Torta Cítrica e minha câmera se aposentando


Olás!
No começo, as fotos desse blog vinham do meu celular. Depois meu celular pifou e as fotos passaram a vir do celular emprestado da Gi. Então a Gi começou a ficar irritada e eu trouxe para cá a câmera velha do meu pai [3 megapixels, come uma pilha danada e só funciona quando quer]. E até agora é ela que tenho usado, em uma relação bem conturbada. Até agora, porque finalmente consegui comprar uma câmera de verdade [!!!]. E claro que estou esperando ansioso o fim de semana chegar pra praticar um monte com ela, né? 
Então é isso, vamos dando adeus a essas fotos e vamos esperar que eu me acostume logo com a nova câmera [que dá medo!] :D
Agora vamos falar da torta: fiz essa torta correndo, então vou contar correndo: A receita pedia açúcar de confeiteiro polvilhado, e eu não tinha. Resolvi então [em um momento sem noção] fazer um brulée por cima, e eu não tenho maçarico. Daí decidi testar uma idéia da revista Cláudia, que era queimar o açúcar com a bunda de uma panela aquecida na chama do fogão. Deu certo, derreteu e "bruleou" o açúcar, que saiu todo grudado na panela, quando eu a tirei [¬¬']. Por fim, re-polvilhei açúcar, botei a torta no forno alto por 5 minutinhos e boa. Não "bruleou", mas ficou uma cor simpática. Ah, e um sabor, simpaticíssimo!



Torta Cítrica
[receita retirada do lindo Honey+Jam]

Ingredientes da massa:
150g de manteiga em temperatura ambiente;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de amêndoas descascadas;
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei refinado];
1 gema.

Ingredientes do recheio:
5 ovos;
1 e 1/4 xícaras de açúcar granulado;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de suco de limão amarelo;
2 colheres de sopa de raspas de limão amarelo;
1/4 de xícara de suco de limão verde [usei crav e taiti];
2 colheres de creme de leite fresco [opcional];

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa: 
Unte uma fôrma média para tortas, com fundo removível. Reserve.
Misture a farinha e o sal. Bata rapidamente [pulsando] as amêndoas com o açúcar no processador [ou liquidificador] até formar uma farinha fina.
Bata a manteiga na batedeira ou com um fouet, até ficar fofa e clara. Incorpore o açúcar e amendoas processados. Adicione a gema e a mistura de farinha, e mexa até ficar homogêneo.
Cubra o fundo e as laterais da fôrma com essa massa e leve ao freezer por 20 minutos. 
Asse a massa em forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Não desligue o forno, mas retire a fôrma e pressione a massa contra as laterais novamente, caso ela tenha derretido levemente. Volte ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno, e deixe esfriar por 15 minutos.

Preparo do recheio: 
Bata os ovos com o açúcar e o sal em velocidade baixa-média até formar um creme fofo. Adicione os sucos, as raspas e o creme de leite e misture até incorporar. Bata a tigela contra a mesa algumas vezes, para desfazer quaisquer bolhas de ar do creme.
Recheie a base assada da torta, e volte ao forno, dessa vez a 150 graus, por mais 25 minutos. 
Retire, deixe esfriar completamente e sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado [ou com um açúcar "bruleado", se você tiver maçarico].

Comentários

  1. Querido, só tenho a te dizer uma coisa: se você já tirava estas fotos maravilhosas com uma câmera meia-boca, nem posso imaginar agora como vão ficar as suas fotos!!! Boa sorte com a câmera nova :-)

    ResponderExcluir
  2. Ah mas cadê a foto da camera nova uai!!!!

    Outro dia vi uma dica de esquentar a colher e "bruleaR' na falta do maçarico,hhihi, vou testar isso hoje!!

    Bruleada ou não, tá apetitosa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu achava que você tinha uma daqueles super câmeras com 5 mil lentes! o.O'

    Como disse a Luciana, vai arrasar!

    Nunca tinha visto a dica do fundo da panela, mas já testei com uma colher e o açúcar nem se moveu ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. Ah, Lu, que fofa!hehe To tentando me acostumar com ela :)

    Adriana, as fotos vem no fds, que é quando terei tempo para praticar direito..rs Ah, tentei o negócio de esquentar a colher, assim como a Nai, e não rolou não... :S

    Nai, minha câmera era das primeiras gerações de camera digital..rs. Mas agora vai! Ach q o jeito é comprar um maçarico mesmo, pq colher e panela quente não rola nao..rs

    ResponderExcluir
  5. O post talvez tenha sido melhor que a torta!:-))))

    ResponderExcluir
  6. Richie, oi! Eu já acho suas fotos o maior charme, imagine agora com uma câmera superpower! A torta está linda! (coitado de vc lavar essa panela bruleadora...). beijo!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela conquista!! beijocas

    ResponderExcluir
  8. eu tenmho um ferrinho de quiemar leite creme deve servir perfeitamente.
    deve ser uma delicia
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Além de apaixonada por seu blog e suas receitas, sou apaixonada por suas fotos... Vou esperar ansiosa pelas fotos da nova câmera =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  10. Nossa!! Considero o teu blog um dos melhores em termos de fotografia. Claro que de receitas tb, por isso que eu sigo! :)
    Quem me dera saber tirar fotos como você! Parabéns! E que venha a nova máquina para fotos ainda mais lindas!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  11. Meninas, mto fofas vocês pelos comentários sobre as fotos do blog! Fico mto mto feliz em saber que elas agradam, e recompensa toda a luta com a câmera! To aprendendo a mexer na nova e venho contar pra voces!
    Mais uma vez, obrigado pelo carinho :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a torta, deve ter ficado muito gostosa... Ah! Parabéns pela câmera nova!! hehehe.

    ResponderExcluir
  13. Que torta é essa? Maravilhosa, hein?
    E nada como uma máquina fotografica nova... não vejo a hora de ver as imagens que ela faz!

    Ana

    ResponderExcluir
  14. Meeeeooooo Deooosss.. Primeira vez que passo nesse blog, e sinceramente, acho que última. E te explico: eu nunca vi tanta coisa boa num blog só. Eu olhei paginas e mais paginas, voltei ao ano de 2010, outubro, setembro, olhando as receitas. E só vi coisa boa. Minha reeducação alimentar deve ter ido pras cucuias só de olhar essas receitas. Sao de comer com os olhos, de tao lindas. Só fico imaginando o sabor das ditas.....Parabens. Pena nao morar no Rio Grande do Sul, se nao ia te visitar todo dia....ahahahha. ABraços....e é mentira tah, não vai sr a última vez aqui. Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Richie, o povo tem razão! Suas fotos sempre foram ótimas! Também estou aguardando para ver como ficarão com o equipamento novo!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Richie, tô boba de saber da câmera, isso prova que foto boa quem faz é o olho do fotógrafo!
    A torta parece ótima, estou para fazer uma torta assim com mexirica, só esperando a época. Ah, já joguei colher no lixo tentando queimar açúcar nela...
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Referente a torta de limão...
    me desculpe rapaz, por ter gostado da sua foto e por te-la posto no meu blog... obrigada também por me esclarecer sobre uso indevido de imagem, afinal não é por estar na net que se pode sair copiando né? também quero te dar uma diga usa marca d'agua nas fotos e vc não terá mais transtornos....

    ResponderExcluir
  18. Richie,

    A pouco tempo,venho aqui, claro que já tinha ouvido muito falar na sua cozinha, mas nunca dava certo, confesso que qdo vim pela primeira vez,uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as fotos, lindas, todas.... Depois me deparei com as receitas e textos ai me apaixonei de vez. Imagino agora então,como ficarão as próximas.Voce há de convir comigo que quem faz a foto é o fotógrafo. Essa torta está magnifica, bruleada ou não, sua panela fez o serviço dela rsrsrs. Ficou um charme.Parabéns. Boa sorte com a nova maquina...lindo dia prá vcs...bjos

    ResponderExcluir
  19. Estou com a Lu - suas fotos são lindas e agora eu tô curiosíssima pra ver as novas (depois vc me conta qual é o equipamento novo?). ;)

    Torta delícia - amo tudo cítrico - e o blog de onde ela veio é lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Richie, todo mundo tem razão. Você agora vai virar profissional em fotos coma câmera nova!!

    E a torta parece ótima, o recheio tem cara de bem azedinho pra contrastar com a massa.. Hmmmm!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Se você já faz estas fotos lindas com uma camêra simples, imagino com a camêra nova...

    Ando a alguns dias fazendo pesquisinhas pra melhorar as minhas fotos mas na verdade o que bate mesmo é uma vontade por uma camêra nova rsrsrs...

    Adorei a receita a torta parece divina!!!

    Adoro o citrico...

    ResponderExcluir
  22. Affe! Affe!
    Affe pra torta que atiçou minhas lombrigas de uma forma revolucionaria, e affe para as suas fotos que virão, tenho certeza que vai matar a pau, porque JÁ são perfeitas.
    Aguardando ansiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. olá...
    Lendo seu comentário quanto a falta de açúcar de confeiteiro me lembrei das vezes em que passei por esse apuro...não sabia se corria no mercado para comprar, se não o colocava ou simplesmente dava "um jeitinho brasileiro" como você fez em sua receita.
    Ocorre que tenho uma dica que pode ser útil. Basta simplesmente bater no liquidificador o açúcar refinado que ele se transformará em açúcar de confeiteiro, inclusive servindo para fazer aquela calda que fica endurecida se misturado o açúcar com o limão.
    faça o teste!
    Seu blog é ótimo!!
    Até

    ResponderExcluir
  24. Hummmmm!! Adoro sabores cítricos... vou testar e volto pra dizer se me saio bem como vc...rs

    ResponderExcluir
  25. animal a receita gostei muito e a revista claudia imagino num sabe nada de nada, tenho uma amiga que escreve algumas coisas que até deus duvida pra claudia inclusive, e bem camera velha tambem faz fato boas achei as fotos do seu blog bem legais estou indo todos os dias no restaurante week sem celular e sem camera pois o cel perdi e a camera foi dividida no fim do casamento...boa nova vida a camera nova abs

    ResponderExcluir
  26. Muito boa essa torta!! De dar água na boca...
    beijos,

    ResponderExcluir
  27. Se as fotos já são maravilhosas fico imaginando o que vem por ai...rs
    a torta tb está linda


    bjim

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus....fez correndo e ficou linda assim???? Vou anotar já, já! E tenho que pedir emprestado da minha mãe o ferro da "bruxa" que ela tem para fazer creme queimado (nome do Brulée na nossa família). É um ferro em forma de L que ela esquenta no fogo ou na brasa do fogão de lenha. Dá super certo!
    Amei tudo na torta...!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P