quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Potinhos Mornos de Chocolate da Martha



Olás, tudo bem com vocês?
Depois de um tempo longe da cozinha, cá estou eu de volta para a beira do fogão e para trás da câmera fotográfica! Muda a cozinha, muda a casa, muda a cidade, mas A Cozinha Coletiva e minha vontade de cozinhar [e de fotografar, e de comer, claro] permanecem!
Ultimamente tenho me concentrado na busca de sobremesas práticas no preparo, que fiquem prontas rapidamente e que, de preferência, rendam até quatro porções - senão já viu, né? Pouca boca pra muito doce dá em muita gulodice!
Essa receita da Martha Stewart, por exemplo, era bem o que eu queria! Facinha de fazer, rende quatro potinhos apenas [a gente é obrigado a maneirar] e de brinde ainda tem uma apresentação lindíssima: toda craquelada por cima e surpreendentemente cremosa por dentro! Pra melhorar ainda mais, ela é servida na hora, morna mesmo, e se for acompanhada de uma bela bola de sorvete de baunilha ou chocolate fica mais que perfeita!
Depois dessa, Petit Gateau de rede de Fast Food nunca mais, né? Pelamor!
Espero que gostem!


Potinhos Mornos de Chocolate da Martha Stewart
[receita retirada daqui, rende 4 ramequins]

Ingredientes:
120g de chocolate meio-amargo [usei 55% cacau] picado;
4 colheres de sopa [60g] de manteiga sem sal;
4 colheres de sopa de açúcar refinado;
2 gemas;
2 claras;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
1/4 da colher de chá de sal;

4 bolas de sorvete de chocolate ou baunilha, para servir [opcional].

Preparo:
Preaqueça o forno a 190 graus. Coloque quatro ramequins sobre uma assadeira baixa e reserve.
Coloque o chocolate picado e a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo, em banho-maria [eu levei direto no fogo baixinho mesmo, mexendo sem parar para não queimar], até tudo derreter. Retire do fogo.
Passe a mistura de chocolate e manteiga derretidos para uma tigela, adicione 2 colheres de sopa de açúcar, a baunilha e as gemas e misture para incorporar. Reserve.
Em outra tigela bata as claras e o sal [com um fouet ou com a batedeira] até conseguir picos moles. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar, uma por vez, batendo bem até a mistura ficar com picos firmes e brilhante.
Com uma espátula, misture bem 1/3 da mistura de claras na mistura de chocolate. Adicione o restante das claras e mexa delicadamente, de baixo para cima, incorporando as claras em neve, sem bater.
Divida a mistura nos quatro ramequins e leve-os ao forno, por 20 ou 25 minutos, até que eles cresçam e rachem na superfície, mas continuem com o interior molinho [teste o ponto enfiando um palito, que deverá sair melado de massa]. 
Sirva morno ou em temperatura ambiente [acredite, morno é o mais indicado!] acompanhado de sorvete  de creme ou baunilha [depois de retirado do forno, o pudinzinho abaixa, formando uma cavidade perfeita para abrigar a bola de sorvete!].