Devil's Food {Bundt} Cake


Olás, tudo bem?
Faz anos que eu postei aqui a receita do que eu considero o melhor bolo de chocolate do mundo. De recheio e cobertura bem simples, o protagonismo está na massa: é fofa, macia mesmo, é preciso até tratá-la com cuidado para não quebrar. É escura, cor de chocolate amargo, nada da palidez dos bolos de chocolate de padaria ou de bolo de achocolatado. É úmida, dispensa caldas e não resseca como a maioria dos bolos de chocolate por aí. E é saborosa: tem sabor acentuado de chocolate amargo, acentuado pelo café - é sabor "adulto" de chocolate.
A receita de hoje consegue ser tudo isso também, num formato mais caseiro - menos bolo de festa, mais bolo de café da tarde. Se bem que, com um desses, qualquer café da tarde vira festa, né?
Eu adoro o nome Devil's Food Cake, que literalmente pode ser traduzido como 'comida do diabo': antagonista do Angel Food Cake [ou 'bolo comida de anjo'], tem intensidade onde o outro tem leveza e é escuro enquanto o outro não tem cor. Aliás, essa dupla de 'adversários' são ambos clássicos da culinária americana!
Existem várias versões da receita de Devil's Food Cake, mas preferi confiar na da Martha Stewart e não me arrependi! Aliás esse bolo dela é um dos que primeiramente me chamaram atenção quando comecei a me interessar por receitas americanas. Sabe-se lá porque demorei tanto para fazê-lo!
Mas oh, quando testei já foi amor de primeira: já fiz duas vezes, inclusive para o meu aniversário. Minha mãe, que é confeiteira, ficou impressionada com a maciez e umidade desse bolo!
Ah, rende um bolão, tá? Não se assuste com as quantidades. E sempre dá para fazer metade, se for muito, né?
Espero que gostem!


Devil's Food {Bundt} Cake
[receita da Martha Stewart, rende um bolo de 29cm de diâmetro e 10cm de altura]

Ingredientes:
300g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 xícara de cacau em pó;
1 xícara de água fervente;
1 colher de chá de pó para café instantâneo [opcional];
1 xícara de sour cream*;
3 xícaras de farinha de trigo;
1/4 de colher de chá de sal;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
2 e 1/4 xícaras de açúcar refinado;
4 ovos;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
1 e 1/4 xícaras de gotinhas de chocolate [usei Callebaut 70%];
1 colher de sopa de farinha de trigo [para envolver as gotas de chocolate].

Manteiga e cacau em pó para untar e polvilhar a fôrma.

Ingredientes da cobertura:
1 xícara de creme de leite fresco;
240g de chocolate meio amargo [usei 56%], picadinho;
1 pitada de sal.

60g de chocolate meio amargo em tablete, para decorar [opcional].

Prepare o bolo:
[Essa receita pede uma fôrma com capacidade para 12 xícaras de massa - já fiz esse bolo 2 vezes, na primeira usando uma fôrma com capacidade para 10 xícara e realmente sobrou, tive que descartar o restante]
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio com capacidade para 12 xícaras. Polvilhe cacau em pó, bata para espalhar bem e descarte o excesso. Reserve.
Em uma tigela média misture o cacau em pó, o café instantâneo e a água fervente, até dissolver completamente. Junte o sour cream*, misture bem e reserve.
 Em outra tigela misture a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
Na batedeira, usando o garfo tipo raquete e em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar por uns 4 minutinhos, até conseguir um creme leve e fofo.
Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição. Adicione a baunilha e bata para misturar bem.
Fora da batedeira, adicione a mistura de farinha em três adições, alternando com a mistura de cacau em duas adições. Misture bem com uma espátula grande, até ficar homogêneo.
Misture as gotas de chocolate com a colher de sopa de farinha de trigo e junte na massa. Misture bem.
Passe a massa para a fôrma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por cerca de 1 hora a 1 hora e 10 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro da massa, ele saia limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme o bolo sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Prepare a cobertura:
Coloque o chocolate picadinho em uma tigela. Reserve.
Aqueça o creme de leite fresco e sal, sem deixar ferver. Derrame o creme quente sobre o chocolate e deixe descansar por um minuto. Misture com uma colher delicadamente, sem bater, até ficar brilhante e homogêneo.
Derrame sobre o bolo frio.
Decore com raspas de chocolate ralado.

*Para o sour cream caseiro você pode azedar 1 xícara de creme de leite fresco em temperatura ambiente com uma colher de sopa de suco de limão. è só misturar e deixar pelo menos uma hora em temperatura ambiente.

Comentários

  1. Que maravilha de bolo! Até deu água na boca ;)
    Parabéns!! Adoro o seu blog, é uma verdadeira fonte de inspiração.

    Paula G.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, não entendi: "1 e mais 1/4 de xícara de chocolate em gotas e mais uma colher de farinha de trigo". É isso mesmo? Obrigada. Sempre procurei por essa receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, essa colherada extra de farinha é para misturar com as gotas de chocolate, assim elas não afundam na massa enquanto o bolo assa ;)

      Excluir
  3. Oi Richie!
    Agora que eu almocei e me recuperei do choque de ver tamanha gostosura na minha tela e de te perdoar pela milésima vez por não ser meu vizinho... Parabénssss! Que a sua vida seja leve e doce como seus bolos, que você armazene calorias e mais calorias de boas histórias, bons amigos e bons momentos. Deus te abençoe, querido!
    Devil´s Food Cake é o meu bolo de chocolate favorito, perde de vez em quando para o Choco Thunder Cake, mas só se for do Starbucks de Frankfurt... xiii, estou com água na boca de novo!
    Sim, eu farei ele no final de semana!
    Fique bem!
    Beijo, Van

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, muito obrigado! :)
      Vou procurar esse Thunder aí, não conheço e fiquei curioso!
      Bjo!
      Ah, se fizer me conta o resultado, please ;)

      Excluir
    2. Richie, a massa é sensacional e derrete na boca. Pena que acabou tão rápido...rs
      Existe o Thunder Cake (na minha opinião é uma Nega Maluca feita com chocolate meio amargo), o meu queridão é Schoko-Trüffelkuchen (Bolo Trufado de Chocolate). Achei algumas receitas, se eu conseguir testar eu repasso. :)

      Excluir
  4. Richie, já vi a Martha Stewart fazer este bolo umas quantas vezes (ela é uma das minhas fontes de inspiração) mas o seu, em aspecto, bate o dela aos pontos! Ficou maravilhoso, só tenho pena que não dê para meter o garfo pelo monitor :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, isso é que é elogio!!!! hahaha Mto obrigado, mais ainda acho a da tia Martha mais bonito ;) rsrs
      Bjo!

      Excluir
  5. Parabéns e obrigada por mais essa delícia! Posso assar em uma forma sem buraco no meio? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Tereza, mto obrigado! Respondi lá no face, bjo!

      Excluir
  6. Parabéns Richie, felicidade!! Bolo sensacional, certamente faz qqer tarde virar festa, a textura parece mesmo divina, queria!
    Bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, me conta o resultado se você fizer! Mto obrigado e ótimo fds pra vc!

      Excluir
  7. Querido posso fazer sem as gotas de chocolate? o melhor bolo de chocolate do mundo não é aquele que vc compartilhou antes? não tinha visto este de hj aqui ainda http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2012/03/o-melhor-bolo-de-chocolate.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleici, pode sim!
      É esse mesmo. Este de hoje ainda não tinha sido publicado ;)
      Mto obrigado!

      Excluir
    2. essa massa da para rechear ou é muito macia???

      Excluir
  8. Parabéns pelo seu blog maravilhoso e delicioso!! Adoro quando chega seu email....já fiz várias receitas e todas são perfeitas! Não poderia deixar de agradecer por compartilhar suas receitas e adoçar nossa vida! Acabei de fazer o Devil's Cake.....hummmmmmm estou degustando....fora de série realmente!
    Um grande abraço e obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela partilha, ando há mt à procura daquela receita magica de bolo de chocolate, a ver se é desta :)

    ResponderExcluir
  10. Com toda a sua descrição desse bolo, Richie, não tem como não fazer. Com certeza entrará na cozinha do Simples Assim.
    Feliz aniversário mais uma vez.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Oi ritchie...ano seu blog, te sigo desde sempre...tenho algumas bundts como vc. Tenho dúvida. A capacidade delas e para 12 ou 10 dia de massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yanne, muito obrigado! Geralmente está escrito na fôrma a capacidade: existem de 6, 9, 10, 12 ou 15 xícaras. Se na sua não estiver marcado, dá para usar uma xícara de medida com água e ir enchendo a fôrma até descobrir ;)

      Excluir
    2. vou procurar entao, nunca tinha prestado atencao nesse detalhe. obrigada

      Excluir
  12. Morriiiiii..............adoro suas receitas Ritchie, parabéns@!@!

    ResponderExcluir
  13. Testei ontem e amei! Melhor receita de bolo de chocolate! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa, muito o brigado pela confiança, Amanda! Que bom que vc gostou! :D

      Excluir
  14. Oi Richie!
    Comendo uma fatia do meu agora, sem as gotas de chocolate, mas mesmo assim absolutamente maravilhoso, pareceu que ia ficar pesado, mero engano, desmancha na boca. Obrigada.
    Por favor, faz um bundt de nata para gente chamar de nosso. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é, fica super fofo e leve, né? E ao mesmo tempo não fica seco! Mto obrigado por confiar, testar e vir me contar o resultado! <3

      Excluir
  15. Parabéns pelo blog, Richie. Cada receita mais gostosa que a outra... quando tiver um tempinho, gostaria de saber a sua opinião sobre o meu portal de Gastronomia (www.saboravida.com.br). Será um grande prazer. Abração!

    ResponderExcluir
  16. PERFEITO!
    Não acredito que vc descartou a massa restante do outro bolo... massa de bolo é a melhor coisa do mundo hahaah!
    Essa vou fazer com certeza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Tão bom seu blog...é conforto em forma de palavras, imagens (uau! que imagens!) e receitas interessantes e deliciosas. Sou mesmo fã do seu trabalho, Richie. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Tenho que fazer esse bolo, parece bem chocolatudo, rsrsrsrs, maravilhoso!!! Além de lindo!! Fiquei babando!! Me fala uma coisa Richie, o sour cream qual a função dele na massa? Ele deixa mais fofo? Mais úmido!!

    ResponderExcluir
  19. Ola!Qdo fiz o bolo tiramisu fiquei um pouco decepcionada,pois o resultado de acabamento não ficou bom,talvez algum detalhe no preparo do mascarpone... tudo superado quando fiz esse bolo incrível, maravilhoso e muito fácil de fazer.Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  20. que lindo bolo, deve ser delicioso vou fazer

    ResponderExcluir
  21. Fazendo, de novo, esse bolo maravilhoso🤩🤩🤩😘😘

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante, Nós do GrandChef temos diversos nesse setor, inclusive temos interesse em fazer uma parceria para divulgar o seu produto
    > nosso site é https://www.grandchef.com.br/ ou https://help.grandchef.com.br/melhor-sistema-para-gestao-de-bares-e-restaurantes/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P