sexta-feira, 4 de maio de 2012

É como uma Derby Pie...


Olás! 
Ando sumido, sem postagem e respondendo comentários com atraso [e-mails então, nem se fala!], né? É que faz quase duas semana que a Gi e eu, os remanescentes dos quatro anos de república, estamos empacotando coisas, desmontando móveis e pintando paredes. É hora de partir para outras cozinhas, outras luzes, outra casa. Mas o fogão vai comigo :)
[depois falo mais disso.. ou não.. ainda não processei bem a idéia, sabe como é?]
Sobre a torta de hoje, eu não posso chamá-la de Derby Pie pois esse nome, usado para designar uma torta de noz e chocolate com casquinha crocante e massa quebradiça, é marca registrada da Kern's Kitchen, companhia que produz a torta e guarda, há quase 50 anos, o segredo da sua receita [a família Kern criou essa torta em 1950, no Kentucky, e em 1968 registraram o uso do nome "Derby-Pie"].
Mas os ingredientes são simples: pedaços de noz [ou outra castanha da sua preferência, se quiser variar], gotas de chocolate e uma dose de Bourbon [o uísque americano], tudo isso em um creme de ovos, açúcar e manteiga que forma uma casquinha quebradiça por cima, quando assado. Delicioso!



Torta de Noz e Chocolate 
[ou algo como uma Derby Pie...]

Para a massa, utilize a mesma desta receita [clique aqui].

Para o recheio:
2 ovos;
1/3 da xícara de manteiga sem sal derretida;
1 xícara de açúcar;
1/3 da xícara de farinha de trigo;
1/4 da xícara de uísque tipo bourbon [comprei uma dose de Jim Bean para usar, mas se você não quiser ou não encontrar, substitua por 1 colher de chá de extrato de baunilha];
1 e 1/2 xícaras de nozes picadas [normal ou pecã];
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo de boa qualidade [usei as da Callebaut que são simplesmente incríveis!].

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumínio e encha com algum peso [com feijões dá certinho]. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos. 
Retire os feijões e o papel alumínio e asse por mais uns 10 minutos até começar a dourar.
Reserve.

Prepare o recheio:
Em uma tigela misture os ovos com a manteiga derretida, usando uma colher. Adicione o açúcar e a farinha e misture para incorporar. Junte o bourbon, as nozes e as gotas de chocolate e mexa bem.
Recheie a massa já pré-assada de torta com essa mistura e leve ao forno por mais 30 minutos, até o recheio firmar.
Deixe esfriar completamente antes de cortar.