Rolinhos de Geléia de Framboesa com cobertura de Cream Cheese


Olás, tudo bem?
Por aqui tem feito um calor tão infernal que eu mal consigo cozinhar: estraguei umas três receitas nos últimos dias! E pior: não fiquei nada animado para tentar uma segunda vez nenhuma delas. De verdade. Mal posso esperar pelo inverno!
Mas hoje a maré virou: acordei com desejo de pãezinhos doces, comprei um pote de geléia de framboesas da boa [meu sabor favorito e o mais complicado de se fazer em casa porque, né, quem é que tem montes framboesas dando sopa?] e fui cedo para a cozinha, com calor e tudo! 
Comecei a preparar a massa e dei de cara com a recomendação da receita original de 'se usar um mínimo de 390g de farinha de trigo e ir adicionando mais, colherada por colherada, até sua "intuição" dizer que é suficiente'. Eu, como bom virginiano, simplesmente odeio esse tipo de recomendação! Sou de humanas, mas na hora de cozinhar gosto de medidas exatas. Vou lá saber se minha intuição é confiável?! Bom, respirei fundo e tentei seguir a tal da intuição, adicionando praticamente 100 gramas de farinha além dos 390 gramas mínimos. Fiz uma bola de massa, deixei crescendo e beleza. Foi na hora de abrir a massa que estranhei a textura, macia demais se comparada com outras receitas de rolinhos. Pensei "Isso não vai dar certo!", mas como já estava tudo preparado meso resolvi pagar para ver: recheei e enrolei  a massa - com uma dificuldade um pouquinho maior por conta da maciez - cortei as fatias, deixei crescer novamente e lá foram para o forno. 
O resultado foi surpreendente: os rolinhos cresceram maravilhosamente e ficaram super leves e macios, mais fofinhos do que quaisquer outros que já preparei! E a cobertura é tão deliciosa que dá vontade de comer de colher, sério mesmo! A casa ficou cheirando pãezinhos a manhã inteira, e isso compensou totalmente o calor do forno ;)
Espero que vocês também gostem!


Rolinhos de Geléia de Framboesa com cobertura de Cream Cheese
[receita adaptada levemente daqui, rende 12 rolinhos]

Ingredientes da massa:
3/4 de xícara [180ml] de leite integral, levemente morno;
2 e 1/2 colheres de chá [7g] de fermento biológico seco;
2 ovos, em temperatura ambiente;
3 e 3/4 xícaras [480g] de farinha de trigo [a receita original recomenda um mínimo de 390g de farinha e a adição de mais, colherada por colherada, confirme a necessidade - eu acabei colocando quase 100g a mais*];
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de chá de sal;
4 colheres de sopa [60g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente.

1 gema misturada com 2 colheres de sopa de água, para pincelar.

1 vidro [200g] de geléia de framboesa de boa qualidade.

Ingredientes da cobertura:
150g de cream cheese;
3/4 de xícara [95g] de açúcar impalpável;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Prepare a massa:
Na tigela da batedeira coloque o leite levemente morno e o fermento. Bata rapidamente com um fouet para misturar e reserve por 5 minutos.
Ligue a batedeira em velocidade baixa, usando o garfo tipo 'raquete', e adicione os 2 ovos, a farinha, o açúcar e o sal. Aumente a velocidade para média e bata até misturar bem.
Troque o garfo 'raquete" pelo gancho e ligue a batedeira novamente, em temperatura médio-alta. Adicione a manteiga aos poucos, sem desligar a batedeira.
Bata a massa por cerca de 8 minutos, até que a massa fique lisa e elástica e se solte das laterais da tigela - você vai ouvir a massa batendo nas laterais.
Passe a massa para uma fôrma untada levemente com manteiga. Cubra com filme plástico e reserve, em um local sem ventilação [eu sempre deixo dentro do forno] por 1 hora.
Depois do crescimento, passe a massa para uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada. Aperte bem a massa, achatando-a para que todo o ar do crescimento saia. 
Abra a massa, com o rolo, até conseguir um retângulo de mais ou menos 35x45cm. 
Espalhe a geléia com uma espátula sobre toda a massa.
Enrole, no sentido do comprimento, apertando de leve para que o rolo não fique com folgas.
Corte as pontinhas dos 2 lados do rolo de massa, para dar acabamento, e corte o rolo em 12 fatias iguais, de mais ou menos 3,8cm de espessura cada.
Distribua as fatias sobre uma fôrma retangular untada com manteiga.
Cubra com plástico filme, sem prender o plástico, e por cima cubra com uma toalha.
Deixe crescer até que a massa duplique de tamanho - mais ou menos 45 minutos.
Enquanto isso preaqueça o forno a 180 graus.
Depois do segundo crescimento, descarte o filme plástico e pincele os rolinhos com a mistura de gema.
Leve para assar por 30 ou 35 minutos.

Enquanto os rolinhos assam, prepare a cobertura:
Em uma tigelinha junte todos os ingredientes e bata com um fouet, até conseguir um creme brilhante e liso.
Espalhe a cobertura sobre os rolinhos ainda mornos e deixe secar.
Sirva em temperatura ambiente.

*Sobre a quantidade de farinha, achei legal fazer um esclarecimento: já fiz receitas de rolinhos com a mesma proporção de ingredientes que pediam até 600g de farinha - nessa acabei usando 480g porque tentei me guiar pela textura da massa, como a receita original pedia, mas isso varia muito conforme a marca da farinha, o tanto de umidade que ela absorve, etc. Por isso, sinta-se à vontade para usar uma mair quantidade de farinha, se precisar. A quantidade que usei deixou os rolinhos mais fofinhos, porém um pouquinho mais dificil de enrolar - uma quantidade maior de farinha deixará os rolinhos mais estruturados depois de assados e facilitará o enrolar, apesar de demorar mais no crescimento.

Comentários

  1. Que espetáculo, fiquei literalmente com água na boca de vontade, queria logo dois!
    E tbm queria um pouquinho só da sua intuição "pouco confiável" rsrs
    Parabéns mais uma vez, vc arrasou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, fico feliz que você ficou com vontade! :) Mto obrigado pelo carinho sempre :)

      Excluir
  2. Ritchie suas receitas são maravilhosas. Quero testar essa. Será que posso substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, muito obrigado! Ixi, eu não entendo nada de farinha sem glúten :S Talvez na embalagem venha alguma instrução para substituições, mas para pães eu nao sei como funciona - os poucos pães sem glúten que já vi tinham textura completamente diferente.
      Abraço!

      Excluir
  3. Que felicidade ver essa tua receita! Eu também prefiro geléia de framboesa e acho que deve ter ficado uma delícia! E me sinto parecida contigo em relação a saber se a intuição para quantidades de farinha é confiável e prefiro as medidas exatas, como engenheira que sou. Mas vou tentar fazer essa delícia também. Muito obrigada pela receita! Parabéns pela obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Denise! Mto obrigado e me conta o resultado se fizer, please ;)

      Excluir
  4. Richie, seus textos e receitas são mara! As fotos então... Tenho vontade de lamber a tela do cel... Obrigada por essa dose de beleza e gostosura! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu é que super agradeço o carinho e o comentário tão fofo! Bjao!

      Excluir
  5. Que receita maravilhosa. Fazer pão tem uma coisa mágica, aquela massa que cresce e rende varios pãezinhos, perfumando a casa inteira😍 quero muito fazer mas não tenho batedeira com raquete, só tenho aquela básica com batedor simples. Funciona? Será que dá. Certo TB fazendo à mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, dá pra fazer "na mão" sim, é só sovar até a massa ficar lisa e elástica que dá certinho! Com batedeira normal acho que não rola, melhor mãos mesmo! ;)
      Mto obrigado :)

      Excluir
  6. Oi Richie! Que delícia me parece esta receita. Você já trabalhou com fermento natural? Estou me aventurando e gostaria de receitas doces com este fermento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, nunca! Sou bem amador quando o assunto é pão, então ainda estou experimentando fermento biológico mesmo rs.. o natural será num segundo passo ;)
      Mto obrigado :)

      Excluir
  7. Olá Richie

    Esses rolinhos ficaram com um aspeto delicioso.
    Tenho ali uma compota para gastar, já sei o que fazer com a mesma.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Richie! Como vai? Fiz a sua receita da massa, mas substituí o recheio pelo de cinnamon normal mesmo. Comemos (eu e meu marido) tudo em 30 minutos rssss Queria sua opinião: você acha que posso fazer a receita completa, abrir a massa, preparar os rolinhos, colocar na forma e deixar na geladeira para assar na manhã seguinte? Beijos e obrigada por postar tantas receitas incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que sim. sei que pode ser congelado. talvez não consiga assim, se o glúten partir. veja como faz a fermentação de longa duração.

      Excluir
  9. cara, não colocou quando entra com o leite/fermento. parece uma boa receita. eu sou louco por cinnamon rolls, então, vim para comparar a receita. vi que tem menos leite (-30%), e quase a mesma quantidade de farinha (+ 5%)da minha. estou à procura de uma massa um tanto mais fofa, pois no 2o. dia, o cinnamon já está um pouco duro (por ser uma massa-pão).

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de Receita!! Muito bom ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P