quarta-feira, 30 de abril de 2014

Torta de Maçã, Bourbon e cobertura Streusel


Olás, tudo bom?
É quase Maio, as manhãs demoram para esquentar e as tardes terminam geladas num céu cor de rosa. Já notou como os pores do sol de inverno são espetaculares? Parecem saídos do filme "...E o vento levou", não parecem?! Minha época preferida do ano se aproxima e com ela as comidas apimentadas, as especiarias, a quentura da canela, da noz moscada, do anis e do cravinho. O quentão das festas juninas, as sopas de fubá com linguiça! Ahh, e as tortas de maçã quentes.
Esse ano nem bem a primeira brisa fria soprou e eu já estava procurando uma nova e boa receita de torta de maçãs. Encontrei essa no site da Willians-Sonoma e logo me encantei pelo jeitão rústico dela e pelos ingredientes: um monte de especiarias para me aquecer nesse inverno e ainda umas boas colheradas de Bourbon para garantir! E como eu tinha comprado uma fôrma de tortas recentemente pela internet, bem mais funda do que eu imaginava [é a chamada 'deep-dish', uma fôrma especial para tortas mais altas - as normais tem uns 4,5cm de altura, essa tem 6,5cm] deu certinho, já que a receita rende uma baita torta!
Se o aroma da torta assando já deixou a casa mais aconchegante, imagina comer a primeira fatia ainda quente, saída do forno?! Foi o que fizemos minha mãe e eu - e oh, nem deu dor de barriga! Certamente não é a torta de maçã mais linda que já fiz [pelo açúcar mascavo e longo tempo de forno ela fica num tom dourado escuro] mas juro, é a mais saborosa! Aqueceu estômagos e corações, e acabou rapidinho!
Espero que gostem.

Ah, um aparte: finalmente gostei das fotos que fiz [fazia tempo que eu não ficava satisfeito com minhas fotos], dessa vez em um local com boa iluminação. Faz toda a diferença: menos fotos tiradas e mais fotos aproveitadas.



Torta de Maçã, Bourbon e cobertura Streusel
[adaptada daqui para uma fôrma redonda de 23cm de diametro e 6,5cm de altura]

Ingredientes para a massa:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
3/4 de xícara [150g] de manteiga gelada sem sal, picada em cubinhos;
6 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes para o recheio de maçãs:
3 maçãs verdes tipo Granny Smith [480g], sem pele e sementes e cortadas em fatias de 1cm;
3 maçãs vermelhas tipo Fuji [as grandes, 480g], sem pele e sementes e cortadas em fatias de 1cm;
1/2 xícara de açúcar mascavo escuro [aperte na xícara para medir];
1/4 de xícara de açúcar refinado;
1/2 colher de sopa de canela em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada ralada na hora;
1 colher de sopa de amido de milho;
1 colher de sopa de bourbon [uisque de milho americano, coloquei 2 colheres];
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a cobertura streusel:
1/2 xícara de farinha de trigo;
1/4 da xícara de açúcar mascavo escuro [aperte na xícara para medir];
1/4 da xícara de açúcar refinado;
1/2 colher de sopa de canela em pó;
1 pitada de sal;
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente;
5 colheres de sopa [75g] de manteiga sem sal gelada, em cubos.

Prepare a massa:
Em uma tigela misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofinha úmida. Adicione a água, uma colherada por vez, amassando apenas até conseguir formar uma bola de massa. Achate a massa para formar um disco, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora [pode ser preparada na véspera].
Sobre uma superfície limpa e levemente enfarinhada, abra a massa gelada usando um rolo até conseguir um disco de mais ou menos 29cm de diâmetro. Cuidadosamente enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, cobrindo fundo e laterais. Decore a borda como preferir e leve para a geladeira.

Enquanto isso o recheio:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela grande coloque as fatias de maçã. Adicione os açúcares, a canela, o sal, a noz moscada, o amido, o bourbon e a baunilha. Misture bem. Reserve.

Para a cobertura streusel:
Em uma tigela junte todos os ingredientes secos e misture. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Reserve.

Montando a torta:
Recheie a massa gelada com a mistura de maçãs. Por cima, espalhe a farofinha streusel.
Leve ao forno até que a superfície dourar bastante, e as maçãs ficarem macias e borbulhando [aproximadamente 1 hora e 20 minutos]. Se durante o cozimento você perceber que a superfície está dourando demais, cubra com uma folha de papel alumínio sem apertar.
Retire a torta do forno, e espere esfriar para servir - as fatias ficam mais bonitas cortadas com a torta fria. Mas agora se você não conseguir esperar muito, tudo bem - fica deliciosa quente! 


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Torta de Cheesecake de Maracujá




Olás, tudo bem?
Desde que provei as groselhas pela primeira vez tenho andado com uma vontade tremenda de maracujá! Ok, eu sei que soou bem non-sense essa frase, mas explico: é que as groselhas me fizeram pensar em uma cena do programa Diário do Olivier, quando o chef francês, ao preparar calda de maracujá para um cheesecake, comenta que a cobertura clássica seria de frutas vermelhas, mas que o nosso azedinho é muito mais gostoso. 
Inspirado pelo cheesecake de maracujá do Olivier, saí à procura de receitas e me rendi a essa torta elegante e dourada da Martha Stewart: base de biscoito triturado [ótimo, porque ando com preguiça danada de fazer massa de torta] + camada fofinha de cheesecake [cheesecake assado, nada de gelatina] + camada de creme de maracujá com leite condensado [engrossado com gemas e assado até o ponto de firmar] + creme de leite batido para servir [a Martha serviu com colheradas.. eu preferi decorar as bordas da torta com estrelinhas brancas]. E como sobraram dois maracujás da receita, aproveitei para exagerar e fazer uma caldinha para decorar. Não ficou linda?!
Só nao sei se fica mais bonita com ou sem a geléia, o que vocês acham?
Tudo bem que não leva chocolate, mas rende uma bela de uma sobremesa de páscoa, não rende? O chocolate a gente deixa pras receitas de depois da páscoa ;)
Aliás, feliz páscoa! 

Em tempo: ao escrever esse post, me lembrei de outra cena engraçada. No Mercadão, quando comprei as groselhas, enquanto os brasileiros todos fotografavam as berries, dispostas com destaque nas bancas de frutas, um feirante explicava a uma senhora estrangeira encantada com um fruto exótico: 'this is caju nut, do you know? So this is caju fruit'.



Torta de Cheesecake de Maracujá
[receita retirada e levemente adaptada daqui, melhor fazer com um dia de antecedência]

Ingredientes para a base:
200g de biscoito tipo 'Maria';
5 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida.

Ingredientes para a camada de cheesecake:
120g de cream cheese, em temperatura ambiente;
1/2 de xícara de açúcar refinado;
1 pitada de sal;
1 ovo.

Ingredientes para a camada de maracujá:
1 lata [395g] de leite condensado;
4 gemas [usei de ovo caipira];
1/2 xícara de polpa de maracujá peneirada [deixei algumas sementinhas porque gosto do crocante];
1 pitada de sal;

Ingredientes da calda de maracujá: [opcional]
1/2 xícara de polpa de maracujá com as sementes;
1/2 xícara de água;
1/2 xícara de açúcar.

Creme de leite fresco gelado batido em picos macios, para servir.

Prepare a base:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No processador ou liquidificador, triture os biscoitos até conseguir uma farinha grossa.Passe para uma tigela, adicione a manteiga derretida e misture bem, até formar uma massa com textura de areia molhada.
Espalhe essa massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro, pressionando cuidadosamente com as costas da colher.
Leve ao forno, por uns 10 ou 12 minutos, até a superfície dourar levemente.
Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o recheio de cream cheese:
Na batedeira, com o garfo tipo 'raquete', bata o cream cheese, açúcar e sal em velocidade média até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo e bata para incorporar.
Espalhe o creme sobre a base já fria da torta e volte ao forno por mais 15 minutos, apenas para o recheio firmar.
Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare a camada de maracujá:
Abaixe o forno para 160 graus.
Em uma tigela média misture leite condensado, gemas polpa de maracujá e sal. Espalhe sobre a camada de cheesecake já fria e volte ao forno por mais 18 a 20 minutos, até a camada de maracujá firmar nas laterais.
Apague o forno, retire a torta e deixe esfriar.
Leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Prepare a calda de maracujás:
Em uma panela pequena junte a polpa de maracujá, a água e o açúcar. Leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, para a calda reduzir e engrossar.
Deixe esfriar completamente.

Na hora de servir: Coloque o creme de leite batido em um saco de confeitar e espalhei algumas estrelas pelas laterais da torta. Cubra o meio com a calda de maracujá fria. Mas você pode servir as fatias com colheradas do creme de leite batido e um pouquinho de calda por cima, se preferir.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Torta de amêndoas italiana com geléia de groselhas


Olás, tudo bem?
Eu estava em São Paulo a trabalho e como o expediente acabou cedo, aproveitei para dar uma passada na Rua Paula Souza [aquela cheia de lojas de panelas e equipamentos para cozinha - sempre passo por lá, geralmente nunca compro nada..rs] e almoçar no Mercadão, ali pertinho. A idéia era aproveitar o Mercadão para comprar cream cheese em embalagem de 1,5kg [sou daqueles que levam até uma bolsa térmica junto] e um quilo de noz pecã [coisas que por aqui não existem], mas quando bati os olhos naqueles pequenos rubis brilhantes piscando pra mim do alto das bancas de frutas, nada mais importava. Groselhas! Comprei, claro. Quatrocentos gramas. Quase cinquenta reais. Susto e encantamento, estava hipnotizado pela beleza daquelas pérolas vermelhas.
No dia seguinte o desencanto: as groselhas são muito azedas! Azedas e picantes. Não é a toa que são muito mais usadas como decoração do que como ingrediente. Bom, engoli minha decepção e resolvi remediar com açúcar: fiz um vidro pequeno da geléia de groselhas do David Lebovitz, facílima, que combinada com a maciez e o leve aroma de laranja do marzipan caseiro da Pat, do Technicolor Kitchen [ótima dica, vou ter que fazer sempre!] rendeu uma bela torta para a hora do café!
Óbvio que pode ser feita com geléia de outras frutas, né? Espero que gostem! :)


Torta de Amêndoas Italiana com geléia de groselha
[receita levemente adaptada daqui]

Ingredientes para a massa:
1 xícara de farinha de trigo;
1/3 de xícara [65g] de manteiga amolecida, sem sal;
1/4 de xícara [50g] de açúcar;
1 gema;
1 pitada de sal.

Ingredientes para o recheio de marzipan:
1/2 xícara mais 1 colher de sopa [115g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
225g [1/2 receita] de marzipan* picado em cubinhos;
1/4 de xícara [55g] de açúcar cristal;
2 ovos;
1/3 de xícara [50g] de farinha de trigo;

300g de geléia de groselha**:
1/3 de xícara [50g] de amêndoas fatiadas;
Açúcar para polvilhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela coloque a manteiga amolecida, o açúcar e o sal, e trabalhe amassando com a palma das mãos por alguns instantes. Acrescente a gema e misture. Junte a farinha peneirada, misturando até conseguir uma massa homogênea. Enrole em filme plástico e leve a geladeira por meia hora.
Abra a massa, com um rolo ou apertando com as pontas dos dedos, sobre o fundo e laterais de uma fôrma  canelada de 22cm de diâmetro, de fundo removível. Fure a massa com um garfo. Reserve no freezer por 10 minutos.
Preaqueça o forno por 10 minutos em 180 graus.
Cubra a massa gelada com uma folha e papel alumínio e por cima coloque algum peso [feijões, por exemplo]. Leve para assar por 15 minutos.
Retire do forno.

Prepare o recheio de marzipan:
Na batedeira ou usando um bom fouet, bata a manteiga em uma tigela até ficar pastosa. Adicione os cubinhos de marzipan e bata bem, até ficar um creme homogêneo. Continue batendo e adicione o açúcar.
Junte um ovo de cada vez, batendo após cada adição. Por fim, incorpore a farinha de trigo.

Montando a torta:
Sobre a massa pré-assada, espalhe a geléia de groselhas. Por cima, distribua colheradas do creme de marzipan e alise com uma espátula. Espalhe as amêndoas fatiadas e polvilhe açúcar.
Volte a torta para o forno por 35 minutos, até o recheio firmar e dourar.
Sirva em temperatura ambiente.

*Marzipan caseiro
[rende aproximadamente 500g de marzipan, receita adaptada daqui]

Ingredientes:
1 ovo grande;
1/4 da colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara [90g] de açúcar refinado;
1 xícara [140g] de açúcar de confeiteiro, peneirado;
2 e 1/4 xícaras [220g] de farinha de amêndoas;
Raspas da casca de laranja ou 2 colheres de sopa de Cointreau.

Preparo:
Bata ligeiramente o ovo com a baunilha. Reserve.
Em uma tigela misture os açúcares, a farinha de amêndoas e as raspas de laranja ou o Conitreau. Junte a mistura de ovo, misturando com uma colher e depois amassando com as mãos, até conseguir uma textura homogênea. Faça uma bola com a massa, envolva em filme plástico e conserve na geladeira [deixe na geladeira pelo menos três horas antes de usar]. Dura até um mês!


**Geléia de groselha vermelha
{receita retirada daqui]

Ingredientes:
Groselhas e açúcar, a mesma medida.

Preparo:
Lave as groselhas e retire os cabinhos. Coloque em uma panela e adicione água o suficiente para apenas cobrir o fundo da panela. Leve ao fogo, mexendo constantemente, até as groselhas ficarem macias.
Passe por uma peneira, apertando bem para conseguir tirar todo o sumo das groselhas. Descarte cascas e sementes.
Meça a quantidade de suco obtida: vai ser a mesma de açúcar necessária.
Junte o suco com o açúcar, em uma panela, e leve ao fogo médio alto, mexendo até o açúcar se dissolver. Quando começar a ferver, deixe por 5 minutos.
Apague o fogo, retire qualquer espuma que tenha se formado, e passe a geléia quente para vidro esterilizados. Tampe-os, vire-so de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente.