Torta Brûlée de Maracujá
Eu já falei aqui que quando era criança vivia folheando as revista Cláudia Cozinha que eu meu pai comprava, né? Pois bem, em uma delas tinha uma receita de um tal Crème Brûlée, com a foto de uma travessa de creme saindo do forno, com a superfície açucarada e douradinha, marcada com 2 círculos ainda mais dourados. A tal receita pedia creme de leite fresco [que eu só sabia o que era porque a revista tinha uma materiazinha que explicava os tipos de creme de leite e seus usos] e ensinava a técnica de dourar o açúcar com o dourador do forno [coisa que infelizmente não tenho até hoje no meu forno] ou com o fundo de uma frigideira de ferro super aquecida na chama do fogão [por isso os círculos dourados]. Eu nem sabia pronunciar o nome do creme, muito menos sabia o sabor dele, mas aquela foto de página inteira me encantava sempre!
Uns quinze anos depois [ano passado] comprei meu primeiro maçarico de cozinha. Tão baratinho quanto vagabundo, ele durou umas três receitas - aliás, sempre dourando merengue, porque açúcar assim, como no Crème Brûlée, ele não dava conta. Virou isqueiro e depois nem isso.
Agora, num daqueles momentos consumistas de começo de mês, comprei um maçarico de verdade. Ah, que delícia testá-lo em um pouco de açúcar espalhado no fundo da fôrma e ver que sim, funciona! Hora de desenterrar as receitas salvas nos 'favoritos' mas nunca executadas por falta de um bom maçarico. E resolvi começar por essa.
Sendo curto e grosso: faça essa torta! A massa de amêndoas é sem comentários [receita Ladurée, né? Tá explicado]. O creme de maracujá é azedinho, aveludado, e emerge, amarelo, nas rachaduras da casquinha de açúcar queimado quando você corta a torta. Uma coisa linda de se ver! E de se comer, claro. Comi três fatias, já [e a torta ficou pronta faz só umas duas horas] e estou me segurando para não partir para a quarta. Preciso falar mais?
Torta Brûlée de Maracujá
Para a massa de amêndoas:
120g de manteiga;
70g de açúcar de confeiteiro;
25g de farinha de amêndoas;
1 pitada de sal;
1 ovo inteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
200g de farinha de trigo.
1 clara de ovo para pincelar.
Para o creme de maracujá:
125ml de suco de maracujá azedo;
50ml de suco de limão;
Raspas de 1 limão;
6 gemas de ovo;
3 claras de ovo;
250g de açúcar [usei 200g];
150ml de creme de leite fresco.
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para o acabamento.
Preparo da massa:
Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela. Vá amassando com um garfo enquanto adiciona os outros ingredientes: o açúcar de confeiteiro peneirado, a farinha de amêndoas, o sal, a baunilha, o ovo e por fim a farinha de trigo. Amasse rapidamente com as mãos apenas para que a massa se aglomere. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelos menos 2 horas antes de abrir.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa em uma espessura de aproximadamente 0,5cm [fiz um pocadinho mais grossa porque essa massa é muito saborosa, e seu doce constrasta bem com o azedinho do creme de maracujá] e cubra fundo e laterais de uma fôrma baixa [de fundo falso] para tortas de 22cm de diâmetro com ela. Apare as bordas. Cubra a massa com papel alumínio e distribua feijões por cima, para fazer peso.
Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire os feijões com o papel alumínio, pincele a clara de ovo sobre o fundo da torta e asse por mais uns 3 minutos.
Reitre do forno e reserve.
Abaixe o forno para o mínimo.
Prepare o creme de maracujá:
Em uma tigela grande peneire as 6 gemas, sem apertar. Junte as 3 claras, o açúcar e misture com um garfo, com calma para não formar espuma. junte o suco de maracujá, o suco de limão e o creme de leite, misture bem e recheie a torta.
Leve ao forno a 120 graus [eu coloco na temperatura mínima, que é 160 graus, e deixo a porta do forno entreaberta, com o cabo de uma colher de pau] por 50 minutos, até o recheio firmar, mas o centro continuar um pouco instável [dê uma balançadinha leve na fôrma, o meio do recheio deve tremer, ainda].
Deixe esfriar completamente.
Na hora de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro com uma peneira por cima da torta e doure com o maçarico, até que o açúcar derreta e comece a formar bolhinhas cor âmbar, ou use o dourador do seu forno para isso. Se você não tiver um maçarico ou dourador, apenas polvilhe o açúcar e sirva.
Essa torta deve ser consumida em temperatura ambiente, mas experimentei geladinha e também fica boa!
Oi Richie, que demais!
ResponderExcluirTambém tenho adiado receitas brûlées por falta de maçarico.
A torta já anotei, mas qual marca de maçarico vc comprou (e onde?)
Beijos
Ixi, a marca tenho que ver em casa, Sandra... comprei numa dessas lojas q tem um monte de tacho, panelas, pendurados pelas paredes, bem simples. É daqueles que você conecta na boca do tubo de gás, e olha, é bem potente, viu? Gostei!
ExcluirMto obrigado e bjo pra vc!
DIGNAAAAAAA!!!!!!!! Amo tudo que leva maracujá, e essa sua torta brúlêe com a "Fruit De La Passion" está realmente DIVINA!!!!!!
ResponderExcluirMais um vez superrrrr curti!!!!!!!
Uma ÓTIMA SEMANA PARA VOCÊ!!!!!!!
Beijos
Oi Rosângela, gostou? Estou orgulhoso dela, viu?rsrs
ExcluirBoa semana pra vc tb, bjo e obrigado!
Oh puxa... essa vai ficar arquivada nos favoritos, até eu comprar um maçarico...
ResponderExcluirMas eu não me esqueci da minha visita à vc ainda neste ano, terei chance de comê-la! Posso ir em dezembro? (ou vc vai estar de férias?)
Claro que terá! Pode vir quando quiser, Gábs, só vou viajar mto perto das festas. Com ou sem maçarico, faça essa torta! hehe
Excluirobrigado e bjo!
Richie, não tenho maçarico e por enquanto vou continuar assim. Mas tenho forno com gratinador e uma chapa redonda de ferro fundido... Acho que vou tentar com uma delas, será que dá certo? Sua torta está apetitosa.
ResponderExcluirOi Suse, o gratinador do forno funciona, viu? Só deixar lá até dourar [talvez seja melhor gelar a torta antes de usar o gratinador]. A chapa tb funciona, afinal era como era feito antes dos maçaricos e gratinadores, mas sempre fico com um pouco de medo de o açúcar grudar todo nela, quando derreter. De qualquer forma, me conte depois como você fez! :)
Excluirmto obrigado, abraço!
Que maravilha! eu super fã de creme brûlée, vou experimentar esta receita:)
ResponderExcluirAh, se você gosta de maracujá tenho certeza que vai adorar! E essa massa de amêndoas para tortas doces é, de longe, a melhor que já provei e testei!
ExcluirObrigado, abraço!
Que tarte maravilhosa!!!! Adorei. Abraços :)
ResponderExcluirAh, confesso que também achei, viu? Miha predileta da temporada ;)
ExcluirAbraço e obrigado!
Richie... Segunda-feira, e eu aqui lendo essa receita... Depois de correr 5,5 km , acho que eu mereço né? hahaha Que delícia! Amo suas receitas e suas chamadas na Fã Page!
ResponderExcluirBj!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Kelly, depois de 5,5km de corrida você pode comer a torta inteira sozinha! hahaha É bom saber que as chamadinhas estão agradando.. como eu disse pra Gábs, dá medo de ser chato e insistente..rs.
ExcluirMto obrigado e bjo!
Richie acabo de postar no facebook. "Eu curti muito quando fui para São Carlos nas minhas férias. Deve ser porque a cidade abriga gente ótima como este blogueiro: estudante de arquitetura e cozinheiro." [Seguia o link dessa sua postagem...] Muito muito bom este blog Parabéns. ;)
ResponderExcluirOi Josafá!
ExcluirPoxa, muito obrigado pelo elogio e pela propaganda! hehehe
Bom saber que você gostou de São Carlos, tb!
Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre :)
Nossa, eu agüei nessa torta! (rs)
ResponderExcluirEstá decidido: vou me dar um maçarico de presente no natal.
Obrigada por partilhar tanta gostosura com a gente!
Um abraço,
Andréa.
hahahaha ótima decisão, Andréa! A gente merece uns auto-presentes de vez em quando, né?
ExcluirEu é que agradeço! Abraço
Linda como sempre, você é o "the best" das tortas, sem dúvida!
ResponderExcluirUma pena eu ainda não ter um maçarico, vou sonhar com essa imagem!
bjs
Ahh, que bom q vc gostou, Beta! Maçarico não faz muita falta, mas pra algumas coisas bem específicas assim ele é importante, né? Mas se seu forno tiver dourador, tá resolvido o problema!
Excluirbjo e obrigado
Nossa, qdo penso que não vou mais me surpreender com delícias daqui, vem vc com essa descrição do creminho saindo pelas rachaduras e a foto da fatia?!...sem mais palavras!!
ResponderExcluirAh, Cristina, é uma cena tão linda! Só vendo, mesmo! hehehehe
ExcluirFiquei feliz que te surpreendi outra vez :)
bjo e obrigado!
Água na boca eterna :) Como eu adoooro maracujá (um tempo atrás até tinha na horta de casa), tá super na minha lista. Tudo o que eu faço do teu blog sempre fica maravilhoso, então estou ansiosa pra fazer mais essa receita. Super beijo!
ResponderExcluirBárbara, se vc adora maracujá esse receita é muito pra vc! Ah, que legal que as receitas daqui funcionam bem por aí! Mto obrigado por contar! bjo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMaçarico é o meu brinquedinho na cozinha... Adoro fogo!!! rs A torta deve ter ficado deliciosa... Beijão querido
ResponderExcluirTo aprendendo a brincar tb, Mauro! Dá vontade de usar pra finalizar tudo! hehehe
Excluirbjo e obrigado
Encantado com a história.
ResponderExcluirEncantado com as fotografias.
Encantado com a descrição da torta brûlée.
Resta esperar que o Pai Natal me traga um maçarico ahahaha. :D
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Eba, que bom que o post te encantou, Jota! Se vc se comportou bem o ano todo, Papai Noel pode trazer um, né? hahaha
ExcluirFiquei sem palavras....pois estou aqui babando....que pecado.
ResponderExcluirbj
Não baba não, corre pra cozinha!rsrs É fácil de se achar maracujá por aí?
Excluirbjo
Que delícia!!! Vou ficar com a receita!!
ResponderExcluirExcelente blog! já tens mais um fã!!
Beijinhos!!!
Mto obrigado Fani :) Espero que volte sempre, bjo!
ExcluirAHHHHHHHHHHhhhh eu acabei de comprar um maçarico! Que delícia! Vou guardar essa receita pra testar com certeza!! <3
ResponderExcluirwww.labculinario.com
Ah, tá igual a mim então, Pamella! Divirta-se com ele! :D
ExcluirReceita incrível, nunca tinha visto outros sabores de brûlée.
ResponderExcluirPois é, to caçando alguns menos batidos rs Que bom q gostou!
ExcluirUma sugestão fantástica...
ResponderExcluirGostei da cor e da consistência....
As fotografias estão arrebatadoras...
Obrigado por partilhares...
Um abraço e boa semana...
Eu é que agradeço, Susana! E fico feliz que tenha gostado!
ExcluirAbraço, obrigado!
Que torta maravilhosa e cremosa! Gostei muito.
ResponderExcluirBjs
Que bom que gostou, Marta! Mto obrigado, bjo!
ExcluirOlá Richie
ResponderExcluirGostei muito da torta, mas o que eu gostaria de saber é sobre o maçarico eu também já comprei dois desses baratinhos e não deu certo, você poderia me orientar qual seria o melhor modelo e se possível onde comprar.
Grato
Olha, eu não sei exatamente qual o melhor, porque aqui onde moro não se encontram muitas opções, mas dessa vez comprei um de verdade, desses de encaixar no tubo de gás, usado também para soldas, etc. É super forte e não tem o diâmetro da chama tão reduzido, mas finalmente tem funcionado muito bem, viu?
ExcluirComprei em uma casa de artigos para cozinha industrial.. em SP com certeza na Rua Paula Souza deve ter!
Espero ter ajudado!
Novidade Brûlee de maracujá, fugiu do tradicional, mas sei que ficou dos deuses, maracujá sempre bom.
ResponderExcluirÉ bem mais simples que um Creme Brûlée de verdade, né Teresa? Mas também fica bem bonito tostadinho! :)
ExcluirRichie me parece muito boa, mas uma dúvida, a farinha de amendoas, se encontra em supermercado, ou é simplesmente amendaoas moidas ou trituradas...
ResponderExcluirgrato angelo
Angelo, na verdade você pode encontrar pronta ou preparar em casa. Eu preparo em casa: descarto as cascas das amêndoas, torro no forno levemente, processo, peneiro, processo outra vez, peneiro. Espalho em uma assadêira retangular e volto ao forno por uns 5 minutos pra secar.
ExcluirDá trabalho mas compensa!
Eu q agradeço!
Oi, Richie...
ResponderExcluirMeu primeiro comentário no seu site, apesar de já ter feito umas três receitas...
Fiz essa torta de sobremesa para o Natal, tinha um amigo inglês nos visitando e ele se acabou na torta!!!
MUITO obrigada...
Para o ano novo vou fazer a de tangerina com merengue!
Seu blog me garante MUITOS elegios e já estava na hora de te agradecer!
BOM ANO PRA VC!
faz o creme tradicional! Eu nunca tive coragem de testar pois nunca peguei uma receita 100% aprovada. bjs
ResponderExcluirQual a marca do seu maçarico??? Eu nunca vi um de verdade, aqui só tenho achado esses vagabundinhos. Vou ver se consigo comprar pela net. Beijo!!!
ResponderExcluirRichie, essa farinha de amêndoas pode ser trocada por farinha de nozes ou de castanha, por exemplo? Tenho castanha moída em casa e pensei em usar. O que vc acha? Bjs.
ResponderExcluirFiz a receita com farinha de castanha de caju, ficou deliciosa. A massa é crocante e macia, desmancha na boca. E o creme é indescritível. Levei um pedaço para os colegas no trabalho e eles já pediram uma torta inteira.
ResponderExcluirSuper aprovada Richie!
ResponderExcluirSe quiser pode ver como ficou a minha, no meu blog (http://searchncook.blogspot.pt/2013/07/tarte-brulee-de-maracuja.html).
:)
Acho que no final de semana vou arriscar kkkk
ResponderExcluirSem maçarico é logico kkk
Adoro seu cantinho.
Olá,
ResponderExcluirTenho de dizer que Adorei esta tarte.
1º porque o maracujá é dos meus frutos favoritos e 2º porque essa base de massa de amêndoa deve ser divinal!!! :)
Aproveito para referir que adoro o blog, sempre cheio de coisas deliciosas e muito carinho e dedicação. Parabéns pelo "cantinho" :)
Bjinhos
Susana