Bananas Foster Cake


Olás, tudo bem?
Se tem uma coisa que eu nunca faço em casa, essa coisa é sorvete. Não tenho sorveteira e comigo nunca funcionou aquela história de levar ao freezer/ tirar do freezer/ bater na batedeira/ levar ao freezer outra vez/ tirar/ bater de novo/ mil vezes. Mas como semana passada me sobrou creme de coco de um recheio de bolo, aproveitei para preparar um sorvetinho sem grandes ambições. E com a desculpa de acompanhar o sorvetinho, fiz Bananas Foster [quem acompanha A Cozinha Coletiva no Facebook deve ter visto as fotos].
Bananas Foster é, para mim, uma das sobremesas mais prazerosas de se preparar e de se comer. O preparo é simples e cheio de clímax:  açúcar de repente vira caramelo, a calda empedra com o creme de leite e se dissolve toda por mágica, o rum que pega fogo e doura as bananas. E quente, misturadas com sorvete, tem sabor de cafuné, de achar dinheiro na rua, de manhã de aniversário.
Provavelmente eu estava divagando em definições bregas como essa, enquanto devorava meu doce, quando pensei em aproveitar essas bananas num bolo. Fiz uma pesquisa por 'bananas foster cake' no Google e, em meio a receitas com esse nome nas quais o buttercream de cobertura [coisa que não gosto muito] sempre parecia dominar os outros sabores, achei duas receitas bacanas de bolo de banana e caramelo, ambas da Martha Stewart. Ao invés de decidir entre uma das duas, resolvi juntar os pontos fortes de cada uma, mais uns pitacos meus e o bolo saiu: massa macia de bolo de banana, creme levemente azedinho de recheio, equilibrando com a doçura, e cobertura escorrendo caramelo,  coroada com fatias douradas de banana cozida no açúcar e flambada no rum. Delícia!!!
Espero que gostem!


Bananas Foster Cake
[adaptado daqui e daqui, rende um bolo de 20cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
3/4 da colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
3 gemas;
3 claras;
1 xícara de banana bem madura amassada [3 bananas grandes, aproximadamente];
1/4 de xícara de leite;
1/4 de xícara de iogurte natural desnatado;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a calda de molhar o bolo:
4 colheres de sopa de açúcar mascavo claro;
1 colher de sopa de glucose de milho;
3 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de rum escuro;
1/4 da colher de chá de canela em pó.

Ingredientes para o recheio:
3/4 de xícara de creme de leite fresco gelado;
150g de cream cheese;
1/4 da xícara de açúcar refinado;
1/4 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a cobertura:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1/3 de xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de rum escuro [se preferir uma versão sem alcool, use a mesma medida de suco de laranja].
4 bananas maduras mas não moles demais cortadas em fatias de 1cm de espessura.

Prepare a massa do bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte duas fôrmas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga. Polvilhe farinha, espalhe bem e bata para retirar todo o excesso. Reserve.
Em uma tigela média peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento em pó e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar por uns 4 minutos em velocidade média-alta, até conseguir um creme fofo liso e claro. Adicione as gemas, uma a uma e batendo bem após cada adição.
Em outra tigela bata as claras em neve. Reserve.
Em uma tigelinha misture a banana amassada, o leite, o iogurte e a baunilha.
Adicione alternadamente a mistura de bananas e a de farinha à tigela da mistura de manteiga, batendo em velocidade média. Por fim, junte as claras batidas em neve, misturando com a espátula delicadamente, sem bater.
Divida a massa entre as duas fôrmas preparadas e leve ao forno por 30 ou 35 minutos, até passar no teste do palito.
Retire os bolos do forno e deixe esfriarem completamente.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Em uma panelinha pequena leve ao fogo o açúcar, a glucose e a água, misturando até o açúcar se dissolver. Cozinhe por um minuto. Apague o fogo e incorpore a manteiga, o rum e a canela. Deixe esfriar.

Enquanto o bolo esfria, prepare o recheio:
Na batedeira bata o creme de leite bem gelado até conseguir picos firmes. Em uma tigela separada, bata o cream cheese com o açúcar e a baunilha até conseguir um creme homogêneo. Fora da batedeira, incorpore o creme de leite batido ao creme de cream cheese, misturando delicadamente. Reserve na geladeira até o momento de utilizar.

Montando o bolo:
Desenforme os bolos, depois de frios, e passe-os para uma gradinha. Se precisar, corte o topo de cada bolo [aquela parte que cresce formando 'um morrinho' no topo do bolo] com uma faca para pão, deixando os bolos retinhos [o que dá um resultado mais bonito na montagem]. Derrame sobre eles a calda preparada, espalhando bem. Deixe os bolos absorverem a calda por uns 5 minutos.
Coloque um dos bolos no prato de servir, com a parte cortada virada para cima. Distribua o recheio sobre ele, deixando uma margem de 2cm em volta. Com cuidado, coloque o outro bolo por cima [com a parte cortada virada para baixo] e aperte levemente, apenas para o recheio sem espalhar entre os bolos. Leve à geladeira por 1 hora.

No momento de servir:
Em uma frigideira antiaderente derreta a manteiga. Adicione o açúcar e cozinhe em fogo médio, mexendo apenas até o açúcar se dissolver e começar a borbulhar e ficar num tom dourado. Adicione então o creme de leite [com cuidado, vai espirrar] e misture até que os torrões de açúcar se dissolvam no creme. Junte as fatias de banana, formando uma única camada. Cozinhe por dois minutos, em fogo baixo.
Com a frigideira fora do fogo, adicione e rum, dê uma sacudida leve para espalhar bem e aproxime a frigideira da chama do fogão, para o rum pegar fogo. Desligue o fogo e espere as chamas do rum se apagarem.

Retire o bolo da geladeira, e sobre ele espalhe, uma a uma, as fatias de banana, formando uma única camada. Por cima, derrame o molho de caramelo que restou na frigideira. Sirva imediatamente.

Comentários

  1. Que bolo lindo! Inspirador! Parabéns, Richie. Tudo o que você posta é simplesmente lindo e sem dúvida delicioso!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, muito obrigado! Fico muito feliz que tenha gostado do bolo, tanto quanto eu! Abraço!

      Excluir
  2. Oi Richie,
    Seus bolos são verdadeiras poesias. Esse , com certeza, será mais um a brilhar na minha cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Lylia, que comentário mais fofo! Esse retorno é fantástico, de verdade. É o que me faz querer postar sempre boas receitas e caprichar na produção! Bjão e mto obrigado!

      Excluir
  3. Que maravilha, já estou aqui com vontade que chegue rapidamente a hora do bolinho, guarda uma fatia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipa, muita pena por não ter como te mandar uma fatia! Mas olha, dá pra fazer uma replica aí na sua cozinha facinho, viu?rs Muito obrigado, abraço! :D

      Excluir
  4. Um dos bolos mais lindos e apetitosos que já vi - vc arrasou, Richie! Amo bolo de banana e com caramelo, então... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, nem preciso dizer que vindo de vc, inspiração sempre, esse é um mega elogio, né? Que bom que gostou, muito obrigado!!! :D

      Excluir
  5. Estou em dieta, pqp., ai que bolo lindo e apetitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema não, Leila! Uma fatia moderada cabe em qualquer dieta ;) Mto obrigado! :)

      Excluir
  6. Esse eu vou ter que fazer!! Lindoooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, Cecília! E me conta o resultado depois, please! Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  7. Putz, que delícia! Caramba! Até agora estou sem acreditar nesse bolo. Não sei se consigo fazer, parece complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não é complicado não! Nem parece que a gente ta fazendo bolo de festa e de repente plim! ele fica pronto. Sério, assim que me senti ao fazê-lo! :) Mto obrigado!

      Excluir
  8. Misericórdia!!!! Passei para conhecer o espaço e me deparo com um espetáculo desses.... Bolo lindíssimo, fotos lindíssimas, dono ds cozinha,um fofo!!!! Vou ter que voltar,né?
    Beijinhos, querido e parabéns pelo trabalho,dá para sentir a alma...
    Um lindo final de semana, beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kátia, bem-vinda! Espero que tenha gostado mesmo e que sempre se divirta e se inspirepor aqui! Super obrigado, bjão!

      Excluir
  9. hmmmmm que aspecto delicioso!!
    beijo**
    TB do blog http://madewitheartbytelma.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Richie! Só para te dizer que já guardei a receita porque será meu bolo de aniversário (que é só em julho). Se eu viesse ao mundo em forma de bolo, seria esse :D O Bananas Foster cake me representa. Lindas fotos! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Richie!! Eu queria fazer este bolo, mas sem as bananas. Vc acha q fica bom ou ficará muito doce? Bjooo!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen, tudo bom? Olha, acho melhor você pegar outra receita, porque nesta as bananas são o ingrediente principal. Bjo e mto obrigado!

      Excluir
    2. Richie achei uma receita de massa gostosa no meu blog mesmo (hahahaaa loca, tinha esquecido). Será q esse recheio fica bom pra um pão de ló branco? Posso fazer no dia anterior? Quanto tempo ele aguenta fora da geladeira? Bjooo!!

      Excluir
  12. Acho que esse recheio combina com massas de sabor forte, tipo com frutas, castanhas, etc, ou que vá uma cobertura mais saborosa, senão é capaz de ficar um bolo neutro com recheio neutro, o que pode ser meio sem graça, né? Eu preparei no dia, mas acho que dá pra preparar de véspera, né? E como tem base de creme de leite batido em chantilly, os tempos dele são igual de chantilly comum, então melhor gelar bem!
    bjo!

    ResponderExcluir
  13. Richie seus bolos são tão inspiradores! Obrigada por compartilhar conosco seu talento, por cibtaruma história em cada receita, por compartilhar suas sensações e sentimentos, sinto-me parte das suas histórias, sou parecida, tudo tem uma história para mim também. Muito obrigada mesmo 👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P