Doce de Leite da Cidade

Olás pessoas!
Está virando uma constante me desculpar pela demora nas postagens aqui no blog. Mas eu explico e re-explico: o semestre está chegando ao fim e com isso a data da minha banca final na faculdade está cada vez mais próxima. Terça tive pré-banca, inclusive [ainda bem que foi boa!]. Agora deu uma aliviada leve, então estou postando.
Aliás, esse post não é uma receita, é uma experiência: minha primeira tentativa em fazer doce de leite, esse doce super tradicional da culinária mineira.
Foi assim: peguei uma caixinha de leite longa vida [sim, leite de caixinha, apesar dos protestos de que doce de leite de caixinha não engrossa] aberta e que estava para azedar, e 300g de açúcar de um pacote extra que achei no fundo da prateleira, juntei em uma panela grande, de fundo grosso e de acabamento em ágata e fogo alto, mexendo até ferver. Quando começou a ferver coloquei, cuidadosamente, um pires no fundo da panela, de boca para cima, para evitar que derrame - lembrança de quando eu era pequeno e via minha mãe fazer. Coloquei o pires e a Gi ligou pra mãe dela, mineira da gema [ou seria do queijo?] para pegarmos mais detalhes do processo.
A Dona Raquel [mãe da Gi] disse que só se coloca o pires quando não vai poder ficar mexendo a panela. Ela explicou que o pires, assim como mexer constantemente, evita que o leite se derrame. É uma escolha: ou põe o pires e deixa lá, ou fica do lado, mexendo até ficar bom, sem pires. Eu, que estava com o pires e mexendo ao mesmo tempo, mais do que depressa retirei e continuei mexendo. O resultado foi que onde o pires ficava o leite deu uma grudada no fundo da panela, e ao mexer soltou umas casquinhas no meio do doce [quando você usa o pires, não mexe, então a casquinha, mesmo se formando, ficaria presa no fundo e não se soltaria]. Dona Raquel disse pra tomar cuidado, pois isso pode amargar o doce... mas, graças a God, não amargou.
Continuei mexendo por 40 minutos [Dona Raquel disse que eu ia passar o dia no fogão, porque leite de caixinha não dá certo, e se dá, demora], quando já estava bem grossinho o doce. Fiz o teste do pires [outro pires]: pingue um pouco do doce no pires e deixe esfriar. Ao tombar o pires o doce não deverá escorrer. Uma dica: não faça o teste quando você achar que não vai mais escorrer, faça antes: quando o doce esfria a textura muda, então se quente ele já não escorrer, frio então ele vai virar doce de cortar. Pois é, e virou. Dona Raquel disse também que botei muito açúcar - ela faz com 100g de açúcar para cada litro de leite - o que colaborou pra virar doce de cortar. Ah, e botei uma pontinha de bicarbonato no meio do processo - ela disse que só se bota bicarbonato no doce que é pra cortar [que burro que sou!].
Resumindo: fui pra cozinha esperando fazer um doce super cremoso capaz de rechear quanquer biscoito ou bolo e saí com quadradinhos moreninhos de doce de leite. De doce de leite de caixinha, porque dá certo sim com leite de caixinha.
E o doce adoçou nossa tarde nublada, minha e da Gi.


PS: essa foi só a primeira tentativa! Vou conseguir produzir um doce de leite lindo e cremoso sem ter que ferver uma lata de leite condensado na pressão! Ah, e com leite de caixinha!

Comentários

  1. Maravilhoso doce, menino! Obrigada por todas as dicas. Nunca fiz doce de leite, mas sempre quis fazer. E aqui onde moro (Venezuela) só tem leite de caixinha, pelo que eu saiba. Ainda bem que da certo.

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma cara bos e é gostoso!abração,bons trabalhos!chica

    ResponderExcluir
  3. A volta do menino prendado!!! Ele faz ate doce de leite com leite de caixinha, uma façanha jamais sonhada! Aplaudo de pé, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. já no clima de festa junina, né?
    eu tb quero fazer doce de leite... mas e a pregui???

    =**

    boa correria por aí
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Pode fazer desse de novo e mandar para mim!!!

    E não se preocupe, nas férias vc vai ter material a beça para postar :)
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, adoro doce de leite de cortar, sou do interior e lá eles fazem nas fazendas, um delírio...
    Belas dicas, agora vou testar sua receita da próxima vez que me animar a fazer, porque demora muito mesmo! Os meus sempre ficaram bege bem clarinho pq não tinha paciência de esperar engrossar.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Richie,

    Eu já estava saindo da Net (na qual entrei rapidamenter) quando vi que tinha post novo aqui. Bem, vamos por parte. Primeiramente, não se perturbe por não conseguir postar mais vezes, a gente não está querendo mostrar 'serviço' mas boas receitas, não é verdade? E depois tem a questão do tempo, que é quase incontornável (a não ser que a gente poste de madrugada, rsrs).
    Quanto ao doce, ficou com um aspecto maravilhoso, aposto que também ficou saboroso!
    Sabendo ou não você fez um bom doce, pois a maioria das receitas leva muito açúcar (tipo 800g para cada litro de leite) o que - na minha opinião - torna o doce enjoativo e com mais sabor de açúcar que de leite, rsrs. Eu às vezes faço aquele doce de leite talhado (que fica granuloso, conhece?). Gosto muito dele. Também costumo fazer um doce 'de corte' com leite em pó, que também fica bom!
    Por outro lado, você está a um passo da sua receita de doce pastoso, pois o doce de corte é apenas mais cozido, rsrs.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Desculpa, mas dei boas risadas! hehehe
    Aqui (no RS) chamamos esse doce duro de rapadura de doce de leite! É uma delícia, né?!
    Dá para fazer umas variações colocando amendoim ou nozes!
    Fica uma delícia!
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Muito bom a sua saga do doce de leite, Richie.
    Eu morri de vontade de provar! A foto está chamando o meu nome.
    Aguardo o seu próximo post "Doce de leite 2 - A missão". Creio que conseguirá [com leite de caixinha].
    Fiquei com vontade de tentar fazer. Farei e postarei o resultado no meu blog. Vamos ver no que vai dar.
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  10. SEmpre associo o doce de leite ao sotaque brasileiro... é tããããooo bom!
    babette

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo!! Deve estar delicioso !! E eu sempre usei e sempre achei a coisa mais doida o pires não estourar e não grudar todo o resto (do fundo da panela sem pires)!!! Coisas malucas da cozinha, não é??? Beijo grande (e super boa sorte nos estudos!!)

    ResponderExcluir
  12. Richie, olá!
    Se eu te contar a minha saga com doce de leite vc vai rolar no chão de tanto rir... meu doce virou uma pedra e hiper açúcarado...ficou ridículo! cada pessoa me explicou de um jeito e até hoje estou sem saber como fazer! :) Na verdade, fiquei com preguiça de fazer novamente!

    Comparando com minha experiência achei a sua um verdadeiro sucesso!

    Bjos,Glau

    ResponderExcluir
  13. ai correria de faculdade ninguem merece, experiencia propria falando viu, quero ferias logo!!

    qto ao doce ai vc ta tentando me matar né? não consigo nem comentar pq as palavras se perderam na agua dentro da minha boca!

    beijos e sorte ai no dia a dia!

    ResponderExcluir
  14. A mim parece-me delicioso, posso provar um pouco?
    Beijinhis

    ResponderExcluir
  15. Menino, como você é jeitoso!!!! Que doce de leite lindo!!!

    Sabe que uma vez fui tentar fazer e, bem.. Ficou gostoso, mas cheio de grumos.. E não tinha muuuuito aquele gosto de doce de leite.. Hehehhe, desisti por enquanto!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Já vi pra vender um pires próprio para não deixar o leite ferver, agora sabendo da história do doce de leite o tal pires fez mais sentido. Também já tentei fazer, mas ao contrário de você, eu queria um de corte e acabei ficando com um doce pastoso! rs. Nunca mais tentei, faz tanto tempo isso, vixe...
    Ah, o maçarico paguei R$25, uma latinha de gás custa por volta de dez reais. Dá uma procurada no Mercado Livre, dá pra ter uma idéia dos modelos.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Richie!
    Dizem os entendidos que nos alimentamos pelos olhos...se assim for estamos feitos...é só aparecer por aqui e se servir...
    Coisa de louco este seu doce...certo ou errado ficou com uma aparência deliciosa...
    Beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  18. Ola,querido amigo.
    Vi que vc ganhou a promocao da nossa amiga Rachel(Na Biroskinha).Parabens,espero ter novas e deliciosas receitas com esses produtos maravilhosos.Gde abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  19. Amei a saga do doce de leite! Ficou lindão - e deve ter ficado uma delícia! Não tenho muita coragem de fazer doce de leite, meu sonho é um dia fazer um como o da Avó do meu marido, que colocava a leiteira com açúcar no cantinho do fogão à lenha, só no calorzinho, e deixava lá o dia inteiro. Imbatível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. E deu certo com leite de caixinha e ficou lindo!
    Ah, como eu dava TUDO pra poder degustar um quadradinho desses! Como faz falta essas coisas tão simples e corriqueiras quando estamos 10 mil quilometros de casa!
    Vou tentar novamente! Porque eu tentei uma vez, mas o doce ficou branquelo, como aqueles que compramos no boteco daí do interior! (Que é bom também!)
    Bom fim de semana!
    :o)

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sua experiência com o doce
    assim nos passou ótimas dicas...
    Obrigada um belo fim de semana.
    T+.

    Ana.

    ResponderExcluir
  22. Ficou lindo, Richie! Qualquer dia desses farei por aqui pois tenho na família aficcionados por doce de leite!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Vc não é burro, está aprendendo.
    O aspecto ficou ótimo, mas eu acho que prefiro com menos açúcar.
    Quem sabe fazer Doce de Leite muito bem é a Claudia, do Sabor Saudade. Passa lá e dá uma conferida nas dicas dela.
    Eu nunca fiz, eu compro pronto mesmo. Tem certas coisas que eu me nego fazer, mas acho legal que vcs façam para nos passar as dicas caso a gente decida fazer.
    Boa sorte na sua banca!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  24. Richie, deixei um selinho p/ vc no meu blog www.doceformula.blogspot.com , qdo tiver tempo passa lá e pega!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  25. "Diliça dimais da conta", pode acreditar. Mas eu gosto, como boa mineira, do doce de leite pastoso.
    Tem uma receita que se faz com o leite em pó de saco, o melhor é o mineiro, da marca Itambé. Especialidade de uma tia minha. Vou pedir a ela a receita e lhe passo. Eu mesma não sei fazer, não sou boa na cozinha.
    A foto está linda, convidativa.
    Bj

    ResponderExcluir
  26. Menino esse docito ficou foi bonito demais, e como disse uma amiga em um comentário acima, vc pode torrar o amendoim e triturá-lo e jogar no meio que fica maravilhoso, nem cachorro come, porque não sobra uai!!!!!rsrsrsrrss
    Bjkas

    ResponderExcluir
  27. Adoro doce de leite de corte!! o seu ficou com uma cara ótima!!
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P