Pão Branco no estilo Japonês... e Rabanadas Brûlée


Olás, tudo bem?
Hoje temos duas receitas, ao invés de uma!
A primeira é uma daquelas que merecem ser fixadas na porta da geladeira: pão caseiro coringa, facílimo de ser preparado, muito macio, leve, amanteigado, bom com geléia, com queijo, manteiga, ou mesmo puro, ainda quentinho! Pode ser assado em pequenos pães no estilo cachorro quente, ou maiores, de fôrma, para serem fatiados. É o básico delicioso.
O "japonês" do nome da receita pode, à primeira vista, sugerir algo muito exótico, mas não se engane: comum no Japão, ele é muito parecido com o nosso pão de leite, e é assim chamado para diferenciar do pão branco tradicional americano, de textura menos delicada.

A segunda receita é ideal para cafés da manhã especiais, preparada com o pão branco amanhecido. Bom, eu não sei na sua casa, mas aqui é bem raro sobrar pão caseiro, por isso eu sempre reservo, escondido, um dos pães para essa finalidade: fazer rabanadas. Ou french toasts, como preferir.
É verdade que french toasts [e por isso o 'french' do nome] são feitas normalmente com brioche amanhecido, mas brioche-mistura-pronta-de-padaria por aqui nem pensar, e fazer brioche em casa [e aqui tem uma receita fantástica, por sinal] não é tão simples quanto fazer esse pão, né? Então, melhor chamar de rabanada mesmo e usar esse pão branco caseiro, ou até pão de fôrma comum, que também funciona. 
Espero que gostem!


Pão Branco no estilo japonês {ou pão de leite caseiro}
[receita retirada daqui, rende 2 pães grandes ou 6 menores, tipo cachorro-quente]

Ingredientes:
4 xícaras [500g] de farinha de trigo;
2 colheres de chá [6g] de fermento biológico seco;
4 colheres de sopa [50g] de açúcar;
1 colher de sopa [17g] de sal;
50ml de leite, em temperatura ambiente;
300ml de água, em temperatura ambiente;
2 colheres de sopa [30g] de manteiga derretida.

Preparo:
Em uma tigela grande misture farinha, fermento, açúcar, sal, leite e água. Junte a manteiga derretida fria e misture bem.
Agora é hora de sovar a massa, e você pode fazer isso na batedeira ou à mão:
Na batedeira planetária, com o garfo tipo gancho, bata a massa em velocidade média alta por 6 a 8 minutos, até que fique bem elástica.
Ou para fazer manualmente, trabalhe a massa sobre uma superfície limpa, esticando e pressionando com a palma das mãos, por uns 10 a 15 minutos, até que ela fique bem elástica e lisa.
Coloque a massa em uma tigela grande [pode ser a própria tigela da batedeira, se estiver usando uma], cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 30 minutos.
Passe a massa para uma bancada limpa e levemente enfarinhada e aperte bem, achatando com as palmas das mãos, para que todo o ar do crescimento saia.
Divida a massa em 6 partes iguais e forme bolinhas com cada parte. Cubra as bolinhas com o pano de prato e deixe crescer por mais 30 minutos.
Agora é hora de modelar os pãezinhos: achate cada bolinha crescida de massa, para expulsar o ar, formando discos. Dobre as duas laterais do disco de massa para dentro, dando um formato mais comprido, como um retângulo. Enrole a massa no sentido do comprimento. Faça o mesmo com todas as bolinhas.
Para pães grandes: utilize duas fôrmas de pão de 30x13cm untadas com manteiga e coloque 3 rolinhos de massa dentro de cada, no sentido da largura da fôrma.
Para pães menores: utilize 6 fôrmas de pão de 17x8cm ou uma assadeira retangular grande, untadas com manteiga. Amasse os rolinhos com as mãos, dando um formato mais fino e comprido, e coloque um por fôrma ou todos, lado a lado, na assadeira retangular.
Cubra novamente com o pano de prato e deixe os pães crescerem nas fôrmas por 50 minutos.

Faltando 15 minutos para o tempo final de crescimento, ligue o forno a 200 graus, para preaquecer.
Leve aos pães ao forno quente e asse-os por 30 minutos, até que a superfície fique dourada e, batendo com os nós dos dedos sobre o fundo dos pães, faça um barulho oco.
Retire do forno, desenforme os pães e deixe que esfriem sobre uma grade.


Rabanadas Brûlée
[receita da chef Paola Carosella, adaptada daqui]

Ingredientes: [você pode duplicar ou triplicar os ingredientes, essa quantidade dá para duas pessoas]
1/2 pão branco grande amanhecido, cortado em fatias grossas de 2,5cm de espessura;
1 xícara de leite integral;
1 ovo;
1 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de chá de licor de laranja [ou 1/2 colher de chá de extrato de baunilha].

Manteiga para fritar e açúcar refinado para o brûlée.

Prepare as rabanadas:
Em uma tigela bata com um fouet o leite, os ovos, o açúcar e a baunilha.
Coloque uma frigideira grande no fogo, com meia colher de sopa de manteiga.
Mergulhe as fatias de pão na mistura de leite, para encharcar bem, e coloque-as na frigideira, sem ficar mexendo muito. Deixe um minuto, até dourar, então vire as fatias para dourar do outro lado. Retire da frigideira e coloque para escorrer sobre papel toalha.
Frite todas as fatias dessa forma, adicionando mais manteiga à frigideira, conforme o necessário.
Para servir, peneira uma camada de açúcar por cima de cada rabanada e queime com o maçarico, até ficar dourado. Se você não tiver um maçarico não tem problema, as rabanadas ficam deliciosas apenas polvilhadas com açúcar.

Comentários

  1. Estou feliz em vê-lo postar tão assiduamente, Richie. Nós é que ganhamos.maravilhoso esse pão . E a rabanada, então? Hoje fiz o bolo zebra.Torcendo para ficar lindo igual ao seu.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia, eu vi no seu Instagram os preparativos!! Vou ficar torcendo, espero que tenha ficado bonito, zebrado e delicioso, vou ficar de olho pra ver o resultado ;)
      Bjo, mto obrigado por confiar e testar e ótimo fds!

      Excluir
  2. Que aspeto maravilhoso! Vou experimentar:)

    ResponderExcluir
  3. Que aspeto maravilhoso! Vou experimentar:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Sandra! Me conta o resultado depois, por favor :)

      Excluir
  4. Richie, fiz o pão e ficou simplesmente divino! A princípio fiquei com medo de não prestar, e fiz meia receita, mas me surpreendi com o sabor dele! Todos amam! Ficou uma delicia e muito fofinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P