Merengue de Morangos com Calda de Caramelo



Olás, tudo bem?

Se eu te falar 'merengue' você pensa em que?
Pois é, uma das questões mais frequentes que as pessoas me fazem quando descobrem que eu gosto de preparar sobremesas é "você sabe fazer merengue? Eu adoro merengue!". Eu confesso que nunca entendi direito esse tal de merengue que as pessoas amam porque para mim, merengue sempre foi sinônimo de suspiro, e nunca achei suspiro uma coisa assim, tão adorável e cheia de fãs. Mas até entendia a questão, já que suspiros/ merengues são meio chatinhos de se preparar por causa da temperatura do forno.
Não faz muito tempo que, ouvindo uns amigos falarem de um doce delicioso que tinham comido, me toquei que aquela sobremesa composta de discos de suspiro intercalados com creme chantilly e morangos frescos era o famoso Merengue! Pesquisando depois, descobri que o nome pegou graças a uma dessas franquias de confeitarias, que faz um bolo de suspiros nesse estilo.
Nomenclaturas à parte, no final de semana eu estava realmente inspirado para cozinhar e com um monte de claras congeladas pedindo para serem usadas, então não pensei duas vezes: bati o merengue [devia ter batido um pouco mais, me apressei pela empolgação] enquanto ligava os fornos bem baixinho, passei para dois sacos de confeitar, modelei dois círculos lisos com um deles e com o outro várias pitangas de merengue e foi tudo para o forno. Os círculos, que assaram a 80 graus no forno elétrico ficaram perfeitos. Os suspirinhos, que assaram no forno a gás em temperatura mínima e com uma colher de pau mantendo a porta aberta, racharam um pouquinho [temperatura ainda alta demais], mas deu pra salvar.
Empilhei tudo, intercalando com chantilly e morangos cortados ao meio, cubri com os suspirinhos e mais morangos e levei à geladeira, enquanto [seguindo uma dica que vi em uma receita de Pavlovas de framboesa] preparava uma calda de caramelo para acompanhar.
O resultado foi uma sobremesa tão linda, leve, tão cheia de texturas e de sabores que se misturavam tão bem na boca que não teve quem não repetisse! E olha, fácil de fazer [o mais complicadinho é assar os suspiros, na verdade] e super em conta!
Espero que gostem!



Merengue de Morangos com Calda de Caramelo

Ingredientes dos suspiros:
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão;
6 claras.

Para a montagem:
300ml de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

300g de morangos bem maduros [lavados, sem cabinhos e folhas e secos], os maiores cortados ao meio e os menores inteiros;
2 colheres de sopa de açúcar;
Suco de meio limão.

Para a calda de caramelo:
1 xícara de açúcar refinado;
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
100ml de creme de leite fresco;
1 pitada de sal;

Prepare os suspiros:
Preaqueça o forno a 80 graus [ou asse na menor temperatura do seu forno, mantendo a porta entreaberta com uma colher de pau].
Desenhos 2 círculos de 20cm de diâmetro em uma folha de papel manteiga e coloque a folha sobre o fundo de uma assadeira retangular grande, com o desenho para baixo.
Forre o fundo de outra assadeira retangular grande também, com papel manteiga.
Reserve.

Em uma tigela pequena junte o açúcar e as raspas de limão. Aperte bem, amassando com as pontas dos dedos, até que as raspas liberem seus óleos no açúcar. Reserve.
Em uma panela média junte as claras e o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar com um fouet, até que o açúcar se dissolva completamente e as claras percam um pouco da viscosidade [se preferir, faça isso em banho-maria].
Passe a mistura para a batedeira e ligue, subindo a velocidade gradualmente, até chegar na alta.
Bata por cerca de 10 a 12 minutos, até conseguir picos firmes.
Divida a mistura em 2 sacos de confeitar, um com o bico tipo Pitanga médio, o outro com um bico redondo, de 1,5cm, liso [ou os que você tiver em casa, ou mesmo 2 sacos plásticos limpos e secos, com a ponta cortada com uma tesoura].
Com um pouquinho do merengue, cole as folhas de papel manteiga nas assadeiras.
Com o saco de bico liso, molde os círculos de suspiro, preenchendo os círculos desenhados no papel manteiga de fora pra dentro.
Com o saco de bico pitanga, molde pequenos suspiros por toda a assadeira preparada, deixando uma distância de 3cm entre eles.
Leve as assadeiras ao forno por cerca de 1 hora e meia, até que os discos e os suspiros estejam formes e opacos. Você pode assar metade por vez, se as duas assadeiras não couberem ao mesmo tempo no seu forno [eu, como disse acima, usei 2 fornos].
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de montar.

Prepare o chantilly:
Na batedeira bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos moles. Junte o açúcar e a baunilha e bata até conseguir picos firmes. Reserve na geladeira.

Prepare os morangos:
Em uma tigela junte os morangos pequenos inteiros e os maiores cortados ao meio. Junte o açúcar e o suco de limão e reserve, em temperatura ambiente, por 20 minutos. Escorra bem e descarte o caldo.

Faça a montagem:
Sobre o prato de servir coloque um dos discos de suspiro. Sobre ele espalhe [com uma espátula ou com um bico de confeitar, se preferir] metade do creme chantilly, e por cima distribua morangos partidos ao meio. Com cuidado, coloque o segundo disco de suspiros e o restante do creme chantilly. Espalhe por cima os morangos inteiros e os suspirinhos.
Reserve na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Meia hora antes de servir, prepare a calda:
Em uma panela média de fundo grosso, coloque o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo a panela de vez em quando, até que o açúcar derreta e forme uma mistura homogênea, cor de caramelo claro. Imediatamente retire a panela do fogo e adicione o creme de leite, com cuidado porque a mistura tende a espirrar.
Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe até que o caramelo derreta completamente. Deixe esfriar e passe para uma molheira.
Derrame parte da calda sobre o doce no momento de servir [vai sobrar calda, mas tenho certeza que você vai achar uma boa função pra ela - aconselho para servir com panquecas ;) ].


Comentários

  1. Respostas
    1. Pois é, Karla! Tem um super visual, né? E ainda fica tão gostoso! Se eu soubesse teria já feito várias vezes! hehe

      mto obrigado!

      Excluir
  2. Adoro morangos. Ficou lindíssimo o teu merengue e assim com essa calda e morangos deve ter ficado divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/bundtcake-de-banana-e-leite-achocolatado.html

    ResponderExcluir
  3. ficou magnifico e perfeito...que aspeto tão bom, morangos e merengue..o que se pode pedir mais ? adorei adorei


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  4. Um exagero de doce em Richie. Nunca consegui fazer um suspiro decente. Parabéns, linda receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspiro é mto chato..rs. Se o seu fogão é forte demais, babau. Só confio mesmo no forno elétrico, mas ja tive a sorte de pegar um a gás que fazia suspiros lindos tb!

      Abraço e mto obrigado, Augusto!

      Excluir
  5. Meu querido destruidor de dietas, adoro suspiro com morangos, juro que deu vontade de mergulhar de boca na sua foto que aliás tá de arrepiar...para de inventar essas coisas pq daqui a pouco vou trocar o teclado de tanto que babei no pobre!! beijão meu lindo!!! ahhh e nunca tive coragem de fazer suspiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha adorei o 'destruidor de dietas', Katia! Eita, tem q comprar um teclado a prova d'água rsrsrs. Bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  6. *Suspirando* por esse post, haha! Amei a sua receitinha, Richie! Suas fotos ficaram incríveis e fiquei morrendo de vontade de fazer também! Acho que, mesmo que dê errado, vai ficar uma delícia HAUHAUH

    Beijos, Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Carolina, se alguma coisa der errada, empilha tudo, joga a calda por cima e tá valendo, viu? Aliás, tem um sobremesa que são esses mesmos ingredientes misturados desordenadamente e servido em taças, chama Eton Mess.

      bjo, mto obrigado! :)

      Excluir
  7. Richie, seu merengue ficou muito lindo; parabéns! Eu já havia comido merengue com morangos e calda de chocolate, mas esse caramelo deve ficar muito bom! Vai para minha lista de receitas para testar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que calda de chocolate deve realmente funcionar muito bem, Beth! Vou usar essa idéia na próxima!

      bjo e mto obrigado! :)

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P