Torta de Mel ...com uma pitada de sal



Olás, e feliz ano novo! :)

Para começar bem esse novo ano de receitas nada melhor do que assar uma torta, que é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida. E para que 2016 seja um ano doce, então que seja uma Torta de Mel.
Pois é, resolvi fazer uma faxina de ano novo na cozinha e achei, no fundo do armário, um litro de mel de flor de laranjeira quase pela metade, que alguém possivelmente comprou pra curar gripe e depois esqueceu ali. E, por sorte, ainda não estava açucarado. Isso me fez lembrar de uma torta de mel que eu tinha feito uns anos atrás, com textura de pudim e uma boa polvilhada de flor de sal por cima, para quebrar a doçura. Na época acho que as fotos não ficaram boas e a receita não veio para o blog, mas agora poderia vir!
Para a massa, eu tinha apenas 50 gramas de manteiga, o que era pouco. O jeito foi completar com gordura vegetal [não margarina, que é cremosa, mas aquela branca e dura, vendida em pacotes], coisa que faz tempo que eu tenho evitado de utilizar. Mas, por mais que eu defenda o uso da manteiga, é preciso dar o braço a torcer - a gordura vegetal dá uma textura flocada e leve incrível à massa de torta. É notável a diferença. Por isso, cá entre nós: prefira manteiga. Mas de vez em quando um bem-bolado de manteiga e gordura vegetal não faz mal a ninguém [e faz muito bem à crosta da sua torta].
Massa pronta, o resto é fácil: misturar todos os ingredientes do recheio, rechear a massa e levar ao forno. Depois é esfriar e espalhar o sal.
Espero que gostem!


Torta de Mel... com uma pitada de sal
[receita levemente adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
110g de manteiga sem sal bem gelada, picada em cubinhos [usei metade manteiga, metade gordura vegetal];
1/2 xícara de água gelada;
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Ingredientes do recheio:
1/2 xícara de manteiga sem sal, derretida;
3/4 de xícara de açúcar [usei quase 1/2 xícara, apenas];
1 colher de sopa de fubá;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 colher de chá de sal;
3/4 de xícara de mel;
3 ovos;
1/2 xícara de creme de leite fresco;
2 colheres de chá de vinagre branco;
1 colher de sopa de sal em flocos [usei flor de sal moída], para polvilhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela misture farinha, açúcar e sal. Junte os cubinhos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Em uma tigelinha misture a água gelada com o vinagre e adicione colheradas dessa mistura à farofa de manteiga,  misturando apenas até conseguir formar uma bola com a massa, sem amassar demais. Normalmente umas 3 ou 4 colheres de água já são suficientes.
Forme uma bola com a massa, achate essa bola para formar um disco e envolva o disco em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Retire a massa da geladeira e abra sobre uma superfície limpa e levemente enfarinhada, utilizando um rolo, até conseguir um círculo de 26cm de diâmetro, mais ou menos.
Forre uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro com a massa, apare as bordas com uma tesoura e aperte, com os dedos ou pressionando com um garfo, para dar acabamento.
Mantenha a fôrma no freezer enquanto prepara o recheio, até ficar dura.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 190 graus. Passe a gradinha do forno para o apoio mais baixo, e coloque uma pedra de forno ou uma assadeira retangular baixa sobre ela, pra aquecer junto.
Em uma tigela misture a manteiga derretida, o açúcar, o fubá, a baunilha e o sal. Junte o mel e misture bem. Adicione os ovos, um de cada vez e misturando bem após cada adição, até ficar bem homogêneo. Por fim, junte o creme de leite e o vinagre e misture até incorporar e a mistura ficar clara.

Recheie a massa gelada com essa mistura e leve ao forno por 30 minutos. Depois disso, gire a torta a 180 graus, para a parte de trás ficar para a frente, e asse por mais 15 ou 20 minutos, até as beiradas do recheio estufarem e o meio ficar ainda meio mole.
Retire a torta do forno e  deixe esfriar completamente, por umas três horas. 
Na hora de servir, espalhe o sal por cima.
Conserve a torta na geladeira.


Comentários

  1. Eu, que já gosto pouco de mel, vou colocar na lista de receitas para fazer :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gábs, então você vai gostar! Eu que não ligo tanto pra mel achei deliciosa, e o sabor e o aroma ficam bem presente! Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  2. Ahhhhh, suas receitas são sempre divinas!! :D
    Vai tudo pros favoritos e tento fazer o mais rápido possível!

    E deixa só te contar: se o mel cristalizar, é só aquecer em banho maria que ele volta ao normal.

    Bacci, feliz ano novo pra ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, se você fizer, conta o resultado qui depois, please!
      Mto obrigado pelos elogios ao blog e pela dica do mel - vai ser útil aqui em casa, onde os litros de mel costumam durar uma eternidade hehe

      Bjo e feliz ano novo pra vc tb!

      Excluir
  3. Tive o link de uma tarte muito parecida com esta durante meses nos meus favoritos da net, ainda não a fiz mas está ali no caderninho à espera de uma oportunidade, no entanto esta tua receita deixou-me deliciada e o melhor de tudo é que não tenho de traduzir ;) Vou substituir a minha receita inicial por esta, tenho tanta vontade de provar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Therasia, tudo bem? Ahh, fiquei curioso com sua receita! Será que vai menos açúcar que essa? Essa achei exagerada, até reduzi um pouco, na minha.
      Me conta se fizer, por favor!
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P