Torta de Brigadeiro, Banana e Amendoim {ou uma versão pessoal da Banoffee}


Olás, tudo bem?
Toda vez que meu irmão viaja eu me ofereço para ficar cuidando da casa e da cachorra dele, a Bela. Isso pode soar meio chato, do tipo "sobrou para mim", mas a verdade é que eu adoro, e mesmo que eu precise levar meus computadores para trabalhar, ainda assim encaro como dias de férias.
Já virou ritual, nessas ocasiões, fazer uma receita de brigadeiro de chocolate meio amargo, juntar um bocado de amendoim torrado e salgado no meio e deixar na cozinha para, vez em quando, ir lá roubar uma colherada.
Deve ser por isso que, preparando uma Banoffee Tart para levar para o meu irmão no final de semana, inventei de fazer umas alteraçõezinhas: temperei a massa da torta com uma pitadinha de canela [canela + banana = amor, né?], troquei o doce de leite do recheio por brigadeiro [afinal, banana e chocolate também formar um belo par], adicionei amendoim torrado pra dar mais 'crocância' [na verdade porque, para mim, brigadeiro sempre pede amendoim - mas sem sal dessa vez, porque não é todo mundo que gosta de misturar salgado na sobremesa, né?] e pronto, tinha em mãos uma irmã rebelde e latina da Banoffee inglesa!
Só faltou um nome tão bom quanto Banoffee - que é a combinação de duas palavras, Banana e Toffee. Tentei combinar 'brigadeiro' com 'banana' de várias formas mas nada soou agradável. Alguma sugestão? ;)
Espero que gostem!


Torta de Brigadeiro, Banana e Amendoim [ou uma versão pessoal da Banoffee Tart]
Rende uma torta de 23cm de diâmetro.

Ingredientes para a massa [pâte sablée]:
125g [pouco menos de 3/4 de xícara] de açúcar refinado;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela em pó;
250g [2 xícaras mais 1 colher de sopa] de farinha de trigo;
125g [1/2 xícara mais 2 colheres de sopa] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 ovo.

Para o recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa [15g] de manteiga;
100g de chocolate meio amargo picado [eu usei 70% da Mendoá].

Para a cobertura de creme chantilly:
1 xícara [240ml] de creme de leite fresco bem gelado;
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro.

Para a montagem da torta:
5 ou 6 bananas tipo nanica maduras, cortadas em fatias não muito finas;
Suco de meia laranja [você pode usar limão também, mas a laranja interfere menos no sabor].
100g de amendoim torrado;
1/4 de xícara de gotas de chocolate meio amargo, para decorar [ou raspas de chocolate].
Cacau em pó para polvilhar [opcional].

Prepare a massa:
Em uma tigela peneire o açúcar, o sal, a canela e a farinha juntos. Junte a manteiga, em pedaços, e o ovo e amasse com delicadeza até formar a massa. Você pode fazer isso também no processador, pulsando todos os ingredientes até formar uma massa.
Faça uma bola com a massa e achate para formar um disco. Envolva o disco de massa em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos uma hora.
Retire a massa da geladeira, desembrulhe o filme plástico e abra a massa gelada, usando um rolo e sobre uma superfície levemente enfarinhada, até conseguir um disco de 26cm de diâmetro e 1/2cm de espessura, aproximadamente. 
Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta. Aperte a massa contra a fôrma, forrando o fundo e as laterais, e corte o excesso com uma faca. Fure a massa em diversos pontos com um garfo, para não crescer no forno. Leve a fôrma para o freezer, enquanto preaquece o forno.
Preaqueça o forno a 180 graus por 15 minutos.
Retire a fôrma do freezer, cubra a massa com uma folha de papel manteiga e preencha a cavidade com feijões crus, para fazer peso. Leve ao forno por 20 a 25 minutos.
Aumente o forno para 200 graus, retire a fôrma e descarte os feijões e o papel manteiga. Volte a fôrma ao forno para dourar a massa por mais 7 a 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de rechear.

Ah, se sobrou massa, aproveite para abrir e cortar uns biscoitinhos. Asse-os por uns 10 minutos. Ficam deliciosos! 

Enquanto a massa assa, prepare o brigadeiro:
Em uma panela de fundo grosso leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sem parar. Cozinhe, mexendo sempre, até que a mistura ferva, engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.

Com massa e recheio já frios, prepare o chantilly:
Na batedeira bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos médios. Junte o açúcar e bata para incorporar. Cuidado para não bater demais, ou a mistura separa e vira manteiga.

Montando a torta:
Em um prato coloque todas as fatias de banana e regue com o suco de laranja, até envolver bem as fatias. Reserve.
Retire a massa da fôrma, com a ajuda do fundo removível, e passe para um prato de servir [ou você pode montar a torta dentro da fôrma e desenformar só na hora de servir, se preferir].
Espalhe com cuidado o brigadeiro sobre a massa da torta. Por cima, espalhe uma camada de amendoim torrado.
Sobre o amendoim, distribua as fatias de banana, formando círculos concêntricos das bordas para o centro. Espalhe algumas gotinhas de chocolate sobre as bananas.
Por cima, coloque o creme chantilly e decore com o restante do amendoim e das gotas de chocolate.
Conserve na geladeira até a hora de servir. Na hora de servir, polvilhe o cacau em pó. 

Comentários

  1. UAU!! Que torta incrível!!. Semana passada eu fiz novamente um dos seus bolos, "a besta negra" se não me engano. Tinha sobrado um caminhão de chocolate da páscoa e foi a primeira receita que pensei. O pessoal do trabalho comprou até sorvete e a reunião virou uma festa. Ainda não tive a oportunidade de preparar uma banoffee pie. A combinação de chocolate com banana e amendoim deve ter ficado excelente com certeza.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augustom que bom que gostou! ;) hahahaha que bom que a besta negra transformou o trabalho em festa kkkk.. eh o poder do chocolate. Aqui as sobras de páscoa estão esperando tb, bem guardadas, para virar sobremesa.
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
    2. Formar uma palavra que uma brigadeiro com banana não soará digno dessa obra de arte... não arriscaria.
      Sabe o que mais gosto em suas postagens? (as fotos impecavelmente maravilhosas de tortas de confeitaria chic? errou.
      É o seu: Olás, tudo bem? rsrs
      Gosto muito do seu blog, tem muito bom gosto e você é muito zeloso na cozinha... Parabéns, queria ser sua vizinha amiga....rs
      Juliana, Petrópolis, RJ

      Excluir
    3. Hahahaha sério, Juliana? Acho que começo todos os posts com isso, né?rs Mto obrigado pelo carinho e pelas palavras, abração pra vc! :)

      Excluir
  2. Aposto que esta torta tem tanto de saborosa como de linda! Brigadeiro e amendoim?! Já me comprou! Vou experimentar no próximo jantar de família, de certeza que vai ser a estrela da noite!
    Parabéns pelas "alteraçõezinhas"! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sou suspeito pra falar... chocolate e amendoim é uma combinação dos deuses! hehe Me conta depois, por favor, se fez sucesso aí tb! ;)
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  3. Ficou fantástica!! Deve ser óptima.
    Beijos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Uau. Bela torta.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Ola, Richie! Sou muito fã do seu blog, amo as fotos e tenho vontade de fazer todas as receitas. Eu adoro cozinhar e sempre apareço por aqui atras de inspiração. Por isso, gostaria de sugerir um post com as suas receitas preferidas para determinadas ocasiões, aquelas que são sucesso garantido, sabe? Acho que ajudaria muito pessoas como eu, que ficam sem saber qual receita testar primeiro. Abraço, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem? Mto obrigado pelo carinho com o blog <3 Gostei da idéia do post! Lá na fanpage do Facebook costumo dar umas dicas mais pontuais assim, mas nada muito temático ;)

      Abraço e muito obrigado! :)

      Excluir
  6. Olá venho até vocês trazer uma super oportunidade de adquirir produtos da Electrolux com preços especiais direito de fabrica sou funcionária e possuo o código de acesso ao site www.shopclub.com.br entre e confira código 20402430

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P