quarta-feira, 30 de março de 2011

Brownie de Cacau e Doce de Leite



Hallo people!
Da última vez que minha mãe e meu irmão vieram aqui, fiz brownie de cacau para eles. A receita com cacau é a que sempre faço, porque é raro ter chocolate em barra aqui, mas dessa última vez dobrei a receita e sei lá o porquê ficaram um bocado amargos. 
Hoje eu achei uma nova receita de brownie de cacau, mais equilibrada que aquela que eu usava, e tão fácil quanto. Resolvi experimentar, e aproveitar para dar fim em uma lata de doce de leite que estava piscando para mim da prateleira toda vez que eu passava! Adaptei a receita rapidinho e 25 minutos depois estava pronto o brownie, docinho pelo doce de leite, mas com o fundo amargo do cacau. Delícia pra comer tomando leite gelado!



Brownie de Cacau e Doce de Leite

Ingredientes:
3/4 de xícara de manteiga;
1 xícara de açúcar;
2 ovos;
3 colheres de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de cacau em pó [tem que ser cacau mesmo, que não é adoçado];
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de leite, se necessário;
3/4 de xícara de nozes ou castanhas picadas [usei praliné de castanha do pará, que eu tinha já pronto];
1 lata de doce de leite.

Preparo:
Eu uso uma fôrma antiaderente para brownies, mas você pode usar uma fôrma comum untada com manteiga e com o fundo forrado de papel manteiga untado. Minha fôrma mede 25x35cm. Ah, não use batedeira nessa receita, ok?
Coloque o açúcar em uma tigela.
Derreta a manteiga sobre a chama direta [sem banho-maria] e despeje imediatamente sobre o açúcar. Mexa e reserve, até que o calor da manteiga derreta levemente o açúcar.
Espere a mistura esfriar e incorpore uma colher de sopa generosa de doce de leite. Adicione os ovos, um a um, e a baunilha, misturando bem após cada adição.
Adicione o cacau e a farinha, e misture bem até ficar brilhante. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho de leite.
Por fim, junte as castanhas, passadas na farinha para não afundarem.
Distribua a massa na fôrma e alise a superfície com uma faca.
Coloque o restante de doce de leite às colheradas, sobre toda a massa. Com um garfo, mescle a massa de brownie com o doce de leite.
Leve ao forno 170 graus preaquecido por 25 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia manchado de chocolate.
Deixe esfriar, se conseguir...rs

Dica: antes de cortar deixe o brownie no freezer por uns 10 minutinhos. Os quadrados ficarão certinhos e bem acabados!


segunda-feira, 28 de março de 2011

Richie vs. Câmera


Olás!
Depois de uma semana sem ter tempo de praticar com minha nova câmera, o fim de semana tão esperado chegou, e passei o sábado inteiro na UFSCar, fotografando.  Ainda não deu tempo de pegar o jeito, mas tive algumas fotos "sortudas", que estou mostrando para vocês. :D 
Ah, e esse post era pra contar de uma receita, também... mas ficou muito pesado pela quantidade de fotos, então a receita vai no próximo, tá?
E bom começo de semana! :D

sexta-feira, 25 de março de 2011

Promoção Silvermark

Sabe as facas coloridas e os utensílios de silicone que eu uso? Então, você pode ter um kit igual! 
A Silvermark vai fazer um sorteio de Dia das Mães de um kit com 3 facas coloridas e 1 tábua de picar dobrável. Legal, né?
Para participar é só adicionar a Silvermark no Facebook e cruzar os dedinhos! [clique aqui para adicionar]

Participe, e boa sorte!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Torta Cítrica e minha câmera se aposentando


Olás!
No começo, as fotos desse blog vinham do meu celular. Depois meu celular pifou e as fotos passaram a vir do celular emprestado da Gi. Então a Gi começou a ficar irritada e eu trouxe para cá a câmera velha do meu pai [3 megapixels, come uma pilha danada e só funciona quando quer]. E até agora é ela que tenho usado, em uma relação bem conturbada. Até agora, porque finalmente consegui comprar uma câmera de verdade [!!!]. E claro que estou esperando ansioso o fim de semana chegar pra praticar um monte com ela, né? 
Então é isso, vamos dando adeus a essas fotos e vamos esperar que eu me acostume logo com a nova câmera [que dá medo!] :D
Agora vamos falar da torta: fiz essa torta correndo, então vou contar correndo: A receita pedia açúcar de confeiteiro polvilhado, e eu não tinha. Resolvi então [em um momento sem noção] fazer um brulée por cima, e eu não tenho maçarico. Daí decidi testar uma idéia da revista Cláudia, que era queimar o açúcar com a bunda de uma panela aquecida na chama do fogão. Deu certo, derreteu e "bruleou" o açúcar, que saiu todo grudado na panela, quando eu a tirei [¬¬']. Por fim, re-polvilhei açúcar, botei a torta no forno alto por 5 minutinhos e boa. Não "bruleou", mas ficou uma cor simpática. Ah, e um sabor, simpaticíssimo!



Torta Cítrica
[receita retirada do lindo Honey+Jam]

Ingredientes da massa:
150g de manteiga em temperatura ambiente;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de amêndoas descascadas;
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei refinado];
1 gema.

Ingredientes do recheio:
5 ovos;
1 e 1/4 xícaras de açúcar granulado;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de limão amarelo;
2 colheres de sopa de raspas de limão amarelo;
1/4 de xícara de suco de limão verde [usei crav e taiti];
2 colheres de creme de leite fresco [opcional];

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa: 
Unte uma fôrma média para tortas, com fundo removível. Reserve.
Misture a farinha e o sal. Bata rapidamente [pulsando] as amêndoas com o açúcar no processador [ou liquidificador] até formar uma farinha fina.
Bata a manteiga na batedeira ou com um fouet, até ficar fofa e clara. Incorpore o açúcar e amendoas processados. Adicione a gema e a mistura de farinha, e mexa até ficar homogêneo.
Cubra o fundo e as laterais da fôrma com essa massa e leve ao freezer por 20 minutos. 
Asse a massa em forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Não desligue o forno, mas retire a fôrma e pressione a massa contra as laterais novamente, caso ela tenha derretido levemente. Volte ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno, e deixe esfriar por 15 minutos.

Preparo do recheio: 
Bata os ovos com o açúcar e o sal em velocidade baixa-média até formar um creme fofo. Adicione os sucos, as raspas e o creme de leite e misture até incorporar. Bata a tigela contra a mesa algumas vezes, para desfazer quaisquer bolhas de ar do creme.
Recheie a base assada da torta, e volte ao forno, dessa vez a 150 graus, por mais 25 minutos. 
Retire, deixe esfriar completamente e sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado [ou com um açúcar "bruleado", se você tiver maçarico].

segunda-feira, 21 de março de 2011

Torta de Ameixas e Frangipane


Olá!
Semana passada tudo contribuiu para atrasar as postagens no blog: uma correria louca no trabalho, e ainda por cima meu limite de postagem de imagens no blogspot acabou :S
Maaas, o tão esperado fim de semana chegou, o problema das imagens foi resolvido, e no sábado preparei essa torta, com o frangipane que eu tinha congelado e com ameixas frescas fatiadas fininho graças à minha nova faca azul!
Sobre a torta, eu acho super brega aquelas flores de tomate sobre a salada de maionese, mas tive que me render à montagem dessa torta, com as fatias de ameixa formando uma "florzona"! Talvez seja brega, mas eu gostei! Usei ameixas na receita, mas outras frutas, como maçã, pêra ou pêssego, também combinam bem com o frangipane. Aliás, frangipane dá um trabalhinho [se você, como eu, tiver que fazer a farinha de amêndoas em casa] mas é bom, viu? Ainda bem que ainda tenho um pouquinho congelado!


Torta de Ameixas e Frangipane
[idéia retirada daqui]

Ingredientes da massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do frangipane:
1 e 1/4 xícaras [185g] de farinha de amêndoas;
3/4 de xícara mais uma colher de sopa [185g] de manteiga sem sal em temp. ambiente;
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de licor de nozes [Frangelico].

8 ameixas frescas em fatias finas.

Preparo da massa:
Misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água e amasse rapidamente.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa de tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo e reserve no freezer.

Preparo do frangipane:
Misture, na tigela da batedeira, a manteiga, a farinha de amêndoas e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo e misture com uma espátula. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição e não esquecendo de raspar as laterais da tigela. Adicione a baunilha e o Frangelico, misture e reserve.

Montagem:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Retire a base da torta do freezer. Cubra a massa com o frangipane, tomando cuidado para que o creme não chegue à altura da borda da massa [vai sobrar um pouco do recheio, que pode ser congelado ou usado em tortinhas individuais].
Organize as fatias de ameixa levemente enfiadas no recheio, na forma de círculos concêntricos, começando pelas bordas e dobrando as fatias para formar o centro.
Leve ao forno por mais ou menos uma hora, até que o recheio inche e doure, e a massa fique dourada também. 
Retire do forno, deixe esfriar por meia hora e só então corte as fatias com cuidado, para não desarranjar as ameixas.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolo de Água de Rosas e Limão


Olá, people!
Bolo ou cupcake? Essa dúvida me atormenta toda vez que deixo as tortas de lado para preparar alguma outra guloseima. E acabo sempre optando por bolo, principalmente pela facilidade de armazenamento e transporte. A receita de hoje deveria ser de cupcakes, mas na última hora decidi por assar a massa em fôrmas tipo bolo inglês tamanho pequeno [7cm x 17cm e 5cm de altura] que surrupiei da cozinha da minha mãe. Ocupa menos espaço para guardar e ainda vira um presente charmoso e prático se for embrulhado em papel vegetal. Mas nada impede que você divida a massa em 12 forminhas e faça cupcakes, como indica a receita original.
Ah, e da próxima juro que faço bolinhos!



Bolo [ou cupcakes] de Água de Rosas e Limão
[receita retirada daqui e assada em forminhas de bolo inglês]

Ingredientes da massa:
1/3 da xícara [50g] de farinha de trigo normal;
1 e 1/2 xícaras [175g] de farinha de trigo para bolos [aquela que vem com fermento];
1 xícara [175g] de açúcar;
175g de manteiga amolecida;
4 ovos;
90ml [pouco mais de 1/3 de xícara] de água;
Raspas de um limão [usei taiti];
1 colher de chá de água de rosas.

Ingredientes do xarope:
Suco de 1 limão [usei taiti];
5 colheres de sopa de açúcar.

Ingredientes do glacé:
150g de açúcar de confeiteiro;
Água de rosas para dar ponto;
Corante em gel vermelho morango [opcional].

Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte e enfarinhe 2 fôrmas de bolo inglês pequenas, ou 1 média. Se for fazer cupcakes, forre 12 forminhas com fôrmas de papel. Reserve.
Em uma tigela misture bem as farinhas, o açúcar e a manteiga amolecida.
Em outra tigela bata os ovos, a água e a água de rosas.
Coloque a mistura de ovos na mistura de farinhas, adicione as raspas de limão e bata rapidamente.
Distribua a massa nas fôrmas preparadas [ou forminhas de cupcake] e leve ao forno por 30 minutos, até dourar.

Enquanto isso prepare o xarope: leve o suco de limão e o açúcar em uma panela pequena ao fogo, mexendo até o açucar dissolver. Deixe chegar à fervura e desligue.
Pincele os bolos, quando mornos, com o xarope, e deixe esfriar completamente.

Prepare o glacé:
Coloque o açúcar em uma tigelinha e adicione algumas gotas de água de rosas, mexendo bem e adicionando mais água de rosas, se necessário, até que o glacé chegue ao ponto de cobrir as costas da colher. Adicione, com o auxílio da ponta de um palito, um tiquinho de corante, suficiente para deixar o glacé rosado. Misture bem.
Cubra os bolos [ou os cupcakes] já frios com o glacé. Deixe secar para formar casquinha.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Pecan Pie


Olá!
Tudo começou da última vez que fui a São Paulo, quando minha chefa me levou para comer pastel em uma feira próxima à praça da árvore. Estava chovendo e vi de longe um saco de noz pecã em uma barraca, mas pela pressa não comprei. Burrice, né, porque em São Carlos isso simplesmente não existe [nem feira nem noz pecã].
Acontece que desde aquele dia eu fiquei com aquela vontadinha persistente de fazer a Torta de Pecã, uma sobremesa clássica do sul dos Estados Unidos, preparada à base de açúcar mascavo, xarope de glucose e a tal pecã, uma noz típica americana. E você acha que consegui esperar uma nova ida a SP pra comprar pecã? Nada, andei dois dias debaixo de chuva [e olha que choveu, viu?] até que [ufa!] achei um único potinho delas, perdido entre as nozes comuns, em uma padaria metida a chic. E lá fui eu pra casa, feliz da vida, assar uma torta.

Não se tem certeza, mas atribui-se a criação da Pecan Pie aos franceses de New Orleans, que ao entrarem em contato com a cultura indígena nativa descobriram a noz americana. O que se sabe realmente é que a receita popularizou-se à partir do livro de culinária The Fannie Farmer Cookbook, do começo do século passado.

Gente, e o negócio é bom, viu! E fácil de fazer! O problema é achar a noz [achei que com a noz comum também podia dar certo, mas o Diego do ThinkFood já me disse que nem pensar!rs]. Usei uma receita de mãe do site Bakerella, reduzida para apenas uma torta, mas depois de provar dei razão a ela fazer pelo menos três tortas de pecã por vez!rs


Pecan Pie
[receita retirada daqui e adaptada para apenas uma torta]

Ingredientes:
1  fôrma rasa de tortas [20cm de diâmetro] forrada com uma massa básica de tortas, como essa aqui, sem ir ao forno e congelada.

60g de manteiga derretida;
160g de açúcar mascavo claro [usei do escuro];
1/3 de colher de farinha de trigo;
160ml de glucose de milho clara;
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
160g de noz pecã em metades.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture bem o açúcar, amassando com as costas de uma colher para desfazer os grânulos. Adicione a farinha e mexa até ficar uniforme.
Adicione a glucose e a baunilha e bata até ficar bem misturado e cremoso.
Incorpore a manteiga derretida fria, mexendo devagar com uma colher.
Quebre os ovos em outra tigela, e retire aquelas "coisinhas brancas" que ficam presas às gemas [senão, na hora de assar as "coisinhas" vão para a superfície da torta, e não fica bonito]. Bata os ovos rapidamente e misture ao recheio. Adicione as pecãs e misture.
Recheie a massa congelada com esse recheio  leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e inchar levemente.
Retire do forno, e deixe esfriar [o recheio vai abaixar, enquanto esfria]. Sirva com creme chantilly.


quarta-feira, 9 de março de 2011

Resultado Sorteio Mococa


Olá!
Se o ano só começa depois do carnaval, então o meu atrasou - o sorteio, que deveria ter sido feito domingo, só foi feito hoje - mas era feriadão, né gente? Dá um desconto..rs
Ah, e também se o ano só começa depois do carnaval, então vai ser um começo doce doce, para as felizardas ganhadoras do Sorteio Duplo Mococa, que são:





Vale lembrar que comentários apagados e comentários onde faltavam dados não entraram na conta.
As meninas têm até as 18h00 de amanhã, 10 de Março, para responder o meu e-mail de aviso, ou outro sorteio será realizado. Quanto mais rápido responder, mais rápido chega o kit! :D

Parabéns, meninas, obrigado a todo mundo que participou e fiquem ligadinhos que logo tem mais!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Cheesecake à italiana


Olá!
O Cheesecake tem história! Os gregos antigos já apreciavam um certo bolo doce, à base de queijo fresco, mel, farinha e ovos. Escritos contam que [acredite se quiser] pequenos desses bolos de queijo foram servidos aos atletas dos primeiros jogos olímpicos da história, em 776 a.C.!
Documentos romanos do início da era cristã também falam de dois bolos doce de queijo, Libun e Placenta, que eram ofertados aos deuses nos templos, e cujo preparo era muito semelhante ao nosso Cheesecake. Acredita-se que a receita se espalhou pela Europa através da dominação romana, sempre com variações do queijo, conforme a região [no século XVI, um livro de costumes da vida doméstica inglesa no período Tudor apresenta uma receita de torta de queijo doce. E na França, na idade média, a torta de queijo era preparada com um queijo cremoso chamado Neufchatel, típico da região homônima].

Nos Estados Unidos, variações de tortas de queijo chegam trazidas pelos povos colonizadores. O desenvolvimento de um queijo cremoso pasteurizado, o famoso Philadelphia,  por leiteiros nova-iorquinos no século XIX, definiu o principal queijo a ser utilizado nas receitas. O famoso NY Style Cheesecake, receita dos judeus de Nova Iorque, tem o Philadelphia, ou cream cheese, como ingrediente principal.

Ainda assim, os italianos mantiveram seu estilo próprio: preparam uma versão do Cheesecake mais seca, com queijo mascarpone ou ricota, podendo levar ainda frutas cristalizadas ou cereal. A versão preparada aqui, pelo modo italiano, tem como base a ricota, porém batida com creme de leite, para manter a cremosidade [que eu tanto gosto].
Antes de começar, vale lembrar algumas dicas para um bom cheesecake: os ingredientes todos devem estar em temperatura ambiente; o cream cheese não deve ser batido demais, e sempre em velocidade baixa;  a ricota fresca, se não vier em embalagem à vácuo, deve ser escorrida, em uma peneira, por uma noite na geladeira.

Cheesecake à Italiana

Base:
A massa da base deve ser preparada triturando no processador 200g de bolacha Maria, e adicionando aos farelos 5 colheres de sopa de manteiga derretida. A mistura deverá ser espalhada no fundo e laterais de uma fôrma alta de 20cm de diâmetro com lateral removível, pressionando com as costas de uma colher. Depois disso, reserve a fôrma na geladeira enquato prepara o recheio.

Ingredientes do recheio: [todos em temperatura ambiente!]
720g de ricota fresca, escorrida, peneirada e batida no processador [ou liquidificador] até ficar cremosa;
3/4 de xícara de açúcar;
6 ovos, com claras e gemas separadas;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
Raspas de 1 limão;
Suco de 1/2 limão;
1 pitada de sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela grande bata a ricota, as gemas, a farinha, 6 colheres de sopa de açúcar, o suco de limão, as raspas, o sal e a baunilha, para formar um creme homogêneo.
Separadamente, bata as claras na batedeira, em velocidade baixa, até formar picos moles. Aumente a velocidade da batedeira e vá adicionando 6 colheres de sopa de açúcar, uma a uma, enquanto bate, até alcançar o ponto de picos firmes [uns 3, 4 minutinhos].
Misture delicadamente 1/3 das claras batidas ao creme de ricota, usando uma espátula, apenas até incorporar. Adicione o restante e incorpore com cuidado.
Retire a base da geladeira, recheie com o creme e leve ao forno por aproximadamente 1 hora, até que o centro permaneça um pouquinho mole, as laterais fiquem firmes e a superfície fique dourada. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Sirva frio, acompanhado de calda ou geléia de frutas da sua preferência.
Ah, o cheesecake de ricota fica mais saboroso se consumido no mesmo dia do preparo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sorteio Mococa!


Hallo people!

Como sempre estou atrasadíssimo: esqueci de sortear os kits de produtos Mococa dos meses de janeiro e fevereiro, acredita?! Sorte que as moças do Serviço de Atendimento ao Consumidor são muito legais e me deixaram fazer um sorteio duplo! Bom, né?
Então, serão dois kits, contendo cada um : 

1 lata de leite condensado, 1 caixinha de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 lata de brigadeiro, 1 lata de beijinho, 1 lata de cajuzinho, 1 lata de doce de leite, 1 manteiga, 1 caixinha de farinha láctea, 1 caixinha de mingau de arroz, 1 caixinha de mingau de milho, 3 unidades de Mocoquinha e 1 achocolatado de 1 litro.

Wow, né!
Para participar é muito fácil:
01. Você dever ser um SEGUIDOR desse blog [é só clicar ali na barra lateral, em SEGUIR];
02. Deixar um comentário NESSE POST com NOME e E-MAIL [a falta de qualquer um desses dados excluirá o participante];
03. Só poderão participar seguidores com endereço de envio no Brasil;
04. Um e-mail será enviado aos ganhadores no dia do sorteio, além do resultado ser postado aqui - então passe para conferir o resultado!
05. Se em 24h depois do e-mail de aviso ser enviado não houver uma resposta dos vencedores, será realizado um novo sorteio.

O prazo para participar é até a meia-noite de sábado, dia 5 de Março. No domingo divulgo os felizardos!


Participe, e boa sorte!