Toucinho do céu de comer rezando!


Olá!

Todo mundo já ouviu falar em Toucinho do Céu, um dos doces mais típicos da terrinha, né? Pois é, o Toucinho é famoso e consumido em todo o Portugal, atravessando fronteiras e chegando até a Espanha [aqui eu já postei a receita do Tocino del Cielo, sobremesa espanhola de gemas]. Cada região de Portugal produz o Toucinho do Céu à sua maneira: em algumas ele tem textura de bolo, noutras não leva amêndoas, as vezes é enrolado como rocambole ou cortado em fatias finas, mas a base entre as variações é a mesma:  calda de açúcar e grande quantidade de gemas.
Essa receita que fiz é à moda de Évora, na região do Alentejo. Nessa versão, o Toucinho do Céu tem textura não de bolo, mas de doce, algo como um brownie de gemas, dá pra entender? Ele é úmido e cremoso por dentro, e o açúcar polvilhado forma uma casquinha fina por fora, que quebra na primeira garfada. É delicioso, eu comeria montes deles - mas isso não é muito indicado por ser bem calórico e por causa do bendito colesterol, né? Ainda bem [ou não] que a receita rende pouco!





Toucinho do Céu

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de açúcar;
3/4 de xícara de água;
1/4 de xícara de maisena;
1 e 1/4 de xícara de amêndoas sem pele moídas*;
5 ovos grandes;
10 gemas de ovos grandes;

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

*Preparo da farinha de amêndoas: 
Leve uma panela de água ao fogo. Quando ferver, derrame as amêndoas com casca, e vá retirando rapidamente com uma peneira ou escumadeira, até que você perceba que as cascas se soltam quando pressionadas com a ponta dos dedos. Retire todas as cascas, mergulhe as amêndoas descascadas em água fria. Passe pela peneira, para retirar a água, espalhe-as em uma assadeira e leve ao forno uns 15 minutos para secar e dourar levemente. Deixe esfriar.
Depois de esfriar, bata as amêndoas aos poucos, no liquidificador, e vá peneirando até formar uma farinha fina. Espalhe a farinha em uma assadeira e leve ao forno rapidinho, só para ficar bem seca. Ou pule essas etapas e compre a farinha de amêndoas pronta, se na sua cidade você encontrar.

Preparo da receita:
Unte uma assadeira quadrada de 20x20cm, e ligue o forno em tempertura baixa.  
Coloque o açúcar e a água em uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher de pau, até dissolver e ferver. Deixe esfriar um pouco.
Em uma tigela, penere os ovos e as gemas e misture. Acrescente a farinha de amêndoas e a maisena e mexa bem. Junte esse creme à calda, e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar [uns 12 minutos - vai ficar como polenta cremosa].
Despeje a mistura na assadeira e leve ao forno bixo por uns 30 minutos, até que se enfiando um palito ele saia seco.
Deixe amornar, corte [eu usei cortador, mas você pode cortar em quadrados, se quiser] e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Sirva frio.
[no outro dia fica melhor ainda!]


Ah, e segunda-feira tem sorteio aqui no blog, então dê uma passadinha para conferir!




Comentários

  1. deu super show!!!!eu amo toucinho do céu!!!é de comer rezando mesmooooo!!numca fiz..amei ter a receita aqui...parabens..bjus...

    ResponderExcluir
  2. Está tudo de bom Richie!! Lindo e diferente do meu, que é um pouco mais consistente. Não faço frequentemente aqui em casa porque senão já sabe... kkkk como tudo! Mas da próxima vez vou testar a sua receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Richie, acho que eu nunca provei... Mas esse amarelo todo chega a ser hipnotizante!!! Coisa mais linda!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Aaaaffff....doces portugueses são a minha paixão!!!! E, é claro que vou levar pra mim a sua receitinha porque aqui, meu amigo, é tudo bão dimais!!! Eu comeria uns tantos desses, então não tem jeito, sou obrigada a fazer!!!!
    Valeu Richie!!!
    Beijos doces!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh.. era este o doce que eu devia ter experimentado.. nao fosse voce e o japone(i)s se adiantarem???

    Parece mesmo delicioso... hunf!

    ResponderExcluir
  6. Nunca comi.. to morreeeeeendo de vontade!!! Receitinha anotada!! :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Deu água na boca! Nunca fiz e vou fazer logo logo!!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog! Sou portuguesa e vou experimentar esta receita, é deliciosa!

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer sexta feira em jantar Português que vou dar a minha sogra, de entrada Brusquetas de bacalhau e bolinho, Prato principal Risoto de bacalhau e de sobremesa Toucinho do céu (confesso que nunca comi) mas achei bem fácil e prática) to ansiosa, volto pra dizer como foi rsrsrs...

    ResponderExcluir
  10. Ola, entau desde agora tens tambem um fa do teu bloge na Polonia! ;)
    Diz-me faz favor, Qual deveria ser a temperatura do forno?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P