quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chess Pie


Olá outra vez!
A Chess Pie é uma torta centenária e característica da cultura do sul dos Estados Unidos, muito simples de ser preparada. Seu recheio consiste basicamente em ovos, açúcar, manteiga derretida e um pouco de farinha, preferencialmente a farinha de milho. Algumas receitas, como a que preparei, levam ainda uma colherada de vinagre para "quebrar o doce", motivo pelo qual a torta também é chamada de Vinegar Pie. 
Acredita-se que tenha surgido na Inglaterra e trazida aos Estados Unidos colonial, aparecendo em compêndios de receitas ainda no século XVIII. Seu nome, que traduzido literalmente ficaria como "Torta de Xadrez", não tem ligações com o jogo de tabuleiro. Especula-se que a palavra "Chess" deriva de erros na pronúncia de palavras pelo forte sotaque arrastado do sul, porém não se sabe bem qual palavra. Seria "chest" [baú, em português], por a torta ser armazenada em baús, e não refrigerada? Ou "cheese" [queijo], já que a torta lembrava as tortas de queijo inglesas?
A explicação mais divertida seria que a cozinheira de uma fazenda sulista, quando questionada sobre o que ela estava assando, e que cheirava tão bem, teria respondido: "Jes' pie" [just pie, isto é, "só uma torta"].

Sobre o sabor, ela lembra vagamente algo, mas não sei dizer bem o quê [deeer!]. Só sei que o creme é saboroso, e ganha consistência de pudim, com uma casquinha crocante e dourada por cima, quando assado. Lembra talvez quindim? Enfim, acho que vale a pena assar uma e provar! Não dá pra se arrepender!
Ah, por ser bem doce, dizem que ela vai bem acompanhada de café preto!



Classic Chess Pie
[retirada daqui]

Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.

Para o recheio:
2 xícara de açúcar [usei 1 e 1/2];
2 colheres de sopa de farinha de milho [use aquelas para fazer polenta, ou aquelas de flocos, com os flocos bem amassados];
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga derretida;
1/4 de xícara de leite;
1 colher de sopa de vinagre branco [usei algo como 3/4 de colher];
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
4 ovos batidos.

Preparo:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com a massa, e leve ao forno preaquecido a 180 graus, coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel, e asse por mais uns 10 minutos, ou até começar a dourar. Reserve.

Misture os 7 primeiros ingredientes em uma tigela. Adicione a baunilha aos ovos, bata um pouco e misture aos demais ingredientes, mexendo até ficar homogêneo. Recheie a massa, já assada, com esse creme.
Leve ao forno, a 170 graus, por mais 50 a 55 minutos, protegendo a beirada de massa com papel alumínio, caso doure demais. Deixe descansar por 2 horas, antes de servir.


Fontes:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Resultado do Sorteio Pepper!

Olás!

Ufa, depois de contabilizar todos os 320 comentários válidos, já temos um vencedor!
Quem vai levar a forminha de mini -bundt cakes da Silicomark, oferecida pela loja Pepper é:
Parabéns Larissa! Espero que você faça bolos deliciosos usando essas forminhas! Lindos, tenho certeza que vão ficar! Você tem até quinta-feira, dia 28, para responder meu e-mail com seus dados, ou outro sorteio será realizado, ok?

E muito obrigado aos mais de 300 participantes! Fique super surpreso e super feliz! Ah, e para saber de novas promoções, curta a página da Pepper Gourmet no Facebook e acompanhe A Cozinha Coletiva! :D

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quer ganhar essa forminha?!


Olás!
Sabe aqueles mini-bolos, assados em forminhas decoradas, tipo Bundt Cake, que a gente fica paquerando nos food blogs? Então, agora você pode ganhar uma fôrma de silicone Silicomark antiaderente para seis bolinhos lindos desses, graças à parceria entre A Cozinha Coletiva e a loja Pepper
E não são só bolinhos, elas vão ao forno, ao microondas, geladeira, freezer, enfim, dá pra dar um "up no visu" dos pudins, quindins, gelatinas, e o que mais você inventar!

Para participar é muito simples:

Deixe um COMENTÁRIO NESSE POST com seu NOME, E-MAIL e CIDADE
O sorteio vale para todo o Brasil e vai até meio-dia da próxima terça-feira, dia 26 de julho.

E se você tem Facebook, aproveita e clica para curtir a Pepper Gourmet, a página da Pepper, e ficar sabendo de novas promoções!

Gostou? Eu gostei, também quero! :D

Então não demora, comenta aí embaixo!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Coroa de Limão e Morangos


Olá pessoas!
Sabe quando você está na escola e tem aqueles que estudam um pouquinho todo dia para quando chegar a prova só precisar fazer uma revisãozinha e boa? Então, eu sou daqueles que deixam tudo para a véspera da prova. Pois é, comigo é nos momentos de muito trabalho e pouco tempo de prazo que as coisas rendem, vai entender, né?
Ontem mesmo, estava até o pescoço de coisas que deveriam estar prontas para hoje. Consegui resolver tudo [ok, quase tudo] e ainda deu tempo de fazer uma sobremesa! E olha que a massa precisei fazer duas vezes, porque para fazer massa choux* sem uma boa batedeira é preciso muque, viu? Trabalho pesado!
Essa receita, assim como a anterior, vem do programa d'A Cozinha Caseira de Annabel. Eu só fiz uma pequena alteração - troquei a receita do Lemon Curd dela [que leva muitos ovos, e tenho um certo "eca!" com esse monte de ovos] por essa que usei aqui, que aliás, é bem mais prática. 
Só tenho a acrescentar que é uma sobremesa leve, muito gostosa e nem um pouco enjoativa, além de ter ares   de coisa chique, perfeita para impressionar as visitas ;)
E claro, ver a massa choux crescer, inflar e virar uma coroa dourada e oca é tão prazeroso quanto saborear uma fatia!

*massa choux: aquela massa francesa de bombas e carolinas, leve e oca.

Coroa de Creme de Limão e Morangos

Ingredientes do recheio:
Uma receita de Curd de Limão como o que usei aqui. Vai sobrar um terço da receita, que você pode guardar na geladeira por até uma semana.
2 xícaras de creme de leite fresco gelado batido em ponto de chantilly;
Uns 20 morangos, cortados em fatias.

Ingredientes da massa:
1/2 xícara de água;
4 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de chá de açúcar refinado;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de lascas de amêndoas para polvilhar a massa [não tinha, não usei].

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa:
Marque um círculo de uns 22cm em um papel manteiga, vire-o sobre o fundo de uma assadeira e reserve.
Leve ao fogo, em uma panela, a água e a manteiga. Deixe derreter e ferver em fogo médio. Adicione a farinha toda de uma vez, mexendo com uma colher de pau, até cozinhar e começar a grudar no fundo da panela [fica parecendo massa de coxinha].
Passe a massa para uma tigela grande, e adicione o açúcar e a baunilha, batendo bem com uma colher de pau. Sem parar de bater a massa, adicione um ovo e bata mais. Bastante, vai doer o braço. Adicione o segundo ovo e continue batendo. A massa tem que perder um pouco aquela cara de massa de coxinha, e ir ficando mais mole e homogênea, como uma pasta [dá uma olhada no videozinho no site da Annabel para ver a textura que a massa fica - se você, como ela, tiver uma batedeira potente e com pá, vai facilitar muito o processo].
Distribua colheradas da massa sobre o papel manteiga, guiando-se pelo círculo desenhado, e formando um anel. Acabe de espalhar a massa com um garfo [ela fica baixa, mas depois infla], polvilhe as lascas de amêndoas e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 12 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e asse por mais 15 minutos. Desligue o forno e deixe a massa lá dentro por mais 15 minutos.
Retire a massa, deixe esfriar um pouquinho e corte a coroa pela metade, com cuidado e com uma faca de serra.
Misture delicadamente o creme de leite batido com mais ou menos 1 xícara de Curd de Limão, e espalhe sobre a metade aberta. Cubra com as fatias de morango e tampe com a outra metade de massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.


PS: hoje vai uma foto só porque a luz estava péssima..sorry!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rolinhos de amêndoas


Hallo everybody!
É incrível, né? Eu raramente faço receitas com fermento biológico, mas bastou o tempo esfriar [o que faz o crescimento da massa fermentada demorar um bocado] que fiquei com vontade de sovar um pão. Por coincidência, semana passada os meninos do trabalho me mostraram o programa A Cozinha Caseira de Annabel, e ela tinha uma receita de Pão de Canela que parecia fácil e rápida. Tudo bem que o preparo não foi tão fácil muito menos tão rápido, mas ao provar os rolinhos ainda mornos [e saber que ainda restava metade da massa a ser congelada para usar outro dia] vi que toda paciência fora recompensada. 
Ah, para mudar um pouco [Rolinhos de Canela são bastante conhecidos, né?] troquei o recheio por um que minha mãe costuma usar, feito de amêndoas e nozes. Super recomendo!

E boa semana pra vocês! Aliás, você pode fazer essa receita hoje à noite e levar de lanche para o trabalho a semana toda, que tal? ;)



Rolinhos de Amêndoas e Nozes
[massa retirada daqui - tem videozinho e tudo!]

Ingredientes da massa: 
[essa medida dá para fazer os rolinhos e congelar a outra metade da massa, para usar outro dia]
1/2 xícara de manteiga;
2 xícaras de leite;
3 colheres de chá de fermento biológico seco;
3/4 de xícara de açúcar;
6 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal.

1 gema batida para pincelar.

Ingredientes para o recheio:
3 colheres de sopa de manteiga levemente amolecida;

100g de amêndoas moídas;
150g de nozes moídas;
1 clara;
1/2 de xícara de açúcar [optei por metade branco metade mascavo];
1/2 colher de chá de canela em pó.

Preparo:
Derreta a manteiga e adicione o leite, mexendo bem. Essa mistura da manteiga quente com o leite frio já terá a temperatura ideal para o fermento. Adicione o fermento e o açúcar e mexa bem, para dissolver. Reserve.
Em uma tigela grande coloque a farinha e o sal e misture. Faça uma depressão e derrame a mistura líquida. Misture com as mãos até a massa incorporar. Coloque a massa sobre uma superfície de trabalho e sove até que ela fique lisa. Annabel diz que umas 40 "amassadas" são suficientes, mas aqui demorou bem mais. 
Coloque a massa em uma tigela enfarinhada, cubra com uma toalha grossa e deixe crescer até dobrar de volume, em um local quente e sem correntes de ar [eu deixei o forno ligado uns 5 minutinhos, com a porta semi-aberta, apaguei o fogo e coloquei  a massa pra crescer dentro do forno]. Aqui demorou 2 horas e meia até a massa duplicar.
Prepare o recheio enquanto a massa cresce: em uma tigela, misture todos os ingredientes [exceto a manteiga] e reserve.
Divida a massa em duas partes, com uma faca, e congele metade [para usar é só deixar descongelar totalmente e abrir com o rolo, seguindo os mesmo passos]. Abra com o rolo a metade de massa a ser usada sobre um superfície enfarinhada, até formar um retângulo de 0,5cm de espessura [dá um retângulo grande, uns 50x50cm].
Espalhe a manteiga sobre a massa aberta, e por cima distribua a mistura de amêndoa.
Enrole pelo lado mais largo, como um rocambole. Corte fatias de 4cm e arrume-as em uma fôrma untada e revestida de papel manteiga untado. Deixe crescer por mais uns 45 minutos. Pincele a gema batida sobre as fatias.
Leve ao forno preaquecido a 220 graus por cerca de 17 minutos [Annabel assa em 240 graus por 12 minutos].

terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolinhos de Limão e Merengue


Olá!
Estou sumido, né? Semana passada foi tão lotada de coisas quanto corrida, mas agora tudo voltou aos eixos, e posso finalmente mostrar novidades por aqui! 
Domingo de manhã passei na quitanda e vi uns tantos limões sicilianos dando sopa. Perguntei o preço por curiosidade, achando que custariam os olhos da cara, mas não! Saíram pelo preço do limão normal - últimas unidades - e aproveitei pra trazer todos para casa!
Com a primeira parte deles resolvi fazer essa receita clássica de cupcakes, que sempre paquerei em sites e blogs por aí. A massa é especialmente macia, aromatizada com raspas de limão e baunilha. O curd que recheia os bolinhos é  muito fácil de fazer [não talha, não fica com gosto de ovo, não precisa de banho-maria] e tão delicioso que recomendo que você dobre a receita e fique com um pote extra. A cobertura é merengue italiano, fofo e doce, queimado com o maçarico [ou no forno mesmo, se você não tiver um]. 
Então, o que você está esperando pra buscar uns limões na quitanda da esquina? :)




Cupcakes de Limão e Merengue
[rende 12 unidades]

Ingredientes da massa:
200g de açúcar;
100g de manteiga sem sal, amolecida;
2 ovos;
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
15ml de suco de limão;
150g de farinha de trigo;
Uma pitada de sal;
2 colheres de chá de fermento em pó;
240ml de leite integral.

Ingredientes do curd de limão:
Raspas de 1 limão siciliano;
125ml [meia xícara] de suco de limão siciliano;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 ovo mais 1 gema;
4 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Ingredientes do merengue:
240g de açúcar;
25ml de água;
4 claras;
1 colher de chá de suco de limão.

Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 12 fôrmas para bolinhos com forminhas de papel. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Junte as raspas, a baunilha e o suco de limão.
À parte, misture os ingredientes e vá incorporando à massa, alternando com o leite.
Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por 20 minutos, até dourar a superfície.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do curd:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata o ovo e a gema. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. Reserve.

Preparo do merengue:
Junte o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até ponto de fio [pegando um pouco da calda entre o polegar e o indicador e afastando os dedos deverá se formar um fio - 114 graus, caso você tenha um termômetro de açúcar]. Enquanto isso bata na batedeira as claras em neve. Derrame a calda quente sobre as claras em neve, com a batedeira ligada. Adicione o limão e continue batendo até o merengue firmar e esfriar completamente. 
Coloque o merengue em um saco de confeitar.

Montagem: 
Com uma faca afiada, abra uma tampinha em cada bolinho, de tamanho suficiente para uma colher de chá de recheio. Recheie os bolinhos com uma colher de chá de curd. Cubra com o merengue, usando o saco de confeitar. Doure o merengue com um maçarico culinário, ou leve ao forno alto por uns 5 minutinhos.