Manteiga fresca caseira



Olás!
Uma das vantagens de se morar no interior é ter uma casa de vó onde o feijão é refogado na banha de porco, o ovo frito tem gema assustadoramente vermelha e o leite gordo é perfeito para fazer doce de leite. Aliás, é esse leite gordo que minha tia traz do sítio, separa a nata e vai congelando os potes cheios, que eu trago na mala térmica, feliz da vida, quando vou visitar minha mãe. 
Chegando aqui a nata descongela na geladeira e, no dia seguinte, vira manteiga. Como geralmente são por volta de dois quilos de nata, uso duas tigelas grandes - o processo de bater manteiga pode espirrar um bocado - e pelo menos quatro litros de água gelada para lavar a manteiga, depois de batida. E sim, é preciso força: já tentei usar a batedeira, mas o ponto se perde com facilidade, então prefiro começar com um fouet ou um garfo grande, e terminar com uma espátula resistente.



O processo é bem simples: em uma tigela funda, coloque a nata [um quilo de nata rende mais ou menos meio quilo de manteiga, então não compensa fazer se você tiver pouca nata] e vá batendo com o fouet. Ela vai ficar bem líquida no começo, mas depois de uns 15 minutos vão se formar grumos amarelados e vai aparecer um líquido branco leitoso no fundo da tigela - sinal de que tá dando certo! Quando isso acontecer, esprema bem esses grumos, usando uma espátula ou colher grande, e escorra o líquido [que é o soro do leite, o chamado buttermilk, super comum em receitas, então reserve esse soro, coe e conserve no freezer!]. Repita esse processo de espremer os grumos de manteiga e escorrer o soro mais umas 3 vezes.
Agora é hora de lavar a manteiga, e minha vó diz que a água tem que sair transparente, sem nenhum resíduo de soro, por isso uso, para cada quilo de nata, dois litros de água bem gelada. Vá adicionando água gelada aos poucos e mexendo a manteiga, apertando com a colher. Escorra bem e repita o processo até que a água saia limpinha e a manteiga esteja sem manchas brancas. Quando isso acontecer, aperte muito bem a manteiga com as costas da colher, para que saia toda a água [você pode fazer isso sobre uma peneira].
Eu tempero a manteiga fresca com uma pitada de sal para ajudar na conservação, mas não é regra.

Depois de pronta, separo a manteiga em pequenos potes, congelo alguns e deixo na geladeira somente o necessário para o consumo de uns 4 dias, ou mais se já tenho receita em vista. É que a manteiga caseira depois desse tempo de geladeira ganha um sabor meio acre [tem gente que gosta], que prejudica seu uso em receitas, e mofa mais rapidamente, por não levar conservantes.
Ah, dois últimos lembretes: se você for juntar nata em casa e congelar, é legal utilizá-la com no máximo um mês de freezer, senão seu sabor também se altera. E, na falta de nata, o mesmo processo pode ser feito usando creme de leite fresco.

Comentários

  1. ai q delicia...com pao caseiro no cafe da manha..

    ResponderExcluir
  2. que coisa boa...é verdade..no interior é bem melhor de viver e tem essas delicias..bjo

    ResponderExcluir
  3. Jesusssssss... Mais uma coisa pra eu testar!!! rs

    ResponderExcluir
  4. Será que o gosto da manteiga caseira é bom? desconfio que sim nao é rsrs como não tenho como arrumar nata assim tão fácil, me deu vontade de tentar com creme de leite, procede-se da mesma forma?
    abraço

    ResponderExcluir
  5. coisa linda, Richie, e você deve estar com um muque, hein... hehehe.

    minha avó fazia manteiga quando morava em sítio e tinha suas vaquinhas (faz um tempão já...). mas depois de um tempo ela batia no liquidificador, será que não dá certo também?

    pode ser que minha memória esteja maluca, mas lembro mesmo dela batendo pequenas porções de nata no liqui. que delícia que era aquela manteiguinha de manhã, besuntando aquele delicioso pão que ela fazia... puro amor.

    beijo, querido. bom fevereiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. So bato as minhas em liquidificador aprendi com minha avo

      Excluir
    2. Sim. So bato as minhas em liquidificador aprendi com minha avo

      Excluir
  6. O sabor da manteiga caseira não tem comparação, é deliciosa num pão caseiro recém-assado!
    Minha mãe costumava fazer no tempo que recebíamos o leite na porta da casa trazido pelo leiteiro!Saudade...

    ResponderExcluir
  7. letthesunshine, faltou o pão caseiro hoje, aqui :S

    Saboracasa, inveja branca pode! hahaha

    Sandra, faz sim! E me conta o que achou, please!

    Iliane, o interiorzão tem suas vantagens! ;)

    Mauro, a massa de torta fica super saborosa com manteiga caseira! Se testar me conta o que achou! :)

    Augusto, pode confiar que é bom sim, viu? Com o creme de leite fresco é o mesmo processo, não tem erro!

    Joana, que bom que gostou! bjo

    Quéroulz, nunca tentei bater no liquidificador, mas na batedeira é fácil perder o ponto (pelo menos pra mim), por isso prefiro no muque! haha Da próxima vou tentar e conto aqui.. o triste é lavar o copo do liquidificador depois, né?rs bjo

    ResponderExcluir
  8. Cristina, tem toda razão! Quanto ao leite, aqui em São Carlos tem um senhor que entrega em casa, mas ainda não comprei... to esperando coragem pra tentar fazer queijos. bjo!

    ResponderExcluir
  9. mantem tudo isso, ñão deixes estragar esse bem maior do que qq ouro ou diamante...
    Parab+ens, pelo local e todas asvantagens adjacentes

    ResponderExcluir
  10. Não conseguiria fazer manteiga em casa, cadê a força para isso? Meus bracinhos não aguentavam :) Gostava de provar manteiga verdadeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameixinha, vi em outro blogs e em sugestões a receita sendo feita em batedeira ou liquidificador, então dá pra tentar sem forçar os braços, né?rs

      :)

      Excluir
  11. Richie,
    Que delícia de receita!!!Com certeza vou fazer. Vou divulgar no face, com todos os créditos claro.Beijos, Maria.

    ResponderExcluir
  12. Richie,
    Essa receita está maravilhosa.
    Parabéns!
    www.blogmago.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que manteiga mais bonita! *-*
    Mas parece dar um trabalhão...onde eu moro não tem como arrumar nada, e eu nunca consegui achar creme de leite fresco em lugar nenhum! Mas quem sabe um dia eu não tento? O pior é que em casa o povo aqui só compra margarina mesmo...aiai

    ResponderExcluir
  14. Richie,
    A aparência dessa manteiga é muito atraente, mas tem alguns fatores que nos impedem de seguir seu exemplo: ter as natas frescas e ter braços pra isso. O meu braço direito já tem uma epicondilite por uso excessivo, logo..., me dê licença que vou ali no mercado comprar manteiga, a melhor que eu achar, ok?
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, gosto muito de visitar seu blog sempre tem algo que acho muito legal, eu já fiz manteiga só que com creme de leite fresco, não tenho a mesma sorte que você rs mas deu certo e temperei a minha com alecrim ficou maravilhosa.


    Beijos

    Joyce
    Cozinha & Mulher Moderna

    ResponderExcluir
  17. oies Richie!

    Admiro muito a sua vontade e dedicação em preparar tudo de forma caseira. Eu imagino que deva ficar muuuito bom uma manteiga caseira, mas só de pensar, já me vejo pegando a chave do carro e correndo para o supermercado...

    Mas ainda vou chegar no seu nível, hehehe, um dia, vou preferir fazer tudo em casa também!

    Uma ótima semana para vc querido!

    Beijooo...

    ResponderExcluir
  18. nossa essa manetiega desse ser boa demais da conta ..eu adoro agra sei pq ela é cara né....pois é bem trabalhosa para fazer não é mesmo ??? admiro sua dedicação bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  19. Nunca fiz manteiga em casa exceto um dia que estava fazendo chantilly quando bobiei e passou do ponto,a sorte é que não tinha colocado o açúcar (acho que inconscientemente eu queria manteiga) para não perder o creme eu tirei da batedeira para não espirrar e bati com a força do braço como minha mãe fazia ao preparar manteiga. Como aqui em casa nada se perde e tudo se transforma, tivemos manteiguinha fresca no café da manhã hehe.
    É, ser do interior tem lá suas vantagens - aprende a fazer de tudo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. com pão quentinho no café da tarde fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  21. Tô chegando agora e me encantei com todas essas delícias...Parabéns!Essa manteiga ficou um deslumbre...beijkas

    ResponderExcluir
  22. Nossa que delícia!!!! Imagino as receitas feitas com essa manteiga caseira......um sabor bemmmm diferente.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Richie, vc está virando um patissier mesmo! Que manteiga linda!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  24. Que maravilha, que delícia!! que dedicação em preparar tudo de forma caseira, gosto muito de visitar seu blog

    ResponderExcluir
  25. Muito legal seu blog, a manteiga está de dar água na boca, vou acompanhar. Tenho também um blog de culinária e um de pensamentos, se puder dar uma olhadinha, bjs.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, a melhor receita bem explicadinha sobre como fazer manteiga! Muito obrigada! Adorei esse blog. Explica muito bem, com detalhes, e pra mim é melhor, pois sou uma mera iniciante na cozinha!
    bjos

    ResponderExcluir
  27. oi adorei seu espaço aguardo a sua visitinha...

    ResponderExcluir
  28. Adoro manteiga, que legal ter alguém que passou isso pra vc e repassar pra gente, valeu!!!!
    Paula

    ResponderExcluir
  29. Será q dá pra fazer buttercream com essa manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim Nathália, é manteiga normal. Só não acrescente sal, para o buttercream :)

      Excluir
  30. Sabe que amooo essa manteiga,lembrei que minha avó fazia num vidro de nescafe,ela colocava ali e ficava batendo na perna,o vidro fechado sabe,e de ladinho,batia batia ,passava as tardes batendo,eu amava isso,hj nao tenho mais ela....mas lembrei muito dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, que lembrança mais linda essa da sua vó fazendo manteiga! Obrigado por compartilhar :)

      Excluir
  31. Hummmm vou tentar com creme de leite!

    agua quente amigo! lava tudo fácil fácil!

    bjoo

    ResponderExcluir
  32. ADOREI ESTE ESPAÇO, TUDO QUE É DERIVADO DO LEITE É BOM DEMAIS,FAÇO QUEIJO FRESCAL É UMA DELICIA, AGORA TUDO QUE AQUI ESTÁ POSTADO É TUDO BOM.

    ResponderExcluir
  33. Gosto muito de fazer bolos e tortas...
    E agora pretendo me aventurar a fazer coisas diferentes como manteiga, doce de leite, quejos...

    Ah, e que ótimo seria fazer uma torta alemã com manteiga caseira hein..

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências na cozinha.


    Carolina.

    ResponderExcluir
  34. Aqui na minha cidade eu ainda recebo o leite fresco na porta, to doido para fazer essa receita de manteiga

    ResponderExcluir
  35. Aqui na minha cidade eu ainda recebo o leite fresco na porta, to doido para fazer essa receita de manteiga

    ResponderExcluir
  36. Só quem mora/morou no interior sabe o prazer de ter não só leite, como alimentos em geral bem fresquinhos! Meu pai tem uma fazenda e aqui é região cacaueira, então cocada de cacau, leite gordo, siriguela, jenipapo, acerola, carambola, etc vem fresquinho. Pela grande quantidade que chegam aqui quase sempre viram doces para não "perder". Uma delícia sem sombra de dúvidas!

    ResponderExcluir
  37. Minha mãe acabou de fazer desta manteiga de leite, e ficou uma delícia. Ela fez com a nata de leite de vacas Jersey, lá da fazenda dela... Adorooo!

    ResponderExcluir
  38. não presisa bater na mão eu apuro ela no licuidificador com agua gelada tambem esxperimente e vera.

    ResponderExcluir
  39. Sempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho

    ResponderExcluir
  40. Sempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho

    ResponderExcluir
  41. Sempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho

    ResponderExcluir
  42. Tentei fazer, mas não sei o que aconteceu que minha nata não virou manteiga, ficou só cremosa, não separou o soro, o que sera que pode ter dado errado, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  43. Vc usou o termo, grumos amarelados, foi isso que não formou na minha, pq será

    ResponderExcluir
  44. Estou triste, pq demorei tanto para juntar a nata, e agora não virou nada
    Minha nata é tirada do leite de vaca criada em pasto, sou do interior e aqui tem bastante sitiantes que vendem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente faltou bater mais a nata... antes dela criar grumos ela fica cremosa mesmo ;) Na dúvida os sitiantes produtores de leite com certeza podem ajudar!

      Excluir
  45. Já fiz algumas vezes manteiga com a nata comprada numa cidadezinha. Mas por último quando cheguei em casa ao bater na batedeira logo vi que não ia dar ponto de manteiga. Como devo utilizá -la? Agora que virou um creme?

    ResponderExcluir
  46. dá pra fazer com nata de supermercado?

    ResponderExcluir
  47. Nunca consegui fazer!! Fica no ponto de chantilly e não passa disso!! Uso leite de vaca tirado na fazenda. Já mudei de leiteiro e não dá certo. A batedeira bate, bate, bate... e não vira manteiga nem a pau!! Afff! Não pus sal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. E não sei como utilizar esse creme. Ficou lindo mas não separou a gordura do soro

      Excluir
    2. A minha também não deu certo. Porque será?

      Excluir
    3. A minha também não! Virou um creme lindo, vem espesso e depois desandou... Ficou líquida e nada de separar a manteiga!! Por que será que isso acontece?

      Excluir
  48. Gente ,não deu certo,o que fazer com o creme que sobrou????

    ResponderExcluir
  49. Alguma resposta sobre o creme. Também não consegui o ponto da nata.

    ResponderExcluir
  50. Amados o meu tbm as vezes não dá certo so vira um creme de nata, eu não sei dizer prq mas tbm não desprezo!
    Esse creme eu tempero com:sal,oregano,azeite,alho,manjericão... o que preferir ou somente com sal mesmo fica delícia nos pães,torrada,bolacha...
    Ou tbm faço biscoitos de nata ou bolo 😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P