Torta de Limão com Mesclado de Framboesas


Olás, tudo bem?
Um mês atrás eu estava para ir almoçar na casa do meu irmão, num Domingo, e tinha que levar a sobremesa. Sim, eu adoro fazer sobremesas - menos quando é por obrigação. Quando é assim, me atrapalho todo, faço uma bagunça gigantesca, e o resultado tem tudo para ficar bem meia-boca. Nesse dia até que deu tudo certo, porque resolvi fazer uma torta de limão ao estilo Key Lime Pie, que é facílima e não tem erro, apenas dobrando a receita para que a torta ficasse com uma altura maior e com cobertura de merengue tostado, ao invés do creme chantilly.
Bom, a torta, tão simples, foi surpreendentemente um sucesso entre os presentes [e também no Instagram d'A Cozinha Coletiva]. A questão é que desde então ando com vontade de torta de limão, já que naquele dia comi só uma fatiazinha e deixei as sobras lá na geladeira do meu irmão.
Foi nesse final de semana último que aproveitei para matar a vontade e assar outra torta de limão, com a mesma altura da anterior [dobrando a receita da massa e creme], e com um mesclado de coulis de framboesa por cima, para dar um pequeno toque ainda mais ácido e um contraste bonito de corações vermelhos sobre amarelo claro [perdi a oportunidade de fazer um videozinho mostrado o processo, facílimo, para se fazer esses desenhos! É que na hora não tinha ninguém para segurar a câmera, uma pena!]. A torta ficou linda, o preparo continuou fácil, e foi para a geladeira, para na manhã seguinte apenas decorar.
Na hora de fazer a decoração, bateu aquele dilema; se a torta tinha um desenho bonito na superfície, não fazia sentido algum cobrir tudo aquilo com chantilly ou merengue. Ao mesmo tempo, um desses elementos era realmente necessário para que sua doçura equilibrasse o azedinho do recheio. O que fazer?
E então, do nada, baixou o moderninho em mim e resolvi fazer uma decoração contemporânea. Há!
É claro que não deu certo, né? Meu bico de confeitar liso desapareceu completamente [e espalhar pitangas usando diferentes bicos por cima da torta é bem moderninho]. O merengue, que ficou dentro do saco de confeitar enquanto eu batia o chantilly, desandou levemente, passando do branco brilhante para textura de claras em neve [tentei bater novamente, para salvar]. Misturar o restante do coulis de framboesa ao chantilly batido [para dar uma cor] ficou menos delicado do que eu esperava. 
Mas enfim, espalhei pitangas de merengue, chantilly e chantilly de framboesa por cima da torta, tostei as de merengue, botei uns pedacinhos de limão e uns mirtilos e pronto. Não ficou nem profissa nem moderninha, mas até que não ficou feia não, viu? 
Mas é claro que você pode decorar só com merengue, ou só creme chantilly, ou melhor: não decorar [a torta já está decorada, com o mesclado] e servir as fatias acompanhadas de colheradas de chantilly. Assim funcionaria muito bem, também.
Espero que gostem!


Torta de Limão com mesclado de Framboesa
[essa receita rende uma torta de 20cm de diâmetro e 8cm de altura, mas se você preferir uma torta mais baixa, basta fazer só metade da receita]

Ingredientes para a massa:
300g de biscoito tipo Maria;
8 colheres de sopa [120g] de manteiga sem sal, derretida.

Para o mesclado de framboesas:
150g de framboesas [usei congeladas];
2 colheres de sopa de açúcar.

Para o recheio:
2 latas de leite condensado;
6 gemas;
1 xícara de suco de limão verde, espremido na hora.

Para a decoração:
Usei 3/4 de xícara de creme de leite fresco bem gelado mais 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro para o creme chantilly;
Usei 2 claras de ovo, meia xícara [120g] de açúcar e meia colher de chá de extrato de baunilha para o merengue;
Usei fatias bem finas de limão, cortadas em quatro, para decorar;
Usei meia dúzia de mirtilos, para decorar.

Primeiro prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até virar uma farinha grossa. Transfira para uma tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. 
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível, de 20cm de diâmetro e 8 de altura, pressionando com as costas de uma colher, para compactar a massa.
Leve para assar por 10 minutos, então retire e deixe esfriar. Abaixe o forno para 160 graus.

Prepare o coulis de framboesa:
No liquidificador, processe as frutas com o açúcar por 30 segundos. Passe o coulis por uma peneira fina, para retirar as sementinhas. Reserve.

Prepare o recheio:
Em uma tigela grande, bata as gemas com um fouet até ficar levemente mais claro. Junte o leite condensado e misture bem, até homogenizar. Adicione o suco de limão, todo de uma vez, e misture até incorporar bem e o creme ficar um pouco mais firme. 

Montagem:
Espalhe o creme sobre a massa de biscoitos já fria e alise bem a superfície. 
Usando uma colherzinha de café ou uma daquelas bisnagas tipo de ketchup, espalhe com cuidado gotinhas do coulis de framboesas sobre o creme, formando círculos concêntricos. Eu consegui cerca de 48 gotinhas de coulis. 
Depois disso, com delicadeza, corra a ponta de um palito de madeira através das gotinhas, ligando-as, num formato de espiral [começando das bordas e girando até chegar no centro], sem retirar o palito até passar por todas as gotinhas. Parece complicado mas na prática não é.
Leve ao forno por 35 ou 40 minutos [se fizer meia receita, esse tempo cai para 15 ou 20 minutos] para o recheio firmar. Balance levemente a torta para testar: se o meio do recheio der uma leve balançada e as bordas se manterem firmes, sinal de que está bom.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma gradinha e então leve a torta para a geladeira por pelo menos 2 horas, ou de um dia para outro.

Na hora de servir, decore a torta:
Para fazer o chantilly, basta bater o creme de leite bem gelado com o açúcar na batedeira, até conseguir picos macios. Eu dividi a quantidade de chantilly já pronto em duas partes: uma ficou branquinha e à outra adicionei 2 colheres de sopa do coulis de framboesa que sobrou do mesclado, para ficar cor de rosa.
Para o merengue, leve as claras com o açúcar ao fogo bem baixinho, misturando sem parar, até que o açúcar se dissolva por completo. Passe a mistura para a batedeira e bata até que o merengue ganhe volume e fique branco brilhante. Incorpore a baunilha, passe o merengue para o saco de confeitar e use imediatamente.
Espalhe pitangas de merengue sobre a torta, em pontos espaçados, e toste-as com o maçarico.
Espalhe também pitangas do chantilly branco e do cor-de-rosa, próximas ao merengues.
Decore com os pedaços de fatia de limão e com os mirtilos.

Comentários

  1. Tá um absurdo de linda essa torta...
    Essa decoração com os coraçõezinhos de coulis de framboesa ficou um charme!
    Bjs,

    Mari
    playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fenomenal, ficou lindissima com todas essas cores, a massa ficou perfeita e o recheio é uma tentação, não fosse isso fantástico e ainda temos uma decoração de chef!

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, muito obrigado! Decoração de chef ainda não, mas quem sabe um dia, né?rs Abraço!

      Excluir
  3. Torta linda, e essa massa? Tão bem feitinha, espero um dia fazer suas receitas na minha casa, basta ter tempo, um dia chego lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que logo vc tenha um tempinho, Fernanda! ;) Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  4. Ficou líndissima.

    Beijinhos e bom domingo,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Nunca comi com framboesas e deve ser bom demais! Aqui, tenho dificuldade em achar as tais frutinhas deliciosas...
    Abraço fraternal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Roselia, por aqui tenha a mesma dificuldade, uma pena! :(
      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  6. Boa noite!
    Nunca comi com framboesas e deve ser bom demais! Aqui, tenho dificuldade em achar as tais frutinhas deliciosas...
    Abraço fraternal

    ResponderExcluir
  7. Olá richie, como vai !?que torta linda ! Parabéns por este belo trabalho !que tipo de lente e câmera vc usa para fotografar comida ? Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bira, tudo bem? Muito obrigado! Uso uma Canon Xti lente 1.8 50mm.
      Abraço!

      Excluir
  8. Essa torta ficou tão linda que merece uma bela vitrine e um desejo: provar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Yolanda, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
      Bjo!

      Excluir
  9. Parabens pelo capricho! Fiz essa receita, acrescentei um pouco de creme de leite pra quebrar o doce, ficou boa!

    ResponderExcluir
  10. Olá Richie. Parabéns pelas suas receitas. São feitas com muito carinho e capricho. Seu bolo de chocolate é simplesmente maravilhoso.
    Tenho uma dúvida, aliás, um medo de errar. Rsss. O recheio de leite condensado endurece mesmo? Fiquei achando que ele não vai "firmar" comigo. Obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P