sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bolo de Frutas Silvestres e Creme


Olás!
No começo do mês, em um momento de consumismo desenfreado [e quem não tem desses momentos, né? Ainda mais em começo de mês], comprei um quilo de framboesas congeladas. Comprei de puro impulso, sem ter a mínima idéia de o quê fazer com elas, até que ontem resolvi aproveitar uma folga do trabalho e cozinhar geléia. Mas, folheando meus livros de receita, achei um bolo diferente, esquisito mesmo, e fiquei com vontade de testar.  Esquisito porque a massa, que parecia estranha nas proporções de ingredientes, recebia uma camada de frutas e uma de algo parecido com creme inglês por cima, e ia tudo junto para o forno, por quase uma hora. Parecia meio arriscado usar parte das minhas preciosas framboesas [e os mirtilos!] nele, mas a foto do livro me convenceu. 
É preciso dizer que o preparo desse bolo é um festival de contraste de cores e texturas - me diverti fotografando! Além disso, o aroma de baunilha que se espalha enquanto está no forno é simplesmente viciante - levei o notebook pra cozinha e fiquei lá enquanto assava! Sobre o bolo, é quase uma torta: a massa fica macia, porém mais seca que a de um bolo comum. As frutas viram uma geléia vermelha e ácida, que é completada pela doçura do creme de baunilha com a superfície douradinha. 
Uma sobremesa surpreendente, rápida e especial. E para quem não gosta ou encontra as frutas silvestres, desconfio que com pêssego também deve ficar muito bom! Bom fim de semana!




Bolo de Frutas Silvestres e Creme
[Berry Cake, do livro Cake Bible]

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo;
100g de manteiga derretida;
1 ovo;
1/2 xícara de açúcar;
1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha;

3 xícaras de amoras, mirtilos, framboesas, congeladas ou frescas [usei 1 e 1/2 xícaras de framboesa congelada, 1 xícara de mirtilos frescos e 1/2 xícara de morangos frescos picados].

Para o creme:
2 xícaras de sour cream*;
1/2 xícara de açúcar;
2 colheres de sopa de pó para creme custard [podemos trocar por amido de milho, aqui no Brasil, onde não há pó custard]**;
2 gemas;
1 colher de chá de extrato de baunilha [usei sementes de 1/3 de uma fava de baunilha].

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro [usar uma de fundo falso é essencial].
Bata todos os ingredientes do bolo, exceto as frutas. Resultará em uma massa pesada, semelhante à textura de massa choux crua. 
Forre o fundo da fôrma preparada com essa massa e por cima distribua as frutas.
Bata os ingredientes do creme e despeje, com cuidado, por cima de tudo.
Leve para assar por cerca de 55 minutos. Se a superfície começar a dourar demais, proteja com papel alumínio.
Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve á geladeira, para firmar o creme.
Sirva frio ou em temperatura ambiente.

*Para 2 xícaras de sour cream [creme azedo]: a 2 xícaras de creme de leite fresco adicione 2 colheres de sopa de suco de limão e deixe talhar, em temperatura ambiente, por meia hora. Conserve na geladeira até o momento de usar.

**O pó custard é um preparado à base de espessante, açúcar, aroma de baunilha e corantes, utilizado para engrossar cremes e mingaus. Como não encontramos dele por aqui, pode ser substituído por amido de milho, açúcar e extrato de baunilha. Nessa receita, que já leva baunilha e açúcar, adicionei apenas o amido para deixar o creme espesso.

25 comentários:

  1. Fotos lindas! Consegui sentir o cheiro da baunilha aqui...

    ResponderExcluir
  2. Faltou uma foto do bolo cortado hein.. qria ver como fica a textura, mas a essas horas ja deve ter acabado kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    descobri onde se vende groselhas congeladas: no Supermercado Santa Luzia aqui em SP, além de dezenas de outras coisas diferentes :)

    E nem era tão caro, se não me falha a memória, cerca de 22,00 o pote de 500 gr. Quase o mesmo preço de framboesas, amoras e afins.

    Hummm, qdo eu for lá de novo, comprarei um mix de frutas vermelhas e vou fazer essa sua sugestão :)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Richie! Há tempos ando por aqui, mas hoje quero te dizer que fico encantada com tuas receitas. Tua culinária-arte é maravilhosa! Parabéns pelo blog, pelas receitas e pelas fotografias incríveis. Beijocas :)

    ResponderExcluir
  5. Richard, em breve vai dar muitas jabuticabas aqui em casa, sinta-se à vontade para vir colher!! Beijocas

    Ass: Barbara

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso! E, certamente, delicioso também. Parabéns, Richie!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo!!!!
    Ai, ai .... fiquei com muita fomeeeeee!

    ResponderExcluir
  8. Richie, é de matar qualquer dieta,mas eu penso que vale apena o pecado né? Está lindo demaissss !!!!Adorei a receita! bjusss, e um fds iluminado !!!

    ResponderExcluir
  9. Está lindo e a foto está tentadora. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ótima escolha Richie!
    Está com uma cara maravilhosa!
    Beijos e bom fim de semana!
    ps: sobre as fotos nem preciso dizer né, divinas!

    ResponderExcluir
  11. pero que delicia Richie, es espectacular!
    Un beso bien grande desde Madrid,
    Nieves.
    http://igloocooking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não resisto a experimentar este Bolo Richie levo a receita ok

    beijos!!

    ResponderExcluir
  13. É uma mistura de bolo com clafoutis, adorei. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. wuau mas que bonito que ficou deve ser muito gostoso pois tem um ascpeto muito bom gostei beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Que delícia!
    Ficou lindo e parece ótimo!

    ResponderExcluir
  16. Richie,
    nunca comento, mas sou fascinada por seus bolos e afins!
    Um dia me arrisco e faço algum deles!
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Somos um portal de foodbloggers, e gostariamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.<a href="http://foodbrasil.net>FoodBrasil.net</a>

    ResponderExcluir
  18. Davvero splendida! Un abbraccio e buonissima serata

    ResponderExcluir
  19. Mauro, tem coisa melhor que cheiro de baunilha?!

    Augusto, eu até tirei, mas não ficaram boas :S Fico devendo essa, por enquanto.

    Gábs, tenho moh vontade de ir no Santa Luzia! A gente podia combinar de ir, né? Aqui framboesas congeladas custam uma pequena fortuna :S bjo!

    Barbosa, podexá que vou e vou levar sacola!rs bjo amore

    Eunice, mto obrigado! :D

    Anônimo, otimo, a ideia é exatamente essa!rs

    Lucy, é uma receita especial.. em dias especiais a gente pode matar a dieta, né?rs bjo!

    Sarinha, que bom q gostou, e obrigado por comentar!

    Jour, espero q tenha tido um otimo fds! bjo e obrigado por passar aqui!

    Nieves, gracias por su visita! :D besos!

    Paula, prova e me conta o que achou! bjo

    Wair, taí, definição perfeita! Abraço!

    Isa, obrigado pela visita e pelo comentário, bjo!

    Judy, que bom que vc curtiu, obrigado!

    Duda, obrigado pelas visitas e por comentar dessa vez!hehe Tenta sim, e me conta se aprovar, tá? bjo

    Mari, grazie per la visita internazionale!

    ResponderExcluir
  20. Richie,

    Nem devo comentar mais, pois já estou redundante, sem graça e monotemática.Tudo que vc faz aqui é lindo e não tem como dizer outra coisa. As variações de elogios vão cair sempre nisso: tuas receitas são ótimas, tuas fotos são lindas e nos enchem de vontade.

    Mais uma vez parabéns. Sou tua fã, sabe disso.

    Um beijo baunilhado,

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  21. ADOREI , TENHO UMAS FRUTAS CONGELADAS E VOU FAZER ...ATÉ FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA...QUE TENTAÇÃO.
    BJS

    ResponderExcluir
  22. Oi Richie, queria te agradecer por ter este blog tão sedutor...kkkk.
    No dia 31/12 fiz este bolo dos Deuses (Frutas Silvestres e Creme). Ele é maravilhoso. Comi todo sozinha, claro que não foi tudo de uma vez.
    Lá em casa o povo só gosta de tudo com chocolate daí fiz o sacrifício de comer todinho...(Farei em breve a Nuvem de Chocolate). Cada mês vou testar algumas receitas e vou postando comentários.
    Ótimo ano pra vc.

    ResponderExcluir
  23. Pára tudo!! Estou apaixonada e viciada no teu blog...

    Gente do Céu... que delícia navegar nele...

    Bjs, da tua mais nova fã... Ritha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ritha! Fico feliz que tenha gostado, e espero que volte sempre! bjo

      Excluir
  24. Olá Richie.Adoro o seu blog e esta receita conquistou-me.Não resisti e tive de experimentar, mas com cerejas (estamos na época delas).Adorei os contrastes.Bjs de Portugal

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P