segunda-feira, 26 de março de 2012

O melhor Bolo de Chocolate

Olás,
dia desses recebi um mail de uma leitora pedindo uma boa receita de bolo de chocolate para festas. Já me perguntaram antes sobre massas de chocolate para rechear, pão-de-ló de chocolate e até adaptações do pão-de-ló comum com algumas colheradas de cacau. Foi quando caiu a ficha de que eu precisava compartilhar uma boa, realmente boa, receita de bolo de chocolate, e é isso que estou fazendo agora.
Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: não é uma receita comum, esse é O bolo de chocolate: escuro [odeio aqueles bolos de chocolate pálidos de padaria ruim], macio [o óleo ao invés de manteiga e a mistura de buttermilk, cacau [ácidos] e bicarbonato fazem mágica nessa massa!] e úmido, muito úmido. Talvez não tão "padronizado" quanto um pão-de-ló, mas certamente muito mais saboroso!
O recheio, um buttercream com chocolate amargo e café, é leve e não esconde o sabor da massa [os recheios de bolo de chocolate geralmente são mais fortes, e acabam dominando o sabor da massa]. 
Então, para todo mundo que me escreveu sobre bolo de chocolate, essa é A receita!


"O" Bolo de Chocolate
[rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. Receita ligeiramente adaptada daqui]

Para a massa:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar;
3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk*;
1/2 xícara de óleo vegetal;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
160ml de café expresso quente [ou um café forte, feito com café solúvel].

Para o recheio e cobertura:
240g de chocolate meio amargo picado [usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita];
300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente; 
1 gema de ovo grande [como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco];
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado;
1 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel;
3 colheres de sopa de água quente.

Preparando a massa:
Corte 2 círculos em papel manteiga, de 20cm de diâmetro cada. Unte as fôrmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as fôrmas, tirando bem o excesso. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o óleo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Adicione o café quente e mexa até incorporar.
Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos, até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. 
Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, então vire-os  e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga.

Prepare o recheio:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto.
Em uma tigelinha, dissolva o café solúvel na água quente.
Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga.

Montando o bolo:
Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima. Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme.
Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se você fizer na véspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Strawberry Lover's Pie



Olás, tudo bem?
Quando vi, nesse video, uma senhora loira, vestida como uma típica dona de casa americana, preparando uma torta exatamente igual àquelas que aparecem na TV [não é igualzinha às tortas da série Pushing Daisies e do filme Garçonete?!], tive que fazer. Minha mãe e meu irmão passaram por aqui, provaram e gostaram tanto que tive que fazer novamente, dessa vez aproveitando para rechear com um creme delicioso de chocolate branco e cream cheese. Ficou melhor ainda! Super idéia para sobremesa de páscoa, que já está chegando, não é?
Ah, tenho que agradecer à Bless Importados [www.blessimportados.com.br, passa lá que está cheio de delicias e produtos difíceis de encontrar!] pelo chocolate branco Godiva com sementes de baunilha, que eu uso nessa receita. 
Espero que vocês gostem!



Torta de Chocolate e Morangos
[ou Strawberry Lover's Pie, receita do The Blue Owl Restaurant & Bakery de Kimmswick, Missouri, levemente adaptada - usei o creme de chocolate branco daqui para o recheio]

Para a massa: usei uma como essa que você vê clicando aqui.
80g de chocolate meio amargo [usei 70%cacau que dá um contraste de sabor bem legal!];

Para o creme:
1 xícara de creme de leite fresco gelado;
100g de chocolate branco derretido em banho-maria com 3 colheres de sopa de leite [usei o Godiva com baunilha, que ganhei da Bless Importados]; 
150g de cream cheese em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de sopa de suco de limão.


Para a cobertura:
Cerca de 25 morangos maduros e graúdos [grandes, mas não disformes];
3 colheres de sopa de cobertura de morango [usei uma comprada, própria para confeitaria, mas pode ser aquelas coberturas de sorvete, ou uma geléia lisa de boa qualidade].
Creme chantilly para decorar [totalmente dispensável].


Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar completamente.


Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e cubra o fundo da massa de torta, já assada e fria, com ele - a idéia é uma camada fininha de chocolate, que protege a massa da umidade do creme, para mantê-la crocante. É tentador colocar bastante chocolate, mas se a camada ficar muito grossa, fica díficil cortar a torta depois, por isso guarde o que sobrar para a decoração.
Leve à geladeira enquanto prepara o creme, para o chocolate endurecer.

Para o creme:
Bata o creme de leite gelado [na batedeira ou com o fouet] até formar picos firmes. Reserve.
Derreta, em banho-maria, o chocolate branco com as 3 colheres de leite. Reserve até esfriar.
Em uma tigela pequena bata o cream cheese com o açúcar e o suco de limão, até ficar cremoso. Adicione o chocolate branco derretido e misture bem. Por fim, adicione o creme de leite batido e incorpore delicadamente.
Cubra a camada de chocolate meio-amargo com o creme e reserve na geladeira por 2 horas, para o creme firmar.

Para os morangos:
Em uma tigela grande misture os morangos e a cobertura de morango, mexendo delicadamente para envolvê-los.
Distribua os morangos sobre a torta gelada, com a ajuda de 2 garfos e começando do centro da torta para os lados.
Se quiser decore as beiradas com chantilly e com um garfo espalhe o resto do chocolate meio amargo por cima dos morangos, formando linhas.
Sirva e mantenha gelada.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Buttermilk Lemon Pie


Olás!
São simplesmente lindas essas tortas "destampadas", com recheio de creme dourado no forno. Os americanos fazem tortas assim com batata doce, abóbora, melado, pecan, e até feijão branco! Mas a que escolhi para hoje leva buttermilk [ou leitelho, em português], o soro que é liberado quando se faz manteiga [clique aqui para saber mais sobre isso]. As Buttermilk Pies são parte da tradição culinária do sul dos Estados Unidos, principalmente no estado do Texas, e têm sabor doce e levemente picante, graças ao leitelho [que tem sabor azedo], e uma textura macia que derrete na boca [lembra algo entre um pudim de leite e um cheesecake, na minha opinião].
A torta deve ser assada pacientemente por mais de uma hora, até que a casquinha dourada crocante se forme e o recheio fique firme. É nesse tempo que o aroma de creme com um toque de limão e outro de baunilha assando invade a cozinha, a casa e a vizinhança toda. Você pode servir, depois de fria, com frutas frescas, geléia ou algum xarope, mas eu prefiro pura mesmo, sem interferência de outros sabores - no máximo uma pitada de açúcar de confeiteiro por cima, para fazer uma graça no prato. A fim de tentar?



Buttermilk Lemon Pie
[rende uma torta grande, de 24cm de diâmetro]

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
180g de manteiga gelada, picada em cubos;
1 gema;
3 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:
2 xícaras de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk* em temperatura ambiente;
4 ovos em temperatura ambiente;
4 gemas em temperatura ambiente;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
8 colheres de sopa [100g] de manteiga, derretida e fria;
Suco de 1/2 limão siciliano;
Raspas de 1 limão siciliano.

Preparo da massa:

Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve ao freezer por 15 minutos. Abra a massa com um rolo, sobre superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24cm de diâmetro. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.


Preparo do recheio:
Preaqueça o forno em 170 graus.
Misture bem o açúcar, a farinha de trigo e o sal em uma tigela grande. Adicione o buttermilk, os ovos, as gemas e a baunilha e bata com uma colher de pau ou fouet até ficar homogêneo. Adicione a manteiga derretida, o suco e as raspas de limão e misture novamente.
Recheie a massa já preparada na fôrma de torta e leve ao forno por 1 hora, até o creme dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Conserve na geladeira, mas deixe 30 minutos em temperatura ambiente, antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.
Vale alertar que nunca testei a receita da torta com essas versões caseiras. Se tentar, me conte! :)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Potinhos de Peras e Amêndoas



Hey everybody!
Quando a preguiça é grande e o sujeito não consegue forças nem para fazer uma massa de tortas, a solução é caçar uma receita só com recheio. Foi com esse pensamento "macunaímico" que encontrei a receita de hoje, no lindo [e tradicional] Technicolor Kitchen
Se creme de amêndoas por si só já é bom, envolvendo peras cozidas no açúcar, douradinhas e úmidas, é melhor ainda! Combinação clássica, fica difícil conseguir esperar esfriar minimamente para não queimar a boca, viu?
Ah, antes da receita tenho agradecimentos especiais à querida Fábs, do blog Figos & Funghis, que me mandou um pote de farinha de amêndoas [e mais um monte de coisa gostosa!], e a Canele Store, que tem toda uma linha de utensílios refratários para porções individuais e fingerfoods e me mandou esses ramequins coloridos lindos!



Potinhos de Peras e Amêndoas
[adaptado daqui, rende 8 porções em refratários de 150ml ou 4 em refratários de 360ml]

Ingredientes para as peras:
4 peras firmes, descascadas, cortadas ao meio e sem sementes;
1/4 de xícara de açúcar mascavo claro;
1/2 xícara de açúcar refinado;
2 colheres de manteiga;
1/2 xícara de água;
1/4 da colher de chá de gengibre ralado.


Para o creme de amêndoas:
¾ xícara mais 1 colher de sopa de açúcar refinado [160g];
40g de manteiga sem sal, amolecida;
½ colher (chá) de extrato de baunilha;
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco;
2 ovos, claras e gemas separadas;
1 xícara (100g) de farinha de amêndoas;
¼ xícara + ½ colher (sopa) de farinha de trigo com fermento, peneirada [40g].

Preparo:
Em uma frigideira em fogo baixo, derreta os açúcares com a manteiga, até formar um caramelo [cuidado para não queimar, senão o caramelo amarga]. Adicione a água [com cuidado] e deixe ferver, até que o caramelo se dissolva. Junte as peras, o gengibre e cozinhe por uns 20 minutos, em fogo baixo e virando as peras, de vez em quando. Reserve.
Coloque o açúcar, a manteiga, a baunilha, o creme de leite, as gemas, a farinha de amêndoas e a de trigo na tigela da batedeira e bata até obter um massa espessa. Em outra tigela, bata as claras até obter picos suaves. Junte as claras à massa delicadamente, com o auxílio de uma espátula, misturando de baixo para cima. Divida a massa entre oito ramequins com capacidade para 150ml . Arrume uma metade de pera no meio de cada potinho e leve ao forno por 30 minutos ou até que o recheio doure e firme.