Hummingbird Cake
Vocês se lembram da minha listinha de bolos típicos americanos? Pois então, é claro que testar todas as receitas tem sido um processo meio lento [afinal, é muito bolo pra pouca gente], porém constante, na medida do possível.
Depois do Smith Island Cake, do Caramel Cake e do German Chocolate Cake, chegou a vez de um dos mais exóticos e saborosos da lista [certamente a massa do bolo é a mais saborosa!], o Hummingbird Cake, ou Bolo Beija-Flor.
O Hummingbird Cake, também original do sul dos Estados Unidos e popularizado nas revistas para a dona de casa, no meio do século passado, leva banana amassada, abacaxi picado, nozes pecã, canela e noz moscada, e não leva fermento. Tudo parece combinar para um resultado pesadão, né? Mas não. O bolo tem massa bem fofinha e úmida, cheia de pedacinhos de fruta. Seria quase que um bolo 'politicamente correto' [ou 'saudavelmente correto', com tanta fruta, castanhas e com o açúcar mascavo], não fosse o recheio e cobertura de buttercream de cream cheese, super comum em receitas americanas e exageradamente doce. Para resolver isso, costumo fazer meia receita do buttercream e incorporar creme de leite batido em picos firmes [é meio que a técnica da mousseline - dilui a doçura do creme e dá uma textura bacana para espalhar com espátula], mas se você preferir o original, é só dobrar a receita e excluir o creme de leite. Por fim, um toque opcional mas que dá o tchan no bolo: nozes pecã levemente torradas com açúcar mascavo, sal, canela e noz moscada, trituradas e polvilhadas por cima da cobertura. Sério, você nunca vai esquecer os sabores desse bolo depois de prová-lo! Confesso que as vezes me pego lembrando da sensação da última garfada, que é sempre a mais caprichada, de massa, cobertura e crocante de pecãs combinados.
E para quem não tá a fim de preparar um bolão de três camadas, já preparei Hummingbird Cupcakes e ficaram também muito gostosos!
Espero que gostem!
Hummingbird Cake
[receita adaptada daqui, rende um bolo de 20cm de diâmetro e 11cm de altura]
Para a massa:
1 xícara de nozes pecã;
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de noz moscada ralada;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 xícara de óleo [usei canola];
3 ovos levemente batidos;
1 xícara de bananas bem maduras, amassadas [4 ou 5 bananas];
1 xícara de abacaxi picado em cubinhos de 1x1cm [juntamente com o suco que ele vai soltar].
Para o recheio e cobertura:
200g de cream cheese em temperatura ambiente;
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
2 xícaras de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado.
Para as pecãs da cobertura:
1 xícara de nozes pecã;
2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de noz moscada ralada.
Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte com manteiga 3 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. Corte 3 discos de papel manteiga de mesmo diâmetro e com eles forre o fundo das fôrmas. Unte também o papel manteiga. Reserve.
Em uma assadeira retangular espalhe as pecãs e asse por 8 minutos, até que dourem levemente. Retire do forno e pique as pecãs bem fininho. Reserve.
Em uma tigela grande misture farinha, bicarbonato, sal, canela, noz moscada, açúcar refinado e açúcar mascavo. Em outra tigela misture bem a baunilha, o óleo e os ovos batidos. Despeje a mistura dos líquidos à mistura de farinha e misture bem. Junte a banana amassada, o abacaxi e as pecãs picadas e misture bem, até conseguir uma massa homogênea.
Divida a massa entre as 3 fôrmas preparadas e leve ao forno por cerca de meia hora, ou até que enfiando um palito no centro dos bolos, ele saia limpo.
Retire os bolos do forno e deixe que esfriem dentro das fôrmas por 20 minutos.
Desenforme os bolos, retire o papel manteiga e deixe que esfriam completamente, sobre uma gradinha, por pelo menos uma hora.
Prepare o recheio e cobertura:
Na batedeira com o garfo tipo 'raquete' ou 'pá', bata o cream cheese e a manteiga, em velocidade média, por 4 minutos, até que a mistura fique cremosa, fofa e clara. Junte a baunilha e o açúcar, peneirado, e bata por mais 5 minutos, até a mistura ficar leve e lisa. Reserve.
Separadamente, bata o creme de leite fresco bem gelado na batedeira, com o globo, até conseguir picos firmes.
Em uma tigela grande e com uma espátula, misture o creme de cream cheese com o creme de leite batido, mexendo delicadamente de cima para baixo, sem bater. Reserve na geladeira.
Prepare as pecãs:
Em uma assadeira misture as pecãs com o açúcar, sal, canela e noz moscada. Leve ao forno, em 170 graus, por 8 minutos, mexendo a mistura na metade do tempo.
Retire as pecãs do forno, deixe esfriar ligeiramente e pique fininho. Reserve.
Na hora da montagem:
Divida o creme de cobertura em duas partes, uma para recheio e outra para cobertura. Na parte do recheio, acrescente metade das pecãs já frias e misture bem.
Se for necessário, com uma faca de serra corte as 'tampas' dos bolos, para que fiquem uniformes e retinhos, sem aquele 'domo' de crescimento - os meus não precisaram.
Coloque um dos bolos sobre o prato de servir, com o lado que tinha papel manteiga para baixo. Sobre ele, espalhe metade da quantidade de recheio. Coloque o segundo bolo, com o lado que tinha papel manteiga também para baixo, e pressione ligeiramente. Espalhe sobre ele o restante do creme de recheio.
Por fim, coloque o último bolo, com o lado que tinha papel manteiga para cima, e pressione ligeiramente.
Enfie um palito de madeira tipo churrasco no centro do bolo, passando por todas as camadas - o palito ajuda o bolo a se manter estável enquanto você espalha a cobertura.
Espalhe o creme de cobertura sobre as laterais e o topo do bolo, fazendo desenhos com as costas de uma colher ou deixando lisinho, com uma espátula.
No topo do bolo, espalhe o restante das pecãs preparadas.
Leve à geladeira até o momento de servir. Retire o palito de churrasco do bolo antes de servir.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue delicia de receita, Richie.
ResponderExcluirQue bom q vc gostou, Carla! É muito saboroso esse bolo, e dá pra fazer a mesma receita e assar em uma fôrma de bundt cake grande, de buraco no meio, por uma hora maiomeno, se não quiser um bolo de festa! bjo!
ExcluirEste bolo é maravilhoso :) fiz um Hummingbird adaptado aos gostos da família mas toda a gente adorou, este é diferente e parece-me delicioso :) já guardei a receita para experimentar ;)
ResponderExcluirCátia, fiquei super curioso pra saber das suas adaptações! Trocou as frutas? Me conta?rs Bjo e mto obrigado!
ExcluirBom aspecto, delicioso
ResponderExcluirMto obrigado! :)
ExcluirLindo, como tudo que você sempre faz!! Vou fazer hoje a noite para o,almoço especial de amanhã, só gostaria de te fazer uma pergunta, costumo usar sempre os açúcares mascavo, demerara e cristal. Nesse caso é indispensável o uso do açúcar refinado ou será que posso usar o cristal? Muito obrigada!!
ResponderExcluirOi Noelle, tudo bom?
ExcluirPode usar o demerara ou cristal sem problemas! Mto obrigado e bjo! :)
É "só" um dos meus bolos favoritos e este ficou divinal! :)
ResponderExcluirAdoro a sua intensidade e sabor. Que maravilha!!!
Bjinhos
Eu tb! Normalmente faço ele em casa sem recheios e cobertura, só pelo sabor da massa mesmo! bjo e mto obrigado!
ExcluirEsse bolo ficou com um aspecto divinal.
ResponderExcluirAdorava comer um bocadinho dele sem sentir remorsos das calorias...
Beijinhos,
Clarinha
receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html
Ah, mas ele é cheio de frutas e sementes, é um bolo saudável ;)
ExcluirMto obrigado, Clara, bjo!
Richie, posso fazer com nozes normais no lugar da noz pecã e com chantilly na cobertura? Mudaria muito o resultado final? Brigadão!
ResponderExcluirA pecã é mais gostosa, mas pode usar a normal sim, Raissa, algumas receitas até pedem a normal.
ExcluirEu gosto do azedinho do cream cheese na cobertura, mas se vc quiser usar só chantilly, não tem problema!
Abraço e mto obrigado!
Richie, ao invés da cobertura/recheio com cream cheese substituir pelo clássico chocolate meio amargo+creme de leite fresco batido, fica bom?
ResponderExcluirAdoro suas receitas! Bjs
Oi Ana Beatriz, tudo bom?
ExcluirOlha, eu acho que talvez o chocolate fique demais, e acabe apagando um pouco os sabores da massa, que é o 'tchan' dessa receita. Mas vale tentar, né?
Me conta depois, se vc tentar, por favor!
Bjo e mto obrigado! :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirFiz hoje e ficou maravilhoso. Um bolo leve e fofinho. O abacaxi é o toque !
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRichie, linda apresentação, deve esta delicioso!
ResponderExcluirQue bolo lindo Richie! E deve ser delicioso! As fotos estão lindas, como sempre!
ResponderExcluirQue bolo lindo Richie! E deve ser delicioso! As fotos estão lindas, como sempre!
ResponderExcluirRichie, fiz esse bolo ontem para o aniversário do meu pai. Que bolo maravilhoso! A massa é maravilhosa, cheia de sabores, poderia comer ela sem nada. Ficou um pouco diferente do seu, cresceu bastante, parecia uma torre de bolo! Kkkkk não sei explicar o que houve, também usei uma forma de 20cm. O bolo foi um sucesso. Mais uma receita sua que faço que vira história! To esperando o livro, viu? Bjs!!!
ResponderExcluirOieee,
ResponderExcluirvi este bolo no IG de Festas e achei o máximo!!!
Então vim procurar receitas e achei a sua que me pareceu a melhor até o momento, justamente por adaptar o doce.
Só uma questão, acho que minha batedeira não o utensílio PÁ ou RAQUETE.... como eu faço ??? posso bater com o globo normal ???
Mais uma vez confiei n'A Cozinha Coletiva para receitas que resultam na perfeição e mais uma vez não me enganei!
ResponderExcluirDeitei os olhos a várias receitas de Hummingbird Cake e cheguei mesmo a ponderar a do Jamie Oliver, mas não estava muito convencida... até que me lembrei que tinha visto um por aqui há não muito tempo. A receita pareceu-me desde logo mais interessante e consistente que as outras ;) A minha dúvida era... se o bolo ia aguentar o que eu queria fazer com ele!
Depois de os bolos terem saído do forno perfeitos, consegui montar e decorar o bolo como naked cake com um molho de caramelo por cima, para os anos do meu namorado. Tenho a dizer que a massa do bolo é genial e superou as minhas expectativas. Obrigada por mais uma partilha de qualidade, Richie!
A minha versão está no blog hoje mesmo ;)
Inês, já tinha visto e vou correr lá p ver outra vez! Nao tinha me tocado que era a mesma receita! Mto obrigado pela confiança e pelo carinho. Abraço! :)
Excluir