normalz.

    Astrid, que legal ter sempre Lemon Curd na casa da sua mãe! E podexá, vou responder no blog certo da´proxima!

    Renata, realmente, eu leio mta literatura inglesa e tomei gosto pela cozinha deles! Ainda mais depois de ver um artigo que diz q a culinaria tradicional britanica tende a acabar em 20 anos, pois esta sendo substituida por comidas vindas de fora da inglaterra. Grave, né?

    ResponderExcluir
  5. oi Richie querido!!!que maravilha é seu blog!!numca tinha visto e nem mesmo tive curiosidade de procurar uma receita..de Curd(lemon)!sempre achei que numca encontraria..as vezes que saboreie..foi em lugares que numca iriam me dar a receita..e..eis que vejo aqui!muito bom!a cor ficou linda!parabens..bjus...li

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de que cada post desses teus,viesse acompanhado com uma provinha...Muito legal!abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar disso ;O Pasme! HAHAHAHAHAHA
    Mas tem uma cara boa, e convenhamos, tudo q é gorduroso é uma DELÍCIA!


    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz curd de laranja e depois do seu relato acho que nem vou tentar. talvez com uma laranja mais intensa, como a vermelha, usando bastante raspinhas, fique melhor, não? Já fiz curd com três tipos de limão--o siciliano, o meyer e o cravo. Sou caipira do interior e adoro o limão cravo! Tenho muita sorte de ter deles por aqui. Faço sempre a mesma receita, da Alice Waters, que leva 2 ovos inteiros e 3 gemas. Cozinha por uns minutinhos na panela, sem double boiler, dá sempre certinho. Não fica com cheiro de ovo [bleargh!]. :-)

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Essas suas fotinhos me deixaram aguadas por aqui :)
    (Acabei de almoçar )

    Nem sei se eu ia curtir a textura deles, pq vc comentou 'maionese doce'... acho que só experimentando para saber ;P

    A manteiga deixa sabor pronunciado no creme?

    bj

    ResponderExcluir
  10. Imagino como deve engordar por causa da gordura, mas tudo que engorda é bom né...rs!
    As fotos estão lindas, quanto a receitas que num dão certo, ohhhh Deus, fiz uma torta e quabrou toda, morri de raiva, coisas que acontecem!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Nunca fiz e nunca comi curd! Socorro :-D Também adoro limão cravo Richie, e como disse a Fer, coisa do interior mesmo, mas ele é bem saboroso. E é tão charmoso quanto o siciliano. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ai, que eu achei a cor do de limão uma coisa absurda de linda!
    nunca provei 'curds', mas parece que ficariam bem bons em tortinhas, não?
    bem bonitos.

    e suas fotos, ai, ai... cada vez mais lindas!

    vai lá assistir Alice, Richie. e por favor chore, pra eu não me sentir tão só, hahaha. aparentemente eu fui a única que gostou do filme (meu Namorado tb gostou, e tb chorou... mas a gente tem esses gostos bizarros muito parecidos mesmo). conto com vc!!! :)

    beijão, boa correria!!! ;)

    ResponderExcluir
  13. *reassistir Alice.

    é, o roteiro aterrorizou algumas pessoas. eu, como não conhecia mesmo e, na verdade, nunca me interessei muito pela Alice, achei legal pacas. :P

    ResponderExcluir
  14. Richie, confesso que não conhecia o lemon curd, mas ri muito com sua narrativa, comigo esses dias aconteceu algo parecido, nem deu para colocar no blog...rs...acontece!
    Mas, adorei a receita e vou tentar aqui, ficou lindo o aspecto do seu.

    Ah...você viu o sorteio que vai rolar lá no blog, bora lá fazer sua inscrição!!!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  15. Richie, lindo esse seu curd, fiz um de maracujá uma vez que também ficou bom, mas a cor do seu está fantástica!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Eu to ensainado para fazer o curd ja tem um tempo, agora to com coragem, quero fazê-los para rechear cupcakes, será que fica bom???

    Beijão

    Ah, suas fotos, vai me ensinar o segredo ou não???

    ResponderExcluir
  17. Richie, super recomendo o curd de maracujá que postei há algumas semanas, fica bem azedinho, ainda vai um pouco de limão, doce na medida. Apesar disso ainda não fiz de limão :( , o limão siciliano anda meio caro por aqui, o dobro do preço do maracujá, e tenho preferido este. Acho que a laranja não é tão cítrica, aí fica apenas doce, né? Eu acho...
    beijos

    ResponderExcluir
  18. ADOREI A COR FICOU MARAVILHOSA!
    AS FOTOS???
    SEM COMENTÁRIOS!!!
    BJIM

    ResponderExcluir
  19. Não provei ainda, mas ando curiosa :)
    beijoca

    ResponderExcluir
  20. Confesso: nunca provei! Deu vontade 9do de limão, que eu não sou boba nem nada!)bj!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca fiz Lemon Curd e agora fiquei com mais medo ainda. É incrível como coisas feitas com ovos são "trick".
    Mesmo assim tenho muita vontade de provar. O cor dos seus ficou muito bonita!
    Quanto ao Cheesecake, vc pode substituir o Mascarpone por creamcheese mesmo ou ricota. Com ricota nunca fiz, mas a Gina, de quem peguei a receita, fez e deu certinho. Espero que goste. Boa sorte!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  22. Ganhei um lemon curd da Valentina, do Trem Bom e estou procurando uma receita para usá-lo. Ainda não provei.
    A carinha do seu ficou bem bonita.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Menino! Adorei seu post! Assim que e legal! Contar até o que não deu certo para evitar dissabores na cozinha. Adorei.
    Obrigada por visitar minha cozinha. E vc me deu uma ótima idéia. Deve ficar bom mesmo colocar queijo na massa da Arepa! QUe legal que vc mora com uma colombiana!
    E fácil achar Harima Pan aí? Ou vcs usam outro tipo de farinha para fazer as arepas?

    ResponderExcluir
  24. Ah, eu sou fascinada por lemon curd! Adoro! E ainda quero fazer com limão verdinho e com maracujá - as tuas curds ficaram com uma cor linda, Richie!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Richie, a cor ficou linda! Até o de laranja parece que está bom. Nunca comi lemon curd, mas pra variar neh, já sabe, vou ter que provar, rs. Ah, to me achando depois do seu comments, hahah. beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Richie, nunca provei o tal do curd. Adorei seu texto explicativo e dicas, quero fazer. Ja vi varias receitas q vao o curd, principalmente o de limão. As cores estão fantásticas, lindas!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  27. Richie, eu também ainda não provei o tal lemon curd, mas morro de curiosidade! Quem sabe não me animo e me arrisco a fazer um dessa vez....

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Sabe que nunca provei nenhum tipo de curd? Não sabia que ia tanta manteiga...! Mas esse de limão deu água na boca, deve ficar divino!!!
    Adorei a foto!
    Beijos! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  29. Richie, eu fiz e ficou delicioso, meus filhos com os amigos comeram tudo em um lanche a tarde. Agora vou fazer novamente pra recheio de um bolo para minha sobrinha, te mando a foto no face. Muito obrigada!!!! Como sempre, você arrasou!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá, não conheço curd, mas como tenho muito limão cravo, fiquei curiosa... Uma dúvida quanto aos ovos : bate - se claras e gemas juntos ou primeiro claras em neve? Obrigada.
    Sou Janeth Coutinho, de Santa Catarina, Brasil

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P