quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cupcakes de Chocolate, Marshmallow e Farofinha Crocante


Olás olás!
Tem dias que preciso cozinhar para o blog e a cabeça fica vazia de idéias sobre o que preparar - folheio, pesquiso, procuro, vejo o que tem na minha prateleira de ingredientes, e nadica de empolgar em alguma receita. Quando isso acontece, o melhor é desistir e deixar para o outro dia, porque cozinhar sem vontade dá em bolo solado, creme talhado ou torta rachada.
No dia em que fiz esses cupcakes, foi exatamente o contrário: assim que decidi ir para a cozinha já sabia que faria esses bolinhos, usando essas forminhas escuras e o pacote de bolachas que estava guardado faz tempo. E a vontade de cozinhar era tão natural que o passo a passo passou voando e em menos de 2 horas lá estavam os cupcakes, enfileiradinhos e decorados, indo para a geladeira.

A receita,um clássico da Martha Stewart, é chamada de S'mores Cupcakes, em referência aos sanduíches de bolacha com chocolate e marshmallow derretidos, é um misto de texturas: a bolachinha crocante no fundo, o bolinho macio e escuro, o chocolate derretido cremoso e a cobertura fofa e doce de marshmallow. Super recomendo!



S'mores Cupcakes 
[ou Bolinhos de Chocolate, Marshmallow e Farofinha Crocante]
[receita retirada daqui, reduzida para 12 bolinhos]

Ingredientes da farofinha de bolacha:
150g de bolacha Maizena moída;
3 colheres de sopa de manteiga derretida;
180g de chocolate meio amargo picado.

Ingredientes da massa:
1 xícara mais 1 colher de sopa de açúcar;
3/4 de xícara mais uma colher de sopa de farinha de trigo;
1/2 xícara de cacau em pó;
3/4 de colher de chá de fermento em pó;
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher d chá de sal;
1 ovo;
1/2 xícara de leite;
1/4 de xícara de óleo vegetal;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de água fervente.

Para o marshmallow:
4 claras;
1 xícara de açúcar;
1/4 da colher de chá de cremor de tártaro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 12 forminhas para cupcakes com forminhas de papel.
Para fazer o fundo de bolacha: Misture as bolachas trituradas [trituro no liquidificador] com a manteiga derretida. Distribua uma colherada dessa farofinha em cada forminha preparada, e usando o fundo de um copo estreito, pressione a farofinha dentro da forma, para que ela compacte e tome forma. Ficará como uma pequena base de torta. Por cima dessa base, coloque 2 colheres de chá de chocolate picado, para cada forminha. Reserve.

Prepare a massa:
Peneire juntos o açúcar, a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture bem até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma tigela grande, misture o ovo, o leite, o óleo e a baunilha. Adicione a mistura dos ingredientes secos e mexa com uma espátula por cerca de 30 segundos. Adicione a água fervente e misture bem.
Reserve.

Leve as forminhas preparadas ao forno por 15 minutos, até o chocolate derreter. Retire do forno, complete com a massa até 3/4 da altura de cada forminha, polvilhe o chocolate e a farofinha de bolacha restantes sobre a massa e volte ao forno por mais 20 minutos.
Retire do forno e deixe os bolinhos esfriarem por 10 minutos, dentro das fôrmas. Remova-os e deixe esfriar completamente, enquanto prepara o marshmallow.

Prepare o marshmallow:
Em uma panela aqueça em fogo baixo as claras, o açúcar e o cremor de tártaro, mexendo sem parar com um fouet para o açúcar dissolver. Quando a mistura estiver morna, passe-a para uma tigela e bata, com a batedeira, por cerca de 10 minutos, até a mistura esfriar, ficar branco brilhante e ganhar consistência.
Transfira para um saco de confeitar e decore a superfície de cada bolinho.
Por fim, doure o marshmallow, usando um maçarico caseiro, ou levando forno quente por 5 minutos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Strawberry Daiquiri Mini Pies


Hallo!*
No meu livro de tortas [aquele que ganhei faz mais de um ano da querida Paula Labaki, e onde [quase] tudo começou] as receitas inéditas começam a rarear. Alguns capítulos, como o de Tortas Clássicas [os capítulos são temáticos] já foram vencidos, por isso [e pelo calor que tem feito por aqui] esse final de semana parti para o de Tortas Geladas. Aproveitando que ainda se encontram morangos bonitos e baratos nos mercados, escolhi a Torta de Daiquiri de Morango, que parecia tão refrescante quanto o drink que dá nome a ela. E é! É um creme de morangos, temperado com limão, rum e licor de laranja, dentro de uma casquinha crocante - optei por fazer mini-tortinhas [já tinha algumas bases congeladas] e sobrou um tanto do recheio, que foi para o freezer e virou um sorvete delicioso! Imagina se já não pensei em manter sempre um pote de recheio na geladeira, para as horas tristes? hahaha


Strawberry Daiquiri Mini Pies
[para fazer uma torta grande, ou guardar um pouco como sorvete, dobre a receita do recheio]

Ingredientes da massa: [usei massa básica porque já tinha pronta, mas a massa de bolacha fica melhor, quando gelada]
200g de biscoito maizena;
1/4 de xícara [50g] de açúcar refinado;
1/2 xícara [114g] de manteiga derretida.

Ingredientes do recheio:
1 e 1/2 xícaras de morangos picados;
1/2 colher de sopa de raspas de limão;
4 colheres de sopa de suco de limão;
1/2 lata de leite condensado;
2 colheres de sopa de rum;
1 colher de sopa de Cointreau [opcional];
3/4 de xícara de creme de leite fresco gelado;
Morangos inteiros ou fatiados, para decorar.

Preparo da massa:
Triture os biscoitos no liquidificador até formar uma farinha grossa. Adicione o açúcar e a manteiga derretida, e misture bem. Forre o fundo e as laterais de 8 forminhas de 8cm de diâmetro de fundo removível com com essa mistura, pressionando com os dedos. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos, retire e deixe esfriar.

Preparo do recheio: 
Bata os morangos no liquidificador até virar purê. Adicione as raspas e o suco de limão, o leite condensado, o rum e o Cointreau e bata até ficar cremoso.
Na batedeira, bata o creme de leite fresco gelado até conseguir picos firmes, como creme chantilly.
Passe a mistura de morangos para uma tigela grande e acrescente o creme de leite batido, em duas vezes, incorporando com delicadeza.
Recheie as tortinhas com esse creme, cubra com filme plástico e leve-as ao freezer por 3 horas.
Antes de servir, desenforme com cuidado, deixe as tortinhas por meia hora em temperatura ambiente e decore com os morangos.


*Gente, sobre o "Hallo" da abertura dos posts, foi puro erro meu! hahaha Nunca me toquei que escrevia "hallo" ou invés de "hello"! Mas para ficar menos vergonhoso, "Hallo" é em alemão, então tá [quase] tudo certo..hahaha Obrigado  Danny e Gábs, e as meninas do Twitter, que me deram um toque! :)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nuvem de Chocolate da Nigella


Hallo hallo!
De todas as guloseimas achocolatadas, sem dúvida minhas preferidas são os bolos cremosos: brownies pedaçudos, petit gateaux ainda morninhos, bolos sem farinha que ficam como pudins com casquinhas crocantes em volta. E não é só isso: são normalmente bem fáceis de se preparar, e não exigem preocupações do tipo "será que vai crescer?", "será que vai ficar fofinho?", "e se ele abaixar quando sair do forno?", "como vou confeitá-lo?", "ihh, ficou torto!". Afinal, decadentes como bem são, eles normalmente não são fofos, não crescem, abaixam, racham por cima, grudam no fundo e ainda assim são deliciosos, intensos e por incrível que pareça, lindos! 
Assim, imagine minha alegria ao ver a dona Nigella preparam mais uma versão desses bolos de chocolate "feiosos", feito a base de muito chocolate escuro derretido, claro, e merengue! O nome? Nuvem de Chocolate. Dispensa mais palavras, né? Vamos lá!



Bolo Nuvem de Chocolate
[receita da Nigella Lawson, retirada desse vídeo aqui]

Ingredientes:
250g de chocolate amargo, pelo menos 70% cacau;
125g de manteiga sem sal, amolecida;
6 ovos: 2 inteiros e 4 separados;
175g de açúcar;
2 colheres de sopa de Cointreau [opcional, pode ser rum, ou Frangelico];
Raspas de 1 laranja.

Para servir:
500ml de creme de leite fresco gelado;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher de chá de Cointreau.
Cacau para polvilhar.

Preparo:
Use um copo de medidas para definir as quantidades.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Cubra o fundo de uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro com papel manteiga e reserve.
Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, e com ele ainda morno, adicione a manteiga e misture para que ela derreta. Reserve.
Bata as claras em neve, em picos moles. Continue batendo adicionando 100g de açúcar, colherada a colherada, até que os picos mantenham a forma. Reserve.
Em outra tigela, bata os 2 ovos inteiros mais as 4 gemas com os 75g restantes do açúcar e então adicione, mexendo gentilmente, a mistura de chocolate e manteiga derretidos, o Cointreau e as raspas de laranja.
Incorpore uma porção do merengue à mistura de chocolate. Adicione então o restante do merengue e misture com cuidado, até que massa fique homogênea e fofa.
Passe a massa para a fôrma preparada, e leve ao forno por 35 ou 40 minutos. O bolo vai crescer bastante, e rachar na superfície. Deixe esfriar dentro da fôrma e não se preocupe - o centro do bolo vai abaixar e mais rachaduras se formarão - é normal.

Na hora de servir, bata o creme de leite na batedeiras até conseguir picos moles. Acrescente a baunilha e o licor e bata até o ponto de chantilly. Cubra a "cratera" do centro do bolo com esse creme, e polvilhe cacau em pó.
Não resisti e servi com morangos fatiados. Combinação perfeita!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Torta de Pêssegos e Crème Fraîche


Olás, tudo bem?
Essa semana inventei de fazer Crème Fraîche em casa. Estava com um pote de creme de leite fresco para vencer, e incrivelmente sem idéias de o quê fazer com ele, então me lembrei do Crème Fraîche, um creme de leite super francês, mais grossinho que o fresco, e com sabor que lembra coalhada. Segui os passos indicados pela Ana Eliza, do La Cucinetta, que consiste basicamente em talhar o creme de leite fresco [1 colher de sopa de suco de limão para 250ml de creme de leite, misture bem e reserve em temperatura ambiente por meia hora - é o Sour Cream caseiro, quase um iogurte], e misturá-lo a mais creme de leite fresco [500ml], deixando amornar no fogo. Depois disso, passe a mistura para uma vasilha de vidro e tampe com um prato deixando só uma frestinha aberta, e deixe lá por um bom tempo [deixei uma noite]. Daí você mexe, passa para um vidro com tampa e conserva na geladeira por até uns 10 dias. Ele vai engrossando mais, conforme os dias passam. 
Você pode bater na batedeira para servir com frutas [fica delícia!], pode por na sopa, pode usar pra fazer panquecas, ou pode fazer essa torta, idéia da tia Martha, que fica assustadoramente deliciosa, imagina: casquinha super crocante por cima, e pêssegos cozidos no açúcar e crème fraîche, por dentro. Bom, né? Confort food total! 
Agora, se você ficou com preguiça só de ler como se faz crème fraîche, acho que vale tentar com o creme de leite de latinha mesmo, sem soro. Se alguém fizer, me conta! :)
E bom fim de semana!



Torta de Pêssegos e Crème Fraîche
[retirada daqui]

Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.

Para o recheio:
5 pêssegos médios ou 9 daqueles menorzinhos, sem casca e caroço, e cortados em quatro;
2 a 4 colheres de sopa de açúcar [depende de o quão doce seus pêssegos estão];
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de crème fraîche.

Para a cobertura tipo Streusel:
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei da normal e recomendo - deixou super crocante];
1/4 da colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de farinha;
1/4 de xícara [50g] de manteiga gelada picada.

Prepare a massa: Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas funda, faça furinhos com um garfo e reserve no freezer por 15 minutos. Leve ao forno, bem coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 8 minutos, até começar a dourar. Retire e deixe esfriar. 

Prepare o Streusel: em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Reserve na geladeira.

Montagem: 
Reserve o forno a 180 graus.
Misture os pêssegos com o açúcar e a pitada de sal e recheie a massa pré-assada. Cubra com as colheradas do crème e por cima a farofinha Streusel. Leve ao forno por 50 minutos. Se as beiradas da massa começarem a dourar demais, cubra com papel alumínio. Estará pronto quandro o Streusel estiver dourado e o crème borbulhando. Deixe esfriar por 15 minutos antes de servir, e conserve na geladeira.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Turnovers de Maçã Verde



Hallo everybody!
Ah, como é bom chegar de um fim de semana inteiro comendo comida de mãe e já esperar o feriado, depois de amanhã, né não?
Aliás, por ter passado um findi longe da minha cozinha [não precisei, né? ... tinha mamãe e vovó..rs], preparei uma receita muito rapidinha, ideal pra momentos de pressa e confortante para momentos de preguiça. 
Turnovers são esses pasteizinhos de massa folhada, muito fáceis de preparar quando você usa um pacote de massa folhada pronta, e que impressionam pelo sabor e aparência. Não tem massa folhada pronta em casa? Pode preparar com massa básica de torta, como esses daqui que fiz com morangos, que fica perfeito, também! O recheio pode ser de frutas frescas adoçadas [pêssegos, morangos, pêras, bananas, ameixas e afins], ou de chocolate, ou frutas frescas com chocolate, ou creme de avelãs, cream cheese e geléia [fica perfeito!], pasta de amendoim e afins [além dos recheios salgados, claro]. Eu optei por maçã verde porque era o que tinha na geladeira, e eles ficaram com sabor de Strudel morninho, ou Tortinha do McDonald's [aham, eu gosto].
Fica a dica! :)

Turnovers de Maçã Verde

Ingredientes: 
1 pacote [300g] de massa folhada comprada pronta [vende no supermercado];
3 maçãs tipo Golden, ou umas 4 daquelas vermelhas azedinhas, também serve;
1 colher de sopa de suco de limão [para as maçãs não escurecerem];
1/4 de xícara de açúcar [acho suficiente, mas se você prefere mais doce, pode por 1/2 xícara];
1 boa pitada de canela em pó;
1 colher de sopa de amido de milho;
1/4 de xícara de avelãs ou nozes picados, ou passas [opcional, é pra dar um "tchan"].

1 gema, para pincelar.
Açúcar para polvilhar [esqueci esse detalhe].

Preparo:
Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque as fatias em uma tigela, misture o suco de limão e em seguida o açúcar, amido e a canela. Reserve.
Na caixinha da massa folhada vem as instruções para descongelar. Eu costumo deixar a massa uma noite na geladeira [não no freezer] e na manhã seguinte já está boa. Enfim, divida a quantidade de massa ao meio, e abra uma metade, usando um rolo sobre uma superfície polvilhada de farinha, até ficar com cerca de 0.5cm de espessura. Divida a massa, com uma faca afiada, em quatro quadrados de mesmo tamanho [15cm x 15cm]. Coloque uma colherada de recheio no centro de cada quadrado, e feche-os pela metade, na diagonal, formando triângulos. Aperte as laterais para fechar, pressionando com um garfo. Disponha os Turnovers em uma assadeira forrada com papel manteiga, e faça o mesmo processo com a segunda metade da massa. Faça pequenos cortes na superficie de cada um deles, pincele com a gema, polvilhe com açúcar e leve-os ao forno preaquecido a 200 graus por cerca de 20 minutos, até ficarem dourados.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

My Boston Cream Pie


Bom dia!
Terça foi meu aniversário [êeee!] e o plano era fazer uma festa no sábado passado. O plano acabou não dando certo [aniversário em fim de mês fica difícil, né?], mas alguns amigos mais chegados vieram mesmo assim, então eu fiz um bolo. O bolo foi devorado em dois palitos, então terça fiz outro, que só confirmou o sucesso do primeiro!
A receita que usei é de um bolo clássico americano. Criado em Boston, por volta de 1850 pelo chef do restaurante do Parker House Hotel, o Boston Cream Pie  nada mais é que um pão-de-ló básico recheado de creme de confeiteiro e coberto com ganache. Apesar dessa simplicidade toda, é um dos bolos mais deliciosos que já provei, e um dos mais bonitos que preparei, também. Por isso, se você procura uma receita saborosa e sem complicações, para uma festinha, recomendo essa aqui, que virou minha preferida! 
Ah, lembrando de "quanto menos ingredientes, melhor deve ser a qualidade deles", aproveitei para usar uma fava de baunilha que estava dando bobeira por aqui, e chocolate 55% cacau, mas não é regra. 

Aproveito para agradecer a todos os recados carinhosos, no twitter e no facebook :D

Boston Cream Pie
[receita da Martha Stewart]

Ingredientes do creme de confeiteiro:
2/3 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 xícaras e meia de leite integral;
4 gemas;
2 colheres de manteiga sem sal;
Sementes raspadas de 1/2 fava de baunilha, ou 1 colher de chá de extrato.

Ingredientes para o pão-de-ló:
6 colheres de manteiga sem sal;
1/2 xícara de leite integral;
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
3 ovos;
1 xícara de açúcar.

Ingredientes para a ganache:
180g de chocolate meio amargo [usei 55% cacau] picado;
1/4 de xícara de creme de leite.

Prepare o creme com antecedência:
Em uma panela média misture o açúcar, o sal e o amido. Adicione o leite aos poucos, batendo com um fouet para não empelotar. Adicione as raspas da fava de baunilha [se usar extrato deixe para adicionar só no final] e as gemas e misture bem.
Leve a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que comece a ferver. Continue por mais 1 minuto, e apague o fogo. 
Passe a mistura por uma peneira [a idéia é retirar grumos de gema ou de amido, mas aqui não precisei fazer isso]. Adicione a manteiga [e o extrato de baunilha, se estiver usando] e misture até incorporar. 
Cubra o creme com filme plástico e leve à geladeira por umas 2 horas, para firmar [eu levei ao freezer, por uns 20 minutos, e foi suficiente].

Prepare o pão-de-ló:
Unte e enfarinhe o fundo e laterais de uma fôrma redonda de 22cm de diâmetro. Reserve. Preaqneça o forno a 160 graus.
Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma panelinha leve o leite e a manteiga ao fogo bem baixinho, para esquentar lentamente.
Na batedeira bata o açúcar com os ovos até formar um creme claro e fofo [uns 8 minutos].
Adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula, com cuidado para não perder a textura fofa. 
Assim que a mistura de leite e manteiga começar a ferver, adicione à massa, e incorpore com delicadeza.
Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos.
Retire, deixe esfriar por 10 minutos dentro da fôrma e desenforme. Deixe esfriar por completo.

Para a ganache:
Aqueça o creme de leite [se for creme de leite fresco pode deixar ferver]. Derrame sobre o chocolate picado, deixe descansar por 2 minutinhos e misture bem, até homogeneizar. Deixe esfriar até ganhar uma consistência mais grossa.

Montagem:
Corte o pão-de-ló ao meio, com uma faca serrilhada. Coloque uma das partes no prato de servir [com o lado do corte virado para cima] e cubra com o creme de confeiteiro. Coloque a outra metade do bolo [com o lado do corte virado para baixo] e distribua a ganache, com as costas de uma colher ou espátula, por cima, fazendo desenhos.