Torta de Ameixas e Frangipane


Olá!
Semana passada tudo contribuiu para atrasar as postagens no blog: uma correria louca no trabalho, e ainda por cima meu limite de postagem de imagens no blogspot acabou :S
Maaas, o tão esperado fim de semana chegou, o problema das imagens foi resolvido, e no sábado preparei essa torta, com o frangipane que eu tinha congelado e com ameixas frescas fatiadas fininho graças à minha nova faca azul!
Sobre a torta, eu acho super brega aquelas flores de tomate sobre a salada de maionese, mas tive que me render à montagem dessa torta, com as fatias de ameixa formando uma "florzona"! Talvez seja brega, mas eu gostei! Usei ameixas na receita, mas outras frutas, como maçã, pêra ou pêssego, também combinam bem com o frangipane. Aliás, frangipane dá um trabalhinho [se você, como eu, tiver que fazer a farinha de amêndoas em casa] mas é bom, viu? Ainda bem que ainda tenho um pouquinho congelado!


Torta de Ameixas e Frangipane
[idéia retirada daqui]

Ingredientes da massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes do frangipane:
1 e 1/4 xícaras [185g] de farinha de amêndoas;
3/4 de xícara mais uma colher de sopa [185g] de manteiga sem sal em temp. ambiente;
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de licor de nozes [Frangelico].

8 ameixas frescas em fatias finas.

Preparo da massa:
Misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água e amasse rapidamente.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa de tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo e reserve no freezer.

Preparo do frangipane:
Misture, na tigela da batedeira, a manteiga, a farinha de amêndoas e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo e misture com uma espátula. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição e não esquecendo de raspar as laterais da tigela. Adicione a baunilha e o Frangelico, misture e reserve.

Montagem:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Retire a base da torta do freezer. Cubra a massa com o frangipane, tomando cuidado para que o creme não chegue à altura da borda da massa [vai sobrar um pouco do recheio, que pode ser congelado ou usado em tortinhas individuais].
Organize as fatias de ameixa levemente enfiadas no recheio, na forma de círculos concêntricos, começando pelas bordas e dobrando as fatias para formar o centro.
Leve ao forno por mais ou menos uma hora, até que o recheio inche e doure, e a massa fique dourada também. 
Retire do forno, deixe esfriar por meia hora e só então corte as fatias com cuidado, para não desarranjar as ameixas.


Comentários

  1. hum que bonita que fica irresistivel mesmo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ficou simplesmente linda sua torta. Concordo com vc, a florzinha de tomate é brega, mas as vezes temos que fazer 1 frescurinha, embora essa flor que vc fez nada tem a ver com a flor de tomate. Essa está show...arrasou mesmo. Adorei a receita. Se der pra me retornar, por favor como vc resolveu o problema do limite de fotos no blog? Obrigada... Parabéns pela receita...boa semana...bjos

    ResponderExcluir
  3. Richie,

    Obrigada pela visita e pela informação a respeito das fotos, sei que vc conseguiu resolver seu problema, mas nesse meio tempo, uma amiga me passou um site muito interessante, se quiser entra la:
    www.webresizer.com.
    Ajuda a diminuir o peso das suas fotos....bjos obrigada viu?

    ResponderExcluir
  4. hummm
    adoro essas tortas com frutas!
    não ficou brega a sua torta não!

    bjs!!

    fer sakano

    ResponderExcluir
  5. Nossos estomagos estão em sintonia. Eu estava procurando justamente uma torta de ameixas, já que estamos na temporada e elas estão suculentas e doces. Faço e depois te conto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Com ou sem florzinha, esta iressistível esta torta.
    Difícil por fazer farinha de amêndoas? Acho que vale MUITO a pena!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Que brega o quê, Richie! Ficou lindíssima a torta e foi exatamente a florzona que me fez clicar no feed e vir até aqui comentar! Já a flor de tomate pode ter essa conotação brega, mas sempre que faço um almoço/jantar em família e quero homenagear a minha vó trato de preparar uma flor daquelas! ;)
    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Nada brega, nada mesmo!!! Ficou lindona!! Eu, na minha santa ignorância, não sabia o que era frangipane, mas...aprendi!! Essa torta deve ser um negócio!! Beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Não achei nada brega a sua flor de ameixas =D
    Sem contar que a torta ficou mto apetitosa!!!

    Ah... Acabei de receber os produtos da promoção mococa =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  10. Gente, essa torta tá MARAVILHOSA!! deu super água na boca, não só essa receita,né? mas todas...to mega ansiosa para experimentar alguma!!!

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindíssima esta tarte e de certeza super saborosa! Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Que coisa mais linda, Richie. Perfeita a sua flor de ameixa! :D

    ResponderExcluir
  13. MEL DELS RICHIE, que coisa mais linda essa sua flor!
    Tem dica em como fazer para ficar?!

    ResponderExcluir
  14. Olá Richie! Parabéns por suas receitas e fotos maravilhosas! Faz tempo que quero fazer esta sua versão da frangipane! Também tenho um blog e já fiz um post sobre esta torta francesa, mas com frutas frescas e chantilly: http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br/2011/04/desafio-criar-minha-versao-da-torta.html
    beijos, Bia (Desafios Gastronômicos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P