A Bruxa tá solta!



Olá!
A Torta de Abóbora, ou Pumpkin Pie, é uma das sobremesas mais tradicionais dos Estados Unidos, e está ligada a duas comemorações culturais muito típicas também, o Halloween [dia das bruxas, que é hoje! Buuh!] e o Thanksgiving Day  [o dia de ação de graças americano], ambos no Outono. Esses dois feriados, ainda que familiares, são bem diferentes para nós, do Brasil - assim como o sabor da Torta de Abóbora!
Eu confesso que estava bem preocupado quanto à questão do gosto, mas mesmo assim decidi tentar. A receita é fácil: uma massa básica recheada de um creme doce de abóbora e especiarias. As especiarias consistem em uma mistura chamada Pumpkin Pie Spice, que leva canela em pó, cravo em pó, noz-moscada, e gengibre. Nada melhor que uma receita típica para conhecer melhor uma data típica, né? Então achei a minha no Joy of Baking, que é um site americano bem legal e com receitas bem confiáveis.
E, depois de dias sem cozinhar, pois o gás estava no fim e o salário óh, lá fui eu para a cozinha  com uma abóbora e uma faca nas mãos [momento filme de halloween].


 Bom, minhas opiniões sobre a Torta de Abóbora:
_ Sim, são realmente diferentes ao nosso paladar. Porém mais na textura do que no sabor. O sabor lembra muito o gosto daquele doce de abóbora com cravo, sabe? Só que a textura é cremosa, então a sensação é que um textura extranha tem um sabor familiar;
_ É uma torta saborosa, quente, devido aos temperos e ao açúcar mascavo. Não dá pra comer 2 ou 3 fatias seguidas;
_ O problema é a cor. Pois é, gente, a receita que fiz leva açúcar mascavo - marrom - misturada à cor de abóbora da abóbora. O resultado é um creme de cor estranha, que tem cara de ruim, sabe? Não dá vontade comer, apesar de depois de provar dá pra saber que o gosto é bom. Então que for se aventurar a fazer essa receita, use açúcar branco mesmo, pra quem sabe ela ficar alaranjada, e não cor de burro quando foge.
_Valeu a pena fazer. Eu gosto de conhecer pratos típicos dierentes dos nossos, e a torta é gostosa, apesar de não ser deliciosa. Só acho que a primavera não é a época ideal para uma receita quente, né? Melhor fazer em junho, julho.

E aí, você vai tentar também?


Pumpkin Pie
Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara [200g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/4colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1 gema;
1/2 colher de chá de canela em pó;
4 colheres de água gelada.

Ingredientes do Creme de Abóbora:
3 ovos;
2 xícaras de puré fresco de abóbora [abóbora cozida ou assada até amolecer e passada por uma peneira];
1/2 xícara [120ml] de creme de leite fresco;
3/4 de xícara de açúcar mascavo [use da comum, ou da cristal amarela, para ficar com uma cor mais alaranjada];
1 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de chá de gengibre em pó;
1/8 da colher de chá de cravo em pó;
1/2 colher de chá de sal.

Creme de leite batido em chantilly para acompanhar.


Preparo da massa:
Misture farinha, açúcar, canela e sal, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água e a gema, amasse levemente.
Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro, faça furos com um garfo e leve para gelar por 20 minutos.
Retire da geladeira, cubra com papel alumínio e assem em forno a 180 graus por 15 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. Reserve.

Preparo do Creme de Abóbora:
Em uma tigela grande, bata os ovos ligeiramente. Vás acrescentando os demais ingredientes até formar um creme homogêneo.
Recheie a massa já assada com esse creme. Leve ao fono, preaquecido a 180 graus, por 45 minutos, até o recheio firmar, mas permanecer úmido no centro.
Deixe esfriar sobre uma grade.
Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de chantilly.


E feliz dias das bruxas!

Comentários

  1. Sua mais nova seguidora!!
    Simplesmente porque adoreiiii o blog e as receitas!!

    Beijokas e bom feriado!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk....Richie vc é ótimo!!! Adoro seus comentários e observações! Eu vi pela foto que vc usou abóbora cabotian, ela não tem uma cor forte, ela é meio esverdeada, será que se fizermos com a nossa abóbora de pescoço, a mesma que fazemos doces, bem laranjinha, ela não ficaria com uma corzinha melhor? Quando puder vou experimentar a receita, também adoro experimentar pratos novos, de outras culturas, amo! E fiquei bem curiosa pra conhecer esse sabor!
    Beijos doces e bom feriadão!

    ResponderExcluir
  3. olá!!!muito boa receita!!!richie adorei,a abobora pode somente está,ou poce ser outra,a textura,e o sabor seriam iguais,por que esta as vezes eu não encontro,parabéns!!pela receita................
    caroliny!!!
    richie me envie as suas atualizações,aqui não tem feeds,para subscrever,

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler suas receitas, tiram todas as minhas duvidas, tenho que confessar que não faço receitas com abóboras de preguiça de descascar, ta, não é preguiça é medo, qdo era pequena desobedecia minha mãe e sempre me cortava, fiquei com trauma, só descasco abóboras e abacaxis em ultimo caso.
    Morro de vontade de comer, porque sempre gostei de doces e do quibebe.
    Vou procurar um local que já venda descascada, não posso deixar de fazer e conhecer um pouco mais de outra cultura.

    Beijão

    Vc arrasou como sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me animei a fazer e nem mesmo a provar uma pumpkin pie!! hihihi Também gosto de experimentar coisas novas e perdi a oportunidade várias vezes acho que por puro preconceito, já que não gosto muito de doce de abóbora...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Querido, fica marrom-clara mesmo... normal! Você acertou a receita! Eu adoro este sabor, abóbora com especiarias, mas entendo que não é a de todo mundo mesmo. faz o bolo de abóbora que te dei a receita. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Sempre vejo tortas de abóbora nos livros de culinária, e tenho a maior curiosidade para experimentar. Mas vou seguir seu conselho e pensar na torta só quando o outono começar...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Seu momento Halloween ficou maravilhoso!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P