Mini-bolos de Capuccino


A semana começou bem, comigo crente que na quarta receberia meu primeiro salário do meu novo trabalho. Chegou quarta e não recebi. Quinta, e nada. A decepção gerou um certo mal humor daqueles que roubam nossa vontade de fazer qualquer coisa. Estourando de raiva, e sem ter pra quem reclamar, criei um Twitter. Se os fis justificam os meios não sei, mas o twitter virou o twitter oficial da Cozinha Coletiva, então clique aqui e siga-me! :D É uma ferramenta bem legal e dinâmica pra ficarmos mais próximos na hora de trocar receitas. Ah, e antes que eu me esqueça, obrigado a todo mundo que comenta aqui no blog, vocês  não sabem o quanto me deixam feliz! Estou atrasado pra responder pra vocês, mas hoje e amanhã coloco isso em dia, me desculpem, please. Lembrando que as respostas vão no final da página de comentários, ok? Um beijão e obrigado pelas visitas! ; )
Minha amiga pediu pra eu fazer um doce pra ela, e optei por bolinhos extra-macios de chocolate, café e canela, recheados com chantilly adoçado com um pouco de leite condensado. Delicioso pra hora do café! E foi nossa sobremesa deliciosa hoje.


Mini-bolos e cupcakes de Capuccino [fiz uma receita, deu 5 cupcakes mais 6 forminhas para pão-de-mel de 5cm de diâmetro, para os mini-bolos]

Ingredientes: 
1 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 e 1/2 colher de chá fermento em pó;
1/2 xícara de chocolate em pó 50% cacau;
2 colheres de chá de café em pó instantâneo forte [se quiser o sabor de café mais pronunciado, coloque 3 colheres];
1/2 colher de chá de canela em pó;
2 ovos;
1 pote de iogurte natural integral;
1/3 de xícara de óleo;
1/2 colher de sopa de vodca;
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha.

Preparo: Penere os sólidos em uma tigela. Em outra, bata os ovos levemente, e junte os demais ingredientes líquidos. Adicione a mistura de líquidos na de sólidos, misture rapidamente e divida entre as forminhas [as de muffin com forminha de papel e as de pão-de-mel untadas e com papel manteiga no fundo, untado também.
Leve ao forno médio, 180 graus, por 20 minutos.

Recheio de chantilly: Bata 200ml de mistura líquida pronta*, e gelada, para chantilly. Quando firmar, vá adicionando, com a batedeira ligada, 150ml de leite condensado [pouco mais de 1/4 da lata]. Continue batendo até chegar em ponto de chantilly. Coloque  o creme em um saco de confeitar.

Montagem dos cupcakes: depois de frios, abra uma tampinha em cada bolinho, e 'cavouque' o buraco com uma colher pequena, até retirar o excesso de massa. Cuidado para não rachar as laterais. Recheie cada orifício com o creme de chantilly, utilizando o saco de confeitar com bico pitanga. Polvilhe cacau em pó.

Montagem dos mini-bolos: desenforme os mini-bolos e acerte a altura deles, cortando a parte de cima, que está redondinha, de ter crescido. Corte cada mini-bolo ao meio. Os mini-bolos serão de três camadas: coloque uma fatia de mini-bolo, cubra com o chantilly, coloque mais uma fatia, cubra com o chantilly e coloque a última fatia, decorando com pitangas de chantilly.

Leve pra gelar e prontinho! A massa é muito macia, muito mesmo. E o chantilly com leite condensado dá aquele fundinho de caramelo que a gente sente quando toma um capuccino.


* esse creme é feito de chantilly batido com leite condensado incorporado. A Mistura pronta para chantilly aceita a incorporação de líquidos facilmente, depois de batido. Já o chantilly de creme de leite fresco eu não sei, então na dúvida, use a mistura pronta.

Comentários

  1. Preciiiiiiiiiiiso disso!!! Que delícia deve ficar. Nunca tinha visto com vodca na receita. Tenho que tentar...
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. AMO ESSES BOLINHOS LINDOS QUE VC FAZ!!!
    VOU TENTAR FAZER ACHO SUPER FOFO!!!
    BOM FDS!
    BJIM

    ResponderExcluir
  3. Tem um chantilly, se não me engano o da fleschman, que é uma delicia, sempre acompanho as sobremesas com ele, e dá ponto até batendo na mão, lembrando minha época sem batedeira, e é um dos mais baratos do mercado!!!

    E que mini bolo esse???
    Já vi que eu vou ter que preparar cups todos os dias pra não passar vontade.
    Já estou te seguindo no twitter, só preciso pegar o habito de usar!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai...Em plena sexta-feira à noite...Isso é muita tentação.
    Bjo
    Yoyo

    ResponderExcluir
  5. que fofura, hein menino?
    e essas fotos ultra profissa, me conta TUDOÁM!

    delicinhas.

    =***

    ResponderExcluir
  6. Ficaram muito elegantes os bolinhos. Nota 10!
    Adoro este sabor, é tudo de bom.
    Vou segui-lo no Twitter, embora eu esteja participando pouco ultimamente.
    Bjs e bom animo! :)

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog, adorei a idéia do bolinhos cortados e recheados.
    Parabéns.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  8. Que beleza de bolinhos, adorei!!!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Se de cada vez que você se "enraivecer" com o mundo saírem bolinhos assim, nós ficamos a ganhar com tamanha beleza!
    BEIJO
    BABETTE

    ResponderExcluir
  10. Richie,
    Eu amo café!!!!
    Se deixar eu tomo uma garrafa inteira..kkkk(ansiedade).
    Mas se eu te contar, que eu nunca usei o tal como ingrediente de bolo, vc acredita?
    Sempre tive receio, por achar que ficaria forte demais, não importa a quantidade.
    Mas o seu mini bolo, é um belo convite para eu começar a testar..
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi! Cheguei aqui pelo "café com bolo" da Glorinha, e por que não resisti à foto deste bolo de capuccino. Estou tentada a testar a receita este fim de semana. Será que fica bom como bolo (e não, minibolo?). Vou fazer a experiência depois te conto!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. eita, que trocou até o avatar!
    :)

    adorei a foto nova!
    =*

    ResponderExcluir
  13. K bolinhos giros :).. E devem ter ficado deliciosos mesmo..
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Richie, como se diz na minha terra: Bao demais !!! Lindas fotos...Bjim

    ResponderExcluir
  15. Hola, que ricos bizcochitos, yo hice uno pero tamaño familiar también de capuccino jeje, es una delicia cierto!?
    Muy buena decoración!
    Saludoss

    ResponderExcluir
  16. ils sont à tomber!!!!!
    belle présentation et magnifique recette, bravo
    bonne journée

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do seu blogue. Bela apresentação e excelente conteúdo.

    ResponderExcluir
  18. meu deus!! esse definitivamente foi pro top 1 das receitas que eu TENHO que fazer o quanto antes, delicia!!! amei!

    ResponderExcluir
  19. LINDOS! E, pelo jeito, deliciosos! Meu marido adora café, uma hora dessas vou fazer para ele experimentar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Estpu encantada com esse cupcake. Deve ter um sabor bem característico.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  21. Quanta coisa boa por aqui, vou levando a receita deste bolo de capuccino com vodca hummmm e adorei a dica do chantily incorporado com leite condensado, vou experimentar adoro cupcakes,
    Paula

    ResponderExcluir
  22. Aiai... vou ter que falar de novo que ficou mesmo muuuito gostoso... do jeitinho q eu gosto ric, nao muito doce mas saboroso...
    Amore ofimailaife amei (mesmo) nossa sobremesa!!!

    ResponderExcluir
  23. ai..eu querooo!!!
    vou tentar fazer..não sei se consigo,mas vouu tentar sim!!
    hehehehe..as fotos são lindas..não tem como não querer!!!
    parabéns!!! adorei o blog!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  24. Dani, fica delicioso mesmo! E a vodca dá um fundinho todo especial! Tenta e me conta ;)
    Eliana, que bom q gosta dos mini-bolos! Qdo fizer mostra pra gente! Bjo
    Sandra, geralmente eu uso ou da Nestlé ou da Amélia. Vou procurar da Fleschman, gosto mto dos produtos deles! To começando o hábito do twitter tb, vamo ver se vai, né? Bjo
    Yoyo, sexta já é fds, então bolinho pooode!hehehehe
    Quéroul, essa fotos deram moh trampo, acredita? Eu não tinha gostado de nenhuma. No fim, deu certo :D
    Cláudia, segue sim! To começando agora, vamo ver se acostumo. Bjo
    Patty, legal vc ter gostado da opção mini-bolos.. ficam bonitinhos, e é uma variação pro cupcake né?
    Fátima, que bom q vc gostou dos bolinhos, bjo!
    Babette, olha, qdo to com raiva ou as coisas dão mto certo ou mto errado, não tem meio termo. Sorte que dessa vez deu certo :D
    Fabiana, poxa, uma garrafa? Eu viro zumbi se tomar td..kkkk. A Gi aqui em casa faz café umas 3 vezes por dia! Coisa de MG. Nessa receita o sabor fica bem suave, pode tentar!
    Oi Tati! Obrigado pela primeira visita! A receita fica boa como bolo feito na forma de bolo inglês, sabe? Ou com buraco no meio. Bolo plano essa receita não é a mais indicada. Bjim e apareça!
    Quéroul, troquei pq sempre tinha alguém que achava que eu era mulher.. kkkkkkk. Vamo ver se agora resolve ; )
    Xana, aqui no Br a gente não usa ‘giro’, mas entendi o elogio!hehehe.. obrigado!
    Junia, combina com tua terra, esse bolo de café! Só falta um ppão de queijo!
    Fimère, merci beacoup! :D
    Antonio, obrigado pela visita! Fico feliz que tenha gostado, apareça!
    Carol, qdo vc fizer me conta se o pessoal aí gostou! :D
    Bá, pra quem gosta de café é um prato cheio! E pra quem não gosta dá pra engolir tb, pq é bem suave, e mistura com o chocolate e canela.
    Dani, eu gostei mto do sabor, viu? Isso pq não sou mto fã de café.
    Paula, obrigado pela visita! Espero que tenha gostado e que apareça sempre! O lete condensado dá um sabor meio toffe pro chantilly que eu adoro!
    Monicota, my dear, que bom q gostou do doce q fiz pra vc! E que raro vc aparecer por aqui..rs
    Monikita, pode tentar que é facinho, não tem erro! Obrigado pela visita, bjo!

    ResponderExcluir
  25. Esses cupcakes ficaram puro luxo! Nossa!! Que lindos e apetitosos!!


    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Te visito todo dia e nem estou viciada!!! kkkkkk
    Que delícia esses cups!!!!!
    Mais uma vez, parabennnnsss
    bjo,
    Verônica

    ResponderExcluir
  27. Adorei o blog! To seguindo :)
    Uma dúvida: os cupcakes precisam ficar na geladeira por causa do chantilly ou dá pra ficar fora?
    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P