quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bolo Tiramisù


Olás, tudo bem?
Teve uma vez em que uma amiga e eu marcamos de nos encontrar em uma cafeteria, para bater papo e decidirmos o filme que a gente ia ver mais tarde, no cinema que ficava ao lado. Estava um calor insuportável e a ideia de tomar espresso pegando fogo não parecia nada atrativa, por isso minha amiga, que já conhecia a casa, sugeriu o Afogatto. Na época eu não sabia o que era e fiquei bem feliz ao ver aqueles dois copos gigantes estilo milk-shake com direito a calda e chantilly chegando na nossa mesa! Suguei do canudinho e - eca! - era café. Café adoçado. Café adoçado gelado com sorvete de creme. E eu odeio café adoçado ou misturado com qualquer coisa doce. Odeio. Minha amiga teve que tomar o dela e o meu.
Desde pequeno nunca suportei nem café com leite, e olha que minha mãe tentou com afinco me fazer gostar! Sem contar que, quando eu era criança, parece que toda dona de casa tinha [e usava!] um daqueles livrinhos dalguma marca de café, cheio de receitas de batidas e sobremesas. Até com pudim de café eu já topei. Mas não encarei.
Tomo café todo dia, mas sempre puro e amargo. Os chocolates com café da minha viagem à Ilheus sobraram todos [foram os únicos que não foram rapidamente consumidos]. Aliás, durante a viagem, até comentei com a Simone, do blog Chocolatria, sobre essa minha aversão a café em doces. Ela me olhou com cara de choque e perguntou: "Mas nem Tiramisù?!". E eu tive que confessar, envergonhado, que já tinha feito Tiramisù algumas vezes, mas sempre omitindo o café.
Acho que foi a lembrança dessa conversa que me fez enfrentar esse meu último [será mesmo o último?] grande resquício de paladar infantil e preparar uma sobremesa com café, esse Bolo Tiramisú.
{Sobre esse nome, foi só agora, escrevendo o post, que percebi que chamado assim esse bolo parece saído da modinha de bolos churros, bem casado, sonho e afins. Mas não é. Não intencionalmente, ao menos. Na verdade é um Tiramiù, só que ao invés de biscoito Champagne, leva pão-de-ló}
E diferente da experiência com o Afogatto, esse bolo foi paixão à primeira garfada: o creme é delicioso, claro, e o café umedecendo o pão-de-ló, juntamente com o licor e o rum, quebra a doçura do bolo sem se mostrar totalmente. Me arrependi de ter excluído o café dos Tiramisús que já fiz na vida.
Ah, e preste atenção à dica do Queijo Mascarpone caseiro! O comprado pronto custa os olhos da cara!
Espero que gostem.

Queijo Mascarpone Caseiro
[receita daqui, rende aproximadamente 500g de Mascarpone]

Ingredientes:
1L de creme de leite fresco;
2 colheres de sopa de suco de limão.

Preparo:
Em uma panelinha de fundo grosso leve o creme de leite ao fogo baixo, até que medindo com um termômetro de calda, ele alcance 82 graus Celsius [é pouco antes de ferver, quando aparecem aquelas bolhinhas em volta da panela]. Mantenha o creme nessa temperatura por 3 minutos [você pode erguer a panela, aumentando a distância da chama, ou mesmo usar uma chapa [aquelas que simulam um banho-maria] sob a panela, para a temperatura não subir muito mais do que isso]. Adicione o suco de limão e mantenha no fogo na mesma temperatura, mexendo de vez em quando, por mais uns 5 minutos, até o creme engrossar um pouco e começar a cheirar como um molho branco que está no fogo. Retire a panela do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Para drenar o soro, cubra um escorredor ou uma peneira funda com duas camadas de um tecido de fralda limpo e nunca usado [ou você pode deixar escorrer até mesmo em um coador de papel tipo os de café] e despeje sobre ele o creme. Coloque uma tigela por baixo, para conter o soro, e leve à geladeira assim, durante 14 horas.
Descarte o soro que escorreu e retire o Mascarpone do tecido, passando para um recipiente limpo com tampa. Dura uns 4 dias na geladeira.


Bolo Tiramisù
[receita adaptada à partir do Tiramisú do Buddy Valastro, rende um bolo de 23cm de diâmetro]

Para o creme de Mascarpone:
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado;
1/2 xícara de açúcar;
4 gemas de ovos frescos;
450g de Queijo Mascarpone;
2 colheres de sopa de vinho Marsala [ou Porto ou Vin Santo ou outro bom vinho de sobremesa].

Para o pão-de-ló genovês:
6 ovos em temperatura ambiente;
1 xícara de açúcar refinado;
2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Para a calda:
1 xícara de café espresso ou café forte, sem açúcar;
1/4 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de rum ou licor de café [eu usei rum e licor de amêndoas misturados].

Cacau em pó [ou chocolate 70% cacau ralado] para polvilhar.

Prepare o creme de Mascarpone:
Bata o creme de leite bem gelado na batedeira, até conseguir picos firmes. Reserve.
Em outra tigela coloque o açúcar, as gemas, o Mascarpone e o vinho. Bata na batedeira por 7 minutos, até que o creme fique claro e fofo. 
Desligue a batedeira e, com uma colher grande ou espátula, incorpore o creme de leite batido delicadamente, fazendo movimentos do fundo para cima.
Cubra a tigela com filme plástico e reserve na geladeira enquanto prepara o bolo.

Prepare o pão-de-ló:
Unte com manteiga uma fôrma rendonda de 23cm de diâmetro. Cubra o fundo da fôrma com um disco de mesmo diâmetro de papel manteiga e unte o papel. Polvilhe farinha de trigo, espalhe bem e bata para retirar o excesso. Reserve.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Em uma tigelinha misture a farinha com o fermento em pó. Reserve.
Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta com o garfo tipo fouet por uns 4 minutos, até formar uma gemada espumosa e clara. Junte o açúcar e bata por mais 8 minutos, para conseguir um creme leve e super aerado, como uma espuma. Junte a baunilha e bata para incorporar. Peneire por cima a farinha e o fermento e misture delicadamente, com uma colher grande, fazendo movimentos do fundo da tigela para cima, sem bater, até que a farinha seja incorporada totalmente, mas sem a mistura perder a textura espumosa. 
Passe a massa para a forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. até que enfiando um palitinho de madeira no bolo, ele saia limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar dentro da fôrma por 10 minutos.
Desenforme o bolo sobre uma gradinha, descarte o papel manteiga e deixe esfriar completamente.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Leve o café e o açúcar ao fogo, mexendo até dissolver completamente. Apague o fogo, deixe esfriar e adicione a bebida alcoólica. Reserve.

Montagem:
Com o bolo completamente frio, use uma faca grande de serra para cortá-lo ao meio. 
Umedeça uma das metades do bolo com a calda. Espere uns minutinhos, vire-a e umedeça o outro lado. Então coloque-a no prato de servir. com o lado cortado para cima. 
Sobre ela, espalhe uma quantidade generosa do creme de Mascarpone [entre um terço e metade da quantidade total]. Polvilhe cacau em pó sobre o creme.
Umedeça da mesma forma a outra metade do bolo, de ambos os lados, e coloque-a sobre a camada de creme, com o lado cortado para baixo. Leve à geladeira por uns 15 minutos pelo menos, para ficar mais fácil de decorar.
Retire o bolo da geladeira e espalhe um pouco de creme sobre o topo e as laterais. Retire o excesso, alisando com uma espátula, para o bolo ficar com cara de 'mal decorado'. 
Passe o restante do creme para um saco de confeitar com bico liso e decore o topo do bolo, fazendo 'pitangas' sobre ele.
Polvilhe com cacau em pó e mantenha na geladeira por pelo menos umas 2 horas, antes de servir, para os sabores se misturarem bem.

24 comentários:

  1. Oh puxa!! Assim que eu voltar a poder ficar em pé por mais que 10 minutos, eu vou tentar fazer! Já entrou na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Gábs, logo logo vc já está saltitando [e cozinha] dnovo! Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  2. Maravilhoso como tudo o que sai deste blogue!
    Levo a receita, pois sei que será um sucesso cá em casa.
    Obrigada,
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, que bom que gostou, mto obrigado! Bjo!

      Excluir
  3. Ao contrário de vc, amo tudo que tem sabor de café, incluindo o próprio, quente ou gelado, sou fã!O bolo é uma ideia sensacional, ficou lindo como tudo que vc faz e claro tentarei fazer na minha cozinha!
    Ótimo feriado pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, depois de ter gostado do café no Tiramisù, acho que vou tentar, de vez em quando, provar de outras formas hehe. Bom feriado e muito obrigado! :)

      Excluir
  4. Mais uma tentação irresistível, Richie!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Como você é incrível e essa sua cozinha sempre tão sofisticada. Esse bolo só pode servir para um êxtase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha minha cosinha é mto simples, Josafá! rs Só parece complicada..rs. Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  6. Eu e minha familia adoramos café. Esse bolo irá surpreender.

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha familia adoramos café. Esse bolo irá surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, então é super recomendado pra vcs!rs Mto obrigado!

      Excluir
  8. Deslumbrante! Obrigada por tão doces e maravilhosas receitas!Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o carinho, Melissa! Abraço

      Excluir
  9. Uau... Que aspecto super delicioso.
    Tão bom!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Grata até a eternidade por essa receita de Mascarpone. Deixo de fazer receitas que levam esse ingrediente, pois o preço é exorbitante aqui em Brasília. Bolo lindo!!

    ResponderExcluir
  11. é a primeira visita que faço no seu blog e já estou apaixonada, já ta no favoritos :) visitei seu insta e Pinterest, vc posta fotos absurdamente lindas só tá faltando um canal no youtube... vc seria um sucesso lá tbm, pq não cria um?
    bj e mais sucesso

    ResponderExcluir
  12. Amo tiramissu, e suas variedades, essa idéia do bolo é otima, e o mascarpone caseiro amei, pq o original é é realmente caro, sempre que faço uso o cream chesse philadelfia pra substituir o mascarpone, agora aprendi mais uma... Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Amo tiramissu, e suas variedades, essa idéia do bolo é otima, e o mascarpone caseiro amei, pq o original é é realmente caro, sempre que faço uso o cream chesse philadelfia pra substituir o mascarpone, agora aprendi mais uma... Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Você usou o mascarpone verdadeiro?pergunto porque fiz o recheio e ficou cremoso e o seu me parece bem firme.o sabor ficou bom a aparência nem tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, usei o Mascarpone caseiro, da receita acima ;)

      Excluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P