Black Bottom Lemon Pie


Olás, tudo bem com vocês?
Uma das coisas que mais ouço quando alguém descobre que gosto de cozinhar ou prova pela primeira vez alguma coisa que preparei é "nossa, você nunca pensou em fazer isso pra vender?!". É tão recorrente que já virou até piadinha interna entre meus amigos. Bom, é claro que já pensei, né? Viver de um hobby parece o trabalho perfeito! Uma lojinha descolada, meia dúzia de mesinhas, chá, café, pingado, um balcão com vários tipos de tortas assadas no dia, vendidas em fatias ou inteiras, os sabores anunciados em uma parede pintada de lousa. Um misto da loja de tortas do filme Garçonete/ seriado Pushing Daisies com o bar cheio de neons de Um Beijo Roubado e o café da Parada do Apito, de Tomates Verdes Fritos. Coisa de sonho! 
Mas existe, gente! Esses dias, procurando novas receitas de tortas, encontrei o The Four & Twenty Blackbirds, uma pie-shop no Brooklin, NY, comandada por duas irmãs que herdaram as receitas da avó e resolveram botar a mão na massa. No site você pode conhecer um pouco do espaço super charmoso da loja, os tipos de tortas servidas [todas de babar, e com ingredientes da estação!] e ainda se encantar com o livro de receitas da casa! 
Claro que eu tive que comprar o livro - lindo por sinal, fotos incríveis e um monte de dicas - e já estou testando algumas receitas! A de hoje, por exemplo, foi a primeira delas: torta de curd de limão azedinho com uma camada de ganache de chocolate amargo por baixo - uma combinação de sabores não muito usual mas surpreendentemente deliciosa! E como eu gosto de meter o bedelho na receita dos outros, substituí o limão meyer [um tipo de limão amarelo americano, mais doce que o limão siciliano e muito raro por aqui], usei limão cravo [também chamado de capeta, parecido com uma mexerica pequena - esse da foto] que acho bem mais saboroso e perfumado que o siciliano. Olha, eu comeria a torta inteira sozinho, sorte que tive com quem repartir.
Espero que gostem!


Black Botton Lemon Pie
[do lindo The Four & Twenty Blackbirds Pie Book, rende uma torta de 22cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
100g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos;
1/2 xícara de água gelada;
2 colheres de sopa de vinagre de cidra;
Uns 2 cubos de gelo.

1 clara misturada a 2 colheres de sopa de água.

Para a ganache:
120g de chocolate amargo [usei 70% cacau] picado em pedaços pequenos;
1/4 de xícara de creme de leite fresco.

Para o creme de limão:
4 ovos;
1 gema;
1 e 1/3 xícaras de açúcar refinado;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de limão amarelo [usei o limão cravo] espremido na hora;
1/4 de xícara de suco de laranja também espremido na hora;
Raspas da casca de 1 limão siciliano;
Raspas da casca de 1/4 de uma laranja.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione os cubinhos de manteiga e amasse, apertando com as pontas dos dedos, até conseguir uma mistura com textura de areia molhada. 
Em uma tigelinha misture a água gelada, o vinagre e os cubos de gelo. Vá adicionando colheradas dessa mistura na mistura de farinha, amassando somente o suficiente para conseguir fazer uma bola de massa [umas  ou 5 colheres de sopa de líquido bastam, descarte o restante]. Forme um disco com a bola de massa, apertando com as mãos, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Sobre uma superfície limpa e levemente enfarinhada, abra a massa gelada, com um rolo, até conseguir um círculo de uns 27cm de diâmetro e pouco mais de meio centímetro de espessura. Com cuidado enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma, cobrindo o fundo e laterais com a massa. Corte o excesso de massa e decore as bordas como preferir. 
Coloque a fôrma no freezer e ligue o forno a 220 graus. Coloque uma assadeira na grade mais baixa do forno, para apoiar a forma de tortas.
Quando a massa gelar e ficar dura [leva uns dez minutos], faça alguns furos no fundo com um garfo, para a massa não inchar, cubra com uma folha de papel alumínio e distribua feijões crus sobre o papel, para fazer peso.
Leve ao forno preparado por 20 minutos.
Retire a fôrma do forno, descarte os feijões e o papel alumínio, e pincele a mistura de clara e água sobre tota a superfície da massa. Volte a fôrma ao forno por cerca 3 três minutos para secar. Retire e deixe esfriar completamente. Essa mistura de clara e água vai formar uma película sobre a massa, impedindo que a umidade do recheio tire a crocância da base.

Prepare a ganache:
Coloque os pedaços de chocolate em uma tigela pequena. Aqueça o creme de leite fresco no fogo ou microondas, sem deixar ferver, e derrame sobre o chocolate picado. Deixe descansar por 5 minutos e então, com uma colher, misture delicadamente, até formar um creme brilhante e homogêneo.
Distribua esse creme sobre o fundo da massa de torta já fria. Reserve.

Prepare o creme de limão:
Preaqueça o forno a 160 graus.
Em uma tigela, com uma colher grande ou espátula, misture os ovos, a gema, o açúcar e o sal.  Quando estiver bem misturado, junte os sucos e raspas de limão e laranja, mexendo bem mas tomando cuidado para não fazer espuma.
Peneire o creme, passando por uma peneira fina, diretamente sobre a torta.
Leve ao forno por 30 minutos [o meu levou 40 minutos], rotacionando a torta 180 graus depois de 20 minutos. Ela estará pronta quando as laterais do recheio estiverem firme mas o meio ainda mole.
Retire do forno, deixe esfriar por duas horas [ela continua cozinhando e firmando, fora do forno] antes de servir.
Conserve na geladeira por dois dias.

Comentários

  1. Richie, eu ouço isso direto, tb! :)

    Quando vc abrir a sua bakery, me avisa, serei cliente assídua! Que torta linda, amei a ideia de misturar chocolate e limão!

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat! Acho que se a gente abrir nossas lojas, vamos virar fregueses um do outro, né?rs Bjão, mto obrigado!

      Excluir
  2. Richie
    Olha seria um sonho poder experimentar uma torta em sua uma lojinha fofa ( já imagino na minha mente), imagine que lindo! Nossa!!! Sabe eu também sonho muito com isto, viver de docinhos e bolos!!!!! Querido tem um livro tão lindo que li chama-se a Vida das Abelhas, é uma história linda, de três irmãs que vivem na Carolina do Sul e vivem da produção de mel, e no meio de diversos acontecimentos, o que mais me encanta são os trechos sobre a preparação da comida, a maneira que elas amam prepará-la sabe aquela coisa de você até sentir os sabores e os perfumes, que maravilha! E aqui é assim desde a foto, sua narração, que lindeza! muito obrigada! e torço muito sempre por sua felicidade e prosperidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, seria super um sonho pra mim tb! Já adorei o enredo do livro.. será que virou filme? Me parece familiar... vou procurar! Mto obrigado pela indicação e pelas palavras, felicidade e prosperidade pra todos nós! Abraço

      Excluir
  3. Adorei seu blog parabéns!Vou acompanhar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xanna, bem vinda e muito obrigado pela visita! Espero que se inspire e se divirta por aqui :)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Babando com o seu blog e as suas receitas , e como vc narra cada detalhe ,muito encantada, realmente vc tem que abrir um lugar como um pie -shop moro nos EUA esses lugares são deliciosos, tem cheiro de lar !! De Vó !! Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P