O tal do Bolo Húngaro



Folheando uma Cláudia Cozinha antiga, achei uma receita curiosa chamada Bolo Húngaro. Ela é curiosa porque, pra começar, o bolo se parece com um brownie xiita - se o brownie leva pouca farinha na massa, esse não leva nadica - é só manteiga, chocolate, açúcar e ovos. Além disso, a massa é cozida antes de ir ao forno - pois é, ela deve engrossar em fogo moderado por uns 5 minutinhos. Outra coisa: procurei variações da receita na internet e não encontrei nenhum bolo, dito húngaro, que sequer parecesse com esse. Estranho, né? Enfim, mas ele se parece bastante com o bolo cremoso de chocolate do Pierre Hermé que é o pesadelo de vários food-bloggers [se você visita blogs de sobremesa já deve ter cruzado com ele por aí], com o diferencial que não leva chocolate em barra [de qualidade é caro!] e sim chocolate em pó [que pode ser de boa qualidade e não é tão caro!]. Bom, a receita é simples e o resultado é bem gostoso [cremoso e de sabor muito pronunciado - de comer de pedaços pequenos, sabe?] e eu só tenho um ressalva: a revista diz para assar em fôrma de buraco no meio de 18cm de diâmetro untada.... eu usei uma de bolo inglês, untada, e foi bem difícil [quase impossível] desgrudar o bolo dela, por isso acho que seria uma boa enfarinhar a fôrma ou mesmo usar um papel manteiga básico.
Olha, o bolo é delicioso, e fica melhor ainda no dia seguinte! Minha amiga Mariana se deliciou com ele! Segundo ela, é uma das coisas de chocolate mais deliciosas que já comeu!


Bolo Húngaro
Ingredientes:
200g de manteiga [usei manteiga caseira, nada de margarina];
150g de chocolate em pó peneirado [usei 50% cacau];
180g de açúcar refinado;
3 ovos;
2 gemas.

Preparo:
Derreta a manteiga com o chocolate em pó, em banho-maria [fiz em fogo baixo, sem banho-maria]. Retire do fogo e junte o açúcar, os ovos e as outras gemas. Leve em fogo baixo, mexendo sempre, por uns 5 minutos, até engrossar ligeiramente.
Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 18cm de diâmetro untada [sugiro enfarinhar também], e asse em forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos, até ficar firme, mas ainda cremoso.
 Espere esfriar completamente e desenforme.

Atualização_01: assim que postei a receita, que para mim era desconhecida, a Sandroca, do Eu tb sei disso... e outras amigas blogueiras me falaram de uma sobremesa estranhamente parecida, chamada Torta Búlgara, bastante conhecida! [eu não conhecia, mas joga no google que aparecem várias imagens, ou veja lá no blog da Sandra!]
A receita é parecida mesmo, apesar da torta ficar com cara de pudim, e do bolo ficar com cara de brownie. Então vou tentar fazer a Torta Búlgara e depois conto das diferenças [se é que elas existem]!

Comentários

  1. Assim tá difícil de fechar a boca aos doces,rsrs òtima!abração,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Richie, procure por torta bulgara, a receita é bem parecida, eu faço com nescau, tem até a receita lá no blog, eu fazia muito na empresa onde eu trabalhava.
    Além de untar muito bem a forma, não pode enfarinhar, eu forrava com papel manteiga, e assava em banho maria.
    Serviamos com creme de leite gelado e calda de chocolate.

    com sorvete de baunilha fica ótima!!!

    Beijão

    As fotos estão cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  3. hum...Com esse frio deu vontade de fazer! Parece com o bolo que a PAt Feldman do Crianças na Cozinha faz sem farinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse bolo. Adoro bolinhos com essa consistência, colocar num potinho e comer de colher!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Pára tudo!
    Gente, graças a vocês,"minhas amiguinha", vi que esse Bolo Húngaro é a mesma coisa que Torta Búlgara! Essa torta eu nao conhecia, mas tem várias receitas e fotos dela pela net, e é praticamente igual! Agora por que cargas d'água a revista Cláudia mudou o nome da sobremesa eu gostaria mto de saber!
    Por isso que nao encontrei referências de Bolo Húngaro!

    Obrigado, meninas, pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  6. Meu lado magiar tá saltitando de alegria com essa receita... vou fazer já já...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. húngara ou búlgara, tem muita pinta!...
    Ideal para um daqueles dias de chocolato-dependência...
    beijo
    babette

    ResponderExcluir
  8. Ai, Santa Delícia! Quantas calorias será que tem isso? heheh

    ResponderExcluir
  9. Richie! Eu amei esse bolo/torta!!rs
    As fotos ficaram ótimas viu!
    Adorei tudo!! Bjao

    ResponderExcluir
  10. Richie, a descrição estava incrível, a receita é de dar água na boca, mas as suas fotos estão um arraso!!! Menino, dá vontade de comer a tela do computador! Beijocas, essa eu vou tentar aqui! Deia.

    ResponderExcluir
  11. Richie, tu tá muito chique, isso sim! Imagina que delícia de torta mais chocolática! E.. oi.. manteiga caseira?! Ô menino prendado!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Só uma palavra pra vc: UAU!
    Amei!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Parece super gostoso! Eu como adoro chocolate, tenho certeza que me agradaria.
    Eu conheço umas 2 receitas de bolo de chocolate sem farinha, mas nunca fiz. Uma delas é da Martha Stewart, já vi sendo confeccionada no programa Everyday Cooking.
    Tudo que eu faço em forma de pão, coloco o papel manteiga, senão nem Cristo desenforma. Facilita muito mesmo.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  14. Richie,
    Eu nunca ouvi falar em bolo húngaro ou torta húngara. Assim como você eu estava completamente sem contato com estes quitutes.
    Achei as fotos lindas e realmente o bolo deve ser muito cremoso. A sua amiga se dá muito bem.
    Espero os seus comentários sobre as talvez possíveis diferenças entre o bolo e a torta.
    independente disso. Delícia de receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Com vontadona de comer este seu bolo! Também faço um bolo só com chocolate, ovos, manteiga e açúcar, mas o meu é receita francesa e se chama Gateau au Chocolat rsrsrs! Vai entender!! Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Depois que eu vi seu post no Twitter comecei a fazer uma busca , pesquisei , pesquisei ...encontrei uma e vou tentar fazer tb ..te falo o resultado depois , mas não muda quase nada ..mas fiquei com vontade da sua ...rsrs ta linda! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Richie, tenho uma coisa pra te dizer também, eu tenho uma receita de uma torta de chocolate de uma Revista Cláudia, bem antiga, está até amarelada...hehehe...faz só uns 35 anos...hehehe...chamada Torta Chocolatíssima e é bem parecida com essa, sabia? Mas vão 4 colheres de sopa de trigo, o que lembra muito o famoso Gateau francês.
    Essa que vc fez também fica parecida com Gateau.
    Ambas têm muitas semelhanças.
    Vou postar a minha qualquer hora dessas, preciso fazer para tirar fotos.
    Olhar chocolate assim dá uma água na boca!!!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ritchie,

    Muito legal o teu blog, as receitas e fotos são ótimas, dá muita vontade de reproduzi-las e dão água na boca.
    Gosto muito de cozinhar e também tenho um blog,onde comercializo tortas doces e salgadas, por conta disso passeio nos vários blogs de culinária e sempre que possível reproduzo as receitas. Depois de ter experimentado um bolo húngaro em um restaurante de Salvador,onde moro, quis reproduzir a receita a achei a que voce postou, fiz imediatamente e realmente é muito gostosa. Agora num novo momento da minha vida em que descobri que tenho hepatite auto imune, descobri também que através da dieta sem glúten é possível mesmo fazer com que a doença não progrida e que eu venha a ficar sem os medicamentos que provalvelmente teria que tomar pro resto da vida. Estou fazendo a dieta orientada por uma nutricionista e por conta disto não posso consumir farinha de trigo, centeio, aveia.Então me lembrei do bolo húngaro que além de delicioso não leva farinha de trigo, fiz esta semana e me deliciei. Continuarei curtindo A Cozinha Coletiva e reproduzindo os ótimas receitas e adaptando aqueles que levem farinha de trigo. Valeu!!! e continue postando estas maravilhas

    Um abraço!!! da sua mais nova fã.
    Alice.

    ResponderExcluir
  19. a quem chame esse bolo também de torta búlgara!
    das vezes que o fiz, ele ficou tão feio, mas tão feio rs pelo menos a gostosura era proporcional! :)
    a minha torta favorita, sem dúvida!
    e é bem famosa nos cafés daqui de salvador ^^

    ResponderExcluir
  20. Conheço esta receita pelo nome de Bolo Búlgaro. Com este nome tem várias referencias na web.

    ResponderExcluir
  21. Isso q não entendi, são 3 ovos inteiros e 2 gemas?? Sendo então 3 claras e 2 gemas dos 3 ovos inteiros??

    ResponderExcluir
  22. Isso q não entendi, são 3 ovos inteiros e 2 gemas?? Sendo então 3 claras e 2 gemas dos 3 ovos inteiros??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P