Relembrar é viver



Nos fins da década de 90 a revista Cláudia costumava lançar edições especiais chamadas Cláudia Cozinha [hoje em dia, pelo que vi, isso passou a ser um "encarte" da revista, chamado Cláudia Comida & Bebida] e meu pai, que era dono de padaria e adorava comer, sempre comprava dessas. A revista ficava no caixa e eu vivia folheando. Tinha uma que era toda sobre tortas, e eu ficava boquiaberto, paquerando a foto da torta de limão da capa. Pelo que me lembro eu já tinha comido torta de limão  - daquelas de leite condensado e massa de bolacha - mas a da revista era diferente: por baixo do merengue dourado vinha um creme amarelo, denso e brilhante, e eu tentava imaginar a textura que aquela maravilha de se olhar teria! 
Torta de limão com merengue é uma pequena obra de arte, o resultado exato do equilíbrio dos  sabores e da surpresa das texturas. Super clássica, super fácil e super requisitada aqui em casa, nada melhor do que começar um novo ano com uma bela fatia dessas. E se 2012 for tão equilibrado quanto uma torta de limão, não preciso desejar mais nada! :)

A receita você confere clicando aqui.

Comentários

  1. Lembro que uma das primeiras receitas que vi aqui no seu blog foi uma torta de limão, não? Eu também adoro! Beijinho e feliz 2012! :-)

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo e ainda por cima fiquei com agua na boca!!! Feliz 2012 com muito sabor e equilibrio!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Richie,
    As revistas Cláudia Cozinha eram minha inspiração constante. Tenho-as comigo até hoje. Infelizmente, as que estão encartadas na Revista Cláudia atualmente, não tem a mesma qualidade.
    Lembro demais dessa torta , vc me despertou a vontde de faze-la.
    Um 2012 especial para você como, você bem disse, essa torta de limão.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Olá. Sigo há pouco tempo teu blog. Parabéns pelas receitas e fotos. Outra coisa legal de seguir blogs bacanas é que descobrimos outros como esse da receita. Só fiquei chateada ao entrar no blog Flagrante Delícia e ver que não é atualizado há quase um ano. Mas continuarei vindo aqui para ver tuas delícias, bem como conhecer sites/blogs novos.

    ResponderExcluir
  5. Richie, feliz 2012, adoro torta de limão, já fiz algumas vezes aqui em casa, e as visitas adoram,sou fã e até hoje ainda compro este encarte.
    abraços
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de torta...limão e chantilly...combinação perfeita...

    Beijinhos e um 2012 cheinho de coisas boas...como a torta de limão,rsss

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  7. Oiess Richie!!!
    Que delícia de torta. Esse creme amarelinho é de dar água na boca...
    Fotos lindas como sempre!!!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  8. Oi Richie!
    Eu também me lembro desses encartes e concordo com a Lylia, pena que os de hoje não são mais tão bons...
    É exatamente essa receita que faço e meus clientes adoram! Nada de leite condensado e afins! ;)
    Feliz Ano Novo!
    Beijos,
    Simone.

    ResponderExcluir
  9. Luna, pois é, já tem 4 receitas de torta de limão diferentes aqui no blog! Pra você ver o tanto que eu gosto, né?! bjo e feliz 2012!

    Mauro, obrigado! Fico feliz q tenha gostado! Otimo 2012 pra vc tb!abç

    Lylia, concordo plenamente! Os encartes são receitas muito rápidas, até mal explicadas! E as Cláudia Cozinha do meu pai estão todas comigo, roubei dele! hehe bjo, obrigado e feliz 2012 pra vc!

    Andrea, é realmente uma pena que um site tão lindo quanto o FlagranteDelícia está parado, né? Virou até livro, aliás..obrigado pelo comentario e pelas visitas! :)

    Oi Paula! Feliz 2012 pra vc e sua família! Eu não compro a revista que vem com o encarte, mas se aparece alguma lá na casa do meu pai eu trago pra cá rapidinho!rs
    bjo!

    Sharon, na verdade é merengue, que depois de espalhado sobre a torta vai ao forno para dourar! Combina ainda mais que chantilly! 2012 cheio de alegrias pra todos nós! bjo

    Oi Elaine! O segredo do amarelinho são as gemas que eu encontro por aqui! :D Obrigado e bjo!

    Simone {Jour} eu gosto da de leite condensado.. mas imagino que a massa de bolacha e o recheio de leite condensado foram inventados pra facilitar, né? Mas pra quem tem tempo de fazer, essa é bem mais gostosa! bjo e feliz 2012!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P