Jantarzinho 'leve': Torta de Queijo e Ovos


Hallo!
Faça a soma: família louca quem não via a mais de um mês + fds + cidade pequena + impaciência + onibus fedido. O que é que dá? Então, por incrível que pareça deu num final de semana delicioso! Pois é, fui pra casa dos meus avós, revi mãe, pai, gata obesa. Assisti 4 filmes maravilhosos [Um Beijo Roubado; Polaroides Urbanas; Noites de Tormenta e o melhor, Sombras de Goya], fiz almôndegas com a minha mãe, pra trazer congeladas, e ainda fuçei nas receitas antigas pra dedéu da minha vó [no próximo posto vou falar mais dessas receitas]. Isso tudo sem internet! Me diverti à beça, viu? E já to com saudade deles...

A idéia desse post era outra [tô misterioso, né?], mas como não deu tempo, vai uma receitinha básica pra um almoço básico ou um jantarzinho 'leve'. No meu caso foi jantarzinho mesmo, sabe quando arroz e feijão enjôa? Foi assim, e fica bem gostosa, sabe? A Gi comeu também e aprovou : D



Torta de Queijo e Ovos
[eu fiz uma receita reduzida, mas vou passar a receita normal, para uma fôrma de 25cm de diâmetro]

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de açucar;
1/4 de manteiga  gelada picada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de gordura vegetal gelada, picada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do recheio:
4 ovos;
1 e 1/2 xícara de creme de leite;
1/4 de colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta do reino;
1 pitada de noz moscada;
100g de parmesão ralado fino;
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga gelada picada em pedacinhos.

Preparo da massa:
Em uma tigela peneire farinha, sal e açucar. Junte a manteiga e a gordura e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione a água, amasse com as mãos, forme uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 15min.
Abra a massa sobre o fundo de uma fôrma de 25cm de diâmetro [como reduzi a receita, minha fôrma menor não tem fundo removível, então forrei com papel manteiga untado para facilitar a retirada da massa depois de assada]. Forre as lateirais e apare as bordas com uma faca. Fure o fundo da massa com um garfo, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar levemente por mais 10 min. Reserve. Mantenha o forno aceso.

Preparo do recheio:
Bata os ovos até começar a espumar. Adicione o creme de leite, o queijo e os temperos. Bata até misturar.
Derrame a mistura sobre a massa já assada, coloque a manteiga picada por cima e leve ao forno por mais 30 minutos. Sirva quente.


Ahhh, essa da foto é a Lucille, minha gata mau-humorada e obesa.
Como ela é muito metida, nem olhou pra foto ; )

Comentários

  1. Me fala só uma coisa: existe alguma família que não seja louca? Todas são, don´t worry!
    Adorei a foto da torta...uma coisa assim...meio Vermeer...
    E a gata, coitada, deixa ela quieta!
    Abraço pra vc, vamos a luta!

    ResponderExcluir
  2. Giiiizuis!!!
    Aff, que babei em frente ao 'note'!
    Família é uma delícia, assim que é bom!
    Agora essa torta, pordeos!!!
    Maravilhosa a receita! E a foto???!!! Lindésima!!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Richie,

    Adoro fotos culinárias, a sua esta perfeita. Sem contar q esta receita esta convidativa!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  4. deixa eu falar que suas fotos tão a cada dias mais abusadas!
    que capricho!

    ai, e que gata mais gostosa, meu deus. dá aquela vontade de apertar Feliciamente pra sempre.
    ;)

    boa segunda, Richie!
    =**

    ResponderExcluir
  5. meu amigo..familia é assim mesmo..tudo igual!!!kkkk..só muda o cep!!!o bom é que são todos loucos ..e depois rimos de nós mesmo..né não!amo..mas..eu amei muito a sua linda torta..maravilha de receita que tô levando comigo..bjus..bom começo de semana...li

    ResponderExcluir
  6. Na casa da minha mãe se faz esta torta há anos, é sempre boa e nunca sobra pedaço para contar história ;-) Família é a melohr coisa do mundo, Richie, e de vez em quando precisamos mesmo desligar do mundo virtual para relaxar... Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que seu fim de semana pareceu para mim? Minha vida toda no interiorzão do PR, onde cresci. Cidade pequena, busão fedido e fuçar nas receitas até tomar xingo da minha mãe.
    Eu não os vejo desde Julho/09, agora dia 01 será meu niver e vamos nos mandar para Joinville fazer um encontro em família na Páscoa. Ao ler seu post já deu uma respirada funda, deu mais saudades da minha família. Cachorro, gato, galinha!
    Essa torta para mim é novidade, gostei da idéia.
    Bjs e boa semana Ritchiee!

    ResponderExcluir
  8. Eu nem deveria comentar, mas vou!!!

    Eu quero fazer também!!!!

    ResponderExcluir
  9. Richie, adorei o post, eu tambèm quanta saudade da minha familia de Bh...Linda sua gata,adorei a receita e a foto maravilhosa !!! parabèns, adoro seu blog...bjim

    ResponderExcluir
  10. Adorei a torta, vou fazer! Será que dá para trocar a gordura vegetal por manteiga? As fotos estão lindas, mesmo!
    Ah, vc colocou a foto da gata, vou te falar que se pinta-la de branco, fica igual meu gato Giló, obeso e tão mal humorado não quis morar no apartamentinho, ficou com meus pais.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Richie, my boy, que torta provocativa é essa?! Ficou com um aspecto de li ci o so!!
    Dos filmes citados só não vi ainda o sobre o Goya. Por coincidência, nesse fim de semana, vi (num dos canais por cabo) um pedaço do 'Beleza Roubada', que eu já tinha visto.

    Beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua receita, mas devo confessar, gostei mais da gata!!! (rs) Amo gatos e o meu tbm era obeso e metido!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Bem, está com 1 aspecto maravilhoso mesmo :)... Vale a pena ir visitar a família sempre :)
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Hola! que gato mas gordo! me alegra que hayas pasado un lindo fin de semana :) y la torta deliciosa!! el queso me encanta en los postres, me voy a hacer un bizcocho con queso jeje. Saludos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Richie, vim conhecer sua cozinha e fiquei encantada com ela, você tem muita coisa boa aqui!!!
    Espero você em meu cantinho também, ok?!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  16. CETTE TARTE AU fromage m'est très appétissante, j'adore
    bonne journée

    ResponderExcluir
  17. Oi, família é bom demais...acho que não existe uma que não seja louca, rsrsrsr!
    Torta de queijo eu adorooooooo e esta ficou bem legal.
    Bj
    Carla Cristina

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiiiii
    Adorei o blog e amei essa receitinha muito leve e parece fácil de fazer...
    Encontro com familia é sempre bom gatinha então...
    Eu amo
    Quando puder me faã uma visitinha tbm tenho 2 gatinhas
    Bjocas

    http://charmedecozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Que delícia de torta e de blog. Estou seguindo! Fica o convite para visitar o meu.

    Um abraço

    João Mario

    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não sei qual a mais linda, se é a torta ou se é a gatinha! :D

    ResponderExcluir
  21. Olá Richie!
    Vim retribuir a visita!
    Adorei o seu cantinho, e principalmente as suas receitas.
    Que delicia torta, hein?!
    fiquei com agua na boca!
    Ah, sobre o doce de leite talhado, dá sim para usar o leite que talha naturalmente.kkkkk...
    Minha mãe só fazia assim, mas como foi a minha primeira vez, preferi eu mesma talhar o leite.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Mmmm adorei as fotos dessa receita!!! E a Lucille é fofa demais, também tenho meus gatinhos metidos em casa!

    ResponderExcluir
  23. Puxa, estou atrazada...mas para o que é bom não existe essa coisa de tempo, e essa torta...bem sem comentários né? Só tem uma coisa que eu quero saber: a medida da manteiga - 1/4 de que? Se puder responder ficarei muito grata, quero muito fazer essa gostosura. bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, nem percebi o erro! É 1/4 de xícara, ou 50g, de manteiga! Obrigado por me lembrar :)

      Excluir
  24. Olá Richie! Tenho acompanhado seu blog há algum tempo e acho suas receitas ótimas! Tb tenho um blog de receitas! Mas o que me chamou a atenção nesta receita especificamente foi a foto final da sua gata Lucille! Como sou uma apaixonada por gatos, tive que comentar e te dizer que tb tenho uma gata mal humorada, da mesma cor da Lucille, só não é obesa, mas se chama Nina e amo demais! Bjão e Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P