Barrinhas de Maracujá


Ontem fui ao mercadinho aqui perto de casa louco por um limão! Sabe aquele desejo por algo azedinho? Então. Chegando lá descobri que limão deve estar em falta, porque estava por R$4,99 o quilo, e do verdinho!
Logo pensei - por esse preço compro uma fruta mais legal - e trouxe um saquinho de maracujás, que custaram ainda mais que os limões, mas tudo bem.
Eu lembrava de uma receita de barrinhas com maracujá vista no Technicolor Kitchen, mas quando fui procurar eram barrinhas de cheesecake de maracujá, e como fim de mês não é a época mais adequada pra comprar potes de cream cheese, caçei no google uma boa receita de barrinhas de maracujá, semelhantes àquelas famosas, de limão, e encontrei esse belo blog. A receita vem de lá!

Antes, a única ressalva: da próxima vez vou usar menos fermento em pó [uns 3/4 de colher de chá], para ficar um pouco mais cremoso e um pouco menos "boloso" [ ficou com textura de Toucinho do Céu]. Ah, e vou usar só a polpa mesmo, sem bater as sementes com a polpa no liquidificador [a paneira não era tão fina quanto eu esperava e as barrinhas ficaram cheias de pintinhas - dá pra enganar e dizer que é baunilha! hahaha
Ahh, lembrei: usei massa de bolacha [400g de bolacha maria triturada mais 200g de manteiga] mas por pura preguiça... com a massa indicada na receita fica muito melhor.

Barrinhas de Maracujá

Ingredientes da base:
2 xícaras de farinha de trigo;
2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro;
2/3 [150g] de xícara de manteiga gelada picada.

Ingredientes do creme de maracujá:
6 ovos grandes;
2 xícaras de açúcar;
1/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de chá de fermento em pó [a receita pede 1 colher e meia];
2/3 de xícara de polpa de maracujá, ou de suco concentrado.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da base:
Misture a farinha e o açúcar. Adicione a manteiga picada e misture com a ponta dos dedos, formando uma farofa. Aperte essa farofa [é legal usar as costas de uma colher para isso] sobre o fundo de uma assadeira de 22x33cm untada e revestida de papel manteiga untado [o papel deve sobrar nas bordas, para você puxar, depois de pronto o doce]. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos, retire e reserve.

Preparo do recheio:
Bata os ovos até começar a espumar [eu bati muito na batedeira, então pode ser por isso que ficou meio "boloso" - depois que vi que é só até formar uma espuminha]. Adicione o açúcar, 1 xícara por vez, e incorpore. Adicione a farinha e o fermento e bata um pouco, até ficar homogêneo. Por fim, junte a polpa de maracujá e misture bem.
Derrame esse creme sobre a base já assada, e leve novamente ao forno por 30 minutos, até dourar e o centro ficar firme. Deixe esfriar completamente, leve à geladeira por uma hora até firmar. Retire da geladeira, corte em quadrados [ ou retângulos, ou círculos - como eu fiz] e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Comentários

  1. hum que delicia amiga ..hoje mesmo ao inves de fazer cupcake de limão fiz de maracujá também ..ficaram divinos
    amigo venho te convidar para participar do concurso mococa nomeu bloguito ..passa lá amigo vai ser um prazer ter vc lá bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Fenomenal.. O nome barrinha não faz jus ao que eu acabei de ver.. Essa iguaria de maracujá é maravilhosa! Queria um pra mim!

    Bjs e bom final de semana
    Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Miam, miam, miam.... Adoro esses doces azedinhos! Fiz uma receita sua lá no Maria Pirão, se puder, dá uma olhadinha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Passei aqui (como se nunca passasse para ver suas receitas!!!) para lhe dizer que postei ontem uma torta que retirei a receita daqui(de limão siciliano). Ficou maravilhosa! Só faltam mais 18 para eu testar! hehe..
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Ainda estou maravilhada com a fAmaria oto do maracujá, linda cor..que linda fruta. sou apaixonada por maracujá. e amo o do Brasil, grande, amarelo. Lindo o teu 'filhote'.Comeria uns dois sem pestanejar. Estou passando um café entao seria perfeito.

    ResponderExcluir
  6. amei amei o seu blog
    vc estuda na usp ou na ufscar?
    beiijos

    ResponderExcluir
  7. Pratos deliciosos...mas perigosos para se conseguir manter a linha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P