Pão doce caseiro... ou rosca simples


Olás, tudo bem?
Apesar de ser filho de padeira e neto de avós que assaram seu próprio pão a vida inteira nas colônias das fazendas, não tenho intimidade com massa de pão. Ando praticando, mas ainda não reconheço de cara se a textura está certa, se já tem sova o suficiente, se já cresceu demais ou de menos. E se uso fermento biológico fresco, as dificuldades ficam ainda maiores. Enquanto umas aulas práticas com a minha mãe não acontecem [sempre falamos sobre isso, mas nunca dá tempo], vou praticando na tentativa e erro ou, quando estou realmente com vontade de comer um bom pão caseiro, vou direto nas [poucas] receitas que já domino: Brioche Francês se estou com tempo, ou esse pão caseiro clássico, receita de avó mesmo, se o que preciso é me sentir seguro, confortado, em casa.
A receita é simples, não tem muita pegadinha. É preciso sovar o pão, mas isso não é o fim do mundo, né? Encare como 15 minutos de academia... e certifique-se que sua mesa é firme [a minha quase desmontou quando sovei essa receita]. Claro que se você tiver uma batedeira planetária fica moleza. Fora isso, são necessários 2 crescimentos, um mínimo de habilidade para fazer as tranças [ou você pode enrolar como um pão mesmo, que não demanda habilidade alguma] e meia hora de forno. E pronto, é isso! Dois pães quentinhos que são suficientes para perfumar a casa toda por horas! Aqui em casa o aroma costuma durar mais que os pães, aliás!
Apesar do nome, esse pão doce não é tão doce assim - sim, ele é mais doce que salgado, mas vai bem tanto com manteiga quanto com geléia. Por aqui são conhecidos também como rosca simples.
Eu costumo conservar os meus pães empacotando em saquinhos plásticos assim que esfriam - dessa forma eles continuam macios por mais tempo. E caso você esqueça esse detalhe, é só passar manteiga e aquecer na chapa - voltam a ficar macios na hora!
Espero que gostem!


Pão Doce Caseiro {ou Rosca Simples}
[rende dois pães médios]

Ingredientes:
500g de farinha de trigo de boa qualidade;
8,5g de fermento biológico seco [pouco mais de 3/4 do pacotinho de 10g];
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 colher de chá de sal;
1/2 xícara de leite integral [eu gosto de usar leite gordo, que é mais 'forte'] em temperatura ambiente;
3 ovos, em temperatura ambiente;
2 colheres de sopa de manteiga [ou 1 de manteiga e 1 de banha de porco, se preferir];
1/2 colher de chá de sementes de erva doce [opcional, mas acho que dá um toque muito especial].

Uma gema misturada com uma colher de água, para pincelar.

Preparo:
Na tigela da batedeira, usando o batedor tipo gancho, misture todos os ingredientes em velocidade baixa. Aumente para velocidade média e deixe bater por 8 ou 10 minutos, até que a massa fique lisa e bem elástica.
Caso você não tenha uma batedeira planetária, misture todos os ingredientes em uma tigela, passa a massa para uma superfície lisa e levemente enfarinhada e sove por uns 15 minutos.
Separe uma bolinha [do tamanho de uma bolinha de gude] pequena de massa e coloque em um copo com água fria. Reserve.
Coloque a massa dentro de uma tigela grande, levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe crescer num local quente e sem vento [dentro do forno desligado ou no microondas é o lugar ideal].
Fique de olho no copo com a bolinha de massa: quando ela boiar é sinal de que o crescimento terminou. Aqui demora normalmente 1 hora e meia.
Unte e enfarinhe uma fôrma retangular grande. Reserve.
Retire a massa da tigela e passe para uma superfície limpa e levemente enfarinhada. Achate a massa com as mãos, para retirar todo o ar.
Divida a massa em duas metades. Trabalhe uma metade de casa vez [mantendo a outra parte coberta com filme plástico, enquanto trabalha].
Divida uma metade em 3 partes. Abra cada uma delas, formando três rolos de uns 30cm de comprimento, mais ou menos. 
Junte as pontas dos 3 rolos e aperte bem, para uni-las de um lado. Trance a massa sem apertar muito. No final, aperte bem as pontas juntas novamente, para fechar a trança. 
Faça o mesmo com a outra metade de massa.
Coloque as tranças na fôrma preparada, cobra com uma toalha limpa e deixe crescer novamente, por mais 1 hora.
Enquanto isso preaqueça o forno a 190 graus.
Pincele os pães com a mistura de gema e água e leve ao forno por pelo menos 30 minutos, até dourar bem. Se você bater nas laterais das tranças com o dedo deverá ouvir um som de oco, quando estiverem totalmente assadas.
Retire do forno e deixe esfriarem completamente, sobre uma gradinha.

Comentários

  1. Adorei e já imprimi, adoro fazer pães em casa, obrigada.
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Isabel! Me conta se gostou, quando fizer :)

      Excluir
  2. Nossa, acabei de voltar aos meus 10 anos de idade...minha mãe tirando esses pães trançados do forno, senti o cheiro absurdamente delicioso que ficava naquela cozinha...obrigada!! beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que lindo, Kátia! <3
      Mto obrigado pelo comentário tão fofo! Bjo!

      Excluir
  3. Lindo de viver, adoro pães em geral e roscas doces mesmo simples, me encantam! Claro que vou levar sua receita, porque segurança e conforto todos queremos!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, Cristina! Meu próximo passo será pães doces recheados ;)
      Abraço e ótima semana :)

      Excluir
  4. Tão, mas tão bom Ritchie! Adoro estas massa doces, sabem a conforto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célio, que bom que gostou, mto obrigado! Abraço

      Excluir
  5. Que capricho! Ótima receita e lindas fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. levo a receita, pois estou aqui a babar-me toda
    apareça no http://pratosdabela.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Viajei pra minha infância agora, assim como a Katia! Minha avó fazia essas tranças, mas ela colocava pedaços de goiabada na massa e polvilhava com açúcar cristal. Vou tentar fazer e recordar esses momentos deliciosos ;)

    ResponderExcluir
  8. Fiz a receita ontem à noite e ficou ótima. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Ricardo. Eu fiz essa receita e ficou maravilhosa. A casa ficou com cheirinho de casa de Vô. A Erva Doce deu um gostinho especial. Amo suas receitas.(Eu moro na rua da casa da sua Mãe, que por sinal também faz coisas deliciosas) Parabéns e obrigada por dividir com a gente suas receitas incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Nossa, que coincidência, uma leitora de Palmeiras! rs Mto obrigado pela confiança em testar, fico feliz que tenha perfumado sia casa! Abraço!

      Excluir
    2. Eu que agradeço por você dividir suas receitas. São ótimas Parabéns

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Fiz e adorei, a erva doce realmente dá um toque especial e me lembrou a rosca de minha avó que levava erva doce também só que mais adocicada. Ficou uma delícia como tudo que vc faz, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  14. Pode rechear essa massa com recheios salgados ???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P