Slab Pie {perfeita!} de Maçãs


Olá, tudo bem?
Esqueça todas as receitas de torta de maçã que já postei aqui! Essa é "A" torta de maçã, com "a" maiúsculo mesmo. 
Ok, calma, não é bem assim, não. Você não precisa [nem deve] esquecer as variações de receitas de tortas de maçã [principalmente as que levam caramelo no recheio] que já apareceram por aqui, mas é que essa deu tão certo, ficou tão boa, que não tem como não recomendar!
E qual a diferença entre essa torta e as demais, você pode me perguntar, para ter ficado tão especial? Olha, é principalmente o formato! Essa torta é uma Slab Pie, isto é, uma torta de formato retangular, assada em uma fôrma baixa, tipo aquelas de assar massa de rocambole, sabe? [na verdade, como não tenho uma dessas, assei na minha fôrma de tortas retangular mesmo]. Diferente das tortas tradicionais, menores e mais altas, as Slab Pies são largas e baixinhas, como se fossem várias Pop Tarts [aquelas tortinhas estilo McDonald's] emendadas uma na outra. Esse formato aumenta a área da base da torta [a que fica mais próxima da fonte de calor do forno] e diminui a altura do recheio [e consequentemente o volume de líquidos que ele vai liberar sobre o fundo da torta ao assar], acelerando o cozimento e permitindo uma base de torta crocante e sequinha, sem riscos de ficar crua e encharcada da calda das maçãs, como as vezes periga acontecer em tortas de maçã [e de frutas em geral] tradicionais.
A proporção de gordura/ farinha dessa receita é um bocadinho diferente das de massa de torta mais comuns, e acho que isso também pode ter ajudado na crocância e delicadeza da crosta [vou testar a mesma proporção em formatos tradicionais também, ainda]. Ah, e apesar de a gente viver torcendo o nariz para gorduras vegetais, em se tratando de massa de torta eu sempre abro uma exceção e uso metade da quantidade de gordura de manteiga e a outra metade de gordura vegetal [não é margarina, é aquela gordura dura e branca]. Ambas as gorduras tem suas vantagens específicas para uma boa massa, e combinadas assim resultam numa crosta perfeita!
Quanto ao recheio, foi o mais simples possível: maçãs, limão, açúcar, canela, farinha. Um bocadinho de gengibre e outro de noz moscada para completar e nem 10 minutos na panela, pré-cozendo. Mas nem precisava, também. 
Ah, uma última vantagem desse formato de torta: rende muito mais! Espero que gostem! 


Slab Pie {perfeita!} de Maçãs
[receita adaptada daqui, rende uma torta retangular de 37x25cm e 2,5cm de altura - como eu não tenho uma fôrma desse tamanho, usei uma de área menor e mais alta e ainda me sobrou massa e recheio para uma tortinha redonda pequena]

Ingredientes para a massa:
4 xícaras [500g] de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
200g de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubinhos;
200g de gordura vegetal bem gelada, em cubinhos;
3/4 de xícara [180ml] de água bem gelada mais uma colher de chá de vinagre branco.

Ingredientes para o recheio:
2 colheres de sopa [30g] de manteiga sem sal;
2kg de maçãs, descascadas e picadas em cubinhos de aproximadamente 1cm x 1cm - uso sempre uma mistura de partes iguais entre maçãs Granny Smith [aquela verde que é mais amarelada] e Gala ou Fuji ou qualquer outra maçã vermelha que não seja 'farinhenta'];
Suco de 1 limão pequeno;
2/3 de xícara [135g] de açúcar;
1/4 de xícara [32g] de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de canela em pó;
1/4 de colher de chá de noz moscada ralada;
1/4 de colher de chá de cravo em pó.

Ingredientes para a montagem:
1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite, para pincelar.

Ingredientes para a cobertura:
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa de xarope de maple [opcional];
Um pouquinho de leite para dar o ponto [2 colheres de chá, aproximadamente].

Prepare a massa:
Você pode fazer isso em uma tigela ou no processador. Eu prefiro à mão, mesmo:
Em uma tigela grande misture farinha, sal e açúcar. Junte os cubos de manteiga e gordura vegetal bem gelados e amasse, apertando com as pontas dos dedos, até formar uma farofa  com cara de areia úmida. Junte colheradas da água gelada com vinagre, duas por vez, aos poucos, amassando o suficiente apenas para conseguir fazer uma bola de massa. 
Divida a bola de massa em duas partes, uma um pouquinho maior que a outra, forme um disco com cada uma e envolva-os em filme plástico. Reserve na geladeira por pelo menos uma hora*.

Prepare o recheio:
Em uma panela grande de fundo grosso e em fogo alto coloque a manteiga parra derreter. Assim que derreter, adicione as maçãs picadas e refogue por 5 minutos. Junte o suco de limão, o açúcar e os temperos e cozinhe por mais um minuto. Abaixe o fogo, junte a farinha e misture bem. Cozinhe por mais um minuto, mexendo. Apague o fogo e passe o recheio para uma tigela, para esfriar.
Deixe esfriar completamente antes de utilizar*.

Montando a torta:
Preaqueça o forno a 200 graus e coloque a gradinha de apoio na posição mais baixa. 
Retire o disco maior de massa da geladeira. Coloque-o sobre uma superfície lisa e enfarinhada e dê umas batidas com o rolo, para a massa amaciar. Abra a massa com o rolo, formando um retângulo cerca de 8cm maior de cada lado do que a sua fôrma [com uma fôrma de 37x25cm, por exemplo, o retangulo de massa deve ter mais ou menos 45x33cm. Enrole cuidadosamente a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, pressionando bem para cobrir fundo e laterais.
Espalhe o recheio, já totalmente frio, sobre a massa.
Com um pincel molhado em água, umedeça as bordas da massa, para colar bem a tampa.
Abra o segundo disco de massa da mesma forma que o primeiro, até conseguir uma retângulo de mais ou menos 42x30cm. Enrole o retângulo de massa no rolo e desenrole sobre a torta.
Pressione bem as bordas da torta com as bordas da tampa, para vedar bem, e corte o excesso.
Aperte as bordas de leve, com um garfo ou com os dedos, para dar acabamento.
Com uma faca afiada, faça cortes pequenos em vários pontos da tampa, para o vapor escapar.
Pincele bem toda a torta com a mistura de ovo e leite, e leve para o forno.
Asse a torta por meia hora, então suba a gradinha de apoio para o meio do forno e continue assando por mais cerca de 15 minutos, até a massa dourar completamente e o recheio borbulhar pelos furos na tampa. 
Retire a torta do forno e coloque para esfriar sobre uma gradinha.

Prepare a cobertura:
Em uma tigelinha misture bem, com um garfo ou um fouet, o açúcar de confeiteiro, o xarope de maple e 2 ou 3 colheres de chá de leite, até conseguir um glacê grosso e liso. Espalhe o glacê sobre a torta morna.

Deixe a torta esfriar pelo menos 1 hora e meia ou 2 horas antes de servir.

* Ambos os preparos, tanto da massa quanto do recheio, podem ser feitos na véspera e mantidos na geladeira [o recheio em recipiente tampado] até a hora da montagem.



Comentários

  1. Hummm que loucura e eu por cáde dieta.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-bolo-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, mto obrigado e boa sorte com a dieta! :)
      Bjo e ótima semana para todos nós!

      Excluir
  2. Já estou duvidando que toda torta seja boa, acho que suas mãos é que transformam as receitas.Ficou sensacional!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha bondade sua, Cristina! Muito obrigado e ótima semana para você! :)

      Excluir
  3. Melhor massa de torta que comi na vida! Só usei manteiga, pois não tinha gordura vegetal, pus um pouco mais de açúcar na massa, um pouco de creme de confeiteiro e uva passa no recheio. Ficou divino! Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
  4. Richie, boa noite!!
    Posso substituir a gordura vegetal por alguma outra sem que a textura da massa seja prejudicada?

    ResponderExcluir
  5. Richie, boa noite!!
    Posso substituir a gordura vegetal por alguma outra sem que a textura da massa seja prejudicada?

    ResponderExcluir
  6. Olá Richie! Acabei de conhecer seu blog e estou amando suas receitas, além de todo o blog.
    Nunca fiz uma torta de maçã e vou experimentar esta receita, mas percebi q vc usa pouco açúcar na massa e gostaria de saber se você já testou com a massa sablée.
    Obrigada! MT sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha, bem-vinda! Espero que se inspire sempre quando passar por aqui :) Quanto à massa, essa é uma receita americana. Os americanos tem seu próprio tipo de massa de torta, bem neutra, mais rústica e mais crocante que as massas francesas. P
      Acho que nesse caso vale o "a cesar o que é de cesar" hehe. Obrigado :)

      Excluir
  7. Oi Richie! Fiz a torta no formato tradicional com o trançadinho em cima.
    Ficou incrível!
    Seu blog é sensacional!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P