Torta de Frutas & Creme


Olás, tudo bem?
Outro dia estava revendo um episódio de Desperate Housewives em que a Bree, a dona de casa ruiva, prendada, conservadora e alcoólatra - minha personagem favorita - aparecia em uma quermesse paroquial totalmente bêbada, mas com uma torta de creme de confeiteiro e morangos frescos simplesmente perfeita nas mãos. Foi o suficiente para que meu desejo de fazer uma torta de frutas perfeita e de comer uma torta de frutas perfeita fosse despertado.
Fui para o supermercado atrás dos morangos e achei que tinha morrido e ido para o céu quando ao lado deles encontrei lindas caixinhas de mirtilo e, mais incrível ainda, framboesas! Despenquei de volta para a terra ao ver o preço delas, né? Mas ok, comprei duas caixinhas porque não é todo dia em que framboesas frescas aparecem na minha vida.
Só que duas caixinhas de 80 gramas - sim, só 80 gramas de framboesas por caixinha - não são suficientes para cobrir uma torta de creme, óbvio. Então levei também os morangos da idéia original. E kiwis. E pêssegos. E manga. E banana. E pera.

Para essa receita, troquei a massa crocante e laminada das tortas americanas pela delicadeza da pâte sucrée, a massa de tortas francesa que tem textura de biscoito doce e amanteigado. Dobrei a quantidade de massa, por sinal, para conseguir uma torta grande, de 23cm de diâmetro, mais 10 tortinhas individuais, de 8cm cada. Afinal, se minha quantidade de framboesas não dava para cobrir uma torta grande, para uma ou duas tortinhas pequenas daria, né?
E na hora de montar as tortinhas percebi o quanto a Bree estava certa ao levar uma torta de frutas para a quermesse: independente da fruta utilizada, elas sempre chamam muita atenção! É o tipo de doce que enfeita a mesa e que é devorado com os olhos. Perfeito para impressionar convidados, ou para se levar de presente para os anfitriões. Ainda mais nessa época de festas! #ficadica
E claro que ninguém precisa saber que é fácil de fazer, né?
Empolgado, montei vários acabamentos para minhas tortas, que podem ser usados tanto em tortinhas individuais quanto em tortas grandes: cobertas com um único tipo de fruta - no meu caso as framboesas, mas fica lindo com qualquer uma; com várias frutas, dispostas em grupos de cores [morango+framboesa, pêssego+manga, kiwi+pera]; ou com várias frutas espalhadas em círculos concêntricos sobre a torta [o modo mais cássico de se fazer isso]. Vale qualquer tipo de fruta, lembrando que para maçãs, bananas e peras é sempre bom dar uma passadinha de suco de limão, para não escurecer.
Fiz até uma opção preguiçosa, e que também ficou deliciosa: se não tem fruta em casa, espalhe uma camada de açúcar por cima das tortinhas [nesse caso funciona melhor em tortinhas individuais do que em tortas grandes], queime com o maçarico e você terá lindas tortinhas de crème brulée!
Espero que gostem, e que sirva de inspiração para os dias de festa que se aproximam!


Torta de Frutas & Creme
[rende uma torta grande de 23cm de diâmetro ou 10 tortinhas individuais de 8cm de diâmetro]

Para a pâte sucrée:
1 e 1/2 xícaras [185g] de farinha de trigo;
1/8 da colher de chá de sal - uma pitadinha, mesmo;
1/4 de xícara [50g] de açúcar de confeiteiro;
1/2 xícara mais 1 colher de sopa [115g] de manteiga sem sal, em temperatura de pasta;
1 ovo, levemente batido;
1/4 da colher de chá de extrato de baunilha;
1/4 da colher de chá de licor de amêndoas [ou uma gotinha de extrato].

Para o creme de confeiteiro:
2/3 [135g] de xícara de açúcar;
1/4 da xícara [35g] de amido de milho;
1 pitada de sal;
4 gemas;
2 e 1/2 xícaras [625ml] de leite integral;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa [30g] de manteiga sem sal.

Para a decoração, use as frutas que você encontrar, sempre bem lavadas e secas com papel toalha. Eu usei:
6 metades de pêssegos em calda, escorridos e cortados em fatias grossas;
1/2 pera, cortada em fatias fininhas e pinceladas com suco de limão;
1 banana, cortada em fatias não muito finas, pinceladas com suco de limão;
1/2 manga pequena, em fatias não muito finas;
2 kiwis em fatias grossas;
80g de framboesas;
Uns 10 morangos, em fatias grossas.

2 colheres de sopa de geléia de damasco [ou outra geléia translúcida, sem pedaços] diluída em 4 colheres de sopa de água, para dar brilho às frutas.

Prepare a pâte sucrée:
À mão, na batedeira ou no processador, misture farinha, sal e açúcar de confeiteiro. Junte a manteiga e misture, usando as prontas dos dedos [ou pulsando várias vezes, no processador] até conseguir uma farofa bem fina e úmida, com textura de areia molhada.
Misture a baunilha e o licor ao ovo batido e junte à massa, amassando [ou processando] o suficiente apenas para que a mistura fique uniforme.
Passe a massa para uma bancada limpa e levemente enfarinhada e amasse com as mãos para compactar e formar um disco de massa. Envolva o disco em filme plástico e leve à geladeira por uma hora.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa gelada, sobre uma superfície levemente enfarinhada ou entre 2 folhas de papel manteiga, usando um rolo, até conseguir uma espessura uniforme de meio centímetro. Cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas canelada de 23cm de diâmetro com a massa [ou corte discos de 11cm e cubra o fundo e laterais das forminhas de 8cm de diâmetro, individuais]. Apare as bordas com a faca e fure toda a superfície da massa com um garfo.
Cubra a massa com papel alumínio ou papel manteiga e preencha a cavidade [ou as cavidades, no caso das tortinhas individuais] com grãos de feijão ou outra semente que possa fazer peso, para a massa não crescer.
Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a massa do forno e descarte o papel alumínio e os feijões. Volte para o forno, para dourar a massa, por mais 15 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha.
Desenforme as massas e reserve.

Enquanto a massa descansa e assa, prepare o creme de confeiteiro:
Coloque o leite em uma panela grande em fogo alto.
Enquanto isso, em uma tigela misture açúcar, amido e sal. Junte as gemas e bata com um fouet até conseguir um creme amarelo pálido.
Quando o leite ferver, retire do foto e derrame metade sobre a mistura de gemas, batendo bem com o fouet para não empelotar. Volte tudo para a panela e leve ao fogo médio, cozinhando sem parar de mexer. Quando o creme engrossar e começar a borbulhar, conte 3 minutos, sem nunca parar de mexer, e desligue o fogo.
Passe o creme para uma tigela, e só então incorpore a manteiga e a baunilha. Cubra com um filme plástico rente à superfície, para não formar película, e deixe esfriar pelo menos uma hora, para ficar em temperatura ambiente.

Recheando e decorando a torta:
Recheie a massa, já totalmente fria, com o creme. Cubra com filme plástico e conserve na geladeira, até a hora de servir.
Na hora de servir, espalhe as frutas sobre o creme, com delicadeza. Você pode espalhar formando círculos concêntricos de frutas, ou dividindo as frutas por cor, ou ainda aleatoriamente. Pode também usar apenas um tipo de fruta, sem nenhum problema. Por fim, pincele cuidadosamente as frutas com a geléia de damasco diluída.

Atenção:
Espalhe as frutas sobre a massa apenas na hora de servir, assim elas estarão bonitas e frescas à mesa.
Recheie a torta no máximo 1 hora antes de servir, para que a massa permaneça crocante. Você pode, aliás, pincelar a massa de torta internamente, já assada e fria, com uma camada de chocolate derretido, branco ou preto, para impermeabilizar a massa e mante-la crocante por mais tempo. Deixe o chocolate firmar e só então recheie a torta com o creme.
O creme pode ser preparado com um dia de antecedência e conservado na geladeira. Na hora de usar, é bom bater rapidamente, com um fouet, para ficar mais fácil de espalhar.
A massa pode ser preparada com antecedência [dura 1 semana na geladeira e pode ser congelada]. Ela pode ser, inclusive, assada no dia anterior, desde que mantida num recipiente bem tampado.

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P