Bolo Mágico {Magic Custard Cake} de Chocolate


Olás, tudo bem?
Faz um bom tempo que vi esse bolo em um blog gringo, primeiro na versão creme e depois de chocolate. Salvei logo o blog nos meus Favoritos, com a idéia de logo testar a receita, mas toda vez que resolvia fazê-la, me lembrava de um pequeno [literalmente] detalhe: o bolo pede fôrma quadrada pequena, de 20x20cm, e eu não tinha nem queria dobrar a receita assim de primeira, sem nunca ter testado, para usar uma fôrma maior. 
Semana passada, procurando outra receita nos favoritos, lembrei desse bolo. E agora eu já tinha uma fôrma pequena, ideal! Como tinha todos os ingredientes em casa e como o preparo é realmente bem simples, com pouco mais de uma hora eu tinha o bolo pronto, esfriando. 
Bom, na hora de cortar é claro que eu estava super desconfiado, né? A foto do site era linda, certinha,  quase um cubo perfeito em forma de pedaço de bolo, mas as vezes essas fotos merecem uma nota de 'meramente ilustrativa', tamanho a diferença do resultado, mesmo seguindo o passo a passo direitinho. Imagina a minha cara de espanto/surpresa/alegria quando, cortado o primeiro pedaço, vi que o bolo estava realmente como o da foto, com um aroma de chocolate de deixar a gente tonto e camadas perfeitas: a superior com textura de bolo mesmo, a intermediária, mais fina, com textura cremosa e a da base com textura de pudim de chocolate. Lindo! E acabou rapidinho, viu?
Espero que gostem!


Bolo Mágico {Magic Custard Cake} de Chocolate
[receita retirada daqui, rende um bolo de 20x20cm de diâmetro e 4 cm de altura]

Ingredientes:
1/2 xícara [110g] de manteiga sem sal;
2 e 1/2 xícaras [600ml] de leite integral, morno;
1 xícara [115g] de farinha de trigo;
1/2 xícara [45g] de cacau em pó;
4 claras;
4 gotinhas de vinagre branco;
4 gemas;
1 e 3/4 [210g] de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa [30ml] de café espresso sem açúcar [ou café bem forte];
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Açúcar impalpável [ou de confeiteiro] para polvilhar. 
Morangos ou framboesas [porque são lindas! haha] para decorar.

Preparo: 
[você pode usar batedeira ou fazer as etapas à mão. Eu fiz sem batedeira, só com fouet]
Preaqueça o forno a 160 graus. Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20x20x4cm. Reserve.
Derreta a manteiga e reserve, para esfriar. Amorne o leite e reserve também.
Em uma tigela misture a farinha e o cacau, até ficar homogêneo. Reserve.
Em outra tigela, bata as claras em neve com o vinagre até conseguir picos firmes. Reserve.
Em outra tigela bata as gemas com o açúcar até conseguir uma gemada leve e clara. Junte a manteiga derretida fria, o café espresso e a baunilha e bata por dois minutos, até ficar homogêneo.
Junte a mistura de farinha e cacau e bata até incorporar.
Junte o leite e misture delicadamente até a massa ficar homogênea.
Gentilmente misture as claras em neve, um terço por vez, misturando sem bater com uma colher grande e fazendo movimentos de baixo para cima.
Passe a massa para a fôrma e asse por 50 a 60 minutos, ou até que balançando levemente a fôrma você perceba que o bolo também balança, mas mais como gelatina do que como líquido. Enfim, parece uma descrição estranha mas você vai entender.
Deixe o bolo esfriar completamente.
Polvilhe o bolo com açúcar impalpável e corte em quadrados. Sirva em temperatura ambiente acompanhado de frutas vermelhas.

Comentários

  1. Nossa farei com certeza! O seu ficou muito lindo parabéns e grata pelas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lainx! Me conta o resultado depois, please ;)

      Excluir
  2. Lindo de viver! Escolhido para o Natal, a família vai adorar!
    Bjo Richie, vc arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiCristina! Oh, é um bolo que certamente vai agradar as crianças e adolescentes, mas talvez seja muito simples pros adultos e pra ocasião, então acho que seria uma boa você testar a receita antes, pra ver o que acha. rs Ok, pode ser preconceito meu com essas sobremesas muito fáceis em ocasiões especiais haha
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
    2. Já te falei no face, mas pensa aí, vou receber minha família, seremos só nove pessoas, mas só eu cozinho, rs...vê se não tenho razão em optar por algo fácil, bonito, de chocolate (todo mundo gosta) e que rende um bolo pequeno, assim não fica sobrando um monte de doce para o dia seguinte(farei mais uma ou duas opções!). Obrigada pela atenção!!Bjo

      Excluir
  3. Respostas
    1. Não Carol, cortei o bolo na fôrma e com uma espátula retirei os pedaços ;)

      Excluir
  4. Richie do céu, que bolo é esseeee??? Que coisa mais linda!!!

    Só uma perguntinha, eu não sou muito fã de café, da para sentir muito o sabor do café? Como são apenas duas colheres eu posso substituir por outra coisa ou não usá-lo?

    Obrigada querido. Não comento sempre, mas estou sempre aqui de olho, você arrasa sempre!

    Beijão...

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine! Que bom que gostou e que comentou! :)
    Oh, o café nem aparece, é mais para destacar o cacau mesmo, mas se não quiser não precisa por, viu?
    Bjo e mto obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca por chocolate, deve ficar bom demais! Esta história do bolo balançar como gelatina, quer dizer que ele não vai assar completamente? Qdo eu era criança e minha tia fazia bolo e não dava certo, ficava com uma camada assim, com cara de gelatina, e ela dizia que tinha "batumado"... rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que o creme está no ponto - se passar ele pode ficar duro e aí sim parecer gelatina ;)
      Bolo batumado é quando um bolo que deveria crescer não cresce - ele fica compacto, pesadão. Esse não deve crescer, nem leva fermento.
      Mto obrigado! :)

      Excluir
  7. Olá Richie!Que bolo maravilhoso!
    E na minha opinião, o seu ficou bem mais definido as camadas, dá para identificar as três perfeitamente!Eu que amo chocolate, adorei esta receita, diferente e aparentemente deliciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigado, Sheila! Achei as fotos originais tão, mas tão lindas!
      Abraço

      Excluir
  8. Ficou lindo demais! Mas será que dá pra fazer sem os derivados de leite? Ou mudaria muito a consistência? Margarina e bebida de avelãs podem ser usados nesta receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ache que vale o teste ;) Se fizer, please, conta se deu certo! :)
      Mto obrigado

      Excluir
  9. Que lindo! Sou sua seguidora e sua fã há anos...Seu blog, suas receitas, são fantásticos!Você é muito talentoso! Em tempo: Te desejo um Natal de muita paz, amor e sabores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Stella, muito obrigado por visitar o blog há anos, muito bom saber que você continua voltando! Obrigado pelo carinho e ótimas fetas pra você! <3

      Excluir
  10. Lindo seu bolo, parabéns. O vinagre não modificação as claras?

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar esta receita conosco, já anotei e pretendo fazer. Adoro a receita daquele bolo de chocolate que também vai café na massa e ele fica bem pretinho e molhadinho... fiz e todos amaram. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, eu é que agradeço! Aquele lá é o melhor bolo de chocolate hehe Só uso aquela receita, praticamente!
      Abraço

      Excluir
  12. Oi, Richie! Conheci seu site porque uma amiga indicou o melhor bolo de chocolate e pretendo fazer no natal! Mas agora queria dar de amigo secreto um potinho com caramelo salgado pra uma amiga. Aquele da torta com chocolate fica num ponto bom, tu acha? O único que eu comi uma vez era bem puxa-puxa, adorei. Vi uma receita q é só açúcar, manteiga e creme de leite fresco, mas fica calda - a menina diz que pra fazer bala, deve-se aumentar o açúcar, mas fiquei com medo de ficar mto duro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna, tudo bem? Oh, se for caramelo salgado para cober de colher, aquela receita funciona. Se forem balas de caramelo salgado, dai já é outra receita, viu?
      Muito obrigado, abraço!

      Excluir
  13. Tô no processo de fazer aqui mas sofrendo com o passo a passo. Já fiz um bolo de milho do ICKFD que tem esse tantão de leite e ele meio que se auto recheia tb. Mas a parte difícil de verdade que eu achei foi incorporar as claras naquela mistura liquida. Ia ser legal se vc fotografasse os processos não só o bolo pronto. Ou descrevesse um pouco mais a aparência das coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai com fé e paciência que dissolve as claras ;)
      Espero que fique perfeito, e mto obrigado por testar! :)

      Excluir
  14. Que coisa mais gulosa. Já comia um pedaço desse bolo bem generoso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html

    ResponderExcluir
  15. Richie,
    vc acha que essa receita dá para fazer em forma de fundo falso? pedi para o meu esposo comprar uma forma para fazer essa receita e ele chegou com uma de fundo falso. Pensei em colocar um papel manteiga no fundo para não correr o risco de vazar, pq a forma não é daquelas que ficam fixas, ela é quadrada e tem um recorte redondo no meio, então é só empurrar o fundo que sai fácil =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, então, a massa é bem líquida, então provavelmente vai vazar pelo fundo falso. Acho que um papel aluminio no fundo, subindo um pouquinho nas laterais pode resolver, maas não sei se o bolo vai grudar no papel na hora de desenformar, né? Mas acho que vale tentar, né?
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  16. Boa tarde, tudo bem? uma dúvida meia boba mas achei melhor perguntar do que fazer errado. Se eu fizer a receita em dobro, pois a família é grande preciso deixar mais tempo no forno, mesmo usando a forma mais ou menos do tamanho 40x40. abraço e obrigada, adorroo suas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleidir, isso mesmo, precisa dobrar a receita e provavelmente o tempo de forno vai aumentar um pouquinho.. não muito, porque há o risco das beiradas secarem e passarem do ponto enquanto o centro termina de cozinhar, né? Como eu não testei dobrar a receita, talvez seja mais garantido fazer 2 bolos ao invés de um grande.

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  17. Uau.... Que tentador!!! :)
    Está espantoso!!
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderExcluir
  18. Ola
    O minimo do meu forno eh de 180° , da p fazer mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bom cobrir o 'chão' do forno, que é mais quente, com uma assadeira retangular grossa grande, para segurar calor

      Excluir
  19. Oi Richie, consigo trocar o cacau em pó por chocolate em barra?
    Tenho umas sobrando em casa e queria testar esta receita.

    ResponderExcluir
  20. Olá, se eu fizer esse bolo numa forma redonda, qual tamanho teria que ser???
    Fiquei super animada de fazer...

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Richie amo de paixão teu blog, te sigo a anos e já fiz varias receitas.... hj vou me aventurar nesta, porém gostaria de saber se o cacau em pó pode ser substituído por chocolate em pó, se sim, em qual %?? Grata!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P