É tempo de Geléia de Morangos


Olás!
Estou muito feliz, muito mesmo, com a sucesso de visitas aqui na Cozinha Coletiva! O blog tem só 5 meses e já tem um bom número de visitantes diários, de seguidores e, o mais importante, de amigos! Então eu queria começar esse post agradecendo a todos vocês, que passam por aqui, palpitam, ou só olham, ou anotam, ou criticam. Vocês fazem minha alegria, obrigado!
Aproveitando pra dizer que, faltando 19 dias para minha Banca Final da Faculdade, não está me sobrando muito tempo para o blog. Assim, daqui até o final do mês de junho, vou colocando os posts que já tenho preparado, ma não vou conseguir responder os comentários um por um, então já agradeço a todos os comentários e a gentileza de vocês em escrever-me! No começo de julho eu volto a visitar os blogs de vocês e responder direitinho, tá? É que nesse momento estou realmente preocupado em me formar..hehehe.. torçam por mim, please!

Agora a receita facinha de geléia de morangos caseira que eu faço todo ano. A mesma receita faz geléia de amoras, de framboesas e de cerejas, é só trocar a fruta. Mas como é tempo de morangos, vamos com eles né?
O pulo do gato dessa receita eu aprendi com a Simone Izumi, do Chocolatria [visitem, é maravilhoso!], que é a vodca. A vodca não deixa gosto, ajuda no ponto e, o mais importante: deixa a geléia num tom vermelho bem vivo! Fica lindo :D
Segue a receita:


 Geléia de Morangos

Ingredientes:
1kg de morangos maduros [são 4 caixinhas de 250g cada];
400g de açúcar refinado;
Suco de 1/2 limão;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de vodca.

Preparo:
Coloque um pires no congelador.
Em uma panela de fundo grosso, de preferência antiaderente, coloque os morangos [os grandes você corta ao meio] já lavados e escorridos. Junte o suco de limão, a baunilha e o açúcar e misture bem. Leve a panela ao fogo alto, mexendo de vez em quando até começar a ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e com uma espumadeira ou uma peneira pequena, vá retirando a espuma que se forma na superfície [veja a foto abaixo]. Adicione a vodca, e mexa de vez em quando.

A geléia vai ficar cozinhando assim por uns 45 minutos. Depois desse tempo, os morangos já vão estar desmanchando, e não se forma mais espuma na superfície - é o momento em que a geléia engrossa: ela vai começar a espirrar quando você mexe, e você vai ter que mexer o tempo todo.
Retire o pires que você deixou no congelador e pingue um pouco da geléia nele - estará no ponto quando, tombando o pires, a geléia não mais escorrer. VocÊ pode testar o ponto várias vezes, mas depois que ela começa a engrossar e parar de fazer espum, é rápido, no máximo 10 minutos.
Deixe a geléia amornar na panela e distribua-a em 3 vidros médios, previamente esterilizados.

Comentários

  1. Richie! A receita já está anotada e hoje comprei potinhos para fazer muita geléia de morango.. rs. E muita sorte ai na facul, depois conta pra gente como foi. beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte com o trabalho final da faculdade!
    Para consumo rápido você pode até deixar esfriar e colocar nos potes, mas para durar 1 ano, no caso de grande produção, você deve colocar a geleia nos vidros ainda quente e fechar bem.
    É uma das geleias mais gostosas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que geléia maravilhosa Richie, fica tranquilo e se dedique a sua banca, quando estiver apresentado volta com tudo! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o segredinho da vodka, assim que encontrar morangos madurinhos vou tentar fazer.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Richie,
    Toda sorte na facul...
    Que geléia bonita hein...morango é minha preferida.Tudo de bom.
    Bjos.Carla

    ResponderExcluir
  6. Nós adoramos geléia de morango por aqui, eu faço, mais com vodca ainda não fiz, interessante experimentar. beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Richie, eu bem sei como é conclusão de curso, correria total, a gente não vê a hora de terminar. Sucesso nesta finalização!

    Adoro morangos, já fiz geléia mas sem vodka para servir quente com sorvete....

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  8. Ainda não comi morangos neste ano, e toda época da fruta eu faço geléia, tão boa, faço mais simples, só com morangos e açúcar, mas não consigo explicar o ponto correto, como você fez, rs
    Boa sorte!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. NA ÉPOCA DA SAFRA POR AQUI FAZEMOS MUITA GELEIA DE MORANGO FICA NA GELADEIRA UM BOM TEMPO!!!

    ResponderExcluir
  10. Geléia de Morango é minha favorita, mas nunca fiz em casa.
    Eu compro uma dietética que dá para o gasto. Em geléias eu sempre economizo no açúcar.
    Boa sorte na sua banca!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Ola,Richie.
    Receita boa e descomplicada.Gostei e vou fazer.Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  12. Tô salivando aqui! rs

    A melhor parte é que antes de dormir eu estava pensando, "Vou amanhã pertubar ele perguntando se o modo de preparo da geléia de morango é igual as outras do blog".

    Acho que providenciarei esse final de semana, mas vou fazer só metade da receita porque vou viajar nas férias e não tem como deixar na geladeira aqui... Tá, é que eu tenho medo também de botar em potes e guardar no armário, vai que estraga tudo. rs

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  13. Geléia linda!!!
    Sucesso na sua empreitada! E boa formatura (pq ela virá!!!). Bjs

    ResponderExcluir
  14. Richie, estou aqui pensando em fazer geléia de morango, eles estão começando a ficar com preços razoáveis...e me deparo com seu post! Nunca usei a vodka, eu uso pectina então o problema do ponto é mais tranquilo. Mas é bom saber para quando não tiver a pectina à mão!
    Boa sorte na banca!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Richie, vc é um amigo novo mais muito querido...o texto reflete meu momento de dor...mas tudo bem. Fiz a geleia e ficou ótima...a noite se estiver pelo twitter te mostro. Um dia vamos fazer pão juntos...um encontro de blogueiros fazendo pão rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!!! Estva com saudades!!! Que bom que temos coisas boas por aqui! Faço uma geléia de morango há anos, mas essa dica da vodca foi demais amiguinho!!! Valeu!!! A gente sempre tem coisas para aprender né mesmo?
    E esse pãozinho delicioso heim? Que receitinha básica, e ficou com uma cara boa demais!!!
    Ai!!! E esse bolo de especiarias!!! Amo de+++!!!
    Você sumiu, penso que por conta da Facul né? Espero que tenha ido bem ou que vá muito bem e não nos abandone!!! rsrsrs....
    Beijos doces!!!

    ResponderExcluir
  17. amo geléia de morango. é, de longe, a minha favorita.
    ainda não comprei morangos, mas certamente vou, e vou fazer geléia e torta e fritar, TUDO!

    porque só tem dado morango nos meus queridos blogs.
    :)

    ResponderExcluir
  18. Richie, também não conhecia esse lance da Vodka. Costumo fazer a minha com açúcar de confeiteiro, leva menos tempo de fogo e fica mais firme..

    E boa sorte no seu trabalho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa receita de geleia, vou experimentar!
    Beijinhos e boa sorte para o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  20. Linda a consistência da tua geléia! Minha mãe faz uma de morango com pimenta que é um escândalo - um hora dessas pego a receita e me aventuro.

    ResponderExcluir
  21. Olá Richie,

    Boa sorte pra você! Estou aqui na torcida. Confia que dará tudo certo.
    Que bela lembrança hein? Geléia de morango. Adoroooo. E nesta época de morangos, me acabo em um bolo de morango que faço que é divino.
    Beijoooos

    Quando voltar, conte como foi a banca, sim????

    ResponderExcluir
  22. Richie, muito prazer!!!! Achei seu blog uma delícia e já estou te seguindo! Amei essa receita de geleia porque adoro morangos e ainda leva vodca, oba!!!!!!!! Beijos e parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
  23. Richie, estava procurando uma receita de geléia de morango diferente e achei essa sua, vou testar e se me autorizar posto lá no blog.
    Um grande bjo
    ahhh, já estou te seguindo, amei seu blog
    Dani

    ResponderExcluir
  24. acabei de preparar esse receita de geleia... o cheiro esta pela casa toda, adoro seu blog Richie, a geleia ficou otima, so fiz alteração no açucar em ez de usar açucar refinado, usei açucar mascavo, ficou sensacional! obrigada por mais uma receita!! bjus e sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P