Torta de Tangerina e Merengue
Olás, como vão?
No começo do mês finalmente chegou meu novo livro de tortas. Chamado Sweety Pies - An Uncommon Collection of Womanish Observations, with Pie [Tortas Doces, uma coleção incomum de observações femininas, com torta, em tradução livre], ele fala de tortas e das mulheres por trás das receitas, todas personagens da infância da autora, Patty Pinner. Mesclando segredinhos culinários com conselhos para a dona de casa exemplar, ele reúne receitas familiares e dá um panorama informal do pensamento feminino [ou seria feminista?] nos Estados Unidos do meio do século passado. Super interessante, super recomendo!
Essa é a segunda receita que preparo do livro [a primeira, uma torta de abacaxi dourada e suculenta, ficou tão boa que tive que fazer um repeteco lá em casa, para a minha família - uma pena não ter conseguido boas fotos dela, para postar] e ambas são surpreendentes!
O curd de tangerinas é delicioso, perfumado e menos ácido que o tradicional, de limão [com certeza vou fazer mais recheio, para comer com biscoitos ou bolo simples], e sua cor viva [use gemas de ovos caipiras para conseguir esse resultado] se destaca ainda mais na brancura do merengue. Na hora de prepará-lo é importante que as frutas não estejam doces demais, para que o sabor prevaleça [costumo comprar uma e provar, antes de utilizar na receita]. Usei tangerina tipo Mandarin orange, que são mais miúdas e de um tom de laranja bem forte, quase avermelhado. Por fim, dourei o merengue no forno alto, por uns 10 minutos, sempre espiando e virando a assadeira, para que a cor ficasse uniforme. Foi quase impossível esperar a torta gelar, para provar a primeira fatia!
Ahh, antes da receita: agora A Cozinha Coletiva tem fanpage no Facebook! Para receber as atualizações e acessar o conteúdo no seu Face, é só clicar em curtir na janelinha do Facebook aqui na faixa lateral do blog, ou acessar https://www.facebook.com/ACozinhaColetiva e clicar em curtir! Espero vocês lá! ;)
Ahh, antes da receita: agora A Cozinha Coletiva tem fanpage no Facebook! Para receber as atualizações e acessar o conteúdo no seu Face, é só clicar em curtir na janelinha do Facebook aqui na faixa lateral do blog, ou acessar https://www.facebook.com/ACozinhaColetiva e clicar em curtir! Espero vocês lá! ;)
Almeta McCray's Tangerine Meringue Pie
Para a massa:
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de açúcar;
1/4 de colher de chá de sal;
1/2 xícara de gordura vegetal gelada, picada em cubinhos [usei manteiga sem sal gelada, que deixa a massa mais saborosa];
3 colheres de sopa de creme de leite gelado [um pouco mais, ou um pouco menos].
Para o curd de tangerinas:
1 e 1/4 xícaras de açúcar [usei só 1 xícara];
3 colheres de sopa de amido de milho;
1/8 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de tangerina espremido na hora [mais ou menos umas 5 tangerinas - usei quase 2/3];
4 gemas de ovos;
1 colher de chá de raspas finas da casca da tangerina;
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal derretida.
Para o merengue:
4 claras de ovos em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar.
Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a gordura gelada picada, e incorpore apertando com as pontas dos dedos até formar uma farofa pedaçuda [semelhante à textura de areia molhada]. Adicione o creme de leite, uma colherada por vez, amassando o suficiente para formar uma bola com a massa. Achate a bola de massa até formar um disco grosso, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Preaqueça o forno a 220 graus.
Retire a massa da geladeira, abra com o rolo, sobre uma superfície enfarinhada, até conseguir um círculo de aproximadamente 28cm. Com ele, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo em vários pontos, cubra com uma folha de papel alumínio e encha com grãos de feijão ou arroz, para que a massa não cresça durante o cozimento. Asse por 15 minutos.
Retire os grãos de feijão e o papel alumínio, abaixe o forno para 180 graus e asse por mais 8 ou 10 minutos, até que a masse fique com a superfície dourada.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Prepare o merengue:
Bata as claras na batedeira, em velocidade média, até conseguir picos moles. Adicione o açúcar, uma colher por vez, e aumente a velocidade da batedeira para alta. Bata até formar picos firmes. Reserve.
Prepare o merengue:
Bata as claras na batedeira, em velocidade média, até conseguir picos moles. Adicione o açúcar, uma colher por vez, e aumente a velocidade da batedeira para alta. Bata até formar picos firmes. Reserve.
Prepare o curd de tangerina:
Em uma panela média de fundo grosso, combine o açúcar, o amido e o sal. Adicione gradualmente o suco de tangerina, mexendo até espumar. Junte as gemas e misture bem. Adicione as raspas de tangerina e a manteiga derretida.
Leve a panela ao fogo médio, mexendo constantemente, e vá abaixando o fogo conforme a mistura comece a borbulhar e engrossar. Isso vai levar uns 10 minutos. Depois que o curd engrossar apague o fogo.
Montagem:
Recheie a massa [já fria] com o curd quente. Imediatamente espalhe o merengue sobre o curd, distribuindo bem e formando picos com as costas de uma colher, e tomando o cuidado de que ele cubra todo o recheio e fique em contato com toda a borda da massa. Leve ao forno moderado [150 graus] por uns 10 ou 15 minutos, verificando sempre para que o merengue doure uniformemente.
Recheie a massa [já fria] com o curd quente. Imediatamente espalhe o merengue sobre o curd, distribuindo bem e formando picos com as costas de uma colher, e tomando o cuidado de que ele cubra todo o recheio e fique em contato com toda a borda da massa. Leve ao forno moderado [150 graus] por uns 10 ou 15 minutos, verificando sempre para que o merengue doure uniformemente.
Deixe esfriar por 1 hora. Leve para gelar por 3 horas, antes de servir.
Bom dia Richie!
ResponderExcluirA cozinha nova está com tudo heim? Que torta! A cor do recheio é maravilhosa, imagino o sabor...
Adoro quando vai um pouco de sal na massa, como na de pecã, que é sempre sucesso por aqui!
Acho que esse livro terá que vir para minha prateleira... :))
Beijos e bom fim de semana!
Jour, bom dia!
ExcluirVc viu que a cozinha da casa nova tá me empolgando, né? heheeh
Eu sempre coloco um pouquinho de sal na massa de torta.. e como vai pouco açúcar, dá para usar mesmo para pot pies ou tortas salgadas.
Ficou amarelão o recheio, né? Tb gostei!
E o livro é lindo lindo!
bjo e ótimo fds!
Ah, e curte a gente lá no Face! :D
NOssa arrasou Richie! Tudo!!!!!!
ResponderExcluirJá vou te seguir no face!
Bjos,
Dani
Gostou, Dani?? Dá tempo de fazer para o almoço do sábado, que tal?!
ExcluirEba, nos vemos no Face!
bjo!
Uma verdadeira tentação, super lindo :)
ResponderExcluirOi Paula, obrigado!
ExcluirBom final de semana pra vc :)
Fantástica sua receita, vou fazer, depois te conto ! Fiz uma torta de cerejas e morango, que já havia usado blueberries antes, com merengue e suspiros assados e amêndoas torradas. Um exagero, mas divina ! Vou postar a receita hoje, veja no meu blog !
ResponderExcluirAbraços, Ale Rossi
http://ideiasgastronomicasdealerossi.blogspot.com.br/
Ale, me conte sim! Nossa, babei pela descrição da sua torta! Uma pena que por aqui nessa época não se encontre cerejas :S
ExcluirAbraço, e mto obrigado!
Richie, que linda essa torta, tem uma cara maravilhosa. Eu que sou louca por sobremesas de laranja e tangerina já vou experimentar a receita nesse final de semana. Quarta-feira fiz sua receita de strudel e ficou ótimo! Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar tudo isso com a gente. É a primeira vez que comento. Abraços!
ResponderExcluirDeise Lima.
Oi Deise!
ExcluirSe vc gosta de cítricos vai adorar o sabor desse recheio amarelo! rs
Aproveite o fim de semana para provar, e me conta depois o que achou, tá? Fiquei feliz em saber que o Strudel ficou bom, espero que tenham aproveitado mto :D
Eu é que agradeço pelas visitas e agora pelo comentário!
Abraço
Mas que delicia!
ResponderExcluirSe for tão boa quanto a de limão ^^
E a cor do curd, super viva, linda. Tenho mesmo que fazer :)
Ela é menos ácida que a de limão, mas as tangerinas tem um perfume tão gostoso e um sabor bem característico que pra mim ficou difícil escolher uma delas, viu?
ExcluirNa cor do curd o segredo são as gemas caipiras ;)
Faça sim, e depois me conta o que achou
Obrigado!
Eu não sou bom em fazer Curd Richie. Nãos ei porque. Fiz uma vez um de limão e ele ficou azedo que só e ainda por cima com um gosto de metal, sei lá o que foi. De qualquer jeito vou tentando e um dia aprende. de tangerina como este deve ser uma delicia.
ResponderExcluirUm abraço
Augusto, já tive problemas com curds também... ou talhava, ou ficava azedo demais, ou com um gosto horrível de ovo cozido, sabe?
ExcluirAté que achei a receita perfeita [na minha opinião] - ela não talha, vai poucas gemas [em relação a outras que já vi por aí] e o açúcar pode ser sempre corrigido. O link é: http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2011/07/bolinhos-de-limao-e-merengue.html
Agora o curd de tangerinas também me surpreendeu pela facilidade de execução e por também não ter os perigos de talhar ou ficar com gosto de ovo - claro que o amido de milho facilita muito, né?
Mas a textura de ambas as receitas são parecidas e deliciosas! Eu, se fosse você, tentava, viu? rs
Abraço e obrigado!
Ficou perfeita o curd ficou com uma cor maravilhosa.
ResponderExcluirDificil será comer apenas uma fatia...
Bom fim de semana
Bjs
Pois é, as fatias por aqui já acabaram :(
ExcluirComo eu disse, o segredo da cor do curd são as gemas caipiras, que dão o tom amarelo alaranjado.. fica mais provocante, né?
Bjo e otimo fim de semana!
Olá Richie,
ResponderExcluirA sua tarte está linda, deve ter desaparecido num instante.
bjs e bom fim de semana
Ana, obrigado! Ficou bonita, né? Fiquei orgulhoso hehehe
Excluirbjo e ótimo final de semana :)
Richie,
ResponderExcluirFiquei super curiosa com o livro que comentou.
Quanto à TARTE :)) como sempre uma maravilha e deve estar uma delícia! Assim que chegue o tempo das tangerinas aqui em Portugal que será só para o Inverno tenho que experimentar esta sua tarte.
As fotografias também estão lindas!!!
Bom fim-de-semana e beijinho.
O livro é lindo lindo! As fotos, as histórias de vida, as receitas.. e os conselhos para a boa dona de casa, geralmente dados pela mãe da autora, são sábios e mto engraçados, para nós de hoje!
ExcluirExperimente, sim!
Bjo e mto obrigado
Linda... acho que vou fazer no final de semana...
ResponderExcluirUma ajuda: eu fiz a de limão ( o curd ficou ótimo!!!) mas eu não sei o que fiz de errado: no dia seguinte, o merengue começou a escorrer que coloquei em cima, começou a ficar "liquido / chorar" na parte que estava no curd...
Acho que não bati direito... como poderia corrigir para que não aconteça com esta???
Bjs e parabéns!!! Receita fantastica como sempre..
Oi Elaine, teste e me conte depois, tá?
ExcluirSobre o problema do merengue, ele é suuuuper comum! Já aconteceu comigo e aposto que com 80% das pessoas que fazem torta de limão em casa. A Martha Stewart diz que é um problema impossível de ser evitado, e que a solução mais acertada é o consumo rápido da torta - assim que estiver gelada.
O problema é causado, normalmente, pelo merengue não cozinhar o tempo necessário no forno, enquanto doura.
Mas há um truque: prepare o merengue antes do curd do recheio. Recheie a massa com o curd quente e imediatamente cubra com o merengue batido. Dessa forma, o calor do recheio vai cozendo a parte do merengue que fica em contato com ele, o que somado ao calor do forno resolve o problema.
Outras dicas bacanas são:
_Certifique-se que o merengue está em contato com a massa por toda a volta da torta, isolando o recheio;
_Doure o merengue no forno em temperatura moderada, uns 150 graus. Ele vai demorar mais para ganhar cor, mas nesse tempo o merengue cozinha mais uniformemente;
_Bata as claras sempre em temperatura ambiente, para que alcancem o máximo de volume;
_Você pode adicionar 1 colher de sopa de amido de milho ao merengue, para ajudar na estabilização.
Espero que as dicas ajudem! bjo e obrigado por compartilhar a dúvida! :)
Oi Richie,
ExcluirSuper obrigada pelas dicas... vou tentar novamente considerando as mesmas.
Sabe que eu acreditava que devia assar o mais rapido possivel para dourar sem cozinhar demais a torta??? Coisas da vida...
Vou testar as dicas este final de semana com a sua mais nova receita...
Bjs
Desculpe me intrometer, mas costumo fazer uma torta de banana que leva merengue por cima e vai ao forno para dourar. Sempre douro em fogo baixo. Nunca tive problemas com o merengue "chorar". Acho que essa é a dica certa.
ExcluirEu adoro ver as receitas aqui, mas nunca faço. Primeiro pelos meus dotes culinários (ou pela ausência deles), segundo por que... Não, só tem um motivo mesmo.
ResponderExcluirMas adoro vir aqui por causa das fotos, me deixam doida de vontade de fazer, parece que dá pra sentir até o gosto! É você que tira? Qual câmera? Iluminação natural? ^.^
Oi Bia, tudo bem? Olha, se o problema é a ausência de 'dotes culinários' a solução é simples: praticar! Culinária é feita de tentativa e erro, então experimentar sempre é muito importante.. fora que você pode se divertir muito com isso! Não há sensação melhor do que quando aquela receita teimosa finalmente deu certo! rs
ExcluirQue bom que você gostou das fotos! Eu mesmo que tiro, e é uma briga constante com a câmera e a luz.. rs Uso uma câmera semi-profissional da mais baratinha [e não recomendo, sério rs] e sempre luz natural.
Obrigado e bjo!
Richie vou te dizer uma coisa muito séria.Você deveria largar a arquitetura e abrir uma loja com essas torturas que você posta.Acho que daria muito certo.Suas tortas ficam muito lindas.Se as fotos dizem como é o sabor devem ser maravilhosas.Quando você decidir abrir, me mande o endereço vou lá só para parar de sofrer.Beijos e bom final de semana.
ResponderExcluirhahahahah Léia, pode deixar que quando eu criar coragem mando o endereço sim! hahaha sabe que as vezes dá vontade, viu?
ExcluirObrigado pelo conselho e pela visita, bjo e bom fds pra vc :)
Boa tarde Richie,
ResponderExcluirNem sei que lhe diga...
Estou sempre a repetir-me, qualquer dia já não me vai poder sequer ler ! ;-)
Até já estou na sua página do Facebook e tudo, veja lá bem... :-))
Adoro as suas tartes e receitas, são sempre de um requinte e elegância muito acima da média, mas muito mesmo.
Há aqui receitas que eu vou querer experimentar, espero que não se importe ! :-)
Esta é uma delas, a cor desse curd de tangerina é algo inexplicável e "maravilinda" !
A-d-o-r-e-i !
A tarte ficou de uma perfeição extrema !
Beijinho
Imagina, adoro os seus comentários! E agora lá no Facebook tb! rs
ExcluirOlha, eu acho as minhas receitas super despretensiosas e caseiras, mas adorei saber que elas tem esse requinte e elegância haha Mto obrigado!
As gemas caipiras deixam o curd bonito, né? Sempre que posso compro desses ovos, por aqui, e o resultando são bolos amarelinhos, panquecas douradinhas, e curds assim, e cores vivas. Eu super recomendo!
Obrigado pela visita, pelo comentpario e pelos elogios :)
bjo
Oi Richie!
ResponderExcluirAssim vc não quer que eu emagreça nadinha, com esta tentação a aguçar os meus sentidos comelões. Ha, ha ha, bricadeirinha, parabéns pela delícia! Beijão...
Nina, não se preocupe: é torta de fruta, e fruta não engorda hahahaha
ExcluirMas uma fatiazinha só não faz mal a ninguem, né?rs
bjão e mto obrigado!
Espero não ter comprometido sua dieta ;)
Que bom que você voltou! Estava com saudades das suas delícias!
ResponderExcluirFiz o strudel de maçã no final de semana e deu super certo. No começo achei que não ia dar conta de abrir a massa fina, mas até que consegui. Aprovado! Obrigada por dividir conosco suas receitas!
Débora, ultimamente andei indo e voltando várias vezes, né?rs
ExcluirQue bom que o Strudel deu certinho - você vai ver que a cada vez que fizer, a massa fica mais fininha- demorei pra pegar o jeito rsrs.
Fiquei feliz em saber que você testou e aprovou a receita, e super agradeço por ter vindo contar e por ter confiado, né?rs
bjo e obrigado
Oi, Richie,
ResponderExcluirFiz o curd agora e ficou delicioso! Usei um pouco mais de suco e não tinha manteiga sem sal, então coloquei só uma pitadinha para completar. Acho que coloquei raspas demais e da próxima eu tiro, mas é uma delícia! Valeu,
Patrycia
Eu comi!!!
ResponderExcluirCompartilhei lá no facebaka e uma amiga viu. O aniversário dela foi ontem e a gente fez uma festinha. Na segunda, ela perguntou se eu ia fazer a torta para levar e eu disse que não, então ela disse: "Eu vou fazer" :) e eu pensei: 'Sorte minha!'
Ficou uma D-E-L-Í-C-I-A! Pena que não deu para trazer e ficou lá na casa da moça que ofereceu a casa (é amiga tb). Mesmo cheia, comi dois pedaços da torta! Deu prá ver que gostei muito, né?? Só não comi mais pq não cabia mesmo... mas hoje estou aguada para comer de novo.
Não... não dá para voltar na casa da amiga... :P
bj e obrigada!
Gábs, que ótimo, um testemunho palatar! hahahaha
ExcluirQue feliz que sua amiga topou fazer! E mais feliz fiquei eu ao saber que vocês [super] aprovaram a receita!
Mto obrigado por compartilhar e agradeça a sua amiga por testar, viu?
Só falta vc vir comer torta aqui em casa né? bjo!
Antes do Natal, com certeza eu irei! :D
ExcluirQue delíci está esta torta, ah estou a babar, parabéns pelo bom gosto e por partilhar. Adoooooooooooro doces! Bijinhos...
ResponderExcluirNina, eu que agradeço a sua visita e o comentário guloso! hehehe bjo e bom fds!
ExcluirRichie, que saudades de passar por aqui!
ResponderExcluirSabe que na chácara do meu pai todo ano tem tangerina, aí é um deus nos acuda pra procurar receita pra tanta produção! Parece que já achei uma! Linda, parabéns!
Um beijo pra vc!
Saudade tb, Renata! Alias, vi suas pavlovinhas e fiquei morrendo de inveja! hahaha No meu forno não rola :S
ExcluirOlha que legal, uma produção famlia em larga escala de tortas com as tangerinas do seu pai.. ia ser bacana, heon??rs
bjo, mto obrigado e quem bom q vc voltou! :)
Divina! Sou obrigada fazer! Vc, como sempre, arrasa!
ResponderExcluirBj, bom fds!
* www.amenidadesdekelly.blogspot.com
* http://www.facebook.com/AmenidadesDeKelly
Oi Kelly!
ExcluirAh, faça sim, aposto que vc não irá se arrepender! E é até bem fácil, o preparo, viu?
Ah, me conta depois, como ficou?
bjo e obrigado!
Não fiz a torta, mas fiz a geléia de ameixas do post anterior. Fui dormir às 2 da matina (sempre esqueço de ver as horas antes de começar estas loucuras noturnas...), mas valeu a pena. A cozinha ficou meio "avermelhada", mas...normal.
ResponderExcluirForte abraço
hahahaha Wair, espirrou mto?! Aqui até que foi tranquilo, viu? Mas usei um panelão, então a minha cozinha não ficou tão avermelhada..rs.. aliás, fica um vermelho bonito, né? rs
ExcluirObrigado por testar, viu? Ahh, vc fez com adoçante? Ou reduziu o açucar?
abraço e boa semana!
Richie, fiz com açúcar light, usei uma quantidade menor porque ele é mais doce. Vai render um post em breve. Abraços!
Excluiroriginal e diferente gostei
ResponderExcluirPra fugir um pouquinho da clássica de limão, né Priscila?
ExcluirObrigado pela visita, e que bom q vc gostou!
bjo e boa semana
Richie adorei a receita e passei para minha irmã que não sabia mais o que inventar com tanta tangerina que colhe no quintal.Agora espero que ela ponha em prática e me convide rsrsrsrs,até mais.
ResponderExcluirJá fiz, já fiz, já fiz!! Uma delicia :D
ResponderExcluirhttp://searchncook.blogspot.pt/ ----> Obrigado
Ebaaaa, vou ver! Mto obrigado por testar, Jota! Espero que tenha sido aprovada! :D
ExcluirRichie esta torta foi super aprovada aqui em casa! O curd ficou lindo!
ResponderExcluirAh posta a receita da torta de abacaxi? Comprei um para comer fresco mas estavam meio azedinhos demais daí embalei e guardei no congelador, estou procurando uma boa receita para aproveita-los.
Beijos
Ah, que bom que gostaram, Line! Tenho feito essa receita para vender e a resposta é sempre positiva, também! :)
ExcluirComo sou muito enrolado, posso demorar um pouquinho pra postar a receita da Torta de Abacaxi..rs Mas logo eu posto!
bjo e mto obrigado!
Menino que é isso, essa tarte tá com aspecto maravilhoso!
ResponderExcluirFaz tempo que visito sites e blogs, e esse nunca tinha encontrado. Já está nos favoritos.
Já vi a Key Lime pie, e amei também.
Parabéns pelo blog!!