quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pudim de Croissants e Caramelo


Olás!
"Fico em São Carlos? Volto para a casa dos meus pais? Vou pra casa do meu irmão? Renovo contrato de aluguel? Entrego a casa? Continuo no mesmo trabalho? Arranjo outro? Saio mesmo que não tenha arranjado outro? Aguento mais um pouco?..." 
Pois é, 2012 promete ser uma ano de novidades, mas por enquanto tudo está tão enrolado que não consigo decidir nada, e pior, não consigo me imaginar daqui 6 meses porque não tenho a menor idéia de onde estarei e o que estarei fazendo em 6 meses! E isso realmente me tira do sério. 
Nesses momentos onde a vontade é de ligar pro meu pai e perguntar "e agora, José?", uma receita bem fácil, doce e morninha é super bem vinda [e necessária] para trazer energia, conforto e a sensação, mesmo que momentânea, de que tudo vai entrar nos eixos. 
E pensar em uma receita assim é pensar na Nigella, né? Caramelo, creme de leite, ovos e croissants amanhecidos [que trouxe prontos de Bauru, mas que você pode fazer usando essa receita] viram um pudim cremoso por baixo e com uma leve casquinha crocante por cima, simples de fazer e tão confortante quando cama e sessão da tarde em um dia chuvoso!



Pudim de Croissants e Caramelo
[receita retirada daqui, adaptada para 4 porções]

Ingredientes:
5 croissants amanhecidos;
200g de açúcar;
60ml de água;
250ml de creme de leite fresco;
250ml de leite integral;
4 colheres de sopa de uísque Bourbon [ pode ser trocado por rum ou extrato de baunilha, se preferir sem álcool];
4 ovos, batidos.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Rasgue os croissants em 3 ou 4 pedaços cada e arrume-os em um refratário [usei uma fôrma de 22cm de diâmetro]. Reserve.
Coloque o açúcar a a água em uma panela e misture para dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio-alto, sem mexer, até que a mistura caramelize e ganhe um tom dourado [cuidado para não passar do ponto]. Abaixe o fogo, adicione o creme de leite, o leite e o bourbon e vá mexendo até que todo o caramelo se dissolva.
Retire do fogo e, mexendo sem parar, vá adicionando os ovos batidos.
Despeje o creme sobre os croissants, deixe descansar por uns 5 minutinhos [ou mais, se os croissants já estiverem secos] e leve ao forno por 20 minutos, até dourar. Sriva morno.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Strudel de Maçã


Olás!
Janeiro anda tão chuvoso e frio que os dias pedem uma sobremesa quente e reconfortante, por isso resolvi preparar Strudel de Maçã pra comer quentinho, enquanto vejo filme [férias, sabe como é, né?].
Eu tenho duas receitas de massa de Strudel: uma delas tirada de uma revista e a outra, tradicional, me foi dada por uma alemã e leva basicamente água morna e farinha. Acontece que a receita da revista fica bem mais crocante que a massa tradicional, por isso costumo sempre usá-la. O resultado é tão delicioso que é quase uma licença poética deixar a tradição de lado, nesse caso.



Strudel de Maçã
[retirada da revista Cláudia Cozinha Especial Doces, Março de 96. Rende um Strudel grande, mas dessa vez fiz dois menores]

Para a massa:
150g de farinha de trigo;
1 ovo;
50g de manteiga derretida;
3 colheres de sopa de água;
1 pitada de sal.

Para o recheio:
4 maçãs ácidas, descascadas e picada em pedaços pequenos, ou fatias finas;
1/3 de xícara de passas;
1/2 xícara de nozes picadas;
4 fatias de pão de fôrma sem casca, esmigalhadas;
1/2de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de mel;
1/2 colher de chá de canela em pó.

Para pincelar:
3 colheres de sopa de manteiga derretida.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Coloque a farinha em uma tigela. Faça uma depressão no centro e acrescente o ovo, a manteiga, a água e o sal. Misture com um garfo fazendo movimentos circulares.
Passe para uma superfície lisa e amasse bem até obter uma massa elástica. Forme uma bola com ela, cubra e deixe descansar por 15 minutos.
Prepare o recheio, misturando, em um tigela, todos os ingredientes. Reserve.
Coloque a bola de massa no centro de um tecido limpo e seco, polvilhado com um pouco de farinha e aperte com as pontas dos dedos para começar a abrir. Usando um rolo abra o mais fino possível, dando o formato de um retângulo.
Coloque as mãos quase fechadas por baixo da massa e vá esticando, puxando as mãos em direções opostas, até formar um retângulo de mais ou menos 50x55cm. Pincele o retângulo de massa ligeiramente com manteiga. 
Espalhe o recheio em uma das laterais, no sentido do comprimento, deixando uma borda de 5cm das beiradas. Dobre esses 5cm de bordas sobre o recheio, e com a ajuda do pano vá enrolando, como rocambole - com delicadeza e sem apertar. Ainda com a ajuda do pano transfira o strudel para uma assadeira untada com manteiga. Pincele o strudel com manteiga derretida e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 40 minutos ou até dourar - lembre-se de pincelar o strudel com manteiga mais 4 vezes, enquanto estiver assando.
Retire do forno, deixe amornar, polvilhe o açúcar e confeiteiro e sirva morno ou em temperatura ambiente [morninho é muito mais gostoso!rs].

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Relembrar é viver



Nos fins da década de 90 a revista Cláudia costumava lançar edições especiais chamadas Cláudia Cozinha [hoje em dia, pelo que vi, isso passou a ser um "encarte" da revista, chamado Cláudia Comida & Bebida] e meu pai, que era dono de padaria e adorava comer, sempre comprava dessas. A revista ficava no caixa e eu vivia folheando. Tinha uma que era toda sobre tortas, e eu ficava boquiaberto, paquerando a foto da torta de limão da capa. Pelo que me lembro eu já tinha comido torta de limão  - daquelas de leite condensado e massa de bolacha - mas a da revista era diferente: por baixo do merengue dourado vinha um creme amarelo, denso e brilhante, e eu tentava imaginar a textura que aquela maravilha de se olhar teria! 
Torta de limão com merengue é uma pequena obra de arte, o resultado exato do equilíbrio dos  sabores e da surpresa das texturas. Super clássica, super fácil e super requisitada aqui em casa, nada melhor do que começar um novo ano com uma bela fatia dessas. E se 2012 for tão equilibrado quanto uma torta de limão, não preciso desejar mais nada! :)

A receita você confere clicando aqui.