Cherry Pie


O Vinicius dizia que "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Eu diria "os bolos que me desculpem, mas tortas são fundamentais", como vocês já devem ter percebido.
Quando vi montes de cerejas no supermercado , bem no dia do pagamento, não tive dúvidas: era hora de provar a famosa Cherry Pie americana. Fiquei ainda mais inspirado vendo o finado seriado Pushing Daisies, e o "fazedor de tortas" fazendo montes delas!
O preparo da torta é bem básico - é mais ou menos o mesmo para todas as tortas americanas de fruta - uma casquinha neutra que derrete na boca e o recheio de frutas com açúcar e suco de limão - simples, né? Para dar um toque de frescura, ao invés da "tampa" de massa fiz um trançado. 
O sabor? Não parece em nada com cerejas em calda. É doce e azedinho, e morninha vai muuuito bem com sorvete! Lembra torta de mirtilos, só que mais saborosa!
Aproveite a época de cerejas e experimente esse prato típico americano!



Cherry Pie - Torta de Cerejas Frescas
[receita do livro "500 Pies & Tarts"]

A massa: use essa mesma receita daqui, de massa básica para tortas.

Ingredientes do recheio:
2/3 de xícara de açúcar granulado;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
4 xícaras de cerejas frescas, descaroçadas.

Preparo:
Misture o açúcar, o amido, as raspas e o suco de limão. Coloque as cerejas em uma tigela média e adicione a mistura, mexendo gentilmente até as cerejas ficarem cobertas.
Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos.
Retire a fôrma da geladeira, recheie com as cerejas e cubra com o trançado:
Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado.  Serão 10 tiras: 5 em cada sentido. Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois vá trançando as outras, uma de cada vez – ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais.
Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e continue assando por mais 40 minutos, até o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. Se necessário, cubra as bordas com papel alumínio, durante o tempo de forno, caso doure muito rápido.
Deixe esfriar por 1 hora.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.



Comentários

  1. Oie!

    Fiz os bolinho e me perdi com as fotos, mas nessa semana, eu vou acertar esse post :)

    Eu estava assistindo 'Pushing Daisies' ontem! Assistimos aos 3 primeiros episódios, da segunda temporada :)

    Eu AMO (ver) o seriado e as tortas do Ned :)
    Meu marido até fez uma torta para mim, logo que o seriado foi lançado, de tanta vontade que eu fiquei de comer as tais tortas.

    E qdo eu fui para a Califórnia, nem deu tempo de comer uma dessas. Aliás, não deu tempo de comer quase nada...
    (ótima desculpa para voltar lá! hehehe)

    Sua cherry pie me deu água na boca, que nem as do Ned.
    Vou criar coragem e tentar fazer.
    Mas dessa vez, demora um pouco.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa esta torta! Realmente, beleza neste caso, é fundamental, sim! Parabéns por ser tão caprichoso e tão dedicado! Nota 11!

    ResponderExcluir
  3. As suas tortas são DEMAIS! Adoroo todas! Fiz uma de maça e utilizei a a sua receita de massa básica. Acrescentei apenas uma colher de farinha de rosca para a massa ficar crocante.

    Linda linda linda essa de cereja! Vou fazer para a ceia de Natal da minha família!

    Bjbjbjb

    ResponderExcluir
  4. Querido, pra mim vc é o rei das tortas.. adoro seu capricho na produção da torta, nas fotos... morro de vontade de provar!

    Bjos e parabéns!
    Glau

    ResponderExcluir
  5. Aah! Eu gostava tanto de Pushing Daisies, pena que não durou nada.
    Eu sempre fico babando nos trançadinhos alheios, quando faço fica um horror, começo bem, depois me perco :(
    Linda a torta, as fotos ficaram excelentes. Vou esperar as cerejas em promoção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esta cozinha está cada vez mais bonita, doce e requintada!... As fotos são verdadeiras tentações de bom gosto! Os meus sinceros parabéns!
    Babette

    ResponderExcluir
  7. Olá Richie!
    Amo seu blog - Tão lindo, receitas maravilhosas e essa história de você ser um estudante a cozinhar é o que eu mais gosto.
    Meu filhote está prestes a ir embora pra fazer faculdade e eu fico imaginando ele cozinhando como você... ele também cozinha muito bem, adora fazer pães e massas e trabalha como fotógrafo, principalmente preto e branco com máquinas antigas.
    Parabéns por tudo! - sua mãe deve ter muito orgulho de vc (que papo de mãe hein..hehe)
    Bijim

    ResponderExcluir
  8. Richie, cheguei tarde, tudo que eu queria dizer foi dito nos comentários acima.
    P.A.R.A.B.É.N.S.
    Agora só resta aguentar a ansiedade até o próximo post.

    ResponderExcluir
  9. Richie, você me MATA desse jeito honey!
    Cerejas são justamente minhas frutinhas preferidas e esta sua cherry pie está linda de viver!!!
    Perfeita! Parabéns!
    Agora, como vou conseguir dormir depois de babar nestas fotos?
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Hayırlı günler, ellerinize, emeğinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı olmuş.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  11. eu ADORAVA pushing daisies, era tipo a série mais fofa do mundo inteiro. fiquei puta quando acabou. pelo menos dá pra relembrar um pouco dela pelas tortas! a sua ficou linda por sinal :)

    ResponderExcluir
  12. Richie, querido, como sempre àgua na boca...Adorei sua receita...Amei as fotos...Bjim e òtimo dia !!!

    ResponderExcluir
  13. Salivei!

    Confesso que estou morrinhando para comprar cerejas aqui, estão um assalto! rs

    ResponderExcluir
  14. Meninooooooo! que torta maraaa eh essa hein? a pessoa mesmo que não goste de cereja fica a gostar, não eh o meu caso eu adoroooooo cerejas, mas não posso experimentar esta receita agora pois as cerejas estão o olho da cara, so a misericordia! Olha amei o seu blog, te achei quando estava procurando receitas de cupcakes, por isso vou vaguear por aqui muitas vezes, parabens pelo seu dom, admiro homens que sabem cozinhar e tem prazer nisso. Beijão! Passa no meu blog. Inteeeeeeeee

    ResponderExcluir
  15. RICHIE MEU QUERIDO VC SEMPRE ARRASANDO NA SUA COZINHA COLETIVA...SOU FÃ VC JA SABE NÉ....PARABENS PELA TORTA QUE DEVERIA ESTA UMA DELICIA..AMO TORTAS AFF...BJOS...SE QUISE PARTICIPAR NO MEU BLOG ESTA ROLANDO UM SORTEIO BEM LEGAL...BJOS

    ResponderExcluir
  16. Richie, parece que vc adora torta mesmo. Fiz uma sua de limão (postei outro dia) e foi aí que vi que tem muitas outras...
    E essa com cerejas, com a frutinha em todos os supermercados (ô desculpa boa!), vou ter que experimentá-la!
    Bjus..

    ResponderExcluir
  17. aquela que casar com vc, precisará viver em guerra com a balança
    beiiijo, uspiano

    ResponderExcluir
  18. Oi Rickie amo passar por aqui, suas receitas tem cara de gostosas, tem cara de revista importada, um show.
    Da agua na boca, Paravens como sempre Priscila

    ResponderExcluir
  19. Vi essa torta la na Rachel e vim aqui pra ver de mais pertinho ainda....rsrs
    Quanta coisa boa nesse blog meu Deus...

    Vou ficar por aqui..rs

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Já fiz essa receita 2 vezes (1 com cerejas, framboesas e mirtilos e outra com morangos). Ficaram deliciiosas, mas não consegui que ficassem douradinhas como a da foto. Qual o segredo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, tudo bem? Acho que o segredo é forno quente mesmo! hehe Mas você pode ligar o dourador do seu forno, no final, por uns 5 minutos {meu forno nao tem, por isso não uso} ou pincelar um pouco de creme de leite ou gema sobre a massa, tb.

      Obrigado por testar e bjo!

      Excluir
    2. Richie, meu forno também não tem esse tal "dourador". Eu vi em outras receitas que você pincelou com gema e açúcar. Valeu pela dica! bjo!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz com Cereja Silvestre ,aqui em casa tem um pé dessa delicia da amazônia :D ,Ficou muito bom ,agora quero testar com mirtillio ou cereja comum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P