Bolo Caramelo


Olá!
Fique paquerando essa receita, típica da cozinha do sul dos Estados Unidos, por quase um mês. Toda vez que voltava a vê-la, tentava me lembrar do que tinha me impedido de fazê-la, e não lembrava - lia a lista de ingredientes, todos bem simples, então não poderia ser isso. E de repente lá estava, "termômetro culinário", era esse o problema. 
Em um dia de raro altruísmo, decidi levar a receita à cabo, afinal já tinha feito caldas de açúcar sem termômetro, apenas marcando o tempo de fervura, e tudo tinha dado certo. A massa é muito fácil de preparar [é o típico passo a passo de um bolo simples tradicional americano, o yellow cake], então correu tudo bem. Quanto à cobertura, substituí o açúcar mascavo claro pelo escuro, o que não comprometeria a calda, apenas deixaria mais escura. Levei os ingredientes ao fogo, como indicado, e tudo ia às mil maravilhas, até que notei que alguns carocinhos haviam se formado, assim como quando a gente faz brigadeiro. Deixei pra lá e terminei a receita, conforme as indicações de tempo e textura.
No momento de despejar a cobertura sobre o bolo, meu lado virginiano não gostou nada dos poucos carocinhos, e resolveu bater com um fouet, para ficar lisinho. Imagine meu susto ao ver que, além de liso, o caramelo ficou suuper brilhante - praticamente um espelho - diferente das fotos da receita original. Felizmente, o brilho não alterou a textura da cobertura, que foi, aos poucos, ficando opaca, até se tornar uma casquinha de caramelo. 
O sabor forte do caramelo mascavo escorrendo lentamente pelos lados do bolo de massa macia, amarelinha e baunilhada é delicioso. E, na minha opinião, fica melhor ainda no dia seguinte. Experimente!

PS: preciso me lembrar de compra um termômetro para doces - aceito sugestões!



Caramel Cake
[retirada daqui]

Para o yellow cake:
2 xícaras de farinha de trigo, misturadas a 2 colheres de amido de milho [essa mistura substitui a cake flour americana];
1 colher de chá de fermento em pó;
3/4 de colher de chá de bicarbonato de soja;
1/2 colher de chá de sal;
100g de manteiga amolecida;
1 xícara de açúcar;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 ovos grandes, em temperatura ambiente;
1 xícara de buttermilk [usei 1/2 xícara de leite mais 1/2 xícara de iogurte].

Para o caramelo:
1 xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de açúcar mascavo claro apertado na xícara;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de glucose de milho;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Para garantir que o caramelo vai dar certo, deve-se usar um termômetro para doces.

Preparo do yellow cake:
Preaqueça o forno a 170 graus. Unte uma assadeira de 22cm de diâmetro com manteiga, revestindo o fundo com papel manteiga levemente untado. Reserve.
Peneire juntos o açúcar, amido, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira, por uns 5 minutos, até que vire um creme fofo e claro, então adicione a baunilha. Adicione os ovos, um por vez, e batendo após cada adição. Em velocidade baixa, adicione o buttermilk e bata somente até incorporar. Desligue a batedeira e adicione a mistura de farinha em três partes, mexendo delicadamente após cada um delas.
Despeje a massa na forma preparada, alisando com uma espátula. Bata o fundo da a fôrma algumas vezes na bancada, para eliminar possíveis bolhas de ar.
Leve ao forno por 35 minutos, ou até passar no teste do palito.
Retire e deixe esfriar por 10 minutos.
Desenforme, remova o papel com cuidado e deixe esfriar completamente.

Preparo do caramelo:
Leve o creme de leite, o açúcar, o sal e a glucose ao fogo médio em uma panela de fundo grosso, mexendo até o açúcar e a glucose dissolverem. Deixe ferver sem mexer até que o termômetro aponte 100 graus, isso leva uns 14 minutos. Remova do calor e misture a baunilha.
Derrame a cobertura sobre o bolo frio [ajuda se o bolo estiver sobre uma gradinha, para a cobertura escorrer, se precisar]. Deixe esfriar por meia hora.


Comentários

  1. Richie, ótima dica a do fouet! vou empregá-lo se necessário tb. Quero experimentar um Dobos Torte, com caramelo em cima tb, em várias camadas. Vc já ouviu falar dela? abrçs!

    ResponderExcluir
  2. Preciso parar de olhar seu blog, ou não emagreço nunca, vivo fazendo bolos e tortas e comendo.
    Vou me exilar da net por uns 3 anos!!!

    Receita maravilhosa, mas não vou fazer!!! Não posso!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Salve!
    Não vai ser mais por falta de termômetro que vc vai adiar fazer alguma receita. Esse aqui vem com frete grátis por menos de 10 reais, digital. Só não pode molhar a parte do cabo nem colocar tudo no forno!
    http://www.dealextreme.com/p/0-9-digital-lcd-food-probe-thermometer-50-300-c-1-lr44-32311
    Esse site tem várias coisas boas pra cozinha, em especial as facas de cerâmica e pinças de inox.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou fazer só o bolo.
    Pq para a calda, vou precisar do tal termômetro, pq não manjo de caldas a olho ;)

    O bolo vai ficar uma delícia com a geléia que tenho aqui em casa!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Yammmmyyyyy!
    A calda ficou linda mesmo!
    Parabéns!
    Abraço,
    Simone.

    ResponderExcluir
  6. Richie, que bolo mais lindo! Dá pra perceber que é bem fofinho mesmo, e essa cobertura deve ser de comer rezando.. Amei as fotos, como sempre!

    Olha o que lembrei.. Acredita que eu tenho um termômetro pra doces em casa que eu nunca abri?! Tá fechadinho lá na gaveta.. Vou te mandar.. Hahahah! =P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parece delicioso!

    Eu também não tenho termômetro e estou protelando fazer aquela receita de caramelos que está no Quintandoca porque vai que né. rs

    Ah! O caramelho endurece e fica vidrificado ou fica meio puxa-puxa? Quando você disse que havia ficado brilhante lembrei de uma vez que fiz 2 bolos de cenoura com cobertura de chocolate - um para nós de casa e outro pra minha mãe levar para os alunos - e bom, fui a meu cargo porque sou a única em casa que faz a calda durinha... Bom, seilá o que eu tinha na cabeça, mas fiquei distraída e deixei passar do ponto! heheh

    Ficou linda, brilhante, um espelho negro! Por outro lado, dava para tirar um caco e matar alguém, viu. rs

    ResponderExcluir
  8. Ave Maria!!!! Tô que nem a Sandra, numa briga com a balança! E sempre prometo que não venho mais aqui até emagrecer o que preciso (tá difícil), mas quando leio o nome da receita não resisto e cá estou eu, sofrendo horrores...kkkkkk.....
    Cara não vou resistir a essa maravilha e vou ter que fazer nesse FDS. Mas FDS pode fugir da dieta né mesmo? Aí chega na segunda só alface e agrião...kkkk...
    Tenho um termômetro muito bom e não é dos mais caros, a marca não sei...rsrs...ele é branquinho e na parte de trás tem assim "CE", mas é muito bom e responde rápido viu? Quando precisa fazer a calda para o merengue italiano eu uso ele, é ótimo.
    Beijos doces!
    Bom FDS

    ResponderExcluir
  9. Caramelo é bom demais ! Ficou com um aspecto muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Richie,

    Agora quem viu coincidência nesta receita com algumas experiências pessoais fui eu! rsrs. É que eu costumo fazer também uma cobertura de caramelo 'batida', que fica opaca, durinha e bem interessante. A receita eu tirei de uma Cláudia Cozinha, embora existam variações dela em, sei lá, uma dezena dos meus livros gringos, rsrs.
    A outra coincidência é que estou planejando criar uma seção no meu blog sobre utensílios e, de início, até já fotografei o meu termômetro para caldas (e frituras) e outros apetrechos básicos. O meu termômetro é um 'Candy Deep fry Thermometer' e é parecido com uma caneta grande. Ele é bonzinho e tem preço razoável, mas eu queria mesmo era aquele que parece uma régua de metal, rsrs.
    Ah, a calda feita de acordo com o tempo de fervura do açúcar só dá certo se a chama do fogão for 'normal'. Se for muito grande ou muito pequena não funciona, pois o tempo será menor ou maior.
    Sem termômetro é melhor usar o método do 'olhômetro' ou o do 'pires de água fria'.

    Este bolo está com um aspecto mega/super apetitoso e a bakewell tart do post anterior também ficou maravilhosa!

    Boa tarde e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Richie que saudade...
    hoje deu um tempinho e vim me alimentar aqui...pelamor cada dia vc esta mais e mais maravilhoso na arte dos doces....
    Quando vem me ver????
    Beijos querido

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente PERFEITO!!!
    Quanto ao caramelo adoreeeiii essa de bater...o meu muitas vezes insiste nestes carocinhos...ótima solução..rs

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente PERFEITO!!!
    Quanto ao caramelo adoreeeiii essa de bater...o meu muitas vezes insiste nestes carocinhos...ótima solução..rs

    bjos

    ResponderExcluir
  14. bem richie o bolo esta lindo. eu nao tenho termometro mas arriscava na mesma tambem. quanto ao bolo so por siesta optimo mas assim fica uma maravilha dos ceus
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Richie mas que maravilha adorei este teu bolo,muito bom mesmo,bjokinhass

    ResponderExcluir
  16. Atividade física e uma alimentação equilibrada devem fazer parte da rotina da população que sofre com hipertensão. Confira alguns cuidados para manter o controle da doença e ter uma vida saudável: http://bit.ly/i38ePf.
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  17. O seu Blog está de parabéns. O seu perfil é ´timo,seu blog além de limpo é extramentemente útil e notoriamente interessante para muitos

    Tudo está de parabéns

    Noss admiração

    Dolce Festa

    ResponderExcluir
  18. oiii Ritchie, tudo bem? Amo suas receitas !!! Estou com uma dúvida nesta, bicarbonato de soja tem substituição por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, não tem não. Mto obrigado pelo carinho! :)

      Excluir
    2. Richie, é bicarbonato de soja ou sódio? pq o sódio eu encontro em vários lugares mas soja eu não acho. Obrigado! bjs

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P