Tortas & Temas 01: Torta de Chocolate para Adultos

Dia desses zapeando pelo Telecine deparei-me com a cena de uma moça terminando uma torta de frutas e levando ao forno, de onde ela tirava outras. Vi o filme todo sem saber o nome mas, para minha sorte, o Telecine tem o costume de repetir bastante seus filmes, e dias depois lá estava eu assistindo Garçonete, um food movie muito simpático, de 2007, e que deixa qualquer um com desejo de comer ou, no meu caso, de fazer tortas.
A personagem principal, Jenna, segue a tradição da mãe, inventadora de tortas. Inspirado por isso, resolvi criar uma linha de posts baseados nas receitas de tortas que minha mãe tem colecionado, e que eu, que não sou bobo, tenho testado e aprovado. Então, de vez em quando, vou fazer uma dessas tortas e mostro aqui o resultado, ok?


A primeira delas é uma torta para adultos: leva um bom tempo para ficar pronta, parece difícil de se fazer, não é adocicada, nem melecada nem cremosa e não rola improvisação na receita. Mas não se assuste, não tem como errar [e crianças que preferem doces menos doce, se existirem, vão gostar, também ;P ].
O resultado é um delicioso paradoxo: o recheio é uma espuma mais leve que qualquer mousse, mas o sabor de chocolate é incrivelmente mais intenso! Delícia até pra quem torce o nariz pra chocolate.



Torta Nuvem de Chocolate [só para adultos]

Massa:
180g de farinha de trigo
45g de açucar
100g de manteiga gelada picada em quadradinhos
1 gema
2 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
240ml de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, da incolor
3 gemas
3 claras
135g de açucar
1 colher de chá de extrato de baunilha
100g de chocolate 70% cacau quebrado em pedaços

Decoração:
200g chocolate meio amargo quebrado em pedaços


Fazendo a massa:
Misture farinha, açucar e manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e a água, amasse ligeiramente, faça uma bola, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por 15min.
Abra a massa com um rolo. Forre o fundo de uma fôrma para tortas [de bordas altas e de 20cm de diâmetro] de fundo removível. Coloque o fundo na forma e forre a lateral, aparando as bordas. Fure toda a massa com um garfo. Forre a massa com umas 3 ou 4 camadas de papel alumínio sobrepostas. O papel alumínio deverá esconder a massa.
Asse em forno preaquecido, 180 graus, por 20 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 min. Deixe esfriar dentro da fôrma.

Fazendo o recheio:
01. Hidrate a gelatina: em uma tigelinha, polvilhe metade da água [120ml] com a gelatina e deixe descansar por 5 min. Reserve.
02. Enquanto isso, bata as gemas até obter um creme grosso [usei 5 min de batedeira]. Enquanto bate vá adicionando 45g do açucar, até a mistura ficar homogênea. Junte a baunilha, misture e reserve.
03. Em uma panela [de preferência anti-aderente] junte o chocolate, o resto da água [120g] e vá mexendo, em fogo baixo, até derreter. É rápido, então cuidado. Apague o fogo, adicione a gelatina hidratada e misture.
04. Vá derramando a mistura de chocolate, aos poucos, sobre as gemas, batendo ligeiramente na batedeira, no nível mais fraco.
05. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por meia hora, mexendo umas duas vezes nesse período, para chegar na consistência ideal. Reserve.
06. Bata as claras em neve em uma tigela grande, adicionando o resto do açucar [90g] aos poucos, até formarem picos firmes [ponto de merengue]. Junte o creme que estava na geladeira, misturando suavemente, bem devagar, ou você vai acabar com o aerado que é o segredo desse recheio!
07. Recheie a massa [que já deve estar assada e fria], e cubra com filme plástico. Geladeira por mais 2 horinhas, para o recheio firmar.

Fazendo a decoração:
Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas. Esfrie o chocolate, temperando-o* com uma espátula. Espalhe o chocolate derretido sobre o fundo de uma assadeira, fazendo uma camada uniforme e de aproximadamente 1cm de altura, no máximo. Deixe solidificar na geladeira. Faça raspas deslizando e pressionando de leve um aro circular [daqueles de cortar biscoitos serve, de uns 10cm de diâmetro] diagonalmente sobre o chocolate, ou mesmo uma faca ou um descascador de legumes. Se você nunca fez isso, no começo as raspas não vão ficar muito bonitas, mas vá fazendo e reservando... as mais desajeitadas você poe por baixo, e as mais bonitas reserva pra colocar por cima, na finalização da decoração.


Para essa torta da foto eu estava sem o aro, e fiz as raspas com a faca mesmo, e deu certo! Ah, e sobrou um pouco do recheio, ainda, que virou recheio de bombom, no dia seguinte!



*Temperar o chocolate é deixá-lo na temperatura ideal, derramando-o sobre uma pedra e fazendo movimentos de vai-e-vem com uma espátula. A temperatura certa é medida tocando o lábio inferior com um pinguinho de chocolate.. se der uma sensação de frio, está bom. Confesso que sou uma negação pra isso, faço uma sujeira danada, então compro o chocolate próprio para coberturas e bombons, que já vem temperado, é só ler na embalagem.

Comentários

  1. Anotei sua torta pra experimentar, trabalho numa fabrica de tortas geladas, tenho feito tortas todos os dias!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Sandra! Me arruma uma vaguinha aí na fábrica?? ;P
    Essa receita eu aconselho a não fazer em grande escala, ou pra vender, pois vai ovos crus no recheio, então o prazo de validade é curto, além de haver a preocupação com a origem e a qualidade dos ovos. Mas pra fazer de sobremesa em casa ou pra amigos é sucesso garantido!
    Bjim :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei tentada a experimentar essa torta. Apesar de ser uma formiguinha, também gosto de sabores mais "adultos". =)
    É um prazer te receber no Chocorango. Pode ficar à vontade para linkar.

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai, e essa torta, oh, my goodness! Deixa eu sair daqui, pois tô precisando perder uns quilinhos (depois da comilança do fim do ano). Em fevereiro eu faço essas receitas (rs).

    ResponderExcluir
  5. Eu babei, tu babaste, ele babou.
    :D

    bjs,
    si

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P