quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bolo Mary Ann de Limão


Olá, tudo bem?
As referências na internet aos bolos tipo Mary Ann não são muitas, mas trata-se de um bolo redondo, de laterais caneladas ou não, com uma cavidade na superfície que forma uma poça de cobertura, geralmente cremosa. Essa cavidade aparece graças ao formato especial da fôrma onde esses bolos são assados.
Famosas nos Estados unidos no começo do século passado, e em desuso atualmente, essas fôrmas especiais recebem diferentes nomes, conforme sua altura e a profundidade da cavidade. A Mary Ann Cake Pan [ou fôrma para bolo Mary Ann. Tem esse nome por ter sido produzida pela Mary Ann Company] geralmente é mais alta [10cm] e com uma cavidade mais funda [5cm], podendo ter as laterais caneladas ou lisas. 
A Tiara Dessert Pan [ou fôrma para bolo tipo tiara] é mais baixa, com a cavidade mais rasa e laterais caneladas, como uma fôrma de torta. Ela se popularizou nos Estados Unidos nas décadas de 70 e 80 graças a Duncan Hines, uma empresa de mistura para bolos, que vendia a fôrma e misturas especiais para se assar nela. É também chamada de Flan Pan [fôrma para flan] ou Obsttorte Pan, pois nela é preparado o Fruit Flan, ou Obsttorte, uma sobremesa de pão-de-ló fino, umedecido com licor e coberto com creme e frutas frescas em pedaços.
Eu estou falando tudo isso porque desde o Bolo de Laranja e Chocolate que publiquei aqui faz tempo, venho desejando uma fôrma dessas, mas nunca tinha visto em lojas brasileiras. Acontece que semana passada a Katia, leitora d'A Cozinha Coletiva, me mandou uma mensagem: "você já conseguiu comprar a fôrma tipo Mary Ann? Dá uma olhada na Pepper que lá tem!". E claro que não sosseguei até ter em mãos uma fôrma dessas!
E a receita que segue é meu primeiro [de muitos, com certeza] bolo feito nela. Fiz uma massa básica de bolo aromatizado com raspas de limão e cobri com Curd de Limão, bem cremoso, e algumas amoras frescas. Não fica lindo?! Já estou com várias idéias para próximos usos! Imagina um bolo de chocolate com uma piscina de Nutella em cima, ou pão-de-ló macio cheio de creme de confeiteiro e decorado com morangos inteiros?! 
Espero que gostem da receita!
A fôrma eu encontrei nesse link


Bolo Mary Ann de Limão

Ingredientes para a massa [receita original divulgada pela Duncan Hines]:
3/4 da xícara de açúcar refinado;
1/4 da xícara [50g] de manteiga em temperatura ambiente;
3 gemas;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de leite;
1 colher de sopa de raspas de limão.

Para a calda:
1/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de suco de limão.

Para o curd de limão:

Raspas de 2 limões sicilianos;
200ml de suco de limão siciliano;
1 xícara xícara de açúcar refinado;
2 ovos mais 2 gemas;
8 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar;
Amoras frescas para decorar.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe a fôrma para flan de 20cm de diâmetro. Reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga e as gemas, até formar um creme fofo e claro. Em outra tigela misture a farinha, o fermento, o sal e as raspas de limão. Peneire 1/3 da misture de farinha sobre a mistura de manteiga, mexendo bem, seguida de metade da quantidade do leite. Adicione mais 1/3 da mistura de farinha peneirada, o restante do leite e por fim o resto da farinha, mexendo bem após cada adição.
Passe a massa para a fôrma, até completar 2/3 da capacidade dela, para o bolo não esparramar quando estiver assando [se sobrar massa, você pode assar em forminhas de cupcake ou muffin]. Asse por 20 ou 25 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e então desenforme com cuidado, sobre o prato de servir.

Prepare a calda: 
Enquanto o bolo está no forno leve o açúcar e o suco de limão ao fogo baixo, até a misturar ferver e o açúcar se dissolver  completamente.
Depois de desenformar o bolo, pincele a calda por toda a superfície da cavidade, generosamente. Deixe esfriar completamente.

Prepare o curd de limão:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata os ovos e as gemas. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. 

Recheie a cavidade do bolo com o curd ainda morno. Polvilhe açúcar de confeiteiro na borda e laterais do bolo, e decore com algumas amoras frescas.
Sirva em temperatura ambiente ou gelado, se preferir o curd mais firme. 
Conserve na geladeira.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bundt Cake de Limão e Mirtilos


Oi, tudo bem?
Semana passada eu estava com um monte de mirtilos dando sopa em casa* e, ironicamente, sem idéias para usá-los. Então parti pra troca de receitas virtual, e pedi sugestões de doces onde pudesse usá-los aos seguidores d'A Cozinha Coletiva no Facebook. Foi batata! Rapidinho recebi um monte de links para receitas, uma mais apetitosa que a outra, e meu problema mudou: agora, entre tantas idéias, era preciso escolher uma. Como sou uma pessoa muito decidida, optei por pop-tarts de mirtilos [sugestão da Cinara, do lindo Cinara's Place], depois troquei por torta de mirtilos e creme azedo [essa estava na minha lista de favoritos] e finalmente decidi: Bundt Cake de Limão e Mirtilos [obrigado, Sonia!]. 
Mas a verdade é que eu não deveria publicar essa receita. Não gostei das fotos, não tenho uma fôrma linda daquelas próprias para Bundt Cakes [oh a dica de presente de natal ;) ]  e meu glacé sempre fica mais ralo do que deveria. Mas é que ficou tão, tão, tão gostoso que não dava pra não compartilhar esse bolo com vocês! Casquinha fina e quebradiça, miolo macio, amarelinho e amanteigado e bolinhas que estouram em roxo vivo quando você passa a faca para cortar uma fatia. tem perfeição maior? 
Espero que gostem! :)

* Não, isso não acontece com frequência. Mirtilos são raros por aqui e geralmente custam caro, por isso quando aparecem frescos e com um precinho mais camarada eu compro várias caixinhas... principalmente quando isso acontece no começo do mês ;) 

Bundt Cake de Limão e Mirtilos
[receita sugerida pela Sonia, retirada daqui]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha, mais 2 colheres de sopa, separado;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão siciliano;
1 xícara [200g] de manteiga em temperatura ambiente;
3 ovos, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 de xícara de buttermilk [você pode trocar pela mesma quantidade de iogurte integral ou por 3/4 de xícara de leite misturado com 1 colher de sopa de suco de limão];
3 xícaras de mirtilos [frescos ou ainda congelados].

Para a cobertura:
2 xícaras de açúcar impalpável;
2 ou 3 colheres de sopa de leite [usei 5 colheres];
1 colher de sopa de manteiga amolecida [textura de pomada].

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe uma fôrma para bundt cake [ou uma fôrma de buraco no meio simples, se você também não tiver a própria] com capacidade para 10 xícaras. Reserve.
Em uma tigela média misture as 2 e 1/2 xícaras de farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira coloque o açúcar e as raspas de limão e amasse com as pontas dos dedos até  a mistura ficar homogênea e o limão liberar todo o seu sabor. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por uns 5 minutos [bati por us 8 minutos pois estou usando uma daquelas batedeiras simples], até formar um creme fofo. Diminua a velocidade para baixa e adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Incorpore também a baunilha.
Retire a tigela da batedeira e adicione 1/3 da mistura de farinha, peneirando e misturando com uma espátula grande, seguida por metade do buttermilk, outro 1//3 da mistura de farinha, o restante do buttermilk e o restante da mistura de farinha.
Em outra tigela misture os mirtilos com as 2 colheres de farinha reservadas, e incorpore-os à massa, misturando com delicadeza.
Passe a massa para a fôrma preparada e nivele a superfície com a espátula. 
Leve ao forno por 55 ou 60 minutos, até que ao enfiar um palito de madeira no bolo, ele saia limpo. 
Retire do forno, deixe esfriar por meia hora na fôrma, então desenforme em um prato e deixe terminar de esfriar completamente antes de cobrir.

Prepare a cobertura:
Com um fouet, bata bem o açúcar, o leite e a manteiga, até ficar cremoso. A cobertura deve ficar bem grossa, mas você pode ir adicionando colheradas de leite se preferir mais rala [eu adicionei demais, então cuidado!]. Espalhe a cobertura sobre o bolo e tente espere secar antes de servir.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Preguiça em um Pudim de Pão...


Olás, tudo bem com vocês?
Sabe aqueles dias em que bate uma preguiça tremenda de cozinhar e ao mesmo tempo uma super vontade de comer um docinho? Esse pudim é a salvação! Inclusive para geladeiras vazias... alterações de ingredientes como frutas frescas, chocolate, canela, caramelo, frutas secas, castanhas, açúcar mascavo, mel - tudo é bem-vindo!
Essa receita foi postada originalmente na página d'A Cozinha Coletiva no Facebook. Quer ver outras? Curte lá! www.facebook.com/ACozinhaColetiva