Cheesecake de manteiga de amendoim da Nigella


Olás!
Eu adoro ver a Nigella cozinhar. Quando vou para a casa da minhã mãe aproveito para ver os programas de culinária da TV paga, e o dela é certamente me favorito. Nigella é despretensiosa e poética, ao falar de comida; a luz que ilumina sua bancada deixa o preparo de qualquer receita parecido com um pequeno trabalho de arte, e claro, ela tem um sorriso extremamente cativante. A gente se sente à vontade vendo a Nigella, e ela parece estar, também, completamente à vontade, cozinhando com as câmeras em volta.
Eu adoro cheesecake também. Pelo número de receitas diferentes do doce que aparecem aqui n'A Cozinha Coletiva já dá para desconfiar disso, né? Ainda mais quando a melhor delas leva simplesmente um quilo de cream cheese. Tento me controlar, mas simplesmente não consigo evitar o sabor doce abaunilhado, levemente azedo e com um toque de sal dos cheesecakes.
E eu adoro manteiga de amendoim. Na verdade, das nacionais que provei não gostei muito - pálidas e fracas no sabor - mas uma colherada de uma boa pasta de amendoim no pãozinho ou na panqueca deixa qualquer café da manhã mais feliz. Se tiver geléia junto então, fica sublime. A que usei veio da Bless Importados, que sempre facilita minha busca por ingredientes difíceis].
Ok, o post está com cara daquela música My Favorite Things, eu sei. Mas é que preparei uma receita da Nigella, de cheesecake de manteiga de amendoim, e depois de uma primeira garfada, tenho certeza que você vai ouvir essa canção também, dentro da sua cabeça.
Espero que gostem, e bom final de semana! 



Cheesecake de Manteiga de Amendoim da Nigella
[a receita vem daqui]

Para a base:
200g de biscoitos Grahan Crackers [tem em alguns supermercados, mas você pode usar biscoito tipo Maria, se não encontrar];
50g de amendoim salgado [aqueles tipo aperitivo, sabe?];
100g de gotas de chocolate amargo picado;
50g de manteiga derretida.

Para o creme:
500g de cream cheese;
3 ovos;
3 gemas;
180g de açúcar;
125ml de creme azedo*;
250g de manteiga de amendoim do tipo cremosa.

Para a cobertura [totalmente dispensável, mas...]:
250 ml de creme azedo*;
100g de chocolate ao leite picado;
30g de açúcar mascavo claro.

Prepare a base:
No liquidificador ou processador, pulse os biscoitos, os pedaços e chocolate e os amendoins até formar uma farofa uniforme [no liquidificador é aconselhável não fazer isso com tudo de uma vez - vá triturando aos poucos]. Passe essa farofa para uma tigela, adicione a manteiga derretida e misture bem, até a farofa ficar toda úmida. Com o auxílio das costas de uma colher, espalhe essa mistura no fundo e em 2/3 da altura da lateral de uma fôrma rendonda, de 23cm de diâmetro e fundo removível, pressionando com cuidado. Reserve na geladeira.

Prepare o creme:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Na batedeira com o garfo tipo raquete, ou no processador, bata o cream cheese, os ovos, as gemas, o açúcar, o creme azedo e a manteiga de amendoim, até ficar bem cremoso e uniforme.
Recheie a base preparada com esse creme e leve ao forno por 1 hora, checando após 50 minutos. O topo deve parecer seco ao toque, mas movimentando a fôrma o meio deve balançar levemente. Retire o cheesecake do forno, sem apagar o fogo, enquanto prepara a cobertura.

Para a cobertura:
Em fogo baixo, amorne o creme azedo, o chocolate picado e o açúcar mascavo, misturando para homogeneizar enquanto derrete. Assim que tudo estiver derretido e uniforme, apague o fogo.
Espalhe essa cobertura cuidadosamente, sobre a superfície do cheesecake [com calma para ele não rachar].
Volte ao forno por mais 10 minutos.
Apague o fogo, retire o cheesecake e deixe esfriar completamente. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira, por uma noite.
Retire meia hora antes de servir, e desenforme com cuidado.

* Para preparar o creme azedo [sour cream] em casa, misture suco de limão com creme de leite fresco na proporção 1 colher de sopa de suco para cada xícara de creme. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e conserve na geladeira.


Comentários

  1. Tudooooo, né? Tenho uma lista de receitas para fazer da sua Delícia de cozinha!!!!!!!Parabéns, eu nao tenho nenhuma dúvida de que ficou deliciosamente deliciosaaa!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como ficar ruim, né Rosangela? rs Que bom que você gostou.. ah, e coloca essa na listinha! Compensa, viu? rs bjo

      Excluir
  2. Fantástico! Eu sou absolutamente obcecada por cheesecakes e por manteiga de amendoim... Com toda certeza, vou experimentar a combinação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, então certeza que você vai gostar dessa versão de cheesecake! Nigella sabe o que faz hehe bjo

      Excluir
  3. Assim não dá né Richie, como é que vou viver olhando essas coisas proibidas para cinquentonas, fica difícil com tasntas maravilhas sem poder preparar e degustar. Bom fim de semana querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É proibido proibir, Nina! rs Uma fatiazinha de vez em quando não faz mal pra ninguem, né? rsrs
      obrigado e ótima semana pra vc!

      Excluir
  4. Já percebi mesmo que tortas doces/cheesecakes são a sua perdição mesmo né? kkkkkk De manteiga de amendoim é covardia kkk Eu também amo. Achei o amendoim salgado diferente, a massa não fica esquisita? E sobre o sour cream, tem quer ser creme de leite fresco mesmo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Covardia mesmo, né Augusto? Quando li a receita pensei a mesma coisa! hahaha O amendoim dá um salgadinho especial.. eu acho que combina, mas se preferir pode usar só amendoim torrado mesmo ;)
      Ah, sobre o sour cream, já fiz uma vez com creme de leite de latinha, e já vi em vários blogs.. acho que não tem problema não...

      Abraço!

      Excluir
  5. Nossa! Fiquei impressionada! Que receita! Só a massa já me deixou com água na boca! humm! Adoro a Nigella, tbm... Assisto aos programas dela sempre! Tudo de bom!
    Bjs!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, confesso que sobrou um bocadinho de massa e não resisti, comi pura mesmo! hahaha
      Obrigado e bjo pra vc!

      Excluir
  6. Sabe o que é o melhor de tudo isso?!? Ler um posto desse tão inspirado, cheio de carinho pelos ingredientes...que te fazem querer deixar de lado a sua falta de habilidade e ir pra cozinha, em busca dessa aventura deliciosa que estão nessas palavras!!! Não tem como não começar bem um final de semana depois disso...só se você viesse aqui em casa me trazer um pedaço! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários sempre me derrubam Jóca! rsrs
      Não fiquei aqui no fim de semana, senão te chamava para comer uma fatia! bjo amore

      Excluir
    2. Joca, amore, seus comentários sempre me derrubam! rs Passei o fds em Palmeiras, senão teria chamado você pra comer uma fatia! Aliás, essa semana tem bolo de aniversário, vc vem, né? bjo amore

      Excluir
  7. Oi Richie, hoje percebi uma reação que tenho todas as vezes que vejo no e-mail que tem receita nova no cozinha coletiva.Tenho que me concentrar e fortalecer porque já sei que la vem bomba.E bomba daquelas que a gente adoraria se explodir com ela.KKK.Para variar ficou divina, maravilhosa e me deixou babando.O dia que eu fizer uma de suas torta, mandarei com certeza a foto pra me vingar de você.Adoro seu blog e suas receitas ficam sensacionais.Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Léia, espero que seja uma bomba boa, tipo as de padaria! hahaha
      Faça sim, e me manda foto! Adoro ver as receitas daqui se espalhando por aí! :)
      bjo e ótima semana.. obrigado!

      Excluir
  8. 2 coisas lindas num só post! :D
    Primeiro, temos a Nigella, subscrevo tudo que escreveste, adoro vê-la cozinhar e ela tem cada receita!! Yummmmy
    Segundo, cheesecake, adoro mas nunca fiz. :S
    E este tem um aspecto divinal, de valer cada garfada!
    Bom trabalho Richie. ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota, faça um cheesecake! Aqui no blog tem umas 5 receitas diferentes, recomendo todas! É um dos meus doces preferidos!
      E quanto a Nigella, não preciso falar nada, né? Adoro!

      Obrigado e abraço!

      Excluir
  9. Meu marido é fissurado em manteiga de amendoim, e já fiz essa receita pra ele (fã da tia Nigella) e pessoal, podem fazer que é escândalo!

    Richie, postei a receita do Red Velvet Cupcakes, não sei se já tens uma receita que vc goste, mas testei 3 diferentes até chegar nessa: perfeita! Dá uma olhadinha!

    http://www.cravoepanela.com/2012/08/red-velvet-cupcakes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, taí uma testemunha então, né Mariana? rs

      Vou lá olhar os Red Velvets! Apesar do corante, adoro o contraste deles, e faz teeeempo que não faço!

      bjo e obrigado!

      Excluir
  10. Richie
    Quando venho até ao teu blogue fico derretida de inveja de não poder assaltar a tua cozinha :))
    Aí se eu pudesse dar só uma trinquinha nos teus doces e bolos super gulosos...
    Que maravilha!!! Para mim és um boleiro e doceiro fantástico!
    Bom fim-de-semana e beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, as vezes seria bom alguem pra assaltar... mta sobremesa pra pouca boca hehehe Ainda bem que tivemos visitas e ao cheesecake foi embora rapidinho!rs
      Muito obrigado, e boa semana! bjo

      Excluir
  11. Perdição, hein?? AMO peanut butter com chocolate...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinara! Que bom que você gostou! Eu também adoro a combinação! bjo pra vc, e obrigado!

      Excluir
  12. Adoro cheesecakes e a Nigella, mas amendoim é das poucas coisas que não como. Não suporto o gosto, vai entender... Já fizeste o cheesecake triplo de chocolate da Nigella? Uma perdição!
    Sou mega fã do blog! :-D

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Nunca fiz, mas me delicio vendo esse episódio... é aquele especial de chocolates, né? Preciso tentar!
      Mas o meu favorito é ainda o New York Style Cheesecake mesmo.. sem geléia, inclusive! rs

      bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  13. nigella é minha idola tb!!! adoro!! a sua cheesecake está divina!!!

    ResponderExcluir
  14. eu fiz esse aqui em casa há cerca de um ano qdo recebi amigos e foi sucesso!
    O sour cream confere um gosto todo especial ao recheio!
    E o que mais gosto é que não é um doce tão doce que vc enjooa de comê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Qkinha, acho que o azedinho do sour cream e do cream cheese equilibram bem o doce, né? Até fiquei com medo de ser doce demais, mas tive a mesma sensação que você ao comer!
      bjo e obrigado!

      Excluir
  15. Adoro cheesecake e me divirto com a Nigella (alguns a chamam de Nojentella, visto seus hábitos nada adequados para a TV), mas não aguento manteiga de amendoim - embora adore amendoim...
    Seu post lembra mais esta gravação de My favourite things
    http://www.youtube.com/watch?v=X7fVnvJSRb4
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não tenho nada contra os modos dela não.. acho que ajuda a quebrar o gelo..rs.
      Nossa, quase não reconheci My Favorite Things nessa versão! Que linda!

      Abraço, e obrigado, Wair!

      Excluir
  16. CHEGO DE FÉRIAS E VENHO ATÉ AQUI , ENCONTRO A MINHA PERDIÇÃO....CHEESECAKE.
    ENTÃO ESTE FICOU DIVINO, ESTOU AQUI A BABAR O TECLADO...TAMBÉM QUERO!!
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha bem-vinda de volta! Que bom te receber com cheesecake :D
      E que bom que você gostou!
      bjo e obrigado!

      Excluir
  17. Olá Richie!
    Descobri o seu blog hoje e devo dizer que adorei!!! E tem piada que também sou uma estudante de arquitectura com uma paixão pela cozinha :)
    Vou seguir!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda, Inês! Eu me formei, agora já sou arquiteto..hehehe Mas a preferência pela cozinha ainda se mantém! ;)

      Muito obrigado e espero que volte sempre! bjo

      Excluir
  18. Meo Deossssss!
    Sem palavras! Perfeito...
    Beijos Richie!

    ResponderExcluir
  19. Uma amiga minha fez cookies e me deu alguns. Estavam morninhos na hora que os comi :)

    Daqui umas semanas tentarei fazer essa receita + bolinho mousse e vou dar de presente para ela.

    Te conto como será.

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noss,a que amiga sortuda! Aliás, tb quero cookies morninhos! rs

      Me conta se ela gostar, Gábs!

      um bjão!

      Excluir
  20. adorei o seu blog e também as receitas
    já estou lhe seguindo ;)

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Sou designer de interiores e apaixonada por culinária; logo, como vc, tb sou apaixonada pela Nigella!
    Estou fazendo esta receita neste instante e achei o seu blog por causa do sour cream. Fiz como vc sugere - com creme de leite fresco e limão - e deu certo. Só que, quando fui utilizá-lo na calda, alguma coisa deu errado e ela ficou bem rala, muito diferente da que eu tinha visto a Nigella fazer... Acabei descartando e fazendo outra com creme de leite de caixinha. Coloquei no micro-ondas junto com o chocolate para derreter e depois acrescentei o limão, para dar o toque levemente azedinho do sour cream.
    Vc já fez aquele trifle de chocolate e cerejas dela? Fiz para o Natal do ano passado (comprei até uma taça igual a da Nigella especialmente para ele) e todo mundo achou divino! Fiz tb uma variação de minha autoria, substituindo o chocolate por chocolate branco e as cerejas por um purê de damasco. Também ficou maravilhoso!
    BTW, adorei suas fotos!
    Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nigella é muito bacana, né Erika? E ainda tem gente que não gosta.. vai entender rs
      Sobre a calda, a minha não ficou muito líquida.. ficou como ganache mesmo... mas achei que o cheesecake ficaria bem sem ela, tb... menos 'gordo' rsrs

      Eu fizo trifle! Está qui no blog, mas como não tenho uma taçona daquelas, fiz porções individuais.. alias, adorei fazer aquilo pq fiz tudos os ingredientes em casa: os bolos, a cereja e calda - ficou delicioso! Nossa, a idéia do purê de damascos parece muito boa mesmo, combinado com chocolate branco!

      Muito obrigado pela visita, volte sempre e bjão!

      Excluir
  23. Richie, um pouco atrasada ... eu sei .. mas tô pra te falar isso há séculos! Não duvido que a manteiga vinda através da Bless seja MARA, mas você, de todas as pessoas deveria mesmo tentar a manteiga de amnedoim caseira. É incrivelmente fácil e, juro, é fantástica! Vou tentar recuperar as fotos da minha e te mando! Vc vai adorar! Beijão

    ResponderExcluir
  24. Amei a receita. As fotos ficaram super apetitosas, vou correr pra fazer. Estava procurando uma receita que parecesse a de um cheesecake que experimentei no P.J Clarke's (http://www.locamob.com.br/p.j.-clarkes/details) e amei. Acho que a sua está bem parecida. Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá, comprei uma manteiga de amendoim mas achei bem salgada, não tem problema nesta receita? a quantidade de açúcar utilizada dá o contraste suficiente ou o ideal é dosar de acordo com o sabor?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P