Tatin de Pêssegos e Butterscotch


Olás, tudo bem?
As vezes eu acho que a fruta cozida no açúcar é o equivalente na confeitaria da fritura por imersão, na gastronomia salgada. Em ambas as técnicas a preocupação é concentrar sabor, seja descartando o excesso de líquidos, seja amaciando a textura sem desmanchar, seja formando superfícies douradas [ah, os dourados e os crocantes!] onde o sabor se esconde e derrama na boca quando provadas. Cozinhar fruta no açúcar é quase uma redução de molho, onde no fim resta apenas o essencial  extraído, concentrado, marcante. 
Ok, talvez a doçura do prato devorado com sorvete de creme tenha me embriagado o suficiente para escrever esse ode à fruta caramelada, mas verdade é que, seja por acidente ou não [a lenda diz que a receita da torta invertida vem de um acidente culinário: a torta foi para o forno sem  massa] as irmãs Tatin inventaram um modo de se fazer torta que explora todo o potencial do sabor da fruta. Além de ser linda, claro. Além de ficar ainda mais incrível servida quente com uma bola de sorvete de creme, também.

A versão de hoje leva alguns ingredientes além dos comuns de uma Tart Tatin [açúcar mascavo, fava de baunilha e uísque], mas você pode simplificar, se preferir. E variar na fruta, claro.
Espero que gostem!


Tatin de Pêssegos e Butterscotch
[receita adaptada aqui]

Ingredientes para a massa:
Você pode usar 300g de massa folhada comprada pronta ou, se preferir [eu geralmente prefiro], fazer uma massa básica de torta com:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada.

Ingredientes para o recheio:
6 pêssegos maduros, sem caroço, cortados em fatias de 1cm de espessura;
4 colheres de sopa [60g] de manteiga sem sal;
1/2 xícara de açúcar mascavo [usei o claro, mas pode ser o escuro também];
1 pitada de sal;
1/2 fava de baunilha, fava e sementes;
1 colher de sopa de uísque escocês.

Sorvete de creme, para acompanhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofinha úmida. Adicione as colheradas de água, uma a uma, apenas até conseguir dar liga para formar uma bola de massa. Achate a bola de massa com as mãos, formando um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 200 graus.
Em uma frigideira anti-aderente de 24cm de diâmetro e que possa ir ao forno*, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Adicione o açúcar, sal e as sementes e fava de baunilha e cozinhe, sem misturar om colher, apenas girando a frigideira de vez em quando, por uns 4 minutos, até o açúcar derreter e ficar dourado claro [não se preocupe se o açúcar e a manteiga não se misturarem totalmente, isso se resolve depois, no forno]. 
Abaixe o fogo, adicione as fatias de pêssego, formando um desenho de círculos concêntricos, adicione o uísque e deixe evaporar por um minuto. Apague o fogo.

Abra a massa gelada sobre uma superfície limpa e enfarinhada e usando um rolo de macarrão, até conseguir um círculo de 28cm de diâmetro, mais ou menos. Cubra as frutas com o disco de massa, pressionando nas laterais da frigideira. Faça furos na massa com a ponta de uma faca para o vapor escapar.
Leve ao forno por 30 minutos, ou até a massa dourar e secar.
Deixe esfriar por 5 minutos, e então vire a torta sobre um prato de servir, com cuidado para não se queimar com a calda.
Serva quente, em fatias com uma bola de sorvete de creme por cima.


*Se você não tiver uma frigideira que possa ir ao forno [sem cabo plástico ou de madeira], faça o caramelo na frigideira e passe-o para uma assadeira redonda. Cubra com as frutas e o uísque e leve ao forno para evaporar por 1 minuto. Então cubra com a massa e leve para assar.

Comentários

  1. Arrasou! Pra variar né.....kkkk

    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Pura tentação! As fotos como sempre perfeitas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Richie meu amigo que tortura estas imagens.Babei.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre uma perdição! Amo a combinação frutas+açúcar+baunilha+forno, irresistível!
    Um lindo fds p vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem erro, né Cristina?! Independente da fruta! Bom fim de semana pra você tambem, bjo!

      Excluir
  5. Uau,. que delícia Ficou uma sobremesa boa demais

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Que coisa deliciosa! Fiquei a salivar! ;)

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderExcluir
  7. Bom esta receita pois e tempo de pessego e como eles aqui não anda muito bom, vou fazer como esta receita..Richie lembra do suspiro do casamento poderia postar a receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, Diu! Vou ver se posto os suspiros aqui ou na página do Facebook, fique de olho tá? Mto obrigado!

      Excluir
  8. Ontem fiz esta, mas com massa folha de compra. Ficou linda e ótima :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P