Cuca de Doce de Leite e Banana


Olás, tudo bem?
O nome "cuca" ou "cuque" vem do som da palavra "kuchen', que é bolo em alemão. Mas preciso confessar que comi cuca de banana a infância inteira e sempre relacionava o nome à jacarezona loira do Sítio do Pica-pau Amarelo. Criança faz as correlações mais peculiares, né?
Basicamente a cuca é uma sobreposição de massa, creme/frutas e farofinha crocante. Na receita original alemã, a massa é de rosca, com fermento biológico. Já para nós, aqui no Brasil, a massa mais comum é a de bolo mesmo, com fermento químico.
Há uma infinidade de recheios: em casa minha mãe só fazia Cuca de Banana com bastante canela. Depois, quando meus pais tinham padaria, as cucas eram assadas em fôrma de bolo inglês e variavam: tinha de banana, doce de leite, goiabada, geléia de morango. Mais tarde descobri ainda os sabores das cucas gaúchas - uvas, creme de confeiteiro, amoras, maçãs, mirtilos.
Como a versão bolo é mais prática e mais rápida, é sempre essa que faço quando tem banana madura demais sobrando na cozinha ou, como no caso desse final de semana, quando tem um pote de doce de leite com mais da metade na geladeira correndo sério risco de ser devorado às colheradas se não fosse usado rapidamente em uma receita. Sabe como é, né?
Um problema que sempre percebo na cuca é o perigo de ficar seca demais: além da farofinha crocante já ser sequinha por si só, as vezes a cuca, principalmente quando mais alta, leva mais tempo de forno do que um bolo normal, o que pode deixar as beiradas assadas demais. Por isso acho válida a combinação de um creme mais uma fruta no recheio, para equilibrar bem as texturas, e claro, o cuidado com a temperatura. Dessa forma não tem erro ;)
A receita é simplezinha! Espero que gostem :)


Cuca de Doce de Leite & Banana
[receita radaptada daqui, rendeu um bolo alto de 23x23cm]

Ingredientes para a farofinha:
1/2 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de farinha de alguma castanha [amêndoas, castanha de caju, avelãs, ou substitua por farinha de trigo mesmo, se preferir];
1/2 xícara de açúcar refinado;
3 colheres de sopa [45g] de manteiga sel sal, gelada;
1 pitada de sal;
3/4 de colher de chá de canela em pó;
1 pitada de noz moscada ralada;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;
3 ovos;
1 xícara de açúcar refinado;
1/2 xícara de óleo de milho ou canola;
1 colher de chá de extrato de baunilha.
1/2 xícara de leite.

500g de doce de leite cremoso, para rechear.
2 ou 3 bananas maduras e rodelas, para rechear.

Prepare a farofinha:
Junte todos os ingredientes em uma tigela e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa com textura de areia molhada. Reserve na geladeira enquanto prepara a massa.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte uma fôrma de 23x23cm com manteiga, forre com papel manteiga e unte também o papel. Reserve.
Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Você pode usar batedeira, mas fiz a receita toda na mão, com um fouet.
Em outra tigela bata o açúcar com os ovos até dissolver bem e ficar uma mistura clara e espumosa. Adicione o óleo e a baunilha e bata um pouco mais.
Junte a mistura de farinha de trigo peneirada, alternando com o leite. Misture até conseguir uma massa lisa e homogênea.
Espalhe a massa na fôrma preparada e alise com uma espátula.
Distribua colheradas de doce de leite sobre e massa e por cima espalhe as rodelas de banana. 
Espalhe a farofinha sobre tudo e leve ao forno por mais ou menos 35 minutos ou até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo ele saia limpo.
Retire o bolo do forno, deixe esfriar sobre uma gradinha e corte em quadrados para servir.

Comentários

  1. Q linda!!! Para uma cuca de uva....que uva tu indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Para a de uvas eu recomendo aquelas uvas pequenininhas redondas bem escuras, que são mais azedinhas, sabe? Uva preta, acho que chama. Com uva grande tipo rubi e tal não fica legal

      Excluir
  2. Hum mm parece deliciosa. Estou num momento sem trigo, mas não posso deixar de provar essa gostosura. Amo banana! A massa eu sei que dá para fazer com farinhas sem glúten, será que dá certo se eu fizer a farofa só com a farinha de oleaginosas? Nesse caso preciso diminuir a quantidade de manteiga?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frida! Você pode fazer a farofinha só com farinha de castanhas mesmo, é só trocar a parte de farinha de trigo por de castanhas.. ou até tentar com uma parte de farinha de arroz, acho que funciona! Pode manter a quantidade de manteiga, dessa forma.
      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
    2. Quem bom! Vou fazer como sugeres. Depois te conto como ficou.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Aqui em SC, Pomerode, as cucas são sempre de fermento biológico mesmo com a massa bem fina. Vale também usar geléias na cobertura no lugar da fruta! Também temos uma versão super famosa com linguiça esmigalhada misturada na farofa; neste caso, sem fruta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Camila, mas a farofa é doce?!

      Excluir
    2. Sim! a quantidade de linguiça é pouca e bem miudinha, apenas para um contraste salgadinho, como num caramelo salgado. vem pra cá provar! se quiser pesquisar por Cuca de farofa com linguiça Blumenau. Apesar desse nome, a linguiça vem de Pomerode (que antigamente pertencia a Blumenau) e ainda hoje é fabricada pela Olho embutidos, empresa tradicional da região. https://anamariabraga.globo.com/receitas/cuca-doce-de-linguica-de-pomerode-sc
      beijos!

      Excluir
  4. Me lembrei da minha Nona. Vou fazer!! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu que agradeço e fico feliz por despertar boas lembranças! :)

      Excluir
  5. Ai, Richie... Sou apaixonada pelas suas receitas, pelos textos que as antecedem e pelas fotos incríveis que nos fazem comer tudo com os olhos!
    Vou fazer essa cuca ainda hoje e volto aqui para te dizer como ficou.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz em saber, Jessica! Vou aguardar suas notícias, tá? Abração e mto obrigado pela confiança!

      Excluir
  6. Amei, parece deliciosa! No momento, não posso...mas está nos meus planos!

    ResponderExcluir
  7. Fico até sem palavras diante das fotos, combinação perfeita entre banana e doce de leite! Simplezinha, mas sensacional!
    Bom fds.

    ResponderExcluir
  8. Olá Richie, parabéns pelo blog! Amo suas receitas!!! Já fiz váriasss...no caso da cuca toda vez q faço a banana sempre afunda quando assa e desta vez a farofa tb afundou...😎 Sabe o q pode ter acontecido? De QQ forma ficou uma delícia mas não lindo quanto o seu...hahahaha
    Outra perguntinha, comprei um forno de convecção e para assar bolo diminui a temperatura para 160° mas ainda não acertei a temperatura ideal, vc sabe (ou sua mamis) já q tiveram uma padoca???🤗
    Bjkss e muito grata por compartilhar suas receitas 😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumaia, eu nunca vi a farofinha afundar! A bana até etendo pq é pesada, mas a farofa não. Você usou margarina? Pq é menos densa que manteiga e pode ter sido a causa, mas me pegou viu?
      Eu nunca usei um forno com convecção :( Mas já vi receitas gringas que indicam a temperatura a se corrigir se estiver usando um, só nao me lembro pq como não tenho nunca prestei mta atenção

      Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  9. Melhor blog, parece que lê pensamentos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá, posso usar essa receita e variar os recheios? Comprei a uva pretinha sem sementes para fazer a cuca de uva, acha que dá certo com essa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, pode variar sim! Como eu disse no texto essa receita é de cuca com fermento químico, mas os recheios podem ser o que preferir!

      Excluir
  11. Esta receita é maravilhosa! Fiz na semana passada e todos amaram ! Muito obrigada por compartilhar conosco !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a confiança em testar e a delicadeza em vir compartilhar o resultado, Ana!

      Excluir
  12. Nao conhecia esse bolo . Ficou com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Fiz a receita é ficou maravilhosa! A única coisa é que o doce de leite desceu e ficou todo no fundo. Tem alguma forma de isso não acontecer ?

    ResponderExcluir
  14. Mais uma receita para apontar e fazer :) Bjinhos e obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá venho até vocês trazer uma super oportunidade de adquirir produtos da Electrolux com preços especiais direito de fabrica sou funcionária e possuo o código de acesso ao site www.shopclub.com.br entre e confira código 20402430

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se depois de assada posso guardar na geladeira?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P