Mississippi Mud Pie


Olás, tudo bem?
Eu adoro receitas com nomes que remetem a referências regionais ou da cultura popular. Acho que entender o porquê ou a que se referem esses nomes nos aproxima ainda mais, para além da experiência gustativa, da cultura em questão. A receita de hoje, por exemplo, típica do estado do Mississippi, no sul dos Estados Unidos, é chamada de torta "lama do Mississippi" [mud = lama], por conta da cor escura e da textura úmida das camadas de chocolate que remetem à lama das margens do rio Mississippi.
A Mississipi Mud Pie surgiu provavelmente no pós segunda guerra e começou a pipocar nos livros de receita americanos, juntamente com o Mississippi Mud Cake [a versão bolo dessa sobremesa], a partir da década de setenta. Não se sabe exatamente qual veio primeiro, se foi a torta ou o bolo, e nem existe uma receita 'oficial' para qualquer um deles: há infinitas variações de tortas e bolos de chocolate que acabam recebendo a alcunha de 'Mississippi Mud' - algumas podem levar sorvete, calda de chocolate, nozes picadas, merengue ou mesmo marshmallow tostado.
Eu acabei escolhendo para testar a versão presente no livro Baked Explorations: Classic American Desserts Reinvented, por parecer uma receita menos 'paladar infantil' e, confesso, por ser a mais bonita! A foto da torta, publicada no caderno de culinária do New York Times, me conquistou na hora! E, me perdoem a comparação talvez de mau gosto, mas as camadas sobrepostas no corte da fatia - indo da textura crocante da massa, passando pela densidade úmida do brownie, a maciez do creme de chocolate e terminando na leveza do creme batido - me pareceram as camadas de solo em corte que vemos naquelas ilustrações nas aulas de geografia... o que pode fazer algum sentido indiretoquando se pensa no nome "lama" da torta. Viajei? Talvez. Mas a combinação de texturas das camadas me pareceu também deliciosa! E realmente é!
Espero que gostem!

PS: ao escrever esse post me dei conta de que todas as receitas de Páscoa aqui do blog acabam sendo sempre publicadas depois da Páscoa! Então fica a dica para a Páscoa do ano que vem... ou para qualquer dia que bater aquela vontade de comer chocolate ;)


Mississippi Mud Pie {Torta Lama do Mississippi}
[Receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro e uns 8cm de altura]

Ingredientes para a crosta:
230g de biscoito tipo Maria;
8 colheres de sopa [120g] de manteiga sem sal, derretida.

Ingredientes para a camada de brownie:
8 colheres de sopa [120g] de manteiga sem sal, em cubos;
170g de chocolate meio amargo [usei 56% cacau], picado;
1/3 de xícara [67g] de açúcar mascavo;
1/3 de xícara [33g] de cacau em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 da colher de chá de sal;
3 gemas;
3 claras;
1/2 xícara [100g] de açúcar refinado;
1/4 de xícara [32g] de farinha de trigo.

Ingredientes para a camada de creme de chocolate:
115g de chocolate meio amargo [usei 56%] picado;
2 colheres de sopa [30g] de manteiga sem sal;
1/2 xícara [100g] de açúcar refinado;
1/4 de xícara [25g] de cacau em pó;
1/4 de xícara [28g] de amido de milho;
1/4 da colher de chá de sal;
2 xícaras [480ml] de leite integral;
4 gemas.

Ingredientes para a montagem:
1 e 1/2 xícaras [360ml] de creme de leite fresco, bem gelado.
Cacau em pó, para polvilhar.

Prepare a crosta:
Preaqueça o forno a 160 graus.
No processador ou liquidificador triture os biscoitos até formar uma farinha grossa. Passe para uma tigela, junte a manteiga derretida e misture bem até parecer uma farofinha úmida.
Usando as costas de uma colher, pressione a farofinha sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 23cm de diâmetro e 7cm de altura, formando uma camada compacta , fina e uniforme. Leve para assar por 10 minutos.
Retire a fôrma do forno e reserve.

Prepare a camada de brownie:
Aumente o forno para 180 graus.
Em banho-maria ou no microondas, derreta a manteiga junto com o chocolate picado. Cuidado para não queimar.
Passe para uma tigela média e adicione o açúcar mascavo, o cacau em pó, a baunilha e o sal. Misture bem, para ficar homogêneo. Deixe esfriar um pouquinho e em seguida misture as 3 gemas.
Separadamente, bata as 3 claras na batedeira, adicionando o açúcar refinado aos poucos, até formar um merengue liso, brilhante e com picos firmes - leva mais ou menos uns 3 minutos em velocidade alta.
Usando uma espátula, misture vigorosamente 1/3 do merengue à mistura de chocolate. Junte o restante do merengue e agora misture delicadamente, fazendo movimentos do fundo para cima, sem bater, até ficar homogêneo. Peneire a farinha sobre a massa e misture cuidadosamente, para incorporar.
Despeje a mistura sobre a crosta já assada e alise o topo.
Leve ao forno por 30 minutos, ou até que uma casquinha tenha se formado sobre a massa mas o centro ainda esteja bem úmido e macio.
Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente por 3 horas. A camada de brownie vai abaixar um pouco quando esfriar, é normal.

Prepare o creme de chocolate:
Coloque a manteiga e o chocolate em uma tigela grande. Coloque uma peneira grande por cima. Reserve.
Em uma panela média misture bem o açúcar, o cacau, o amido e o sal. Junte o leite, aos poucos, mexendo sempre até incorporar totalmente, sem formar grumos. Junte as gemas e misture bem até ficar homogêneo.
Leve a panela ao fogo médio, sem parar de mexer, até que a mistura comece a ferver e engrossar. Depois que ferver continue cozinhando, sempre mexendo, por um minuto.
Despeje o creme imediatamente através da peneira, por cima da manteiga e chocolate picado. Deixe descansar por um minuto e então misture bem para homogenizar.
Despeje o creme sobre a camada de brownie, já totalmente fria.
Cubra o creme com filme plástico, para não formar película, e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.

Na hora de servir:
Remova a torta da fôrma, usando o fundo removível, e transfira para o prato de servir.
Bata o creme de leite fresco bem gelado na batedeira, até formar picos macios. Espalhe o creme batido sobre a torta. Polvilhe cacau em pó e sirva.

Comentários

  1. Eu adoro saber a história das coisas. As origens dos pratos, dos alimentos, que agregam todos os costumes do local e época. Acho que depois que sei mais sobre fica ainda mais gostoso! Amei o post, as fotos estão incríveis, além do texto gostoso e aconchegante. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro, Sara! Mto obrigado pelo carinho, pela visita e pelo comentário! Bjo!

      Excluir
  2. Richie, eu fui direto ao texto do post (sou dessas) e estava de boas, lendo o trecho em que você compara as camadas da torta com camadas de solo. Rolei a tela para ver a foto da fatia cortada e pronto - minha consciência se dissolveu. Eu só conseguia olhar para a foto e babar. Que perfeição. Já entrou pra lista das comidas que eu pre-ci-so provar. Beijos e parabéns por seu lindo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tive a mesma sensação vendo a foto da receita no site do New York Times, Letrícia! A fatia me ganhou! Bjo e mto obrigado :)

      Excluir
  3. Ahn Richie, vc como sempre arrasa!!! Que torta mais linda e com certeza deliciosa!!! Louca pra correr pra cozinha e fazer essa receita maravilhosa!!! Beijão, parabéns, vc é demais!!! Beijão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, que bom que vc gostou da torta! Corra pra cozinha e me conte e resultado depois! rs Bjão e mto obrigado!

      Excluir
  4. Olá... deve ser maravilhoso. Apenas as medidas dos ingredientes são chatinhas.
    25g 28g 32g etc... como medir assim?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando uma balança ;) Mas se vc reparar tem também as medidas em xícaras e colheres de medida, para o caso de você não ter a balança. Mto obrigado!

      Excluir
  5. Parabéns pelo conteúdo.
    Se der por gentileza promova essa 8 maravilha do mundo através de um vídeo no YouTube!!
    Sensacional essa receita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ramon! Por enquanto não tenho como fazer um canal de youtube, mas quem sabe um dia, né ? :)

      Excluir
  6. Parabéns pelo post. Muito bem feito.
    A tua torta é linda.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderExcluir
  7. Richie querido! Não te conheço mas parece q sim! Vou tentar fazer essa maravilha aí em cima... não sei se vai dar certo...
    venho acompanhando teu blog já há um tempo e já fiz algumas das tuas receitas q ficaram maravilhosas! Óbvio q não ficaram com essa cara maravilhosa que tem as tuas publicações.... mas deliciosas!
    E, mais importante, o motivo real pelo qual estou te escrevendo: fui em alguns dos links das receitas originais, e as tuas produções dão de 10 a zero nas originais!! Parabéns e continua com teu trabalho!
    Claudia O.

    ResponderExcluir
  8. As fotos das tuas postagens são lindas e muito bem feitas! As deste post chegam a ser indecentes... que maravilha!!! Deu água na boca. Parabéns!!! Pelos posts, pelas receitas, pelas fotos...

    ResponderExcluir
  9. Jesus Cristo, o que é isto?! Nossa que tentação!

    ResponderExcluir
  10. Olá Richie, seus textos são sempre muito bons de ler, saber as referências das receitas, nos enriquece. Sua foto está maravilhosa, muito mais bonita e apetitosa do que a do New York Times, vou fazer e vender no meu café, se me permite.
    Um abraço !

    ResponderExcluir
  11. Olá Richie, fazia um tempo que eu nan acessava seu blog. Mas sempre que quero fazer uma torta, e aqui que venho. Seus textos, suas receitas e suas fotos sao sempre MARAVILHOSOS !!! Parabéns !!! Sou de São Carlos, e adoraria te conhecer pessoalmente. Tenho um novo pequeno armazém na rua Padre Teixeira 2580. O Armazém Daíza. E também tenho a Kombi do Armazém, que sempre está rodando. Venha conhecer e assim te conheço. É, eu adoraria ter suas criações no Armazém !! Ou quem sabe seu livro de receitas !!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns excelente receita.
    Sou fã de tortas.

    http://www.cheffoodsnet.com

    ResponderExcluir
  13. Richie, suas fotos e seus comentários dão vontade de tudo: preparar, comer e fotografar essa pie! bravo!!!

    ResponderExcluir
  14. Mas que maravilha!!!! Adorei, vou anotar no meu bloco de notas para eu fazer esta semana. Obrigado por compartilhar essa delícia com a gente!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P