O melhor Bolo de Chocolate

Olás,
dia desses recebi um mail de uma leitora pedindo uma boa receita de bolo de chocolate para festas. Já me perguntaram antes sobre massas de chocolate para rechear, pão-de-ló de chocolate e até adaptações do pão-de-ló comum com algumas colheradas de cacau. Foi quando caiu a ficha de que eu precisava compartilhar uma boa, realmente boa, receita de bolo de chocolate, e é isso que estou fazendo agora.
Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: não é uma receita comum, esse é O bolo de chocolate: escuro [odeio aqueles bolos de chocolate pálidos de padaria ruim], macio [o óleo ao invés de manteiga e a mistura de buttermilk, cacau [ácidos] e bicarbonato fazem mágica nessa massa!] e úmido, muito úmido. Talvez não tão "padronizado" quanto um pão-de-ló, mas certamente muito mais saboroso!
O recheio, um buttercream com chocolate amargo e café, é leve e não esconde o sabor da massa [os recheios de bolo de chocolate geralmente são mais fortes, e acabam dominando o sabor da massa]. 
Então, para todo mundo que me escreveu sobre bolo de chocolate, essa é A receita!


"O" Bolo de Chocolate
[rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. Receita ligeiramente adaptada daqui]

Para a massa:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar;
3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk*;
1/2 xícara de óleo vegetal;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
160ml de café expresso quente [ou um café forte, feito com café solúvel].

Para o recheio e cobertura:
240g de chocolate meio amargo picado [usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita];
300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente; 
1 gema de ovo grande [como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco];
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado;
1 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel;
3 colheres de sopa de água quente.

Preparando a massa:
Corte 2 círculos em papel manteiga, de 20cm de diâmetro cada. Unte as fôrmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as fôrmas, tirando bem o excesso. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o óleo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Adicione o café quente e mexa até incorporar.
Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos, até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. 
Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, então vire-os  e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga.

Prepare o recheio:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto.
Em uma tigelinha, dissolva o café solúvel na água quente.
Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga.

Montando o bolo:
Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima. Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme.
Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se você fizer na véspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.

Comentários

  1. Muito bommmm, ficou um verdadeiro regalo!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. ficou 5* esse bolinho!!

    Boa semana

    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana, mas demorooooou pra eu perceber que 5* era 'cinco estrelas' hahahaha Mto obrigado e boa semana pra nós todos!

      Excluir
  3. Meu deus do céu, engordei 2kg só ver essa delicia! Amei :)

    www.laisf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina comendo uma fatia, então, Laís? hahahaha q bom q gostou :D

      Excluir
  4. Hum, eu já tinha minha receita preferida de bolo de chocolate, mas você aguçou minha curiosidade com tantos elogios... Agora vou TER que fazer! eheheheh
    Beijos Richie e boa semana! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jour jour, das que eu já fiz essa é definitivamente minha preferida. Gosto de chocolate meesmo, sabe? Vale a pena testar!
      bjo e boa semana pra vc tb!

      Excluir
  5. Qualquer bolo de chocolate que leve café na massa fica fabuloso! Adoro essas receitas vintage americanas. Vou testar!

    Happy baking!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Patrícia, sempre torci o nariz pra doce com café, mas dessa vez dei o braço a torcer :D

      Excluir
  6. essa receita deve ser o máximo mesmo, adoro bolos de chocolate e já conheço alguns deliciosos, mas fiquei tentada com este, além d eque leva café, que adoro....beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magnólia, acho que vale o teste... ela fica mto fofa e mto úmida, mesmo depois de gelada.. adorei! bjo

      Excluir
  7. Com uma visão dessas não há tpm que aguente!! Como disse outra leitora, engordei também uns 2 kg só de olhar pra essa delícia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que to engordando de tanto ver fotos de comida na net! hahahah É o remédio certeiro pra TPM, né não?rsrs

      Excluir
  8. Nossa... essa foto me deu água na boca.... está lindoooo

    Essa adição de café, fica com gosto forte?

    Vou tentar fazer em forminhas de cupcakes...rsrsrsrs

    Parabéns, suas receitas são de dar agua na boca, um blog muito elaborado...

    Dayane/ Piracicaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane, que bom q deu água na boca! Tenta sim, e me conta se aprovar!
      Mto obrigado pelas palavras sobre o blog!
      bjo

      Excluir
    2. Ahh, sobre o café, ele só acentua o sabor de chocolate, Dayane. Eu não gosto de doces de café, então tive o mesmo receio ao fazer, mas o sabor não se destaca não. Ah, e ele ajuda na cor!

      Excluir
    3. Richie... vou fazer esse final de semana e te conto...
      Não gosto de café tbém... aqui só tenho aqueles pózinhos para acrescentar agua quente... não tomo café a anos..
      Assim que fizer vou te contar...
      Mas pensei numa ganache de chocolate meio amargo no recheio...rsrsrsrs e sua receita na cobertura... vamos ver se combina...
      Bjsss
      Dayane

      Excluir
  9. Que bolo lindo Richie, acho que vc deveria largar a arquitetura e virar fotografo pq as fotos sao deslumbrantes rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, foto dá mto trabalho.. arquitetura é mais fácil..rs.. mas obrigado! :D

      Excluir
  10. Richie, a receita da massa também é minha preferida, é a que sempre repito quando me pedem um bolo de chocolate. Também dá certo como cupcakes, eles ficam mais úmidos do que costumam ser. Da próxima vez, vou tentar com o seu recheio! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma prova de que essa massa é porreta: ser o seu bolo de chocolate preferido tb! Com cups ainda não tentei, mas ótimo saber que tb dá certo! Obrigado e bjo!

      Excluir
    2. Richie, desculpa que postei o mesmo comentário duas vezes! É que deu um problema na rede aqui e achei que não tinha ido. Pode apagar o outro se vc quiser... Um beijo! =)

      Excluir
  11. Richie, a receita da massa também é a minha favorita! Tenho usado ela sempre que preciso de um bolo de chocolate. Também funciona para cupcakes, que ficam mais úmidos que o habitual. Da próxima vez vou testar com a sua cobertura... um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Que tortura para uma chocólatra como eu! Serei "obrigada" a testar essa receita o mais rápido possível. Já está anotada.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  13. Parece delicioso. Ando sempre em busca da melhor receita de bolo de chocolate, vou experimentar esta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da proxima vez que for fazer bolo de chocolate teste essa receita, super recomendo! E a Marina, do comentário de cima, tb recomenda ;)

      Excluir
  14. Eu não gosto de doces muito doces, então toda vez que vejo uma receita com chocolate amargo, e principalmente as que vão café, já fico com vontade de fazer!
    Parabéns pelo post e pelas fotos, mais uma vez.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, pode fazer essa receita tranquila, porque esse bolo não é doce demais! Tem sabor forte de chocolate.. bem "adulto" hehe
      Obrigado e boa semana!

      Excluir
  15. Hola, acabo de descubrir tu blog por esta tarta tan magnifica, es absolutamente apetecible, y la de las fresas otro tanto de lo mismo! me quedo como seguidora y te invito a visitar mi blog! 1 besito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem? Obrigado pela visita e por seguir o blog.. bem vinda e espero que apareça sempre! Besito ;)

      Excluir
  16. Tenho um post pronto deste bolo rsss. Já fiz duas versões dele, com cacau e com chocolate em pó. Com cacau achei que sobressai bem o gosto do café, muito bom. Já com o chocolate em pó ele fica mais doce e não se percebe tanto o café. Também já usei iogurte no lugar do buttermilk. Bom demais!! Agora tenho que fazer de novo só pra usar esta cobertura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella, já somos 3 aprovando e indicando essa receita, então! ótimo sinal, né?
      Bjo e obrigado por contar! Sobre o cacau ou chocolate, acho que prefiro o cacau, menos doce e talz, né? bjo!

      Excluir
  17. Richie, já ouviu falar da Devil's chocolate cake? confesso que nunca na minha vida comi um bolo tão gostoso. Esse seu bolo me lembrou o danado!! Quem sabe não fique parecido!

    ResponderExcluir
  18. Ah, a receita é essa aqui!

    http://www.kevinandamanda.com/recipes/dessert/the-best-chocolate-cake.html

    To querendo fazer pro blog, mas preciso de uma alternativa brasuca friendly. Vou fazer uns testes pra ver como fica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, eu já vi varias receitas do Devil's, mas nunca com creme branco.. geralmente é uma ganache, não é? Fica mto bonito o contraste, né? Só nao gostei mto da ideia de usar gordura hidrogenada {Crisco} na cobertura, né? Sou mais manteiga mesmo.. mais saborosa, né? bjo e obrigado, Mariana :)

      Excluir
    2. Agora pensando, esse bolo preto com creme branco de crisco deve ficar meio Oreo, né? {ou o nosso Negresco}

      Excluir
    3. Devil's realmente é demoníaco. É muito macio, molhadinho e com sabor bem forte de chocolate. Incrível. Eu fiz a receita mas fiz uma cobertura de cream cheese ao invés da cobertura da tal amanda. Gosto muito de coberturas de cream cheese pois não são enjoativas. Concordo que Crisco não tá com nada, manteiga é "the real deal". Mas que deve ter um "quê" de Oreo, isso deve. VOntade de comer um pedaço da sua torta!

      Excluir
    4. Mariana, tb adoro cobertura que leva cream cheese de base! Não são exageradamente doces, como os buttercream tradicionais. Esse do bolo ainda leva chocolate amargo e café, o que quebra a doçura, mas os básicos, de baunilha, são muito doces mesmo!
      bj!

      Excluir
  19. MAS QUE BOLO FANTÁSTICO, SOU LOUCA POR BOLOS DE CHOCOLATE E ESTE FICOU FANTÁSTICO E TÃO GULOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc gostou! Ainda mais hj que é dia do chocolate, então nós, chocólatras, estamos comemorando, né?rs
      bjo e otima semana!

      Excluir
  20. Realmente essa é uma daquelas receitas que a gente vê e não pode deixar de fazer,até por que,existem tantas receitas de bolo de chocolate por ai,mas todos iguais e um tanto sem graça...porém esse seu está demais...a receita parece mesmo muito boa,vou levar comigo,e com certeza na primeira oportunidade,colocarei em prática.
    Parabéns e obrigada por compartilhar essa delícia...ainda mais hoje...no dia dele,o nosso querido e gostoso chocolate!!!

    Beijinhos e uma ótima semana pra vc...

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sharon, obrigado por comentar, e guarde sim essa receita! A gente nunca sabe quando alguem pede um bolo de aniversário, né? rs

      bjo e bom fds!

      Excluir
  21. Tortura! vivo em constante TPM... já fiz um bolo de chocolate que leva buttermilk que ficou muito bom, esse seu não pode ser diferente, lindo e apetitoso demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, qual remedio pode ser melhor que chocolate para TPM, né?rs Buttermilk e chocolate fazem mesmo mágica juntos! bjo

      Excluir
  22. Ainda não testei a receita, mas com certeza vou testar, afinal adoro chocolate! Esse bolo parece simplesmente divino! Aliás, gosto muito do blog, das receitas, acesso toda semana curiosa pelas novidades!

    Helena
    http://www.colherinha.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, mto obrigado pelas visitas! Ainda bem que estou conseguindo fazer ao menos um post por semana, entao! hehe bjo

      Excluir
  23. Fala Sério!
    Como pode colocar um bolo assim no blog!!!
    Eu resisto bem ao chocolate, mas quando eu vejo bolo assim com cara de fofinho e bem molhado eu nao resisto!
    Mas.. quero agradecer pelo seu blog, é sempra tao clean, os textos são tao bons.....OBRIGADA!!! As receitas claro.. sou sua fã.. precisa de mais??

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronize, que bom q gostou do bolo! E que bom q as fotos conseguem mostrar que ele é realmente fofinho e úmido! :D
      Obrigado pelas palavras sobre o blog! Bom saber que ele é clean, mesmo eu sendo meio exagerado hehe bjo!

      Excluir
  24. sortudo ou desgraçada da mulher que casar cobtigo :D desgraçada pois as tuas delicias deitam qualquer dieta pelo cana a baixo... hehehe
    parabéns pelo blog, sou seguidora frequente e adoro tudo o que fazes.
    Já te surgiu tornar esta arte em algo mais sério? um livro? humm

    beijos :D

    Sónia from: Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sónia, tudo bem?
      Poxa, não tenho a intenção de acabar com dietas não! hehehehe
      Mto obrigado pelas visitas e pelo comentário!
      Sobre virar algo mais sério, as vezes acho que a graça está na informalidade - nunca faço as coisas direitos quando me sinto obrigado hehe ;)

      bjo!

      Excluir
  25. Oi Sandra, tudo bem?
    Obrigado pela dica, vou dar uma olhada :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Adorei seu blog!

    Ja estou te seguindo!!

    Segue o meu tambem!
    www.camilagt.blogspot.com (Luz, Camera...Fogao)

    Beijinhos, Camila Goedert

    ResponderExcluir
  27. Fui fazer o bolo, e o dia não contribuiu..
    Primeiro, tinha exatamente dois ovos na geladeira, e ao pegá-los, os dois em uma mão, deixei cair um no chão.
    Vizinhos? Ninguém em casa.
    Ok, Como só tenho uma forma de 20 cm, faço uma parte e depois compro mais ovos e faço a outra.
    Segundo, substituições:
    -Eu só tinha farinha integral e açucar demerara, açucar mascavo e um pouquinho de açucar cristal, e tbm tinha o de confeiteiro pra cobertura, então na massa coloquei 1/3 do que pedia de açucar de cada (demerara, mascavo e cristal).
    -Não tinha o papel manteiga, mas pensei que uma boa untada resolvesse.
    -Usei no lugar de buttermilk, coalhada que eu tinha feito.
    Pois bem, liguei o forno e fiz a meia receita desse jeito, e já sei q fazer meia receita com essas quantidades não é fácil, por mais precisa que eu tentei ser.
    Quando fui colocar no forno, tchananan, o forno estava desligado :0. Liguei no máximo, esperei uns minutinhos abaixei e coloquei o bolo no forno.
    30 min depois, ainda estava cru. Depois de bom, esperei os 30 min, e na hora de desenformar, não saia... tive q cortar um pedaço e estav meio denso, mas dava parecia bom, não como o da foto, mas se a segunda parte ficasse boa, estaria ótimo.

    Depois de comprar ovos fui a segunda parte, e dessa vez tive a idéia (acho q infeliz) de colocar mais do açucar mascavo. Dessa vez , o fonro estava preaquecido, mas estranhamente, qdo fui ver se o bolo estava bom, o forno estava desligado de novo.... Que q é isso, qta zica!!! E massa super densa e no meio crua.

    Tentei assar mais, mas definitivamente essa parte não dava pra aproveitar.

    Enquanto a segunda parte assava, eu fazia a cobertura, como tbm só tinha uma barra de 180g de chocolate meio amargo, ia fazer 2/3 da cobertura. Mas achei q era muita manteiga e coloquei apenas 100g ao invés de 200g.
    A cobertura ficou muito boa assim, não sei como ficaria do outro jeito, mas parece tanta manteiga...

    Conclusão, fiquei com a primeira parte do bolo e coloquei uma cobertura bem grossa sobre ele, com uvas cortadas sem semente cortadas ao meio.

    Felizmente, até que o bolo ficou muito bom.

    Ainda vou tentar de novo a receita, sem as substituições e de olho nesse meu fogão doido. Acho que principalmente o açucar mascavo fez com que a massa ficasse mais densa.

    Quando tentar de novo, conto a experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vanessa, foram tantos imprevistos e taaantas substituições que mal dá para dizer o que causou o que. rsrs
      Mas uma dica que eu sempre sigo é só fazer substituições e adaptações em receitas que já conheço, que já fiz e que já deu certo. Sobre fazer metade da massa de cada vez, fique tranquila que também já fiz isso, inclusive com essa receita, quando não tinha 2 fôrmas iguais. Trocar os açúcares acho que não é legal... mesmo receitas de bolo que levam açúcar mascavo ainda levam um pouco do branco. O papel manteiga é importante para desenformar bolos úmidos, como esse, e o forno precisa ser regulado!
      Quanto á cobertura, você pode substituir por uma ganache, ou chantilly, se preferir - é tudo meio gorduroso, maaas.. dá para só fazer meia receita e polvilhar açúcar de confeiteiro e cacau, se estiver de dieta.

      Bom, espero e desejo que tenha sorte na próxima tentativa :)

      Excluir
  28. GEntem, estou sem internet em casa, então desculpem se eu demorar um pouquinho para responder os comentários, ok? Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  29. Amei o blog e ja tirei algumas receitinhas.Esta tudo muito lindo,ja estou seguindo.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, seja bem vinda! Que bom que você gostou, e volte sempre! Obrigado :)

      Excluir
  30. Richie! Vou colocar seu blog no meu blogroll ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, fique à vontade! E eu super agradeço! bjao

      Excluir
  31. Richie, o seu blog esta me enlouquecendo, nao saio mais da cozinha ... Parabéns! Gostaria de merecer um esclarecimento: sempre que vejo nas receitas o uso de bicabornato de sodio e fermento juntos na mesma receita fico na duvida qual a funçao de um e qual a do outro. Não sou muito fã do gostinho residual que o bicarbonato de sodio deixa nas receitas e na maioria das vezes uso so o fermento. Mas essa duvida me persegue. Afinal por que disso? Ps.: já me disseram que nas receitas que contem chocolate faz com que o mesmo escureça mais (sei la se é verdade). Porém ja vi essa combinçao de "fermentos" em outras receitas de bolos e biscoitos e tantas outras que nao me lembro agora... Aff... acho que esse assunto rende até um post. O que acha? Bjs Míriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, que bom que estou te fazendo cozinhar!hehe Quanto ao esclarecimento, é mais ou menos o seguinte: o fermento em pó é formado por uma base [o bicarbonato de sódio], um ácido [o cremor de tártaro] e amido de milho [que ajuda a manter a mistura sem umidade e facilita a incorporação na mistura do bolo]. Quando ele entra em contato com líquidos [a massa do bolo, por exemplo] o ácido e a base são ativados e reagem, formando bolhas de C02 [dióxido de carbono] que fazem o bolo crescer.
      O bicarbonato de sódio é só uma base, que precisa de um ácido líquido para reagir e formar CO2 - por isso é usado em receitas que levam por exemplo o buttermilk [que é o ácido que vai na receita do bolo de chocolate] ou suco de limão, creme azedo, mel ou melado [todos ácidos]. Resumindo: o fermento em pó é uma mistura pronta para a reagir [base + ácido] e o bicarbonato precisa de um ingrediente ácido presente na receita para reagir, e ambos vao trabalhar para o bolo crescer e ficar macio.
      O gosto residual que você diz é sinal de que há pouco ácido para muito bicarbonato na receita [a reação acontece mas sobra bicarbonato sem reagir] ou que a massa foi batida demais [a reação não acontece] ou o bolo não foi imediatamente para o forno [a reação acontece, mas fora do forno].
      Tem toda razão isso daria um bom post!hehe Espero ter ajudado, bjo!

      Excluir
  32. Acabei de fazer o bolo porém, só a massa mesmo.
    Fiz com a receita de buttermilk que vc passou (leite + limão).
    O bolo ficou MARAVILHOSO! O sabor do chocolate bem acentuado, e a cor? Nossa ficou ótimo mesmo.

    O meu marido já comeu metade hahahaha
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kika, muito obrigado por ter testado! Fico muito feliz que tenha sido aprovado e que você tenha vindo aqui me contar! :D

      Excluir
  33. Acabei de fazer o bolo... mas fiz só a massa, e usei como cobertura um brigadeiro com canela... ficou incrível *-* que massa deliciosaaaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena, que bom que você gostou! Adorei a idéia do brigadeiro com canela!
      Muito obrigado por testar e contar o resultado aqui :D

      Excluir
  34. Respostas
    1. Oi Mauro, testa sim e me conta!
      O povo aí de cima aprovou! :D hehe

      Excluir
  35. Richie, fiz o bolo e ele aparentemente ficou ótimo, mas fiz uma grande besteira no recheio e cobertura: na hora em que estava no supermercado acabei comprando manteiga com sal. D: Eu sabia que o correto era comprar sem sal, mas na hora acabei esquecendo de conferir e levei a errada. u.u Existe algum truque para esse tipo de caso.
    Aproveita o meu desastre e coloca lá na receita que a manteiga tem que ser sem sal, senão a cobertura e recheios ficam salgados demais. =/
    Bom, vamos ver como fica o sabor do bolo montado; espero que a massa disfarce um pouco o desastre.^^

    Um abração! o/

    ResponderExcluir
  36. Doug, feliz aniversário! :DD
    Muito obrigado por me lembrar, especifiquei manteiga sem sal na receita ;)
    Uma pena que você teve esse contratempo :S
    Obrigado por testar e por me avisar!

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pelos parabéns, Richie!
    Bom, hoje de tarde resolvi comprar mais manteiga e refiz a cobertura. Eu dobrei a receita pois minha família é bem grade e usei duas formas de 30cm; ficou um bolo enorme mas totalmente proporcional à uma receita feita com dois bolos de 20cm. :) A única coisa que aumentou foi o tempo de cozimento; fora isso não tive nenhum outro percalço ao dobrá-la. Resultado final: ficou ótimo! Todo mundo aqui adorou o bolo e já estão pedindo a receita. :D
    Abração! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doug, que bom que deu tudo certo com a versão gigante do bolo!hehehe Fico feliz que todo mundo gostou, e obrigado outra vez por testar! :)

      Excluir
  38. oi, adorei a receita e estou morrendo de vontade de fazer o bolo! só que eu tenho 2 formas, um removível de 24cm de diâmetro e outra "fixa" de 28cm qual seria melhor pra fazer? ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem? Então, essa coisa de assar em fôrma diferente na receita é um negócio bem complicado, já que a confeitaria é quase uma ciência exata. O correto seria fazer uma proporção do volume entre fôrmas e adaptar a receita da massa nessa proporção. Prefiro sugerir isso, mesmo que complicado, do que dizer para assar na fôrma de 24cm mesmo, pois eu não garantiria o resultado perfeito [muito provavelmente o bolo ficaria baixo e meio seco].
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Ju, o Doug, do comentário de cima, dobrou a receita da massa e assou em 2 fôrmas de 30cm de diâmetro. Ele disse que apenas o tempo de cozimento aumentou, mas que tudo deu certo. Talvez isso sirva para sua fôrma de 28cm, né?

      Excluir
  39. Vou tentar fazer agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E issó aí, Marisa! :D
      Me conta depois o resultado, tá?

      Excluir
    2. =/ não deu certo! vou tentar fazer amanhã cedo de novo...

      Excluir
  40. Fiz e deu supercerto! Como eu nao tinha 2 formas, fiz em uma só e cortei o bolo ao meio com a faca para rechear. Ficou ótimo, aprovadíssimo! Obrigada por compartilhar conosco suas experiências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, fiz uma vez exatamente dessa forma, cortando o bolo ao meio. Que bom que deu certo!
      Ah, e se não tiver duas formas e quiser fazer sem cortar, dá para dividir a receita e fazer e assar o bolo 2 vezes.. dá trabalho, mas acho mais charmoso hehe

      Obrigado por contar!

      Excluir
  41. Ola, adorei seu blog, e quero preparar esta receita...Uma duvida...
    A xicara q vc usa eh de capacidade de 200ml ou de 240ml?
    Abraço

    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, tudo bem?

      A xícara que uso é daquelas de medida padrão. 1 xícara tem capacidade de 240ml.
      Faça sim e compartilhe aqui, depois, please! :D

      Excluir
  42. Oi Richie,
    Tudo bem? Adoro seu blog e suas receitas e estou sempre por aqui...Essa receita parece maravilhosa. Viu, me tira uma dúvida, se eu dobrar a receita, posso usar uma forma retangular? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, adaptar receitas para fôrmas é meio complicadinho... para ser chato, vc teria que fazer uma regra de 3 entre o volume da forma redonda e da quadrada, para saber quanto de massa fazer. Mas acho mais fácil uns dias antes preparar e fazer um teste, o que acha? É o mais seguro! :)

      Excluir
  43. Parábens pela receita e pelas fotos, muito boas mesmo.

    Alterei pouca coisa: um pouco menos de açúcar e de farinha. Também não usei o bicarbonato... gostaria de saber qual é a função dele no bolo.

    Fiz pra tomar café mesmo, sem cobertura, e numa forma de 24cm. Ficou ótimo, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, que legal q vc testou! E que ótimo que ficou ótimo! hehe
      Sobre sua dúvida, o bicarbonato é uma base que reage com o buttermilk, que é um ácido, e produz uma dose extra de co2, o que faz o bolo crescer e ficar fofo... tá bem explicadinho em um dos comentários desse post, dá uma olhadinha ;)

      Obrigado por vir me contar! :D

      Excluir
  44. Richie, oi!! Esse bolo está um escândalo!! maravilhoso!!! beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marina! ótimo sinal, vc ter gostado! :D bjo

      Excluir
  45. Olá,

    depois de namorar o seu blog a semana inteira eu fiz minha primeira receita retirada dele! O bolo ficou incrível, é realmente muito gostoso... muito fácil fazer a receita seguindo suas dicas! Parabéns!!
    Obs: Hoje comprei uma forma para tortas porque fiquei com vontade de fazer várias receitas de tortas do blog.
    Obs2: Sou de São Carlos (enfim, minha família é, morei por muito tempo aí e agora estou em São Paulo) e você está se mudando mais vai continuar em Sanca?

    Abraços,
    Mariama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariama, adorei saber que o bolo deu certinho e que você até comprou uma fôrma de tortas para botar as receitas na prática! hehe Adorei!
      Que legal, adoro São Carlos, e vou continuar por aqui sim!

      araço e obrigado por testar!

      Excluir
  46. Ai que tentação :D adorei as dicas do buttermilk!
    beijinho

    ResponderExcluir
  47. Olá olá :)
    Adoro o seu blogue e na esperança de que tivesse uma bom bolo de chocolate pesquisei e encontrei este. Pelos comentários parece ser mesmo 5* (cinco estrelas hehehe).
    Só tenho uma questão: Para fazer o buttermilk é unicamente colocar uma chávena de leite e 4 colheres de chá de limão? Aguardamos 15 minutos e adicionamos à massa? Não precisamos de fazer mais nada?
    Um beijinho de Portugal :)
    Maria
    http://diario-de-uma-maria-ruiva.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Obrigado pelas palavras sobre o blog! Para fazer o buttermilk é isso mesmo! Ah, as vezes eu dou uma leve aquecida no leite antes de acrescentar o limão, assim talha mais rapidamente.

      bjo e me conta se fizer!

      Excluir
  48. Oi, Richie! Fiz o bolo e ficou delicioso, todos adoraram! Seu blog é o máximo, sou super fã!!! Obrigada pelas receitas compartilhadas e pela atenção de sempre! Um grande beijo, e mais sucesso! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você testou, e com sucesso, o bolo! Aliás esses comentários são o maior testemunho que o bolo é bom e não tem erro, né? Obrigado por visitar o blog, por testar e por contar aqui! :D bjo

      Excluir
  49. Olá Richie!!!

    Este final de semana recebi visitas e fiz este bolo. Foi uma loucura... todo mundo gostou e repetiu, repetiu, repetiu... Forte, intenso e, de chocolate!!! De fato, é 'O' bolo de chocolate!!! Abração, pra vc!

    ResponderExcluir
  50. oiiii, fiz o bolo e a massa fico divinaaa! mas a cobertura não me agrrado mto, acho q eu não soube fazer direito, deu pra sentir um pouco do açúcar na língua , e ficou bem doce tbm... devia ter posto menos né.. mas valeuuu, da próxima vez eu acertoo, essa massa é boa demais! beijosss obrigada

    ResponderExcluir
  51. Olá Richie!!!

    Nem acredito que encontrei a receita deste bolo maravilhoso. Sou igualzinha vc, detesto bolo de chocolate pálido, mas não encontrava uma receita para o bolo ficar bem pretinho! Agora achei e fiz ontem! Amei, sabor intenso e bem pretinho, mas fiquei com uma dúvida: o bolo não cresce mesmo? Ele ficou baixinho, baixinho e não muito macio...o que será que eu fiz de errado? Ah...esqueci de colocar o bicarbonato de sódio, será que foi isso?
    Bjs e AMO seu blog!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem?
      Se você já gostou do bolo mesmo ele não crescendo, imagina quando ele der certinho! Os motivos dele não ter crescido [porque sim, ele cresce e fica bem macio e úmido] podem ser vários, mas com certeza foi a falta do bicarbonato mesmo [que reage com o ácido do buttermilk e do cacau e faz o bolo crescer e ficar fofo].
      Tenta outra vez e me conta ;)

      Obrigado por testar, pela visita e por compartilhar sua dúvida,
      bjo

      Excluir
  52. Ola, por favor gostaria de saber se esse bolo fica com gosto de cafe?!?! Nao gosto de cafe..Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, pode fazer sem medo! Fica com sabor de chocolate mesmo! O café só realça isso.

      Obrigado!

      Excluir
  53. Olá Richie!
    Não conhecia seu blog, estava procurando uma receita simples com chocolate amargo para fazer para o aniversário do meu chef (ele é americano) e adorei o seu blog. Vou tentar a receita e depois conto como foi! Mas parece perfeita!
    Um beijo,
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha sido um sucesso, Raquel! Essa massa é minha opção principal em se tratando de bolos de chocolate!

      bjo e obrigado!

      Excluir
  54. Oi, adorei seu blog, fiz esta receita ontem, ficou maravilhosa...todo mundo adorou, fiz o recheio de ganache e cobri c chantilly....obrigada..bj Cinthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, Cinthia! Receita coringa, né?? Com ganache deve ficar muito bom!

      Obrigado, bjo

      Excluir
    2. Obrigada mais uma vez...esse bolo eh sucesso garantido...bjo

      Excluir
    3. Obrigada mais uma vez...esse bolo eh sucesso garantido...bjo

      Excluir
  55. Que bolo maravilhoso,super gostoso, úmido, cheiroso, saboroso. Muito obrigada por dividir a receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo exatamente tudo isso, Jane! Uma receita pra se guardar pra sempre!

      Obrigado :)

      Excluir
  56. Oi, Richie! Me achei no dever de escrever, já que tenho feito suas receitas há algum tempo. Moro na Alemanha e sou a "boleira" oficial do prédio. Toda vez que alguém faz aniversário, eu pergunto que bolo a pessoa quer e venho voando para cá, já que suas receitas são absolutamente confiáveis!
    Ontem fiz esse bolinho de chocolate, certamente o bolo mais lindo que já fiz, e ele acabou num piscar de olhos, mesmo tendo que "concorrer" com outros dois bolos trazidos. Todos elogiaram e lamberam os beiços, ficou realmente maravilhoso, até para quem não gosta de chocolate! hehehe
    Muito obrigada por dividir seus conhecimentos nesse cantinho, eles estão sendo muito bem aproveitados :)

    Beijo beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole, adorei saber do sucesso do bolo, ainda mais aí na Alemanha, terra do bolo de chocolate com cerejas, né? Essa massa é mesmo um achado!
      Muito obrigado por testar e por vir me contar o resultado! bjo

      Excluir
  57. Oi Richie! Adorei a receita, uma dúvida de cozinheira que não tem duas formas redondas...dá para fazer em uma foma só e depois abrir o bolo no meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, dá certo sim, só tome cuidado com a temperatura do forno: como em uma fôrma só o bolo fica mais alto, há o risco de ele ficar bom por fora e cru no meio. Mas já fiz, no forno um pouco mais baixo, e deu certinho!
      Dá também para fazer duas vezes 1/2 receita, assando um bolo por vez.

      Obrigado!

      Excluir
  58. Eu é que agradeço a sua generosidade de postar uma receita tão deliciosa e tão fácil e ser executada. Muito, muito, muito agradecida mesmo! Agora virei sua fã de carteirinha. Excelente semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Jane, eu q tenho q agradecer as palavras carinhosas, a confiança em testar e a delicadeza em compartilhar os resultados, mto obrigado! :D

      Excluir
  59. Oi, tudo bom? Parabéns pelo blog, tem receitas muito bonitas! Ainda vou testar algumas, e pretendo começar com a do melhor bolo de chocolate. Na realidade, minha dúvida é em relação a utilização de barras de chocolates, tanto em cobertura, quanto na própria massa (sim, estou de olho na receita do bolo de chocolate sem farinha haha). Normalmente você utiliza essas barras comuns, que tem em pratileira de qualquer supermercado ou padaria, ou faz com aquelas barras grandes que chamam de chocolate para cobertura?
    Agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lá, tudo e vc?
      Mto obrigado! Testa sem, e compartilha aqui depois a sua opinião! :)
      Sobre o chocolate, ultimamente tenho usado gotas de chocolate belga da Callebaut. Quando não posso, uso de barra, grande ou pequena, mas sempre da melhor qualidade e, claro ser ser 'fracionado'. Tem que ser chocolate meio amargo [ou amargo] puro, para os melhores resultados.
      Espero ter ajudado, mesmo sem citar marcas nacionais- mas a gente sabe quais são as melhores, né?

      Abraço e obrigado!

      Excluir
    2. Tudo bem também. Muito obrigada a você!
      Abraço,

      Larissa.

      Excluir
  60. Oi querido, mais uma vez obrigada por essa receita MARAVILHOSA, eu fiz para aniversário de uma amiga e o bolo ficou lindo e delicioso, gostaria de te mandar uma foto do bolo, como faço? Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela confiança em testar, Jane! Você pode mandar a foto para a página d'A Cozinha COletiva no Facebook [https://www.facebook.com/ACozinhaColetiva] ou no e-mail que está na barra lateral do blog! Quero ver!

      Abraço e obrigado

      Excluir
  61. Seu blog é muito massa, quero muuito saber da onde você herdou esse dom lindo! hahahaha Me tira uma duvida, será que dá pra usar as mesmas medidas pra um Cupcake?! Adoro massas com óleo, mas não tinha achado uma com Buttermilk.. Será que dá certo?!

    ResponderExcluir
  62. Fiz o bolo! Já vinha paquerando com ele há tempos, mas estava esperando uma ocasião especial (níver do maridinho), já que vivo de dieta... :/ Ficou divino!! Fiz algumas pequenas alterações: iogurte no lugar do leite, bati as claras em neve e as gemas com o açucar, assei em uma forma maior. Delícia! Repetirei a dose com certeza!!!

    ResponderExcluir
  63. Tenho que te dizer... Receita maravilhosa essa massa! Fiz uma inclusão de 1 pitada de canela, e ficou maravilhoso! Por essas e outras que eu amo seu blog!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  64. estava caçando um bolo para o meu aniversário que se aproxima - ou nem tanto assim rs - e não é que achei? foi amor a primeira vista, espero que o meu fique tão lindo quanto!
    parabéns pelo blog :) adoro pessoas que sem querer se esbarram na cozinha e por lá mesmo ficam!

    sucesso :)

    ResponderExcluir
  65. Adorei seu blog e se esse bolo for tão maravilhoso quanto a imagem....nossa vou virar sua fã rs. Parabéns. Vou fazer e te dizer como ficou. Beijo Ro

    ResponderExcluir
  66. Sim, eu quero probar! Voces usam o "buttermilk" muito no Brasil? Eu uso muito, o yogurt o "sour cream" o "creme fraiche"--tudos tem ese acido com o resultado que o bom cozido e muito macio!

    ResponderExcluir
  67. Adorei a receita! Tem como comprar buttermilk pronto?

    ResponderExcluir
  68. Esse óleo vegetal pode ser óleo de coco ou eu corro o risco de comprometer o sabor se usar óleo de coco?

    ResponderExcluir
  69. Oi Richie!

    Esse bolo é maravilhoso, como tudo o que vc faz! Quanto carinho, dedicação e perfeição! Talento? Vc tem de sobra!

    Vim aqui para registrar a delícia dessa receita (como se precisasse!), a qual escolhi para ser o bolo de aniversário do meu marido. Como eu não tinha 2 formas de 20cm, resolvi arriscar e fazer a receita em apenas uma forma redonda de 27cm.
    Assei o bolo na temp. de 180°C, por aproximadamente 45 minutos, porém observando sempre e tomando cuidado para não queimar, pois como o bolo é bem escuro é difícil se basear na cor. Fiz o teste do palito 2 vezes: um após os 45 min (e o palito saiu "sujo") e no segundo (depois de mais uns minutinhos de forno) deu certo!
    Eu SUPER recomendo essa receita!!! Foi o maior sucesso... todos comendo e suspirando...

    Muito obrigada Richie por compartilhar suas receias e participar de nossas vidas com suas doçuras!

    Um grande beijo no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  70. Oi Richie, resolvi fazer hoje a receita "do bolo" de chocolate...adivinha se não fiz uma travessura!! ao seguir a receita troquei os 160ml de café da massa pelas 3 colheres de café do recheio...o bolo já estava no forno qdo me dei conta do erro, o recheio tá ok...bom está na geladeira firmando a cobertura e eu estou morrendo de medo de cortar rsrsrsr!! depois te conto o resultado, já te adianto que não cresceu como o seu...

    ResponderExcluir
  71. Com ctz esse é O melhor bolo de chocolate mesmooo!!!!

    ResponderExcluir
  72. Oi Richie, tentei fazer essa receita a mais ou menos um mês mas fiz a besteira de confundir as 2 colheres de chá de bicarbonato por 2 colheres de sopa!!! nem preciso dizer que o bolo ficou intragável, apesar de lindo, macio e molhadinho (me deu tanta pena...) e o pior é que só fui perceber depois que o bolo saiu do forno. enfim, depois dessa tragédia fiquei traumatizada em tentar de novo mas como nunca tinha visto um bolo como uma textura tão incrível (mesmo tendo ficado ruim) e minha vontade de comer chocolate tá nas alturas vou tentar novamente!! deseje-me sorte! haha

    ResponderExcluir
  73. Amei sua receita e reproduzi no meu blog com os devidos créditos: http://abcnutricaopersonalizada.blogspot.com.br/2013/05/bolo-de-cacau.html
    obrigada por essa maravilha!!

    ResponderExcluir
  74. Olá, Richie!
    Acabei de fazer o bolo e ficou PERFEITO, SENSACIONAL!! O MELHOR BOLO DO MUNDO.
    Obrigada por compartilhar a receita! (:

    Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Meu deus! Sempre procurei uma receita como esta, e ontem achei. Fiquei um tanto cismada, pq aqui as coisas são muito chiques aqui no seu blog, e eu sou adepta de uma comida mais camponesa... "Esse negocio de buttermilk... xiii..." pensei. Mas levei a receita para a minha avó Laura ver (uma matrona italiana daquelas!!! Hehehehe) Então, qual nao foi a surpresa quando ela disse:
    "Nossa, eu sei o q é isso! Quando eu era pequena, minha mãe e minha tia faziam manteiga e queijo, a gente pegava o leite das vacas logo cedo, e deixava num lugar quentinho... descia uma massa, que a gente pegava para fazer queijo. O soro, (que eh esse tal de buttermilk) a gente tomava, era adocicado, ou mamãe fazia broas, doces, pão, bolo.... o que a gente nao conseguia consumir, era colocado com milho em coxos para os porquinhos"
    Então comprei os ingredientes e fizemos a receita. Com o buttermilk que ela men ensinou a fazer, esquentar um pouquinho o leite, colocar uma gota de vinagre, esperar 20 minutinhos e pronto.
    O bolo ficou negro e delicioso.
    Coloquei um recheio de coco fresco e cobertura de chocolate. Muito bom..
    Essa receita entrou no meu coração, principalmente depois da história da minha avó. Ela tb adorou. Me contou várias coisas da época que ela era pequena, e a familia amou comer nosso bolo.
    Amei seu blog! Valeu!

    ResponderExcluir
  76. Adorei essa receita!!! quero fazer um naked cake pro meu aniversário e a sua receita foi a eleita! :)

    viu, a sua receita de cobertura de cream cheese dos Hummingbird Cupcakes dá pra ser usada como recheio desse bolo? será que combina?

    abçs,

    Faby

    ResponderExcluir
  77. fiz a receita exatamente como estava aqui. to achando muito ralinha a massa, mas to torcendo pra ter dado certo...

    ResponderExcluir
  78. Richie, fiz a receita (mas sem recheio e cobertura, rs)!
    Sério, é o bolo de chocolate mais gostoso que já comi na vida! Tanto que já virou tipo bolo obrigatório aqui em casa! Fiz ele domingo de manhã e hoje, segunda no café, ele já praticamente acabou!
    Muito, muito, mas muito bom! Parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir
  79. Oiee, essa receita é igualzinho da site da Pam, eu tava na dúvida se podia fazer em forma de bolo, pqno blog dela a receita tá como cupcake. Só que no lugar do café ela falou que podia colocar agua quente. Como vc fez em forma de bolo, agora me decidi a fazer ela tb.

    Porque acho que bolo com buttermilk deve ser muito melhor que bolo normal. ^^

    ResponderExcluir
  80. Ah sim, parábens! Um homem na culinária! hehehe

    ResponderExcluir
  81. Ah uma dúvida que lembrei, esse buttercream tá ocm uma cara divina! na verdade parece até ganache rsrsrsrs. como vc faz para ficar assim/ todos meus buttercreams ficam moles fora da geladeira. =/

    ResponderExcluir
  82. POSSO USAR UMA FORMA SÓ DE 26 OU 30 CM? NÃO TENHO FORMAS DE 10 CM. QUAIS OUTRAS OPÇÕES DE COBERTURA E RECHEIOS VC SUGERE? ESSA COBERTURA FICA COM GOSTO DE MANTEIGA FORTE?

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber se um estrogonofe de nozes ficaria muito pesado para recheio desse bolo?!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  84. Estou alucinada com seu blog!! Simplesmente perfeito!!! Vc esta de parabéns! Fiquei doida nesse blog, estou atrás de uma receita de bolo de chocolate para fazer o cake pop do aniversario do meu sobrinho, sera que da certo? Obrigada!! Bjos

    ResponderExcluir
  85. Meu marido queria bolo de chocolate e me lembrei deste que fiquei namorando na época. Fiz somente o bolo, com uma calda de chocolate simples e ficou divino!!!! Melhor bolo de chocolate do mundo! Amei! Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  86. Oi adoro bolo de chocolate e estava procurando uma receita que o bolo ficasse bem escuro, adorei a tua com certeza vou fazer....agora gostaria de saber se essa receita dá pra fazer um bolo naked cake cortados em 3 partes, pra ficar alto ou teria que dobrar?

    ResponderExcluir
  87. A massa ficou muito mole... o que eu fiz de errado?? rsrs vou tentar de novo!

    ResponderExcluir
  88. Vou tentar!!! Pela foto parece maravilhoso!!!
    Estou fazendo o buttermilk. Depois conto como ficou o bolo! :)

    ResponderExcluir
  89. Nesta receita você só forra o fundo da forma?

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  91. Richie, você sabe me dizer se dá certo fazendo com chocolate em pó? Também posso usar demerara ao invés do refinado e do confeiteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor seguir a receita à risca, Karollina. O açúcar do chocolate em pó certamente vai interferir no resultado. ;)
      Na massa você pode usar o demerara se quiser. Na cobertura de jeito nenhum.
      :)

      Excluir
  92. Ola,sera que se eu nao usar o buttermilk a receita vai dar certo? Eu nao entendi direito como faz isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine.. o ácido do buttermilk é importante para a química do bolo. Para fazer o buttermilk é só talhar o leite com suco de limão, não tem erro ;)

      Excluir
  93. Essa cobertura dá ponto de bico para usar em cupcake?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um buttercream... tem ponto de bico, mas é super sensível ao calor.

      Excluir
  94. Olá Richie, eu experimentei esse bolo que uma amiga minha fez, e achei MARAVILHOSO. Vou tentar fazê-lo, mas fiquei com duas dúvidas: cacau em pó e chocolate em pó (aquele do padre) é a mesma coisa?
    Quanto à montagem, você fala para colocar o segundo bolo com a parte redonda para cima, mas na foto para que os dois bolos estão com a parte redonda para baixo. Qual é o correto para o bolo ficar bem bonito, como na foto?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, não é a mesma coisa - chocolate em pó tem leite e aúcar, além do cacau.
      Escrevi errado, Carla..rs. O correto é o segundo bolo ficar com o fundo para cima ;)
      Eu é que agradeço!

      Excluir
  95. Olá, meu nome é Nilton, fiz passo a passo sua receita até a parte de adicionar o 160 ml de café solúvel quente, adicionei somente a metade e notei que a massa ficou líquida, pensei comigo se adicionar mais será que vai assar? Enfim não coloquei a outra metade do café, depois de assado ficou bem úmido e aerado um sabor bom mas com um gostinho no final de bicarbonato, mas só um pouco e ficou bem escuro também, minha filha adorou, eu gostaria de te perguntar se a massa fica líquida mesmo.
    Usei para a medida de xícara 240 ml para líquidos e 120 gm para farinha, você poderia passar a quantidades em gm e ml se possível? Há e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilton, tudo bom?
      A massa fica bem líquida quando se adiciona o café, é normal.
      Eu não usei medida em gramas nessa receita, mas a medida em xícaras, ao contrário do que se pensa, é uma medida de volume padronizada, por isso é legal usar um copo graduado.
      Se mesmo assim você tiver dúvidas, pode jogar no google os ingredientes em xícara [cup] ou colher de sopa/chá [tablespoon, teaspoon] e pedir o correspondente em gramas [como a xícara é uma grandeza de volume e não de peso, 1 xícara de açúcar não tem o mesmo peso de 1 xícara de farinha, por exemplo].

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  96. Oi Richie,
    Tudo bem?
    Amei a receita e estou doida para testar! Mas será que vai estragar a cobertura se eu usar margarina/gordura vegetal ao invés da manteiga? Sou intolerante à lactose. Já sei como adaptar todos os outros ingredientes usando leite e iogurte lacfree, mas a manteiga está sendo uma incógnita! rs
    Super obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem?
      Olha, acho que com margarina a textura pode ficar igual, mas o gosto altera bastante, né? Eu particularmente não gosto, trocaria por outra cobertura, mas se você já provou buttercream com margarina e gostou, entao não tem problema, né?

      Mto obrigado! Me conta depois, se deu certo ou se vc trocou a cobertura ;)

      Excluir
  97. Oi!
    Vou arriscar fazer essa receita em dezembro no aniversário do meu namorado. Você acha que fica legal fazer outro receio adicional com morangos, por exemplo?
    Penso em servir com sorvete e decorar com kidkat.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que morangos combina bem sim, Beatriz! Abraço e mto obrigado!

      Excluir
    2. Fiz o bolo e ficou ótimo!
      Fiz duas massas, cada uma em uma forma de 26cm de diâmetro.
      Recheei com um recheio de nozes e doce de leite, além da cobertura sugerida, a qual acrescentei mais chocolate, menos manteiga e um pouco de creme de leite.

      Ficou muito bom, decorei com kidkat e usei como bolo de aniversário, parecia bolo comprado, rs. Infelizmente não dá pra anexar foto aqui, aqui está o link do instagram (https://www.instagram.com/p/-zoWjoSK-f/?taken-by=biagosmin)

      Obrigada pela receita!

      Excluir
  98. Richie menino do céu!! Obrigada por partilhar essa receita megavilhosaaaa. Fiz o bolo para presentear uma sobrinha chocólatra, não fiz a cobertura como a que vc indica. Fiz uma calda normal de chocolate.Parabéns!!! O bolo ficou estúpido de bom. Dez o bolo é DEZ!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Claudia, que bom que vocês gostaram! Muito obrigado por confiar e testar, abraço!

      Excluir
  99. Richie parabéns pelo blog, as fotos são incríveis, as receitas então... Vou testar esta receita do bolo de chocolate, pois fiquei com água na boca, depois te conto como ficou!! Beijos

    ResponderExcluir
  100. Richie, que bolo lindo, gostaria de fazer para o aniversário da minha irmã, posso cobrir com pasta americana?

    ResponderExcluir
  101. Richie, que bolo lindo, gostaria de fazer para o aniversário da minha irmã, posso cobrir com pasta americana?

    ResponderExcluir
  102. Olá Richie, fiz o bolo este final de semana para minha irmã, com recheio de mousse de chocolate, ficou maravilhoso. Quebrei todas as regras com ele, ela queria um bolo decorado com pasta americana e a regra diz que a pasta não aceita um bolo tão úmido e fofinho e eu fiz, a regra tbm diz que não é recomendável usar recheios em mousse com a pasta e eu fiz, no final ficou lindo e deliciosos, todos amaram, super macio e molhadinho. Parabéns agora só vou usar este bolo escuro.

    ResponderExcluir
  103. Olá Richie, fiz o bolo este final de semana para minha irmã, com recheio de mousse de chocolate, ficou maravilhoso. Quebrei todas as regras com ele, ela queria um bolo decorado com pasta americana e a regra diz que a pasta não aceita um bolo tão úmido e fofinho e eu fiz, a regra tbm diz que não é recomendável usar recheios em mousse com a pasta e eu fiz, no final ficou lindo e deliciosos, todos amaram, super macio e molhadinho. Parabéns agora só vou usar este bolo escuro.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Olá, infelizmente o gosto do café ficou muito forte. O creme ficou um pouco enjoativo e achei que não foi muito saudável, estamos comendo "manteiga pura" em grande quantidade. Vou tentar novamente mas agora com 50% de cacau ao invés de 70% e com outro recheio. Pode ser que fique melhor :-) Também tive o gosto residual do bicarbonato. Mas obrigado por postar pra gente essa receita :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena Lucas... todo mundo normalmente se surpreende com essa receita por justamente não ter o gosto do café. Agora o creme realmente não é nada saudável hahahaha Cremes assim são sempre basicamente gordura e açúcar, né? Seja em forma de manteiga, seja em forma de creme de leite. Por isso fazemos só em datas especiais ;) Mto obrigado por testar!

      Excluir
  106. Fiz e ficou ótimo. Vou testar outros bolos do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  107. Simplesmente Amei ...vou tentar fazer !! Parabéns lindo com cara de saboroso algo de perfil simples porem esplendido!!

    ResponderExcluir
  108. Oi Richie,
    Vou tentar fazer esse bolo mas não tenho buttercream... Como posso substituir?

    ResponderExcluir
  109. Olá Richie!! Estou a procura do bolo de chocolate perfeito, ainda não achei. E quero muuito testar esse. Mas me tira uma dúvida, posso substituir o café por algum outro ingrediente? Pois eu não gosto nem um pouco de café. Desde já, grata. Ass: Larissa

    ResponderExcluir
  110. Adorei este bolo! Abri a pouco tempo um blog também. Podem ver se seguir-me? Obrigada :D https://healthycookinglovers.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  111. Depois que fiz essa receita, abandonei todas as receitas de bolo de chocolate! Todos querem o "BOLO MOLHADINHO"! Faço pra vender, presentear, pra minha família e uso para fazer cupcakes, Naked cake, bolo no pote, com cobertura! Aliás o primeiro que fiz foi idêntico o seu! Esse buttercream é fabuloso,(eu usei creme de leite fresco no lugar da gema)a textura é incrível! Sou muito grata a você por compartilhar sempre receitas tão maravilhosas! Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  112. é possível cortar a massa no meio e fazer um bolo de 4 camadas?
    obrigada

    ResponderExcluir
  113. Adorei sua receita! A melhor que já fiz! Já tentou adapta-la para um bolo de caneca?

    ResponderExcluir
  114. Bolo fantástico! Já fiz duas vezes e acredito que nunca vou enjoar ;) muito obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P