Torta de Sour Cream e Limão
Feliz ano novo!!! Atrasado sim, mas essa é a primeira postagem de 2015, então tá valendo, né?
Aproveite o mês de Janeiro para tirar umas férias da cozinha. Bom, não da cozinha literalmente, já que andei cozinhando vez ou outra e que meu local de home office favorito é a mesa da cozinha, mas tirei férias da câmera fotográfica, da edição, de escrever posts - coisas que normalmente já levam um tempo considerável, tempo maior ainda quando se tem um senso de perfeccionismo quase patológico, como é o meu caso.
Brincadeiras à parte, essa pausa do blog não foi por férias, mas por estar trabalhando bastante. Quem acompanha o blog sabe que sou arquiteto de profissão, e parece que finalmente tenho conseguido uma satisfação no trabalho quase como aquelas que só os hobbies nos dão - coisa rara e ótima! Então tenho me dedicado bastante.
Em parte também dei essa pausa porque acho a luz do verão tão ruim para fotografar! Ou estoura no branco ou fica aquela luz de tempo de chuva que deixa tudo meio opaco, então dá trabalho na hora de editar as fotos e geralmente não gosto do resultado.
E claro, esse calor terrível e o racionamento de água bloqueiam bastante minha vontade de cozinhar.
Apesar de tudo isso, nesse fim de semana resolvi voltar pra ativa: recarreguei a bateria da câmera, escolhi uma receita refrescante de torta, botei o creme de leite para talhar na véspera, para o sour cream, comprei uns limões sicilianos e no domingo só saí da cozinha com a torta pronta, na geladeira.
E descobri que talvez um certo mau humorzinho, que me batia as vezes nesse último mês, fosse por saudade de cozinhar. Fiquei feliz da vida, e até as fotos saíram sem muito trabalho!
Espero que gostem!
PS: esqueci completamente, mas em Dezembro último A Cozinha Coletiva fez cinco anos, acredita?! Obrigado a todos vocês, que nos visitam nesses cinco anos! :)
Torta de Sour Cream e Limão
[levemente adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]
Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1 gema;
4 colheres de sopa de água gelada.
1 clara para pincelar.
Ingredientes para o recheio:
2 e 1/2 xícara de sour cream*;
1/2 xícara de leite integral;
1 xícara de açúcar refinado;
3 colheres de sopa de amido de milho;
1/2 colher de chá de sal;
Raspas da casca de 2 limões sicilianos;
Raspas da casca de 1/4 de uma laranja;
Suco de 2 limões sicilianos [mais ou menos 9 colheres de sopa];
4 gemas;
4 colheres de sopa de manteiga sem sal;
Para servir:
1 xícara de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.
Raspas de casca de limão para decorar.
*Prepare o Sour Cream na noite anterior:
Leve 2 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco ao fogo apenas até amornar. Passe para uma tigela de vidro e adicione 5 colheres de sopa de suco de limão. Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos meia hora [costumo deixar bem mais], então cubra e leve à geladeira até o momento de usar.
Prepare a massa:
Em uma tigela pequena misture a gema com a água gelada. Reserve.
Em uma tigela grande misture farinha, açúcar e sal. Junte a manteiga e amasse, usando as pontas dos dedos, até conseguir uma farofa úmida. Adicione colheradas da mistura de gema, uma por vez, amassando apenas o suficiente para conseguir formar uma bola de massa.
Forme um disco com a massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Preaqueça o forno a 200 graus. Se você tiver uma pedra de forno, coloque-a para aquecer dentro dele [a pedra ajuda a massa a assar perfeitamente, mas se você não tiver uma, não tem problema].
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa gelada, com o rolo de massas também enfarinhado, até conseguir um círculo de 27cm de diâmetro.
Enrole a massa com cuidado no rolo e desenrole sobre uma fôrma de tortas de 23cm de diâmetro, apertando com cuidado para a massa assentar bem. Corte as bordas em excesso com uma tesoura e pressione-as sobre a borda da fôrma, com os dedos ou com um garfo, para dar acabamento.
Leve a fôrma ao congelador, por 10 minutos ou até a massa ficar firme. Retire, fure a massa com um garfo em vários pontos, cubra com uma folha de papel alumínio e preencha a cavidade, sobre o papel, com feijões, para dar peso e a massa não inflar. Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a massa do forno, descarte feijões e papel alumínio e deixe esfriar ligeiramente. Abaixe o forno para 180 graus.
Pincele a massa com a clara em todo o fundo e laterais [formando uma película que vai impedir o creme do recheio de amolecer a massa, depois de montada a torta] e volte para o forno por mais 8 ou 10 minutos, até as bordas dourarem.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Prepare o recheio:
Em uma tigela, bata as gemas ligeiramente. Reserve.
Em uma panela grande e de fundo grosso junte sour cream, leite, açúcar, amido, raspas de limão e laranja e o suco de limão. Misture bem até o amido dissolver e leve ao fogo médio, mexendo constantemente, até ferver. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais dois minutos.
Adicione uma xícara desse creme quente às gemas, misturando vigorosamente. Volte o creme com as gemas para a panela e cozinhe a mistura, sem parar de mexer, por mais 2 minutos.
Passe toda a mistura por uma peneira, apertando de leve com uma espátula.
Deixe esfriar por 5 minutos.
Então adicione a manteiga, colherada por colherada, mexendo bem após cada adição, até ser incorporada completamente no creme.
Recheie a massa preparada com esse creme e cubra com filme plástico, para não formar película.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro.
Na hora de servir:
Na batedeira bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos moles. Adicione o açúcar e a baunilha e bata até formarem picos médios.
Cubra a torta com o chantilly e polvilhe com raspas de limão. Sirva.
Bem esta tarte está com um aspecto fantástico! Apetece mesmo provar uma fatia!
ResponderExcluirOi Paula, muito obrigado! :)
ExcluirUma tentaçao!
ResponderExcluirMto obrigado, Dani!
ExcluirQue aspecto delicioso.... fique a babar só de olhar para esta tarte!
ResponderExcluirSabores frescos e tão deliciosos.
Parabéns pelos 5 anos desta cozinha deliciosa. ;)
Um abraço.
ô Célio, muito obrigado! Espero continuar os próximos 5 anos com a mesma vontade e aprendizado desses últimos 5!
ExcluirAbraço :)
Que aspecto delicioso.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/chili-minha-moda.html
Que bom que gostou, Clara! Mto obrigado!
ExcluirOlá!! desde já gostaria de lhe agradecer pelas magnificas receitas que partilha, tenciono experimentar esta receita este fim de semana, mas tenho algumas dúvidas, gostaria de saber de creme de leite é a mesma coisa que natas e se posso juntar ao sour cream um iogurte natural, obrigada e um bjinho
ResponderExcluirOi Manuela, tudo bom? O creme de leite fresco, aqui no Brasil, tem 35% de gordura, e a nata 45%, por isso tem uma diferença aí.
ExcluirExistem várias substituições para o sour cream a partir de outro laticinios, nessa que uso não precisa de iogurte não.
Bjo e mto obrigado! :)
Parabéns pelos 5 anos de blog Richie. Suas receitas são sempre uma lindeza e deliciosas.
ResponderExcluirDescobri a pouco tempo que compartilhamos uma amiga, a Ingritt, que por sinal me falou muito das suas aventuras na cozinha da república. =)
Excelente 2015 pra você e muito sucesso na arquitetura.
Beijos, Cassis.
Oi Cassis, muito obrigado! Que legal voce conhecer a Ingritt!hehe Morei com ela faz um tempão, lá que as coisas começaram..rs.
ExcluirBjo muito obrigado!
As fotos são maravilhosas.....é por causa delas que venho ler, pronto falei...rs. Dá água na boca!
ResponderExcluirParabéns pelos 5 anos!
Beijos.
Mto obrigado, Milena! <3
Excluirbjo!
Que bom aspecto! :) Gosto muito, e o limão faz a diferença!
ResponderExcluir